Evento Neutro
Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 13ª Edição

Case: XII CONGRESSO PAULISTA DE UROLOGIA
Candidato: RV Mais
Cliente: Sociedade Brasileira de Urologia – Seccional São Paulo
Segmento: Eventos
Estado: SP
TROFÉU LEVITATUR
Categoria: Congresso Nacional
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

Empresa Organizadora

A RV Mais Promoção & Eventos é uma empresa brasileira do ramo de promoção e eventos com mais de 20 anos no mercado.

Atua com responsabilidade e paixão, para oferecer as melhores soluções aos clientes. Possui vasta experiência na realização de eventos para entidades e empresas, como congressos, simpósios, workshops, road show para lançamento de produtos, ação de incentivo, convenção de vendas, endomarketing, campanha de relacionamento, eventos de integração e confraternização, etc, buscando sempre a excelência nos resultados.

Está localizada em São Paulo e dispõe de know-how, infraestrutura física e tecnológica que possibilita oferecer serviços para atender todas as etapas de produção: planejamento financeiro, cronograma, inscrições, comunicação, criação & web, organização geral, coordenação e acompanhamento pós-evento.

Nossos clientes:
Abbott, Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos - ABTO, AstraZeneca, Centro Oncológico Antônio Ermírio de Moraes, Centro de Oncologia Campinas, Centro de Oncologia D´Or , Clínica Urodinâmica, Clínica Medicina da Mulher, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil - CNA, Elemento Humano Consultoria, Coloplast, FMABC, Hospital Oswaldo Cruz, Inmed, Intercoiffure, Janssen-Cilag, Johnson & Johnson, Jacques Janine, Latin American Cooperative Oncology Group - LACOG, Pfizer, Roche, Sociedade Brasileira de Urologia (Nacional e Seccional-SP), Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor - SBED, Associação Brasileira de Endometriose e Ginecologia Minimamente Invasiva - SBE.

Cliente

A Sociedade Brasileira de Urologia – Seccional São Paulo foi fundada em 1969 e possui mais de 1300 associados.

Desde o início das atividades, já promoveu diversos eventos e encontros entre os urologistas e, para isso, conta com a RV Mais Promoção & Eventos há mais de 10 anos.

O Evento
Ficha Técnica

Título: XII Congresso Paulista de Urologia
Data: 5 a 8 de setembro de 2012
Empresa Organizadora: RV Mais Promoção e Eventos
Cliente: Sociedade Brasileira de Urologia – Seccional-SP
Número de participantes: 2331
Abrangência: Nacional
Periodicidade: Bienal

Saiba por que o 12º Congresso Paulista de Urologia foi considerado o maior encontro urológico da América Latina em 2012.

A RV Mais já realizou diversas edições do Congresso Paulista de Urologia. E para a 12ª edição, o desafio foi ainda maior: Superar as edições anteriores, conferindo um ritmo e características diferenciadas às programações científica, social e feminina.

Com o apoio de seis sociedades médicas internacionais (AUA, EAU, Endourological Society, SLAMS, ABEIS e UROLA), o evento alcançou um recorde, trazendo 18 renomados palestrantes estrangeiros e um público que participou ativamente de todas as atividades propostas.

Além de trazer o que há de mais novo no mundo, o Congresso proporcionou uma oportunidade de reciclagem dos temas e reforço dos conhecimentos.

Com uma programação diversificada e completa, este mega congresso foi realizado durante quatro dias:

- Uma Programação Científica diferenciada para promover discussão, aprimoramento e atualização;

- Programação Feminina voltada para as acompanhantes dos congressistas;

- Programação Social com momentos de descontração e interação destinada aos participantes e toda a família;

- Exposição Comercial com os principais fabricantes, distribuidores, revendedores e representantes de equipamentos médicos e hospitalares.

A RV Mais Promoção & Eventos foi a empresa responsável pela formatação do projeto para a Sociedade Brasileira de Urologia – Seccional-SP, assim como pela captação de patrocínio, organização geral do evento, secretaria executiva, sistema de inscrições, desenvolvimento de identidade visual, cenografia, sinalização e produção das peças e materiais.

Perfil dos Participantes e Público-alvo

Entre os participantes do evento, 80% é formado por médicos urologistas, 20% de médicos de outras especialidades que tenham interface com a Urologia, além de residentes, acadêmicos, enfermeiros e psicólogos.

Galeria de imagens
Site do Evento
Comunicado
Programa Final entregue no evento
Programa Final entregue no evento - Página interna
Credenciamento / CAEX
Plenária
Plenária
Plenária
Plenária
Plenária
Plenária
Plenária
Plenária - Teatro WTC
Plenária - Teatro WTC
Plenária - Teatro WTC
Totem de Sinalização
Totem de Sinalização
Adesivos nos vidros
Adesivos nos vidros
Adesivos nos vidros
Adesivos nos vidros
Área de Exposição
Área de Exposição - Interação com os Participantes
Bate Bola com Juca Kfouri
Bate Bola com Juca Kfouri
Stand up com Oscar Filho
Stand up com Oscar Filho
Stand up com Oscar Filho
Plenária
 

 

O XII Congresso Paulista de Urologia foi uma oportunidade única para a troca de informações e deixou os urologistas frente a frente com as descobertas mais recentes da área.

Para atender um evento deste porte, foi escolhido um dos principais e mais preparados espaços de São Paulo, o Sheraton WTC Hotel, que atendeu com excelência o número de participantes em salas, quartos, entre outros serviços.

O tema que compôs toda a identidade visual do evento foi o futebol. O ambiente recebeu painéis com fotos dos maiores craques do esporte no Brasil, como Zico, Romário, Taffarel e, em destaque, o Rei Pelé.

Nos intervalos das sessões plenárias e cursos, atletas vestidas com a camisa do Brasil mostravam suas habilidades em fazer “embaixadinhas” gerando interação com os participantes.

Na plenária, o destaque ficou por conta de um telão panorâmico de 50m largura X 8m altura, que garantiu uma ótima projeção dos slides e imagens do Congresso.

Comunicação assertiva

Devido ao grande público esperado para esse evento, a comunicação foi agressiva, com disparos de email marketing, envio de mala direta, postagens em redes sociais e criação de um hot site exclusivo, que trazia todas as informações do evento, como programação científica, feminina, social, inscrições, detalhes dos convidados internacionais, expositores, local do evento, sistema de inscrição, entre outras informações.

Uma MULTI – PROGRAMAÇÃO

Programação Científica

Durante quatro dias, urologistas brasileiros, vindos de diversas cidades do País, tiveram contato com uma programação científica de alto nível com um conteúdo diversificado.

Palestras, cursos teóricos e práticos, tutoriais, simpósios satélites e workshops apresentaram os temas de maior interesse de todos os urologistas, com informações diferenciadas, novidades no campo científico, pesquisa e lançamento de novos medicamentos.

Convidados

Esta edição do Congresso Paulista contou com a participação de 250 especialistas brasileiros e um time de 18 craques internacionais.

Palestrantes Internacionais

Foram trazidos 18 palestrantes estrangeiros, vindos de diversos países, como Estados Unidos, Canadá, Itália, Inglaterra, Suécia, Argentina, entre outros.

Alexandre Zlotta – Canadá
O Dr. Alexandre Zlotta graduou-se em Medicina pela Universidade de Bruxelas, na Bélgica, onde também fez sua residência em Urologia e obteve seu título de doutorado. É cirurgião e diretor de Uro-Oncologia no 'Murray Koffler Urologic Wellness Centre do Hospital Mount Sinai' e cirurgião na 'University Health Network', no 'Princess Margaret Hospital' e ainda no 'Toronto General Hospital'.

Christian Schwentner - Alemanha
Urologista Consultor do Departamento de Urologia Pediátrica da Universidade Médica de Innsbruck; membro da Sociedade Europeia de Urologia Pediátrica, a Associação de Urologia e da Sociedade Europeia Endourological, e é secretário-geral da Sociedade Austríaca para a Urologia Pediátrica.

David Crawford - EUA
Graduado pela Universidade de Cincinnati e com estágio e residência-médica no 'Good Samaritan Hospital' dessa mesma cidade, o americano David Crawford é especialista em câncer de próstata, HPB e outros cânceres urológicos.

Eugene Y. Rhee - EUA
O norteamericano Eugene Y. Rhee fez seu curso de Medicina na 'Emory University School of Medicine', em Atlanta, no estado da Georgia, onde também obteve sua graduação em Biologia e Ciência Política.

Fernando J. Kim - EUA
O brasileiro radicado nos Estados Unidos graduou-se em Medicina na Universidade de São Paulo. Após estágio-médico na Universidade do Colorado, fez residências em Cirurgia Geral e Urologia na “Loyola University Medical Center”.

Francesco Montorsi - Itália
Graduado pela Universidade de Milão, foi lá também que o italiano Francesco Montorsi completou sua residência médica em Urologia. Já na Universidade de Pisa, fez residência em Andrologia.

Francesco Sanguedolce - Itália
Formado em Medicina e Cirurgia pela 'Università degli Studi di Palermo', o italiano é especialista em Urologia pela 'Università di Bologna'. É também fellow na Unidade de Litíase da Fundação Puigvert.

Gary Lemack - EUA
Formado pela 'Cornell University Medical College' Gary E. Lemack é professor do Departamento de Urologia da UT Southwestern, atuando também no Departamento de Neurologia.

Kurt G. Naber - Alemanha
Professor de Urologia da 'Technical University' de Munique e autor de mais de 540 artigos e compõe o corpo editorial de diversos jornais científicos.

Marcela Bailez - Argentina
Grande especialista em cirurgia vaginal em DDS.

Marcus J. Drake - Inglaterra
Formado pelas Universidades de Cambridge e Oxford, o Dr. Marcus J. Drake é especialista em diagnóstico e tratamento de problemas da bexiga.

Pat Malone - Irlanda
Especialista em cirurgia pediátrica e uropediatria, o Dr. Pat Malone atua no 'Southampton University Hospitals Trust' desde 1990. Foi secretário da Sociedade Europeia de Urologia Pediátrica e da Associação Britânica de Uropediatras.

Paul E. Perito - EUA
O norte-americano é formado em Química pela 'Emory University' e em Medicina pela Universidade de Maryland. Sua experiência profissional na Austrália e na África o ajudou a criar um departamento de estudos internacionais na Universidade de Maryland.

Per-Anders Abrahamsson – Suécia
O sueco radicado nos Estados Unidos Per-Anders Abrahamsson graduou-se em Medicina na 'Lund University', na Suécia, onde também obteve seu título de doutorado.

Roberto de Castro - Itália
Diretor do Departamento de Urologia Pediátrica do Hospital Petrucciani, Lecce, Itália.

Sergio Victorio Metrebian - Argentina
O Dr. Sergio Metrebián é membro do serviço de urologia do Hospital de Córdoba e do Hospital Privado, onde também é chefe da divisão de Urologia.

Stephan Thüroff – Alemanha
O alemão é vice-presidente do departamento de Urologia da Klinikum Harlaching, em Munique.

Wilson Molina – EUA
O brasileiro radicado nos Estados Unidos Wilson Molina graduou-se na Escola Paulista de Medicina, da Universidade Federal de São Paulo, onde também conclui sua residência médica em Cirurgia Geral e Urologia.

Encontros com Sociedades Internacionais

Buscando estreitar seus laços de cooperação científica, a SBU-SP incluiu na programação da Plenária, encontros com Sociedades Urológicas Internacionais.

As reuniões com a EAU (European Association of Urology) e a AUA (American Association of Urology) foram feitos de maneira inovadora, em forma de “play-offs” nos quais, a cada ponto-contraponto, a plateia opinava por meio de votação eletrônica, para definir o consenso comum final sobre a melhor conduta em cada situação apresentada.

O Encontro com a UROLA (Sociedade de Uro-Oncologia Latinoamericana) trouxe discussões acaloradas, tais como: diagnóstico de câncer de próstata de baixo risco, o papel da braquiterapia e o manejo de massas residuais pós-quimioterapia em tumores testiculares não-seminomatosos.

Por fim, o Encontro com a Endourological Society começou com um link direto
entre São Paulo e Istambul (Turquia), com o Dr. Stephen Nakada (secretário geral da Sociedade), onde também estava sendo realizado o Congresso Anual da Endurological Society (WCE 2012). Este encontro, além de trazer as últimas novidades tecnológicas da cirurgia minimamente invasiva, marca o início de uma parceria promissora de troca de conhecimento e experiências entre as duas sociedades. A AUA (American Urological Association) enviou carta à SBU-SP destacando a qualidade do XII Congresso Paulista de Urologia e demonstrando desejo de estreitar relações em futuros projetos.

Tutoriais

Durante a programação científica, foram oferecidos quatro tutoriais, voltados ao aprimoramento dos urologistas.

No tutorial de Uropediatria, que ocorreu em conjunto com o X Simpósio Bienal de Urologia Pediátrica e I Workshop de Uropediatria SBU-SP, o ponto forte foi a presença marcante de grandes nomes da Uropediatria mundial, como o Dr. Pat Malone, irlandês especialista em Urologia Reconstrutiva; o Dr. Christian Schwentner, alemão com atuação em técnicas minimamente invasivas em Uropediatria; e também o Dr. Roberto de Castro (Itália) e a Dra. Marcela Bailez (Argentina). Somada aos convidados nacionais, a participação desses grandes nomes da Uropediatria brasileira e mundial contribuiu para a abordagem em alto nível dos principais assuntos da atualidade nessa subespecialidade.

Os tutoriais de Endourologia e de Uro-Oncologia também tiveram salas cheias durante todo o dia. Na Endourologia, além das discussões sobre o tratamento das diferentes apresentações da doença litiásica, o período da tarde foi reservado para a Laparoscopia e Robótica, com uma abordagem muito prática sobre como iniciar o treinamento na cirurgia robô-assitida.

O tutorial do Jovem Urologista foi mais uma iniciativa da SBU-SP para ajudar no planejamento da carreira, montagem do consultório e adoção de práticas salutares na relação médico-paciente. Dentro deste tutorial, também ocorreu o Fórum dos Residentes de Urologia, com palestras da Comissão de Seleção e Título de Especialistas (CSTE) e da Comissão de Ensino e Treinamento (CET), ambas da SBU Nacional.


Ponto e Contraponto e Perguntas Diretas – Respostas Simples

Os encontros de Ponto e Contraponto e Perguntas Diretas – Respostas Simples, marcas registradas dos eventos da SBU-SP, também estiveram presentes na programação científica. Até o dia 8 de setembro, último dia do Congresso, os temas de discussão, sempre muito ricos, foram sobre Uro-Oncologia, Endourologia, Incontinência Urinária, Urologia de Consultório, Urologia Feminina, Bloqueio Androgênico Intermitente, Urodinâmica, Disfunção Miccional Masculina e Infertilidade.


Simpósios Satélites

Sete simpósios satélites, promovidos por grandes farmacêuticas e laboratórios médicos integraram a programação científica do Congresso. Foram eles:
• Da sexualidade a Hiperplasia Prostática Benigna;
• Terapia Hormonal para o Câncer de Próstata Avançado: Controlar os níveis, melhorar a qualidade de vida do paciente;
• A revisão dos Guidelines sobre: "Infecção do Trato Urinário Não Complicada e Infecção Urinária Recorrente;
• Desmistificando a Cistite Intersticial;
• Avanços Farmacológicos na HPB;
• Um Novo Tempo para o Tratamento do Câncer de Próstata;
• O Desafio de Tratar Eficazmente a Infecção Urinária no Cenário Atual de Resistência Bacteriana.


Take home message

Patrocinada pela indústria farmacêutica Sanofi, essa seção foi um dos pontos altos do evento. Teve como objetivo apresentar os destaques de cada palestra, em formato de tópicos, para facilitar o entendimento e aplicação da prática clínica.


Cursos Práticos

Nessa edição do Congresso foram promovidos 17 cursos paralelos voltados para atualização e aprimoramento profissional dos urologistas.

1. Saúde do Homem e Andrologia;

2. Urologia de Consultório e DST;

3. Infertilidade e Técnicas de Inseminação;

4. Câncer de Próstata Localizado, Localmente Invasivo e Metastático

5. Curso Prático de Microcirurgia

6. Transplante Renal

7. Bexiga Neurogênica e Urodinâmica

8. Prático de Urodinâmica

9. Câncer de Bexiga Invasivo e Não Invasivo

10. Farmacoeconomia em Urologia

11. Endourologia: NPC e Ureteroscopia

12. Câncer Renal Localizado e Avançado

13. Laparoscopia e Robótica

14. Incontinência Urinária Masculina

15. Curso de Revisores do International Brazilian Journal of Urology

16. Vídeo Curso - Avanços Tecnológicos no Tratamento da Técnica HPB

17. Técnicas Cirúrgicas Implantes de Próteses Masculinas - Esfíncter Artificial e Próteses Infláveis


Cursos Especiais

Foram oferecidos aos participantes (urologistas e acompanhantes), dois cursos diferenciados e pra lá de especiais.

A renomada Sommelière italiana Anna Rita Zanier, ministrou um curso de vinho, que abordou:
• A história dos vinhos;
• Principais uvas;
• Vinificação de vinhos brancos, tintos e espumantes;
• Técnica de degustação;
• Técnica de Harmonização.

E no final, houve a degustação de 3 deliciosos vinhos.

O segundo curso foi sobre café, promovido pelo Ateliê do Café, da fazenda Daterra, a primeira propriedade brasileira a receber a certificação Rainforest Alliance de Sustentabilidade.

Na ocasião, foi abordado sobre a história da bebida no mundo e as principais informações sobre o seu universo, além é claro, de uma sessão de degustação no final, com diversos tipos de café.


Convidados Diferenciados

Para entreter o público durante a plenária, o Congresso Paulista contou com dois convidados pra lá de especiais.

No dia 7 de setembro, Juca Kfouri, jornalista e comentarista de futebol, falou de forma interessante e bastante dinâmica sobre os bastidores da preparação do Brasil para a Copa do Mundo, que acontece no Brasil em 2014.

No dia 8, foi a vez de Oscar Filho, apresentador do programa humorístico CQC e mestre em piadas descontrair os congressistas contando histórias divertidas em seu show de stand up comedy.


Programação Feminina

A programação da Comissão Feminina, voltada para as acompanhantes dos médicos, recebeu mais de 130 participantes, que frequentaram diversas atividades como:

• Aula-show de gastronomia com um toque todo especial do renomado chef de cozinha e apresentador do programa Hoje em Dia, da TV Record, Edu Guedes;

• A aula de dança com o consagrado coreógrafo e bailarino J.C.Violla que trouxe o empolgante ritmo do samba;

• Curso de automaquiagem Payot - com orientação e dicas de como fazer um make-up impecável do dia-a-dia e maquiagens mais elaboradas para festas.

• Palestras variadas que abordaram temas como: Moda, com truques especiais para amarrações de lenços; dicas de saúde, bem estar e qualidade de vida.

• Oficina de customização – Promovida durante três dias do evento. Na oficina; instalada em uma das salas do Sheraton WTC Hotel, as participantes aprenderam diversas técnicas para enfeitar bolsas, acessórios, caixas e muito mais.

• Bate-papo especial sobre o universo feminino com uma das autoras do Blog Mulheres de 40.

• Passeio por importantes comércios de roupas e moda da cidade de São Paulo, como as ruas 25 de março e José Paulino.

A programação feminina ofereceu ainda uma exposição e venda de joias e semijoias e um relaxante Espaço Zen, com uma equipe que realizou sessões de reflexologia; uma técnica de massagem para pés e mãos.


Programação Social

Um dos momentos mais esperados pelos participantes e acompanhantes da 12ª edição do Congresso Paulista foram as apresentações das bandas Rod Hanna e Ultraje ao Rigor; que reuniram mais de 1100 congressistas no dia 6 de setembro, no Via Funchal, uma das principais casas de shows de São Paulo.

No dia 7, no Club A, aconteceu o tradicional Jantar do Presidente. O evento contou com um sofisticado jantar e o animado show da banda The Soundtrackers, que apresentou as trilhas sonoras de filmes famosos ao mesmo tempo que as produções eram exibidas em um telão ao fundo.


Exposição Comercial

Ao todo, o evento contou com 56 expositores que trouxeram as novidades em equipamentos médico-hospitalares, radiologia, medicamentos e livros, e ocuparam todo o Ballroom no Piso C e o hall do Piso C5.

Algumas empresas expositoras:

• Astellas
• AstraZeneca
• Apsen
• Bard
• Bayer
• Bioprime
• Biosat
• Boehringer Ingelheim
• Boston Scientific
• E.M.S.
• GSK
• Janssen-Cilag
• Lilly
• Merck Serono
• MSD
• Olympus
• Sanofi
• Strattner
• Syncrofilm
• Viva Group
• Zambon
• Zodiac

Galeria de imagens
Festa de Confraternização
Festa de Confraternização - Show Rod Hanna
Festa de Confraternização - Show Ultraje a Rigor
Festa de Confraternização - Show Ultraje a Rigor
Programação Feminina
Programação Feminina com Edu Guedes
Programação Feminina com Edu Guedes
Programação Feminina com Edu Guedes
Programação Feminina com J.C. Violla
Programação Feminina com J.C. Violla
Programação Feminina - Curso de Auto maquiagem
Programação Feminina - Curso de Auto maquiagem
Programação Feminina - Curso de Auto maquiagem
Programação Feminina - Palestras Diversificadas
Programação Feminina - Palestras Diversificadas
Programação Feminina - Palestras Diversificadas
Programação Feminina - Oficina de Customização
Programação Feminina - Oficina de Customização
Jantar do Presidente
Jantar do Presidente
         

 

Para a RV Mais Promoção & Eventos foi muito importante e uma grande satisfação participar de um projeto dessa magnitude, com alta qualidade científica e profissionais renomados do Brasil e exterior. O retorno do cliente em relação aos eventos foi extremamente positivo.

Comentários relevantes

O Congresso foi muito interessante e bem estruturado. Eu realmente gostei muito dos esforços da organização em reunir tantos renomados experts de todo o mundo. Eu também anotei algumas das suas ideias que podem ser reproduzidas em encontros futuros na Europa: por exemplo, eu senti a plateia bem envolvida assistindo às sessões de Painel que eu participei, no qual os palestrantes foram chamados para dar simples, mas respostas completas para perguntas diretas. Fiquei impressionado em ver as salas sempre cheias, o que é irrefutavelmente um sinal direto do interesse surgido pela excelente qualidade científica das sessões.
(Francesco Sanguedolce - Palestrante italiano)

A plenária foi bem organizada, trouxe temas interessantes e as patologias que aparecem mais no dia a dia do urologista.
(Emilio José Pinto Neto – Avaré – SP)

Gostei da palestra de cirurgia robótica [Ponto e Contraponto: Uro-Oncologia – prostatectomia radical robótica x aberta]. Foi uma boa noção do que acontece nas cirurgias nos países desenvolvidos.
(Paulo Roberto Agostini - Novo Hamburgo – RS).

O congresso em si foi excelente, alto nível dos convidados nacionais e internacionais. Abrangeu todos os temas em Urologia e as instalações são sensacionais. Não deve nada a nenhum congresso internacional.
(Wilson Molina – Palestrante nacional)

Um evento bem-sucedido é a soma de uma equipe dedicada atenta a todos os detalhes do processo. O XII Congresso Paulista de Urologia passou por um minucioso planejamento. Desde o início de 2012 até o mês que antecedeu o Congresso, a RV Mais Promoção & Eventos realizou mais de 25 reuniões realizadas com a Comissão Organizadora da Sociedade Brasileira de Urologia – Seccional São Paulo para que tudo saísse de acordo com o planejado.

 
  • contato: (11) 2538-4156 - (11) 7377-8878