Evento Neutro
Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 13ª Edição

Case: ESTANDE HAMBURG SÜD
Candidato: Tradecom Eventos e Comunicação
Cliente: Hamburg Süd - Aliança
Segmento: Serviços
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

TRADECOM
O Grupo Tradecom é composto por três empresas: Tradecom Incentivo, Tradecom Eventos e Tradecom Comunicação. Apoiado nestes três pilares, o grupo forma uma agência de comunicação completa e inteligente, oferecendo campanhas de incentivo, planejamento e produção de eventos, e comunicação em geral. O departamento de eventos conta com profissionais experientes e engajados, utilizando suas habilidades para transformar o briefing do cliente em um evento de sucesso. Apresentando propostas inovadoras, atendemos grandes clientes do mercado: Natura, Pernambucanas, GM Brasil, Outback, Panpharma, Hamburg Süd, dentre muitos outros.
HAMBURG SÜD
Desde sua fundação em 1871, a Hamburg Süd evoluiu de uma empresa de navegação convencional para uma empresa global de logística de transportes. Hoje, faz parte do ranking das 20 maiores companhias de transporte de contêineres do mundo e é uma das principais na rota Norte-Sul. Como membro do Grupo Oetker, uma das maiores e mais conhecidas empresas da Alemanha, a Hamburg Süd também goza de uma reputação que vai além do setor de transporte marítimo, sendo um parceiro competente e confiável com soluções individuais, adaptadas às necessidades do cliente. Em 1998, o adquiriu outra grande empresa de navegação e logística: a Aliança. (Fonte: www.hamburg-sued.com)

ESTANDE
Estando agregadas ao mesmo grupo (Grupo Oetker), Hamburg Süd e Aliança participaram de forma unificada da Feira Intermodal 2013 (Feira Internacional de Logística, Transporte de Cargas e Comércio Exterior). O evento foi realizado no espaço Expo Transamérica (São Paulo – SP) entre os dias 2 e 4 de abril. A Tradecom produziu um estande cenográfico de grande porte para Hamburg Süd-Aliança, que chamou a atenção dos visitantes da feira.

Ficha Técnica
Título: Estande Hamburg Süd-Aliança.
Tema: Navegação.
Local: Expo Transamérica (São Paulo – SP).
Data: 2 a 4 de abril de 2013.
Periodicidade: 3 dias de feira.
Abrangência: internacional.
Descritivo: Estande cenográfico de grande porte para Hamburg Süd-Aliança, para participação na Feira Intermodal 2013.

Briefing / Desafios
Intermodal South America segue a tendência mundial na organização de evento profissional segmentado, dirigido e focado em profissionais de decisão no segmento. Consagrada como a maior e mais importante feira na América Latina, a Intermodal reúne, em três dias de realização, os principais players do setor de logística, comércio exterior e transporte mundial. O evento apresenta tecnologia em serviços, equipamentos e produtos, inovação e muita informação impulsionando negócios e parcerias, servindo de plataforma para lançamentos, reforço de marca, joint-ventures, vendas e networking. Intermodal South America conta com expositores nacionais e internacionais vindos da América Latina, América do Norte, Europa e Ásia. (Fonte: www.sitedalogistica.com.br)

Nosso desafio era produzir um estande que se adequasse à grandeza da Intermodal. Era preciso mostrar a importância da Hamburg Süd-Aliança no mercado e chamar a atenção dos visitantes da feira.


Conceitos / Metas
Para a Feira Intermodal 2012, a Tradecom já havia produzido estande para a Hamburg Süd-Aliança. O estande era de grande porte, porém não cenográfico. O layout era moderno, mas não fazia referência ao ramo de atuação do cliente.

A meta era produzir um estande mais elaborado, que fosse diferenciado dos demais. Também precisava ser amplo para receber uma grande movimentação de visitantes. Além de funcional, o estande tinha de ser bonito e inovador.

Sabendo que em 2013 a Hamburg Süd faria o lançamento de um navio, utilizamos essa referência para a escolha do design do estande. No briefing não foi solicitado um tema específico. Então, podemos dizer que o conceito seguido foi o lançamento do novo navio, ou seja, inovação!




Ações /Soluções
Realizamos um estande de grande porte, contendo 200 m² (20m x 10m) e 5,10m de altura, com visual cenográfico. O estande foi produzido com a aparência de um navio, remetendo ao ramo de atuação da Hamburg Süd-Aliança.

Para o público da Intermodal, a sensação transmitida era de que um navio de verdade estava ancorado entre os demais estandes da feira. Isso chamava a atenção dos visitantes e despertava a curiosidade.

Ao entrarem no “navio”, os visitantes encontravam mesas bistrôs e banquetas na parte frontal, onde fora reproduzido uma espécie de deck. Neste espaço, havia também uma tela ilustrada; na parte interna, fotos e resumo da biografia de grandes navegadores; na parte externa, uma imagem de um navio da Aliança; e uma corrente no alto, ligando essa tela ao navio.

No centro do estande, onde seria a parte interna do navio, havia 6 (seis) salas de reunião, equipadas com mesa, cadeiras e aparador. As laterais externas eram formadas por vidros (das salas de reunião) com desenho de janelas escotilhas (imitando as janelas de um navio); e letras-caixa com o logo da Hamburg Süd e da Aliança.

Por fim, ao fundo do estande, na parte interna havia uma copa e uma sala-depósito; e na parte externa, uma tela com bordas iluminadas, ilustrada com uma imagem de navio da Hamburg Süd.

Galeria de imagens

 

Para que o estande transmitisse a sensação que desejávamos, realizamos primeiramente um projeto em 3D e depois contratamos uma empresa apenas para a montagem do estande. No entanto, todo o projeto é de autoria da Tradecom. Segue descritivo dos itens utilizados para a produção do estande.

Descrição:

- Montagem - Estande:
Piso
Paredes - divisória
Paredes de vidro
Teto
Testeira
Portas
Guarda-corpo
Correntes
Pilares

- Mobiliário:
4 mesas redondas de vidro
2 mesas retangulares de vidro
28 cadeiras
6 aparadores
7 bistrôs
21 banquetas
10 lixeiras

- Copa / Depósito:
Prateleiras
Pia
Freezer
Geladeira

- Comunicação Visual:
Quadros (6): PS adesivados, acabamento em moldura
Parede Painel Frontal (2): lona impressa
Parede Painel Fundo (1): lona impressa
Testeira (4): Logos em Spuma Pack /Isopor
Parede Fundo Sala Reuniões (2): Logos em Spuma Pack /Isopor
Parede Copa /Depósito (2): Logos em Spuma Pack / Isopor
Vidros: Adesivo Filetado e Imagens de Escotilhas
Sala de Reunião: adesivo impresso

- Elétrica:
Quadro de força
Iluminação conforme projeto
Tomadas
Instalação elétrica

- Equipe:
1 Produtor
Criação
1 Faxineira
2 Recepcionistas
1 Segurança

Galeria de imagens

 

A Hamburg Süd já é uma empresa conhecida no mercado, em seu ramo de atuação. O objetivo do cliente não era ganhar reconhecimento ou realizar divulgação, e sim manter sua boa imagem recebendo bem seus clientes em um estande amplo e bonito.

A maioria dos visitantes do estande já eram clientes, mas por ser um estande diferenciado, a Hamburg Süd-Aliança atraiu os demais visitantes da feira Intermodal. As salas de reunião estavam sempre cheias, o que demonstra o interesse do público.

Sendo assim, podemos dizer que cumprimos com sucesso a nossa missão; pois além de conseguir manter a boa imagem da Hamburg Süd e sua participação na feira Intermodal, conseguimos fazer com o estande da empresa se destacasse dos demais e atraísse novos visitantes, e não apenas os clientes que já conheciam a empresa.

DEPOIMENTO DO CLIENTE
“Quanto a TRADECOM, o atendimento, empenho e dedicação desde o inicio da contratação é algo incrível. Além de vestirem a camisa, sempre estão antenados em todas as necessidades do projeto”.
(Ricardo Miranda – Departamento de Compras – Hamburg Süd)

 
  • contato: (11) 2538-4156 - (11) 7377-8878