Evento Neutro
Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 13ª Edição

Case: STARCLASS AUTOMÓVEIS 2013
Candidato: Gemini Tur
Cliente: Mercedes-Benz do Brasil
Segmento: Eventos
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Visita ao Museu Hermitage e Palácio de Inverno – St. Petersburgo, Rússia

Desde 2007, a Gemini Tur, empresa do grupo Daimler e agência de viagens e eventos que atende exclusivamente a demanda da montadora alemã, conceitua, organiza, cria e executa as viagens de incentivo demandadas pelas empresas do grupo, com destaque para a “StarClass Automóveis”, campanha criada pela Mercedes-Benz com o objetivo de reconhecer e premiar os proprietários das concessionárias de automóveis de passeio pelo desempenho positivo em vendas, pós-vendas, treinamentos e atendimento ao cliente.
Criada há cinco anos, a campanha “StarClass Automóveis” sempre busca surpreender seus premiados, e com a dedicação e expertise da Gemini Tur, fundada em 1976, a condução desta premiação sempre excede as expectativas.
Em março de 2013, durante 9 dias e 8 noites, 10 premiados e seus acompanhantes puderam explorar a elegância de dois países que representam muito bem a história e cultura dos povos da Eurásia. Sempre acompanhados pela equipe da Gemini Tur, os convidados tiveram uma programação aquecida pela integração da equipe e repleta de aventura, exotismo, conforto, segurança e, principalmente, momentos únicos.
Rússia e Finlândia foram os destinos recomendados pela Gemini Tur e aprovados pela Mercedes-Benz para a premiação do “StarClass Automóveis 2013”.

Ficha Técnica do Evento:
Título: StarClass Automóveis 2013
Tema: Rússia e Finlândia
Número de participantes: 32
Locais: St. Petersburgo, Rússia e Ivalo, Finlândia
Periodicidade: Anual
Abrangência: Nacional – todas as concessionárias do país são convidadas a participar

Conceito: reconhecer o desempenho das dez concessionárias que se destacaram durante a campanha StarClass Automóveis, realizada anualmente pela divisão de veículos de passeio da Mercedes-Benz, através de experiências preferencialmente inacessíveis aos ganhadores individualmente.

Desde quando foram anunciados os destinos do “StarClass Automóveis 2013” na edição passada, a equipe da Gemini Tur passou a respirar a história e cultura de Rússia e Finlândia.
O StarClass Automóveis 2013 é uma premiação anual, lançada em 2008, e que a cada edição se esforça para superar as expectativas dos convidados, pois, considerando que o número de participantes não varia em grandes proporções de um ano para o outro, está atrelado ao número de concessionárias Mercedes-Benz no Brasil, os competidores são quase sempre os mesmos. O sucesso do programa é determinado diretamente pelo ineditismo do prêmio e o quão mais inatingível ele é como investimento.

Galeria de imagens
E-mail MKT enviado aos participantes antes da viagem
Arte do porta-documentos desenvolvido especialmente para a viagem
Carta de Boas Vindas
E-mail MKK atualiza convidados regularmente
Informações sobre os destinos contribuem na arrumação das malas
Com a proximidade da viagem, a comunicação por e-mail se intensifica
Instruções finais antes do embarque
     

 

Ao receber os quatro destinos sugeridos para a edição 2013 do “StarClass Automóveis” da Gemini Tur, coube à Mercedes-Benz a difícil decisão do campeão e mais impactante! Formadoras da Escandinávia, juntamente com Noruega e Suécia, a Finlândia e a Rússia apresentam histórias milenares e folclóricas de encher a alma. Uma delas é o emblemático Papai Noel, residente da Lapônia, e que os convidados do StarClass 2013 poderiam conhecer pessoalmente.
Após a decisão pelo destino combinado entre Rússia e Finlândia, o time de consultores de viagens e eventos da Gemini Tur passou a identificar os melhores locais para visitação, considerando que os países são extensos e a logística da viagem a partir do Brasil é complexa e cansativa. Sendo assim e respeitando a política da Gemini Tur de sempre conhecer o destino a fundo antes de oferecê-lo a um cliente, uma visita de inspeção bem realizada e minuciosa foi fundamental para eliminar dúvidas e favorecer o conhecimento de outros roteiros turísticos.
A partir de então, o roteiro foi definido e a seguir destacamos os pontos altos da viagem:

Dia 1
Brasil – St. Petersburgo com conexão em Munique.
O grupo chega ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, vindos de várias cidades do Brasil, e se apresenta no balcão de atendimento exclusivo da Lufthansa, driblando o primeiro momento chato de toda viagem: as filas do check-in. Os responsáveis pelo evento junto ao guia que acompanhará o grupo durante todo o evento aguardam os convidados para auxílio com o despacho de bagagens, já que o check-in de todos os participantes foi realizado antecipadamente pela internet. Em seguida, o grupo é encaminhado ao On The Rock’s (bar no aeroporto próximo ao terminal de embarque) onde é servido um coquetel especial pré-embarque.
Durante o voo com destino a St. Petersburgo, na Rússia, os participantes receberam os formulários de imigração já preenchidos pela equipe da Gemini Tur das mãos do guia, evitando qualquer mal entendido com o questionário.

Dia 2
Chegada na Rússia, no Aeroporto Internacional de Pukovo 2, localizado a 15km de St. Petersburgo. O traslado do grupo é feito em transfer privativo com ônibus Mercedes-Benz e escoltado por batedores da polícia para maior agilidade no trajeto. As malas seguem em veículo separado, proporcionando conforto total aos participantes e despreocupação no momento de chegada ao hotel.
Check in privativo no histórico, cultural e gastronomicamente reconhecido Grand Hotel Europe Orient Express, ícone da cidade de St. Petersburgo há mais de 130 anos e onde Tchaikovsky passou sua lua de mel. Grupo segue para o primeiro andar do hotel onde é servido um welcome drink privativo com champagne e snacks na sala Lidval, enquanto as malas seguem diretamente para os apartamentos por meio da identificação dos tags personalizados. Depois de um breve descanso, os convidados se reúnem para uma jantar privativo no Caviar Bar & Restaurant, no próprio hotel, com música clássica russa ao vivo como entretenimento. O restaurante, de ambiente Art Nouveau, serve o melhor da gastronomia russa.

Brindes entregues nos apartamentos: tradicionais ovos em madeira russos (01 por casal) com carta de boas vindas e carta de boa noite com instruções para o dia seguinte.

Dia 3

Logo após o café da manhã servido no próprio hotel, o grupo parte para um city tour pela cidade de St. Petersburgo, com parada obrigatória no emblemático Hermitage para foto. O passeio incluiu ainda a cerimônia especial do Forte Peter & Paul de tiros de canhão, onde puderam tirar fotos com os militares russos e seu poderoso armamento. Todos os dias, pontualmente às 12:00, o tradicional tiro de canhão é disparado pelos oficiais do Forte Peter&Paul, uma cerimônia tradicional que ajuda os habitantes da cidade a sincronizarem seus relógios. O privilégio de disparar o canhão usualmente é dado somente aos visitantes oficiais do Forte, como embaixadores, governadores e etc. Um dos convidados foi escolhido como representante do grupo para dar o tiro de honra com uma bala personalizada com o nome da campanha “StarClass Automóveis” (foto). Após parada rápida para compras na loja de souvenirs, os convidados seguiram para almoço no restaurante Sadko, com apresentação de garçons-cantores.

A tarde foi livre e dedicada a compras, acompanhado de guia local falando português e com direito a mapa personalizado e dicas de compras, pois nas proximidades do hotel onde grupo estava hospedado havia ótimos centros comerciais, incluindo as desejadas lojas de departamento.
À noite, o grupo saiu em direção ao Palácio Yusupov para uma visita privativa e foram recebidos com apresentações musicais e de balé clássico no teatro. Em seguida, um coquetel de boas vindas no White Foyer, ao som de harpa, antecedeu o grande acontecimento da noite: o jantar privativo de gala na Sala dos Espelhos. Uma surpresa para todos os convidados!
Um quarteto de música clássica deu o tom do requintado jantar, fazendo com que todos os convidados ficassem boquiabertos com tanto luxo e se divertissem com seus reflexos felizes nos espelhos do grande salão do palácio, antiga propriedade do príncipe N. Yusopov, um dos homens mais ricos e poderosos da Rússia à época.

Brindes entregues nos apartamentos: carta de boa noite com instruções para o dia seguinte.

Dia 4
Mais uma manhã cultural preparada especialmente para os convidados do StarClass 2013. Após o café da manhã, o grupo partiu em direção à Catedral de St. Isaac e a Igreja do Salvador do Sangue Derramado.
Na visita à Catedral, o grupo assistiu a performance do coral e pode fazer um tour privativo em seu lindo museu, que abriu antes do horário regular somente para o grupo.
O almoço foi servido no Old Customs Restaurante e antecedeu a mais uma tarde livre para descanso e compras acompanhadas de guias falando português e com mapas personalizados.
Mas o fim da noite reservou outra surpresa: um tour privado e guiado pelo luxuoso Hermitage! Com direito à cerimônia do Peacock Clock, feito por James Cox no século XVIII e um concerto musical acompanhado de coquetel e champagne.
Jantar privativo no elegante Russian Empire Restaurant, um dos melhores restaurantes da cidade localizado em uma antiga mansão de St. Petersburgo e descanso.

Brindes entregues nos apartamentos: carta de boa noite com instruções para o próximo dia.


Dia 5
Neste dia os convidados deixaram o Grand Hotel Europe Orient Express e seguiram para uma visita ao Palácio Catharina, suntuosa construção rococó localizada no subúrbio de Pushkin (Tsarskoe Selo), com guia falando em português. Antes de seguir para o aeroporto, o grupo ainda passou pelo Parque de Pushkin.
No aeroporto de Helsinki, durante a conexão para Ivalo, os participantes do StarClass 2013 tiveram um almoço agradável no restaurant Fly Inn antes de embarcarem.
Ao desembarcarem em Ivalo, o grupo seguiu de ônibus com guia falando português para jantar privativo no restaurante Siberia, em Saariselka. A logística de recepção no aeroporto de Ivalo contou com serviço de carregadores, que direcionaram as malas para o hotel em van exclusiva, que seguiram para as cabanas dos participantes enquanto eles jantavam. Apesar do hotel escolhido não oferecer serviço de maleteiro, a Gemini Tur contratou-o separadamente para manter o padrão de qualidade e atendimento da viagem.
Na saída do restaurante, o grupo então seguiu em direção ao Hotel Kakslauttanen Igloo Village, um hotel mais rústico, porém totalmente apropriado para a melhor experiência na neve. Na chegada, receberam instruções sobre o funcionamento do hotel, onde puderam passar a noite apropriadamente aquecidos em um meio de hospedagem pouco convencional.

Brindes entregues nas cabanas: Livro de St. Petersburgo com capa personalizada do Banco Mercedes-Benz, patrocinador das atividades do dia seguinte, juntamente com a carta de agradecimento pelo empenho nas vendas e instruções para o próximo dia.

Da Rússia para a Finlândia

Dia 6 – Dia Patrocinado pelo Banco Mercedes-Benz
A adrenalina dos participantes correu solta quando informamos que esse dia seria dedicado a experiências de aventura na neve!
Após o café da manhã, o grupo seguiu em transfer privado até o Actionpark, um parque de diversão para adultos loucos pelo ronco dos motores. Nesse parque, e após uma aula sobre direção defensiva e cuidados para conduzir veículos motorizados na neve, os convidados tiveram quatro experiências inesquecíveis: trenó de gelo, kart na neve, manobras radicais com carro Mercedes-Benz incluindo giros 360º e testes de aceleração, e rally a bordo de veículos 4X4 em plena neve. Muita emoção para os melhores concessionários da Mercedes-Benz! Os participantes que não quiseram se aventurar, na grande maioria mulheres, seguiram para um passeio a 15km do Actionpark onde visitaram uma casa de design e foram recebidos pelos próprios donos e artistas com peças em exposição.
Depois de tanta adrenalina, um leve almoço foi servido para os convidados no próprio parque. O grupo que seguiu para a casa de design almoçou no Restaurante Huippu, com vista deslumbrante para a cidade de Ivalo.
Retornando ao hotel, os participantes puderam descansar e aproveitar as instalações do inusitado hotel, incluindo um relax na tradicional sauna finlandesa. Antes do jantar, o grupo se encontrou para alguns drinques quentes, enquanto aconteceu uma breve explanação sobre os iglus de vidro, de onde poderiam assistir ao espetáculo da Aurora Boreal, fenômeno natural, totalmente aquecidos e com total privacidade. Quem não quisesse dormir nos iglus, poderia permanecer em sua cabana, pois os dois tipos de apartamentos foram mantidos para todo o grupo.
Com todos os convidados devidamente agasalhados, o grupo pôde fazer um passeio ao ar livre para conhecer a Galeria de Gelo, onde tudo é feito de gelo e neve. Neste dia o jantar foi servido no Restaurante Smoked Sauna. Em ambiente privativo, o grupo jantou ao som de música ao vivo, tocada por músicos trazidos de outra cidade especialmente para o evento.

Brindes entregues nos iglus: balde com champagne, uvas e chocolate, 01 pen drive com as fotos e vídeos das atividades do Actionpark personalizado com logo do Banco Mercedes-Benz e carta de boa noite com instruções do dia seguinte.

Dia 7
Mais experiências inesquecíveis na agenda dos convidados!
Após o café da manhã servido privativamente no hotel, o grupo seguiu para a região do Lago Inari, cerca de 10km distante de onde estavam.
Lá os participantes do StarClass 2013 tiveram a oportunidade de pescar no gelo e realizar um safári por entre a floresta congelada a bordo de trenós puxados por cães e snowmobiles. Cada casal convidado tinha seu próprio snowmobile e caso optassem por não pilotá-lo, um instrutor poderia fazê-lo enquanto o casal seria puxado em um trenó acoplado à moto. Entre uma atividade e outra, foi servido um coffee break exclusivo ao grupo no meio da neve!
Depois de tanta aventura, chegou a hora de conhecer o bom velhinho. O grupo seguiu em traslado privativo até o resort do Papai Noel, onde foi recebido para um delicioso almoço privativo animado ao som de piano. Ao final, o próprio Papai Noel entregou presentes aos participantes, chamando cada casal pelo próprio nome e presenteando com um porta-velas de cristal personalizado. Cada casal presenteado pôde tirar foto com o Papai Noel para guardarem como lembrança esse momento único. O grupo seguiu para uma visita guiada pelo vilarejo e, obviamente, à casa do Papai Noel. No caminho de volta ao hotel, o grupo ainda visitou um canil de huskies siberianos.
À noite, um jantar privativo de despedida aconteceu no restaurante Petronella e foi animado por uma dupla de cantores. Depois do jantar dançante, o descanso nas cabanas foi restaurador.

Brindes entregues nas cabanas: Porta-retrato de madeira com a foto do grupo todo em um dos grandes momentos da viagem, carta de boa noite e com instruções para o dia seguinte.

Dia 8
Hora de se preparar para volta ao Brasil. Dia dedicado ao check out e transfer para o aeroporto de Ivalo.
O check-in foi feito antecipadamente via internet pela equipe da Gemini Tur desde o Brasil, para que os participantes somente precisassem despachar as bagagens ao chegarem no aeroporto. As malas, por sua vez, seguiram em transporte separado para o aeroporto de Ivalo e acompanhadas dos maleteiros, que cuidaram de todo o processo de despacho. No aeroporto de Helsinque, um serviço VIP contratado para o grupo cuidou das bagagens durante a conexão, despachando-as diretamente no voo internacional enquanto os convidados aguardavam o embarque em área privativa abastecida de um coquetel completo.
Após nova conexão, no aeroporto de Frankfurt, o grupo seguiu em direção ao Brasil.

Dia 9
Desembarque no Aeroporto Internacional Governador André Franco Montoro, em Guarulhos/SP.

Galeria de imagens
Primeira carta de boa noite entrega aos participantes
Face interna do Museu Hermitage vista do pátio
Nova carta de boa noite com as orientações para o próximo dia
Convidado durante cerimônia de tiros de canhão no Forte Peter & Paul recebe a bala personalizada
Mapa personalizado entregue aos convidados para guiá-los durante as compras
Grupo posa para foto em frente à Igreja do Salvador do Sangue Derramado
Carta anuncia a viagem para a Finlândia
Chegada do grupo no aeroporto de Ivalo, na Finlândia
O dia patrocinado pelo Banco Mercedes-Benz é sempre cheio de emoções
Um dos carros 4X4 do Actionpark, em Ivalo, com um dos instrutores: prontos para a ação?
Integrantes do StarClass 2013 prontos para experiências radicais na neve, no Actionpark
Grupo reunido depois de uma manhã inteira de velocidade e manobras radicais
Galeria de Gelo do hotel Kakslauttanen Igloo Village: drinques quentes para esquentar o corpo
Casal posa em um dos iglus do hotel: opção de hospedagem para os mais corajosos
A cartinha que anuncia a chegada do Papai Noel
Mais diversão na neve: safári com snowmobiles
A casa do Papai Noel: todo adulto volta a ser criança!
Todos os participantes quiseram tirar foto com o bom velhinho
Jantar de despedida no restaurante Petronella
Carta de despedida
         

 

Um dos maiores desafios em uma viagem de incentivo, além da logística operacional, é superar as expectativas dos participantes. Por mais que esperem algo, temos que surpreender sempre.
Quando se trata de uma montadora de veículos, outra preocupação é utilizar sempre os automóveis e utilitários da marca promotora da viagem, o que foi cumprido em todos os momentos que exigiram transporte terrestre organizados pela Gemini Tur.
Ainda vale destacar alguns desafios relevantes, como segue:
1) Temperaturas negativas
2) RSVP
3) Personalização com custos acessíveis
4) Alimentação personalizada
5) Preservar a saúde e segurança dos convidados
6) Familiarização e receptividade

Com a equipe certa e a expertise acumulada em anos de trabalho sério e engajado na qualidade, a Gemini Tur resolveu cada um dos desafios impostos:
1) As temperaturas negativas enfrentadas pelo grupo, muito diferente do que estão acostumados em um país tropical como o Brasil, foi uma preocupação constante, principalmente durante as atividades ao ar livre. Roupas e acessórios apropriados para enfrentar o frio foram providenciados para todos os participantes.
2) Para que o grupo todo recebesse as informações necessárias para a viagem, nossa equipe de RSVP trabalhou ativamente no envio regular e sistemático das orientações quanto a documentação, perfil dos hotéis e passeios, bem como das melhores roupas para utilizar em cada uma das atividades propostas. Feito eletronicamente, o serviço também garantiu que possíveis expectativas negativas fossem dirimidas antes mesmo do embarque.
3) A cada dia de programação terminado os convidados recebiam orientações sobre o que aconteceria no dia seguinte e quase sempre ganhavam brindes personalizados sobre o que haviam vivenciado ao longo do mesmo dia, destacando dicas para aproveitar melhor o programa e a surpresa dos presentes. Todo o material foi produzido diretamente com fornecedores locais, otimizando recursos financeiros e logísticos, incluindo as eventuais taxas de importação e alfândega. Dessa maneira evitou-se sobretaxas, possíveis extravios e confiscos aduaneiros.
4) Uma preocupação constante da Gemini Tur quando realiza viagens para destinos exóticos é a alimentação do grupo. Cada convidado é questionado antecipadamente sobre restrições alimentares e os menus das refeições privativas são determinados desde o Brasil para que não hajam surpresas quanto ao menu servido. Opções vegetarianas sempre são previstas para eventuais substituições, bem como refeições leves entre as principais para manter o corpo nutrido a cada 3 horas, principalmente em países onde predomina temperaturas próximo ou abaixo de 0ºC.
5) Estar longe de casa em um destino cheio de contrastes e idioma diferente do português poderia causar desconforto e insegurança a alguns convidados, principalmente os mais idosos. Em todas as atividades propostas a Gemini Tur disponibilizou guia turístico brasileiro com objetivo de garantir o entendimento e a satisfação de todos.
6) Vale destacar que o guia turístico desde a primeira viagem StarClass Automóveis, há cinco anos, é o mesmo e ele permanece durante todo o tempo com o grupo. Essa personalização estabelece vínculos de confiança e entrosamento incomparáveis.

Galeria de imagens
E-mail MKT pró-ativo anuncia serviço de RSVP
Dupla de cantores trazidos de outra cidade especialmente para o jantar de despedida
     

 

Além da confirmação imediata da edição 2014, anunciada no jantar de encerramento do “StarClass Automóveis 2013”, os resultados obtidos com o programa de incentivo proposto pela Mercedes-Benz há cinco anos são notórios e aprimorados anualmente.
Ao fim da edição 2013, foram notados pela montadora:
1) Índice de participação nos treinamentos propostos 10% maior entre os concessionários premiados em comparação aos demais;
2) Em relação a 2012, o índice de participação em treinamentos foi 52% maior em relação aos concessionários da mesma categoria – Ouro.
3) Vendas 5% maiores entre os concessionários premiados em comparação aos demais participantes
4) Índice de satisfação do cliente com o momento da venda na concessionária cerca de 3% maior que em relação ao programa de 2012
5) Aumento de satisfação do cliente no pós-venda na ordem de 6% em relação ao ano anterior
Dentre as 10 concessionárias premiadas na edição 2013, foram percebidos pela Gemini Tur quanto ao programa da viagem para o StarClass 2013:
1. 100% de satisfação em relação a expectativa atendida e organização da viagem pelo time da Gemini Tur
2. 100% de satisfação quanto ao destino escolhido – Finlândia
3. 90% de satisfação quanto ao destino escolhido – Rússia
4. 100% de satisfação com o serviço de transporte terrestre nos passeios e viagens
5. 90% de satisfação quanto ao transporte aéreo, considerando pontualidade, atendimento e qualidade das aeronaves
6. Dos sete principais passeios realizados, quatro obtiveram 100% de satisfação do grupo. Os outros três atingiram 90%.

 
  • contato: (11) 2538-4156 - (11) 7377-8878