Evento Neutro
Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 13ª Edição

Case: BIG BALL
Candidato: Cenoteca
Cliente: Adidas
Segmento: Serviços
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
A BOLA CAFUSA GIGANTE

Ficha Técnica
Título: VAMOS COM TUDO - Adidas Giant Balls - Cafusa
Tema: Copa das Confederações 2013
Público: Abrangência de milhões de pessoas
Local: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife, Salvador, Belo Horizonte e Fortaleza.
Data: 1 de dezembro, lançamento mundial, evento no Anhembi.

Conceito: adidas Cafusa: Carnaval, Futebol e Samba
Inspirada nos elementos da cultura e nas cores da bandeira Brasileira foi criada a Adidas Cafusa, a bola oficial da Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013 que rolou nos gramados brasileiros em 2013. Com cores vibrantes e um destaque especial para o “Cruzeiro do Sul”, a Adidas Cafusa demonstra toda a paixão e alegria do povo brasileiro pelo futebol. O Lançamento oficial da Cafusa aconteceu no dia 01 de dezembro no Anhembi, durante o sorteio das chaves para os jogos da Copa das Confederações.
O Evento:
Para mostrar a nova bola aos torcedores, após o lançamento mundial , em evento televisionado pela TV GLOBO, e com mestre de cerimonia CAFU, a Adidas realizou uma exposição com 10 bolas gigantes, que viajou por todo o país até o final de junho de 2013. A Cenoteca foi a produtora escolhida para produzir as 10 réplicas Gigantes, com 2.20m de diâmetro cada uma. As “giant balls” saíram em carreata pelas ruas de SP, realizando a 1ª Ball Parade do Brasil. A ação foi replicada no Rio e em Brasília.
As bolas ficaram expostas em shoppings e áreas públicas de São Paulo e Rio de Janeiro para depois seguirem viagem pelas demais cidades que sediaram os jogos. Durante a Copa das Confederações as Bolas Gigante foram instaladas nos estádios sedes do jogos e depois foram instaladas no Estádio Mané Garrincha, na sede do Flamengo, do Palmeiras e na sede da Adidas. No estádio Nacional ela foi colocada na Área Norte, no portão de acesso 6.
Portfólio da produtora: CENOTECA
A CENOTECA é uma produtora de marketing cenográfico que nasceu, em 2011, com um time de profissionais que é o grande destaque do empreendimento. Todos acreditam e realizam a cenografia como uma comunicação poderosa e com um olhar diferenciado sobre essa ferramenta, alma de todo evento. A produtora traz em seu DNA uma expertise nas artes plásticas, arquitetura, teatro, cinema, design, novas mídias e eventos. Atende clientes como Arcor, Adidas, Brastemp, Campari, Diageo, Samsung, e agencias como a Momentum, a Figer360, a Super, a Manga, VC2, entre outras A Cenoteca tem marcenaria própria montada em galpão de 300 m², localizado na Rua Despraiado, 125.

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Portfólio do Cliente: ADIDAS
Por mais de 80 anos o Grupo Adidas tem sido parte do mundo dos esportes em todos os níveis, fornecendo calçados esportivos, vestuário e acessórios. Hoje, o Grupo Adidas é uma empresa líder mundial na indústria de artigos esportivos e oferece um amplo portfólio de produtos. Produtos da Adidas estão disponíveis em praticamente todos os países do mundo.
Atualmente, a Adidas é a segunda maior empresa de equipamentos esportivos do mundo. Na Europa, a Adidas é a segunda colocada, atrás da americana Nike. No entanto, é a maior distribuidora de equipamentos esportivos para o futebol.
A empresa distribui os uniformes das principais seleções do mundo, como a Alemanha, Argentina, e Espanha, atual campeã mundial, além de distribuir boa parte dos vestuários dos árbitros, chuteiras e bolas.
Ainda no futebol, a empresa patrocina a FIFA e a UEFA, e em ligas como a MLS e fornece material para grandes clubes do Mundo, na Europa para clubes como o Benfica (Portugal), o A.C. Milan (Itália), Real Madrid (Espanha),Bayern de Munique (Alemanha) e Chelsea (Inglaterra), e na América do Sul, para grandes clubes como os argentinos River Plate e Estudiantes e para os clubes brasileiros Flamengo, Fluminense, Palmeiras e Pelotas.
Também fornece os materiais utilizados nas Copas do Mundo da FIFA, tais como bolas (das quais é fornecedora desde a Copa do Mundo FIFA de 1970), coletes de treinamento e uniformes dos árbitros. Alguns dos melhores jogadores do mundo na atualidade são patrocinados pela Adidas alguns deles são : Messi, Kaká, Xavi, Beckham, Daniel Alves, Ricardo Quaresma, Fred e entre outros.

CONTEÚDO
Responsável pela criação da campanha, a Lew’Lara TBWA desenvolveu com a TBWACHIATDAY o conceito “VAMOS COM TUDO”, que atuou como um guarda-chuva para todas as ativações de futebol da Adidas, que teve operação feita pela agencia Thinky, de dezembro de 2012 ate junho de 2013. Entre as ações especiais estava a exposição de 10 Bolas gigantes e a “torcida Cafusa.
A bola foi desenvolvida especialmente para a Copa das Confederações e une três identidades da cultura brasileira: carnaval, futebol e samba. Lançada em 2012, estreou oficialmente no último Mundial de Clubes da FIFA.
O nome Cafusa e suas cores refletem a identidade nacional com particular destaque para o Cruzeiro do Sul, constelação retratada na Bandeira do Brasil. A bola original que rola nos gramados tem uma circunferência de 68 centímetros, é revestida por 32 gomos, ligados entre si por uma união térmica, e pesa 430 gramas. No total, a Cafusa conta com cinco camadas de poliuretano termoplástico, material sintético que garante maior resistência e elasticidade. A Gigante mede 2,20 de diâmetro e pesa 100Kg. É feita de fibra de vidro e tem pintura artística automotiva.

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A ação tinha um simples objetivo: Invadir as cidades com exposição das 10 bolas gigantes Cafusa durante o sorteio das chaves da copa das confederações. Rodar o Brasil após a o sorteio com as versões gigantes até o final de julho de 2013.
Expor as bolas em carreatas instalá-las em pontos estratégicos pelas ruas, shoppings e estádios onde ocorreram os jogos. A ação foi complexa e de difícil realização por conta de:

- Produção de Bolas inéditas na América do Sul.
Sem histórico para consultas.

- A Adidas realizou as Giant Ball em outras partes do mundo mas sempre sem texturas e usando técnica diferente da usada por nós na pintura e confecção. Aqui no Brasil, desejavam apresentar a Gigante tal qual o objeto real, com detalhes de pintura e textura ampliados 10 vezes.

- Entregar as 10 bolas com prazo reduzido, em 45 dias da aprovação, já que o lançamento mundial seria pela TV e tinha data marcada. O prazo inicial para a produção destas era de no mínimo 60 dias.

- Criar método de operação que nos garantisse o sigilo do nome da Bola e do grafismos, até a data do lançamento, feito nunca conseguido antes nos outros países.

- Ponto importante: Definir no design como fazer os moldes para que não aparecer nenhuma emenda no produto final.Após pronta, mesmo sendo de fibra e pesando com base mais de 130kg, a bola deveria manter o visual de “leveza”

- Por conta da textura na fibra e complexidade do grafismo a pintura das bolas precisou de equipe muito especializada. Equipe altamente especializada em design, fibra e pintura especial. Galpão de Usinagem Galpão de Marcenaria, montagem e serralheria, Galpão Fibra e Galpão Pintura

- Houve a necessidade de uma equipe treinada para fazer o transporte das bolas de um galpão para o outro e para as instalações da primeira fase do projeto.

Fases do Desenvolvimento:
Definições técnicas – Desenho, modelagem 3D, definição de profissionais.
Usinagem: Escolha de Material, Confecção da Matriz.
Etapa Fibra: Preparação da Peça para molde em fibra, montagem do molde e desmolde.
Produção: Marcenaria e serralheria, Montagem interna da bola.
Etapa Acabamento: Pintura, confecção das Bases e confecção das Capas para proteção.

Foram 45 dias de produção (Record); 50 profissionais especializados; 600 horas de trabalho; 1080 horas de dedicação; + de 1 tonelada em fibra; + de 500lt de tinta e Muita experiência
FOMOS COM TUDO!


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Ao lançar uma bola exclusiva para a Copa das Confederações de 2013, a Adidas obteve um sucesso parecido, claro que nas devidas proporções, ao atingido pela Jabulani, bola da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, que vendeu 13 milhões de unidades.

As redes sociais estão lotadas de fotos de pessoas ao lado da gigante Cafusa e o público reconhece a Bola como um ícone nacional!.

Todas as ações em torno da bola alcançaram seus objetivos.

Sucesso em mídia eletrônica
(sites como TERRA, UOL e GLOBO.COM, além dos focados em esporte) e impressa, + de 17.600 resultados assuntos relacionados à exposição das BOLAS GIGANTES CAFUSA.

A giant ball exposta na Av. Paulista foi matéria de destaque na Folha de S. Paulo.

Em fortaleza teve matéria especial na TV Jangadeiro.

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  • contato: (11) 2538-4156 - (11) 7377-8878