Evento Neutro
Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 13ª Edição

Case: KC KIDS
Candidato: Tradecom Eventos e Comunicação
Cliente: Kimberly-Clark Brasil
Segmento: Eventos
Estado: SP
TROFÉU LEDCOM
Categoria: Evento de Endomarketing
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

TRADECOM
O Grupo Tradecom é composto por três empresas: Tradecom Incentivo, Tradecom Eventos e Tradecom Comunicação. Apoiado nestes três pilares, o grupo forma uma agência de comunicação completa e inteligente, oferecendo campanhas de incentivo, planejamento e produção de eventos, e comunicação em geral. O departamento de eventos conta com profissionais experientes e engajados, utilizando suas habilidades para transformar o briefing do cliente em um evento de sucesso. Apresentando propostas inovadoras, atendemos grandes clientes do mercado: Natura, Pernambucanas, GM Brasil, Outback, Panpharma, Hamburg Süd, dentre muitos outros.

KIMBERLY CLARK
Empresa norte-americana, fundada em 1872, a Kimberly-Clark está presente em mais de 140 países e possui operações em 37. Há 17 anos, a Kimberly-Clark Brasil conquista diariamente milhões de brasileiros com seus produtos de alta tecnologia e qualidade no setor de higiene e bem-estar. No Brasil é dona de marcas de reconhecida qualidade como Kleenex®, Intimus®, Huggies Turma da Mônica®, Plenitud® e Scott®, e tem presença assídua nos lares brasileiros. Cerca de 1,5 bilhão de pessoas consomem seus produtos diariamente ao redor do mundo. (Fonte: www.kimberly-clark.com.br)

RESUMO DO EVENTO
O evento K-C Kids é uma ação para o público interno da Kimberly Clark, voltada para os filhos dos colaboradores. O evento ocorre sempre próximo ao dia das crianças. No dia do evento, os funcionários podem levar seus filhos para a empresa e as crianças passam o dia no escritório. No entanto, montamos uma decoração para que o ambiente não se pareça com um escritório, o transformando em um local divertido, cheio de magia e com temas lúdicos que encantam pais e filhos. O objetivo é melhorar o relacionamento profissional, gerando entrosamento entre os colaboradores por meio de um clima familiar.

Ficha Técnica:
Título: K-C Kids
Tema: Viagem ao Fundo do Mar
Nº de Participantes: 350 no total, sendo 170 crianças.
Data: 19/10/2012
Periocidade: Um dia de evento, todos os anos, sempre próximo ao Dia das Crianças.
Duração: das 8h às 18h.
Descritivo: Evento de relacionamento profissional voltado para o público interno da K-C.

Briefing / Desafios
A proposta do briefing era realizar um evento voltado para os filhos dos funcionários, crianças de 0 a 12 anos, ocupando todo o espaço com atividades de entretenimento. As atividades deveriam ser dinâmicas para que pais e filhos pudessem participar juntos e gerar integração entre os funcionários da K-C. O intuito era criar um clima familiar e descontraído, para estreitar as relações por meio de momentos mais informais.

Conceitos / Metas
Não há nada mais pessoal do que as relações familiares. Levar os filhos para um dia diferente na empresa é uma boa forma de “quebrar o gelo” que as formalidades do contato profissional exigem. O conceito do evento é trazer, por meio das crianças, um pouco da vida pessoal de cada funcionário e promover uma relação mais informal entre eles. O esperado é que essa proximidade se refletisse nas relações profissionais posteriormente.

Nosso desafio era conseguir dividir as crianças por idade sem que isso parecesse uma restrição. Era preciso mantê-las dentro das salas das atividades e entretê-las durante o dia todo. Outro desafio era pensar em algo que fosse atrativo não só para as crianças, mas para os pais que quisessem acompanhá-las. Precisávamos transformar um ambiente de trabalho em um local encantador, mágico e interativo. Além disso, havia a preocupação de transmitir, por meio das atividades para as crianças, uma mensagem de cuidado com o meio ambiente.

Ações / Soluções
Como a edição do K-C Kids 2011 estava relacionada à história de João e Maria, decidimos fazer algo diferente da decoração de floresta, então escolhemos o tema ligado ao fundo do mar para a edição de 2012. Decoramos todos os ambientes de forma que as crianças se sentissem realmente no fundo do mar, como em um filme da Disney. O evento foi mágico desde o início, pois as surpresas já começaram pelo convite: era um quebra-cabeça que as crianças deveriam montar para colher as informações. Para desenvolver as atividades de forma que todas as crianças conseguissem participar, elas foram divididas em cinco grupos, conforme a faixa etária: 0 a 2; 3 a 4; 5 a 7; 8 a 9; 10 a 12 anos. Elas receberam crachás de diferentes cores para saber em qual grupo se encaixavam.

Inovamos no tema, mas mantemos o link com o teatro, da mesma forma que na edição anterior, despertando a criatividade e prendendo a atenção das crianças. Criamos um teatro que falava sobre seres do mar, sustentabilidade e meio ambiente. Durante a peça, eram propostos desafios para as crianças, o que incentivava a participação delas. A história da peça era a seguinte:

A CIDADE NO FUNDO DO MAR
Uma onda gigante atinge o barco de dois aventureiros que acordam em um lugar desconhecido: uma cidade no fundo do mar! Os viajantes descobrem que, há muitos anos, o barco do maligno pirata Barba Verde afundou ali, mas ele foi resgatado por seres fantásticos que viviam no fundo do mar. Porém, o pirata Barba Verde, ao invés de agradecer, tomou o controle da cidade e passou a mandar em todos os seres do fundo do mar. Ele trouxe todos os seus antigos marujos para serem seus guardas e agora os nossos aventureiros precisarão ajudar os seres do fundo do mar a conseguirem de volta a sua cidade.

Nessa aventura, as crianças participavam como se fizessem parte da história e, para conseguirem superar os desafios, tinham que aprender importantes lições sobre Valores, Respeito ao Próximo e Cuidados com o Meio Ambiente. A peça foi dividida em três partes: a primeira, no começo do dia, onde conheceram as personagens e se inicia a história, indo até a parte onde os aventureiros chegam na cidade do fundo do mar (duração: 20 minutos). A segunda, logo após o almoço, onde os aventureiros encontram o pirata Barba Verde (10 minutos). A última, para fechar o dia, onde finalmente os aventureiros conseguem salvar a cidade do fundo do mar (20 minutos).

Nesse evento usamos todas as salas de reunião (13 salas no total) para fazer as atividades e uma praça de alimentação. Em cada sala tínhamos monitores disponíveis, que criavam brincadeiras para entreter as crianças e não deixá-las entediadas.

Atividades propostas pelos monitores:

• Tubarão (Faixas Etárias: 3-4, 5-6 e 7-9): As crianças terão que entrar no mar para ajudar os aventureiros. Então, um grande tecido redondo é aberto, as crianças sentam no chão em volta e cobrem as pernas. Este é o mar! Por baixo dele, um tubarão tentará puxá-las pelo pé, enquanto um salva-vidas corre para tentar salvá-las.

• Roupa com bexigas (Faixas Etárias: 3-4 e 5-6): Um dos peixes subiu até a superfície, voltou coberto de bolhas de ar (bexigas) e está sufocando. As crianças precisam ajudar a estourar todas as bolhas para salvar o amigo peixe.

• Eu vi, Eu vi (Faixas Etárias: 3-4): Os aventureiros querem contar para os seres do fundo do mar como é a vida na terra. Então, pedem ajuda das crianças para lembrar todos os bichos que existem por aqui.

• Confundindo o Guardião (Faixas Etárias: 3-4 e 5-6): Um dos marujos do Pirata Barba Verde está de guarda na frente de diversos objetos preciosos para os seres do fundo do mar. As crianças vão precisar distraí-lo para conseguir recuperar um por um.

• Trocando de Canto (Faixas Etárias: 3-4, 5-6 e 7-9): Cada caramujo tem sua concha (bambolês). E, quando o Tubarão Comilão chega para fazer sua janta, todos correm para se esconder. Na bagunça, muitos perdem suas conchas e acabam tendo que dividir a concha com outro caramujo.

• Acorda! (Faixas Etárias: 3-4 e 5-6): Um dos marujos, que está ajudando os aventureiros, caiu no sono. As crianças terão que ajudar a acordá-lo, mas precisam ter muito cuidado, porque dizem que ele não gosta de ser acordado!

• Pega-Pega, Esconde-Esconde (Faixas Etárias: 3-4 e 5-6): As tartarugas marinhas adoram brincar de pega-pega. Mas, como não são muito rápidas, não vale pegar quando elas se escondem dentro dos seus cascos.

• Pega-Rabo do Gigante (Faixas Etárias: 5-6 e 7-9): O pirata Barba Verde está cercado! É a chance de as crianças conseguirem resgatar alguns dos objetos preciosos dos seres do fundo do mar. Mas, não vai ser tão fácil, pois ele vai se defender com suas águas-vivas adestradas!

• Pega-Pega Vivo ou Morto (Faixas Etárias: 5-6): Muitos peixes (crianças) se fingem de mortos para escapar dos tubarões comilões. Será que dessa vez vai dar certo?

• O Jogo Cooperativo (Faixas Etárias: Todas): Quem sabe como as ondas são criadas? Ora, com o Gerador de Ondas dos seres do fundo do mar! As crianças vão precisar criar a maior onda que já existiu, mas para isso vão precisar da cooperação de todos. No meio dessa bagunça, a onde pode se desfazer e muitos cabelos vão sair bagunçados!
• Rouba-Bandeira (Faixas Etárias: 7-9 e 10-12): Na hora da janta, os cavalos-marinhos, os polvos e os caramujos sempre se desentendem. Afinal, quando o assunto é comida, vale qualquer coisa para encher o prato. Aqui, cada grupo de crianças ajudará um animal marinho a pegar a comida do outro.

• Guardião e o Rei (Faixas Etárias: 7-9 e 10-12): Alguns seres humanos sempre jogam lixo (bolas) no mar e os aventureiros precisarão proteger os seres do fundo do mar.

• Corrida Pô (Faixas Etárias: 7-9 e 10-12): Os tubarões são os seres mais poderosos do fundo do mar. E quando dois deles acabam se encontrando, duelam (Jo Ken Po) para deixar bem claro quem é o mais forte!

• Advogado (Faixas Etárias: 10-12): O pirata Barba Verde quer descobrir quais marujos estão ajudando os aventureiros. Agora, as crianças precisam passar por um teste de atenção e raciocínio rápido para se defenderem das acusações.

• Detetive (Faixas Etárias: 7-9 e 10-12): Todos os marujos resolvem se reunir para fazer uma festa. No meio dessa festa, um crime acontece. Um assassino está à solta em meio aos convidados. Nessa confusão, um detetive precisa solucionar o caso.

• Desvendando o Crime (Faixas Etárias: 7-9 e 10-12): No dia que todos os objetos preciosos sumiram, apenas três seres do fundo do mar podiam ser os suspeitos. Nesse jogo, as crianças poderão interrogar os três suspeitos para tentar descobrir quem roubou os objetos.

• Twister (Faixas Etárias: 5-6 e 7-9): Os polvos têm 8 braços. Nesse jogo, as crianças vão ter que dar conta de fazer tudo que os polvos fazem, mas só com dois braços e duas pernas.

• Alvo Certo (Faixas Etárias: 5-6): Vários alvos apresentam figuras do fundo do mar, mas alguns não. As crianças vão ter que acertar os alvos certos!

• Pega-Pega Cobra (Faixas Etárias: 5-6 e 7-9): As enguias dão choques muito fortes! Por isso, elas têm que tomar cuidado para não encostarem nelas mesmas. Em uma grande fila, todas as crianças precisam correr sem que a primeira encoste na última.

• Inimigo da Meia-Noite (Faixas Etárias: 5-6 e 7-9): É à meia-noite que o pirata Barba Verde acorda para roubar os objetos preciosos. As crianças deverão tentar se aproximar dos seus aposentos antes das doze badaladas.

• Nunca Três (Faixas Etárias: 5-6, 7-9 e 10-12): Nos botes salva-vidas dos marujos só cabem duas pessoas. Assim, toda vez que um entra, outro tem que sair, pois nunca podem ficar três.

• Mantendo as bexigas no ar (Faixas Etárias: 3-4, 5-6 e 7-9): Bolhas de ar são coisas raras pelo fundo do mar. Então, as crianças terão que ser bem rápidas para evitar que as bexigas caiam no chão e estourem.

• Acertar o Segredo (Faixas Etárias: 10-12): Para entrar na Cidade do Fundo do Mar, as crianças precisarão acertar um enigma. Em um jogo de perguntas e respostas, precisarão prestar muita atenção para entender a chave do segredo que resolve o enigma.

• Banana Maçã (Faixas Etárias: 5-6, 7-9 e 10-12): No vai e vem das ondas da praia, tem hora que é a areia que avança, tem hora que é a água (pega-pega). Quem será dessa vez?

• Futebol Diferente (Faixas Etárias: 3-4 e 5-6): No fundo do mar, o futebol é bem diferente: todos são ao mesmo tempo goleiros e artilheiros, e aqui se chuta com a mão! Será que dá confusão?

• Desastre (Faixas Etárias: 5-6 e 7-9): No fundo do mar, quando tem maremoto, todo mundo perde o seu lugar. O difícil é achar o caminho de volta.

• Bola Bomba (Faixas Etárias: 5-6 e 7-9): Existem muitos navios no oceano. Por mais rápido que eles naveguem, precisam tomar cuidado para nunca se chocarem ou podem acabar explodindo.

• Caça ao Tesouro (Faixas Etárias: Todas): Uma brincadeira que as crianças já conhecem, adoram, e combina muito com o tema “fundo do mar”.

Além das atividades realizadas pelos monitores, tínhamos uma sala de games equipada com vídeo game e uma sala com brinquedos grandes, sendo eles: piscina de bolinha, pebolim, ping pong, simulador de carro duplo e tombo legal. Tivemos também um camarim fashion, onde as crianças podiam fazer penteados diferentes e pintar as unhas; além de uma sala de danceteria que funcionou durante o dia todo, equipada com som, luz e Dj para as crianças dançarem. Pensando nas crianças de 0 a 2 anos, além dos filmes e brinquedos da Fisher Price, durante três períodos tivemos uma massagista que ensinava os pais a fazer Shantala em seus bebês.

Durante todo o dia, as crianças tinham oficinas que ensinavam a fazer chaveiro de feltro e quadros pintados a mão. Como brindes, ganharam mãos de cera e uma foto lembrança.

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO
A programação do K-C Kids 2012 foi dividida por faixa etária:

Programação - 0 a 2 anos
08h00 – Chegada
08h15 – Permanência com os pais
09h00 – Café da manhã com os pais
09h30 – Teatro – 1ª parte
10h00 – Apresentação – crianças e recreadores
10h00 – Brincando com sons
10h15 – Brincando com músicas
10h30 – Livrão
10h45 – Shantala
11h30 – Atividades com espelho
11h45 – Bolinhas de sabão
12h00 – Almoço livre com os pais
13h30 – Teatro – 2ª parte
13h45 – Leitura de história
14h00 – Hora da soneca
14h30 – Vídeo
15h00 – Playground infantil
15h30 – Brincando com as sensações
15h45 – Shantala
16h45 – Teatro – 3ª parte
17h15 – Encerramento.

Programação - 3 e 4 anos
08h00 – Chegada
08h15 – Permanência com os pais
09h00 – Café da manhã com os pais
09h30 – Teatro – 1ª parte
10h00 – Apresentação – crianças e recreadores
10h00 – Acorda!
10h15 – Bexigas no ar
10h30 – Oficina: Peixes de feltro
11h00 – Camarim fashion
11h30 – Games / Brinquedão
12h00 – Almoço livre com os pais
13h30 – Teatro – 2ª parte
13h45 – Oficina: mãos de cera
14h15 – Caça ao tesouro
14h45 – Oficina: Customização de quadros
15h15 – Games / Brinquedão
15h45 – Danceteria
16h15 – Tubarão: O Jogo Corporativo
16h45: Teatro – 3ª parte
17h15 – Encerramento.

Programação – 5 e 6 anos
08h00 – Chegada
08h15 – Permanência com os pais
09h00 – Café da manhã com os pais
09h30 – Teatro – 1ª parte
10h00 – Apresentação – crianças e recreadores
10h00 – Camarim fashion
10h30 – Games / Brinquedão
11h00 – Futebol Diferente
11h15 – Guardião e o Rei
11h30 – Oficina: Peixes de feltro
12h00 – Almoço livre com os pais
13h30 – Teatro – 2ª parte
13h45 – Oficina: Customização de quadros
14h15 – Games / Brinquedão
14h45 – Caça ao tesouro
15h15 – Danceteria
15h45 – Oficina: Mãos de cera
16h15 – Tubarão: O Jogo Cooperativo
16h45 – Teatro – 3ª parte
17h15 – Encerramento.

Programação – 7 a 9 anos
08h00 – Chegada
08h15 - Permanência com os pais
09h00 – Café da manhã com os pais
09h30 – Teatro – 1ª parte
10h00 – Apresentação – crianças e recreadores
10h00 – Games / Brinquedão
10h30 – Detetive
11h00 – Oficina: mãos de cera
11h30 – Camarim fashion
12h00 – Almoço livre com os pais
13h30 – Teatro – 2ª parte
13h45 – Games / Brinquedão
14h15 – Oficina: customização de quadros
14h45 – Oficina: peixes de feltro
15h15 – Caça ao Tesouro
15h45 – Tubarão: O Jogo Cooperativo
16h15 – Danceteria
16h45 – Teatro – 3ª parte
17h15 – Encerramento.

Programação – 10 a 12 anos
08h00 – Chegada
08h15 - Permanência com os pais
09h00 – Café da manhã com os pais
09h30 – Teatro – 1ª parte
10h00 – Apresentação – crianças e recreadores
10h00 – Detetive
10h30 – Camarim fashion
11h00 – Games / Brinquedão
11h30 - Oficina: mãos de cera
12h00 – Almoço livre com os pais
13h30 – Teatro – 2ª parte
13h45 – Oficina: peixes de feltro
14h15 – Danceteria
14h45 – Games / Brinquedão
15h15 – Oficina: customização de quadros
15h45 – Tubarão: O Jogo Cooperativo
16h15 – Caça ao Tesouro
16h45 – Teatro – 3ª parte
17h15 – Encerramento.

Galeria de imagens

 

Para que o evento fosse um sucesso, organizamos de forma a atender todas as necessidades dos participantes. Não foi necessário contratar segurança nem ambulância, pois ambos já existiam disponíveis no local do evento (prédio da empresa). O transporte foi por conta de cada funcionário, já que se tratava de um dia onde eles levariam seus filhos para o trabalho. Tínhamos a missão de deixar pais e filhos à vontade em um ambiente que é formal para os pais e desconhecido para as crianças. O desafio era criar um “novo mundo” para o público participante. Para isso, pensamos com cuidado em cada detalhe, para atendê-los de forma completa. Segue um descritivo geral sobre o evento:

Salas:
Sala Pitando o Pintado
Sala Ateliê do Polvo
Sala Lagosta Maluca
Sala Lula Louca
Sala Viajantes do Mar
Sala Soneca das Tartarugas
Sala Borbulhando
Sala Conchinhas do Mar
Sala Capitão Tubarão
Sala Colinho da Baleia
Sala Golfinho Brincalhão
Sala Corrida das Sardinhas

Decoração:
- Recepção:
Parede de balões de fundo
2 Algas gigantes
Cachoeira de chão
Tubarão
Tartaruga
4 Peixes diversos
Display Sereia
Chão forrado de azul
2 Coqueiros
Timão
Esqueletos
Baú com tesouros
Balcão com tecidos e baleia “saindo” dele
Parede atrás do balcão com voil azul iluminado
Acabamento com mini-balões em cima
-Auditório e Anexo:
Chão forrado de azul
Barco gigante para guloseimas (doces do buffet)
2 Coqueiros
Painel de fundo do mar no box truss
2 Algas com base de maçãs do amor
2 Algas com base de algodão doce
2 Esqueletos
- Corredor principal - Tesouros do Mar:
Painel com desenhos de fundo do mar (em frente à porta)
Chão forrado de azul
10 moreias
Barco pequeno azul
Alga gigante com concha para sentar
Corredor - Mistérios do Mar
Chão forrado de azul
10 moreias
Barco pequeno marrom
Balões de gás hélio
- Decoração complementar:
40 Peixes gigantes metalizados com gás hélio
300 Balões de gás hélio transparentes
5 Algas gigantes
Âncoras
Algas
Peixes
Escafandro
Baús pequenos
Areia com pedras
40 bolas (vários tamanhos) transparentes e azuis

Alimentação:
- Café da manhã:
Mini pão de queijo
Mini pão de batata recheado com calabresa ou catupiry
Bolo de chocolate cremoso
Saladinha de fruta individual
Mini lanche de presunto light, mussarela e requeijão
Mini lanche de salame, queijo prato e cream cheese
Refrigerante
2 tipos de sucos
- Café da tarde:
Mini pizza de mussarela e calabresa
Crepe suíço de queijo e chocolate
Mini Hot Dog
Pipoca salgada
Batata chips servida no carrinho
Saladinha de frutas individual
Maçã da Mônica
Refrigerante
2 tipos de sucos
- Mesa de doces:
Marshmallow
Balas de goma
Guarda-chuvinha
Teta de nega
Mini bolo de chocolate preto e branco
Maria-mole
Pirulitos diversos
Biscoitos
Bala de coco
Brigadeiro
Doces decorados
Chocolates diversos
Doces para decoração
Algodão doce
Maçã do amor
Confete
Marshmallow
Guarda-chuvinha
Pirulitos diversos
Bala de coco

Produção / Equipe
Coordenador geral
Produtores para montagem e desmontagem
Recreadores
Monitores para salas com brinquedos
Fotógrafo
Massagista para Shantala
Equipe de buffet

Outros
Decoração específica para cada sala
Criação de todas as peças
Crachás
Fraldário
Alimentação para a equipe
Avental
Carimbo
Rádios comunicadores
Equipamentos e brinquedos para as salas
Equipamento de som e luz para todo o evento

Na realidade, o K-C Kids 2012 foi a segunda edição do evento. Em 2011 realizamos a primeira edição, com o tema “Vale Encantado K-C Kids”, relacionando com a história de João e Maria.
Com essa experiência, tivemos uma grande evolução, pois conhecemos muito bem o público envolvido e as necessidades do cliente.

O desafio para a edição 2012 seria manter o conceito do evento, mas inovar em relação ao tema, atividades e criatividade. As crianças adoraram as atividades, ficaram envolvidas e participaram das brincadeiras. E não apenas as crianças, como seus pais também! Os colaboradores participaram junto a seus filhos e trocaram experiências com os colegas, aproximando as relações e curtindo um dia diferente.

Sendo assim, podemos dizer que conseguimos cumprir o briefing e superar os desafios propostos, satisfazendo o cliente.

Depoimento do cliente:
“O K-C Kids é um dos eventos mais esperados pelos colaboradores da Kimberly-Clark. É um dia muito especial, transformamos todo o escritório para receber com muito carinho os filhos de nossos funcionários. Em 2012, o evento surpreendeu a todos por sua linda decoração, ótimas atividades monitoradas, oficinas criativas e muita diversão em todos os espaços da empresa”.
(Larissa Santos Battistini – Comunicação Interna)

 
  • contato: (11) 2538-4156 - (11) 7377-8878