Evento Neutro
Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 13ª Edição

Case: PREMIÈRE OBLIVION
Candidato: Agência Cake
Cliente: Paramount/Universal Pictures Brasil
Segmento: Eventos
Estado: RJ
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Première Oblivion

Apresentação da Cake:
A empresa iniciou sua jornada em 2001 quando criou conteúdo cultural para eventos artísticos, promoveu premières cinematográficas temáticas e forneceu consultoria em marketing para diversas ações promocionais, lançamentos corporativos e eventos.
Em 2011, após cerca de 10 anos de maturidade, a Cake se fortaleceu, montou uma estrutura de funcionamento dinâmica com a criação de um quadro de parceiros confiável e diversificado. Acompanhando este novo momento de experiências cada vez mais plurais, a empresa mudou de nome, ganhou cara nova, site novo e fortaleceu sua equipe de produtores.
Hoje atuamos na criação, planejamento e execução de eventos de pequeno, médio e grande porte. Somos especialistas em cenografia, temos forte experiência em ações promocionais, nos mantemos ativos na criação de projetos culturais e artísticos e sempre buscamos inovação na utilização de novas mídias para nossos clientes.
Em nossa atual sede, localizada na região da Cinelândia, Centro do Rio de Janeiro, a Cake abre as portas para novos clientes e parceiros, integrando ainda mais excelência aos seus serviços de Marketing e Entretenimento, tais como: Lançamento de Filmes (Premières) Nacionais e Internacionais, Eventos Corporativos, Produções Cenográficas, Ações Promocionais, Convenções e todas as estratégias necessárias para que os objetivos de cada cliente sejam não só alcançados, mas que sempre superem todas as expectativas.

Ficha Técnica do Evento:
Título: PREMIÈRE OBLIVION
Tema: Lançamento do filme Oblivion no Brasil
Cliente: Universal Pictures
Números de participantes: 600 convidados VIP’s, 400 fãs e cerca de 80 profissionais envolvidos na produção do evento.
Local: Cine Odeon BR – Cinelândia – Centro – RJ
Data: 27 de março de 2013
Abrangência: A Première de Oblivion foi o evento oficial de lançamento do filme no Brasil, um evento de abrangência internacional uma vez que faz parte de uma turnê mundial organizada pela distribuidora Universal Pictures em diversas capitais do globo. O evento contou com a presença de parte elenco, incluindo o ator Tom Cruise, e as atrizes Olga Kurylenko e Andrea Riseborough. Além disso, cobriram o evento diversos canais de TV nacionaisTV nacionais e internacionais. Também fez parte do lançamento atividades que acontecem de forma paralela como as press junkets, entrevistas organizadas com diversos veículos de imprensa, internet e televisão.
Abaixo anexamos as imagens do Projeto 3D aprovado pelo cliente.

Galeria de imagens
Cake Marketing & Entretenimento
3D Portal Entrada
3D Tapete Vermelho
3D Tapete Vermelho
 

 

Conceitos e Desafios

OBLIVION é um suspense de ação empolgante, imaginativo e original que se passa no futuro identificável e plausível. O filme fascina seus olhos com um maravilhoso design, acelera seu coração com ação visceral e estimula seu pensamento com mistérios crescentes e envolventes. Ele se forma com esforços ressonantes de temas elementares tais como a busca de identidade e propósito, romance, uma jornada heróica e ficção científica.

Para a Première de Oblivion, a Cake propôs uma maneira completamente inovadora de montagem do Tapete Vermelho no Cine Odeon, utilizando uma estrutura de alto padrão e de grandes proporções para oferecer à Universal Pictures o espaço ideal para o seu evento. O filme apresenta um enredo futurista de cenários inóspitos e completamente Sci-Fi. O visual do longa-metragem impressiona. Logo, o evento de lançamento não poderia ser diferente.

O Cine Odeon é um dos locais mais utilizados pelo mercado cinematográfico para a realização de eventos nacionais e internacionais. Há anos são realizadas ali sessões especiais, aberturas de festivais e premières de todos os tipos. O grande desafio para a Cake era transformar um cenário já conhecido para o mercado cinematográfico brasileiro e elevá-lo à esfera hollywoodiana, criando estruturas novas e desafiando o senso comum.

Através de um minucioso estudo do local, foi criado um projeto que ampliava o espaço geralmente utilizado para tapete vermelho no Cine Odeon. Tratando-se de um evento internacional de grande importância, precisaríamos de muito mais espaço para circulação e contaríamos com um número muito maior de profissionais de imprensa e TV. Desta forma transformamos o espaço e aumentamos a área que era de 120m2 para 300m2. Esta mudança implicou num detalhado projeto de montagem que exigiu legalização especial junto à prefeitura da cidade, pois ocupamos parte da Praça Floriano, a famosa Cinelândia, no Centro do Rio de Janeiro.

Outro grande desafio era impressionar não só os convidados, como a cúpula da Universal Pictures que estaria presente no evento e o próprio Tom Cruise. Para isso propusemos a criação de uma cenografia especial, com um portal de entrada, colunas temáticas, um mega backdrop para fotos e o principal, uma cobertura com a comunicação visual do filme de 20m x 10m que ocupava quase todo o tapete vermelho.

Com base na estética clean e futurista, a cenografia e iluminação da Première transformaram o Cine Odeon em um ambiente completamente diferente, com a pompa e o glamour necessários a qualquer evento hollywoodiano e dando a sensação a todos os convidados de que estavam entrando em outra dimensão.

A programação do evento seguiu a agenda de Tom Cruise. Ele esteve no Red Carpet por quase 2 horas atendendo a fãs e dando entrevistas a diversos veículos. Em seguida ele recebeu um grupo de convidados especiais para fotos no segundo andar do Cine Odeon, onde foi montada uma área VIP, o momento é chamado de Meet & Greet, onde o talent recebe parceiros locais, no caso exibidores brasileiros como Cinemark, Kinoplex entre outros.

O Cenário

O Cine Odeon se transformou em um Red Carpet de fazer inveja a Hollywood, com cobertura em Box Truss, piso estruturado e um Projeto Cenográfico e de Iluminação imponentes que revelaram a estética clean e futurista do filme.

A entrada do Tapete Vermelho contou com um grandioso pórtico, com formato idêntico ao do filme, retro iluminado e com pintura imitando a fuselagem da nave. Já a entrada do cinema recebeu colunas em MDF com adesivo tipo aço escovado. No topo, uma mega testeira com a logo do filme. Mas realmente a grande cereja do bolo ficou por conta da cobertura com imagem do filme, foi ela que envolveu a todos na atmosfera de Oblivion e deixou até Tom Cruise impressionado.

Os Acessos

Existem diversos públicos dentro de um evento cinematográfico como a Première de Oblivion, estamos falando dos fãs, curiosos e ganhadores de promoções; da imprensa, subdividida em fotógrafos, impressos e TVs; dos convidados do evento que assistirão à sessão especial do filme que também se subdividem em Vips de diversas categorias; e, por último, as estrelas da noite, os talentos internacionais que exigem atenção especial desde a sua chegada até a saída do evento com um esquema de segurança meticulosamente controlado.

Assim, é extremamente importante uma logística detalhada com diversos acessos e controles de entrada e saída. Estes diferentes públicos chegam ao evento em momentos distintos e ocupam posições específicas dentro ou ao redor do tapete vermelho, cada um cumprindo seu papel na noite.

Foram disponibilizadas equipes de produção para cada uma das quatro áreas FÃS, IMPRENSA, CONVIDADOS e TALENTOS. Para cada área um coordenador e diversos assistentes eram responsáveis pela entrada, pelo controle de acessos, acompanhamento e pela saída de seu grupo, tudo isso para manter o controle absoluto dos tempos e movimentos do evento.

Uma equipe de promotores caracterizados com uniformes feitos sob medida e imitando em detalhes os uniformes utilizados no filme recebeu todos os convidados do evento e chamou a atenção completando o cenário SCI-FI.

Durante as duas horas em que os Talentos estiveram no tapete vermelho, nossos objetivos foram alcançados. Além disso, conseguimos trazer o glamour de Hollywood para terras brasileiras através da organização de um evento sofisticado, com show de luzes, sons e cores, reiterando a importância do cinema para a economia brasileira e mostrando ao mundo nossa capacidade de realização.

Galeria de imagens
Portal Entrada
Portal Entrada
Colunas Entrada Odeon
Cobertura Personalizada
Red Carpet Oblivion
Chegada Tom Cruise
Entrevistas Red Carpet
Entrada Tom Cruise
Red Carpet Oblivion
Red Carpet Oblivion
Área VIP para Tom Cruise e elenco
Imprensa Oblivion
Tom Cruise no Photocall
Elenco Oblivion no Red Carpet
Elenco Oblivion no Red Carpet
Apresentação do filme
Receptivo Caracterizado Oblivion
Receptivo Caracterizado Oblivion
Sala de Projeção Odeon Oblivion
 

 

Montagem e Elementos Cenográficos

Durante três noites uma equipe de cerca de quarenta profissionais montou a estrutura de cerca de trezentos metros quadrados em frente ao Cine Odeon. Começando pela cobertura em Box Truss que ofereceu um ar mais industrial ao ambiente, passando ao piso estruturado que otimizou a utilização do espaço, alinhando o que seriam altos e baixos em um só nível e dando suporte a uma ambientação que transformou completamente o visual do Cine Odeon.

No dia do evento foram aplicadas as peças cenográficas que já estavam em produção em nosso galpão nas duas semanas anteriores. Uma enorme peça geométrica desenhada sob a forma do portal de entrada de uma das naves do filme foi montada na entrada do tapete vermelho. Este PORTAL auto-portante tinha quatro metros de altura, suas paredes externas imitavam concreto e as internas foram feitas em acrílico branco leitoso fazendo com que a iluminação especial montada dentro da peça fosse revelada.

As quatro colunas gregas da entrada do cinema, que tinham uma estética antiga, uma característica quase inerente ao Cine Odeon, foram cobertas por MDF, adesivadas as artes criadas pela Cake que mesclavam imagens do filme a materiais que imitavam aço escovado e linhas inspiradas nas curvas da nave comandada pelo personagem principal do filme, Jack Harper, interpretado por Tom Cruise.

Foram vários os elementos cenográficos que fizeram da Première de Oblivion uma experiência cheia de detalhes, cores, luzes e formas para os participantes do evento.

A Iluminação

A criação de um projeto de iluminação alinhando a estética do filme a da première foi imprescindível. Neste tipo de evento também há a necessidade de iluminação para fotos e gravação de vídeos e entrevistas, ou seja, é necessária uma enorme quantidade de materiais de diversos tipos para dar conta de cada detalhe. Ainda mais importante é a utilização de equipamentos de última geração que permitam economia e bom uso da energia.

Foram utilizados cerca de 100 refletores Par Etc para iluminação interna da lona impressa que foi aplicada à cobertura do evento, para o portal de entrada, no ambiente interno do tapete vermelho e no photocall. Mais de 50 refletores Par Led foram necessários para iluminar as colunas e paredes do hall de acesso e a estrutura de box truss, além de riscar as paredes de dentro do cinema e dar efeitos de luz na fachada. Cerca de 20 ribaltas de Led foram utilizadas para Iluminação do Photocall, um painel de 13m de extensão onde o talent desfila para as fotos da imprensa. Usamos ainda 4 Moving lights para criar efeitos de luz e cor na fachada do Cine Odeon, ou seja, definitivamente transformamos a noite em dia para o lançamento internacional do filme Oblivion, na Cinelândia.

Planejamento

A Cake recebeu um email da universal Pictures em Los Angeles agradecendo e elogiando o planejamento do evento. Eles afirmaram que a apresentação que enviamos com a proposta de evento, plantas, projeções 3D, imagens do local de realização e sugestão de logística foi a melhor dentre todas as apresentadas no mundo inteiro. A turnê de Oblivion passou por dezenas de capitais em todo o mundo, incluindo Los Angeles, Nova Iorque, Londres, Paris e Moscou.

Outros produtos

Além da Première a Cake desenvolveu peças de comunicação visual e cenográficas, além de auxiliar na logística das entrevistas de divulgação do filme, realizadas no Copacabana Palace.

O portal criado pela Cake, inspirado no portal da nave principal do filme, foi levado para o UCI NYCC na Barra da Tijuca, onde ficou exposto por cerca de 1 mês.

Galeria de imagens
Planta Baixa
Planta Baixa com Mapa de Segurança
Estudo de Iluminação
Arte da Mega Cobertura Impressa do Evento
Arte de Painel
Arte das Credenciais
Photocall Red Carpet
Testeira Cine Odeon
Colunas Entrada Odeon
Portal de Entrada - Projeto 3D
Portal de Entrada - Projeto 3D
Projeto de piso estruturado para a première
Áreas e medidas da Première
Design de peça cenográfica
Imagem de referência para criação do Portal da Première Oblivion
Design de Set de TV para entrevistas - Copacabana Palace
Backdrop para Roundtables - Copacabana Palace
Backdrop para Roundtables - Copacabana Palace
   

 

Números de bilheteria

Lançado no dia 12 de abril de 2013 no Brasil, o filme estrelado por Tom Cruise conquistou o primeiro lugar nas bilheterias norte-americanas em apenas um final de semana, acumulando US$ 38,1 milhões e se consagrando o melhor desempenho de um filme protagonizado pelo ator nos últimos sete anos. Além da arrecadação nos Estados Unidos, o filme também apresentou alto rendimento nos outros países onde foi lançado, entre eles o Brasil, somando mais de US$ 33,7 milhões aos US$ 61,1 milhões acumulados na estreia em todo o mundo.

O trabalho da Cake é dar apoio, estrutura e impulsionar o trabalho de divulgação da distribuidora, neste caso, a Universal Pictures. Sabemos da importância deste tipo de evento para o nosso cliente e damos total prioridade a cada detalhe. O burburinho, os resultados de bilheteria, o boca a boca começam sempre na Première, por isso é tão importante criar um momento especial para os convidados e para a imprensa, pois é a partir daí que o filme começa sua carreira nas bilheterias.

Impacto cultural

A Première de Oblivion superou todas as expectativas tanto da Cake quanto da Universal Pictures. O evento foi um sucesso em organização e visualmente impecável. A grande cobertura da imprensa determinou não só a importância que o evento teve na agenda cultural da cidade, como sua relevância internacional. As notícias sobre o lançamento de Oblivion no Rio levaram a cidade aos diversos veículos de imprensa de todo o mundo, através de mídia espontânea.


Vídeo case
http://www.youtube.com/watch?v=8HztfUntQbc

Galeria de imagens
Assédio dos fãs na Première Oblivion
Assédio dos fãs na Première Oblivion
Tom Cruise e a Imprensa na Première Oblivion
Assédio dos fãs na Première Oblivion
Assédio dos fãs Ganhadores de Promoção
Fãs e Imprensa à espera de Tom Cruise
Assédio dos fãs na Première Oblivion
Tom Cruise e a Imprensa na Première Oblivion
 

 

 
  • contato: (11) 2538-4156 - (11) 7377-8878