Evento Neutro
Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 13ª Edição

Case: NOS TRILHOS DA HISTÓRIA | THÁ
Candidato: Atmosfera Eventos
Cliente: Thá
Segmento: Eventos
Estado: PR
TROFÉU EXPO CENTER NORTE
Categoria: Evento Social
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

Título: Nos Trilhos da História Thá
Local: Londrina | Central de Vendas Thá
Data: 13 de Dezembro de 2012
Abrangência: Regional
Número de Convidados presentes: 200 pessoas
Agencia de Marketing Promocional e eventos: Atmosfera Eventos
Agencia de comunicação: Gpac
Assessoria de Imprensa: Roberto Francisco
Mídias sociais: WSI
Exposição fotográfica: FotoClube Londrina
Painel Artístico: Uau! Street
Empresa | Cliente: Thá

O Grupo Thá, que completou 117 anos em 2012, é considerada líder no setor de incorporação, engenharia/construção e imobiliária em sua região e uma das mais antigas empresas neste setor do Brasil.

Apesar deste histórico, o Grupo Thá só recentemente entrou no mercado de Londrina (PR) e ainda é pouco conhecido na cidade. Por essa razão queria realizar um evento diferenciado para as festividades de final de ano.

A ação deveria, portanto, ser realizada no mês de dezembro e deveria resgatar um fato que mostra a presença do Grupo Thá na história da cidade.

O Grupo Thá orgulha-se de ter participado da história de Londrina, sendo responsável pela construção da nova então nova Estação Ferroviária, iniciada em 1945, um dos mais emblemáticos e belos prédios do município. 
Na época, o município apresentava um crescimento econômico espantoso, graças ao café. A estação ferroviária foi inaugurada em 1950, no auge da cafeicultura. Tinha então 16 anos como município e já contava com uma das maiores e mais bonitas estações ferroviárias do País.

O funcionamento da Estação perdurou, por décadas, como uma marca de progresso do Norte do Paraná. Até que com o crescimento da cidade, nos anos 70, foram planejadas obras para modificar a ferrovia. Os trilhos saíram do Centro e a antiga Estação passou a ser propriedade da Prefeitura de Londrina, e mais tarde foi transformada no Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss. 

Com o briefing em mãos, marcamos a data para o evento. Seria no dia 13 de dezembro, aproveitando a semana de aniversário de Londrina, comemorado no dia 10.

Durante 30 dias um grupo de artistas, liderado pelo arquiteto e designer Christian Steagall-Condé, produziu um painel de 45 metros quadrados, utilizando-se de diferentes técnicas de grafitti, retratando com fidelidade as características arquitetônicas do Museu Histórico de Londrina e aliando toques da arte do grafitti e dos artistas envolvidos. A obra foi revelada e concluída ao vivo em um coquetel exclusivo realizado para 200 c

Galeria de imagens
Produção do Painel
Produção do Painel
   

 

:: Objetivo do evento ::

O principal objetivo desse evento era proporcionar uma experiência diferenciada para os clientes e convidados da Thá, criando um ambiente descontraído, agradável, onde a arte pudesse ser apreciada e compartilhada. O evento seria marcado por uma homenagem à cidade de Londrina.

Como tema central, um dos principais ícones de Londrina e do Norte do Paraná, o prédio do Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss. O belíssimo projeto arquitetônico emprestou seus traços para uma obra de arte em graffiti de grandes proporções. A fachada do prédio, inaugurado em 1950, foi transformada num quadro de 45 metros quadrados, com 15 metros de largura por 3 metros de altura, pintado (ou grafitado) pelo arquiteto e designer Christian Steagall-Condé e uma equipe de jovens profissionais de artes visuais, em uma empena da central de vendas da Thá.

A obra levou 30 dias para ser produzida e deveria seria concluída ao vivo marcando a abertura da ação cultural Trilhos da História. Além do painel a ação contou igualmente com uma seleção de mais de 50 fotos da cidade que fazem parte do acervo do FotoClube de Londrina.

:: A escolha do tema ::

Como ligar a Thá à cidade de Londrina? Ao resgatarmos a história da empresa, revelamos que o Grupo Thá participou da história da cidade, sendo responsável pela construção da nova Estação de Londrina, iniciada em 1945.  Cumprindo todas as especificações do projeto, a empresa Thá Filhos, assim chamada na época, venceu a concorrência para a construção do desafiador projeto.

Designado para estar à frente das obras, juntamente com o Sr. Ernesto Lange, o empreiteiro Reinaldo Thá teve o papel fundamental de coordenar o trabalho que envolvia a construção de uma nova e ampla estação em alvenaria, com todas as instalações necessárias ao tráfego. O funcionamento da Estação perdurou, por décadas, como uma marca de progresso do Norte do Paraná. Até que com o crescimento da cidade, nos anos 70, foram planejadas obras para modificar a ferrovia. Os trilhos saíram do Centro e a antiga Estação passou a ser propriedade da Prefeitura de Londrina, e mais tarde foi transformada no Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss. 

Por essa razão, nossa homenagem à cidade de Londrina não poderia deixar de trabalhar um dos principais atrativos turísticos e históricos da nossa cidade.

A homenagem foi realizada na mesma semana que a cidade de Londrina completou 78 anos. Com este presente, Thá procurou fortalecer seu vínculo com a cidade e seu povo comemorando de forma diferente o aniversário de Londrina e proporcionando o resgate da sua história na cidade.



:: O Graffiti::


Para a realização da obra, convidamos o "UAU!Street" - um grupo informal que atua em intervenções urbanas, em especial Arte de Vanguarda, utilizando a cidade como mídia. Comandado pelo arquiteto Christian Steagall-Condé, suas primeiras intervenções datam de 1984 tendo, de fato, introduzido o Graffiti como linguagem artística em Londrina.
O foco das equipes multidisplinares, formadas à cada nova ação, concentra-se na valorização das empenas urbanas, combatendo o vandalismo, promovendo a valorização predial e inspirando-se em ícones da história e resgates da memória Pés-Vermelhas.

De acordo com Christian Stegall Condé:
"O Graffiti, à frente das demais manifestações artísticas, é a única linguagem que tem dado conta das nossas complexas e fragmentadas contemporaneidades:
Primeiro, por que recupera a noção de que as cidades são concepções fundamentalmente humanas e à estes elas se destinam.
Segundo, por que não somente o Graffiti imprime caráter, como impulsiona as fruições estéticas individuais, já que faz com que a arte chegue até às pessoas, quando em seus trânsitos, não importam os meios que os cidadãos se utilizem para os seus deslocamentos diários."



:: O evento ::

A apresentação oficial da ação seria realizada no dia 13 de dezembro com a finalização ao vivo do painel de grafitti.

No dia do evento também seria aberta a exposição do Foto Clube de Londrina, com uma seleção de 50 imagens da Cidade. A mostra compõe parte do projeto “Trilhos da História Thá” que ficou na central de vendas da Thá até o dia 31 de janeiro de 2013.

O Foto Clube de Londrina foi fundado há 41 anos e é considerado um importante centro brasileiro de fotografia amadora. Os visitantes da mostra puderam conhecer uma seleção especial de trabalhos que integram o vasto  acervo do clube, que reúne pessoas de todos os perfis unidas pela paixão pela fotografia e por fotografar.

Ao chegarem na central de vendas, os convidados eram recebidos por manobristas uniformizados e encaminhados ao evento por uma equipe de recepção.

Ao entrarem no evento os convidados que em sua maioria conheciam a central de vendas da Thá, foram surpreendidos por uma ambientação diferenciada. A central de vendas, normalmente muito clara, teve todas suas luzes apagadas e uma iluminação cênica foi trabalhada de modo a conferir um clima intimista e diferenciado ao evento, sem deixar de iluminar adequadamente os painéis, fotos e a obra de arte.

Vários paineis auto explicativos da ação estavam dispostos no espaço, permitindo que os convidados pudessem conhecer a história da empresa e sua participação na cidade, assim como explicando o conceito da mostra e da arte em graffiti.

O clima descontraído era reforçado por um repertório musical selecionado com Jazz, New Jazz e lounge music comandado por um DJ

A fachada da Central foi adesivada com fotos da mostra do Foto Clube de londrina e iluminadas, formando um belíssimo painel. Já a parede externa da central tornou-se em uma tela de cinema, com projeção das fotos da mostra, dos vídeos do evento e grafismos que eram desenhados em sintonia com a música ambiente, tudo isso em tamanho 16 x 4 m chamando a atenção não apenas do público presente mas também do público externo que passa em frente ao local. (Cabe aqui dizer que a central de vendas fica em frente à entrada/saída do principal shopping da cidade.)

Um breve cerimonial explicava o conceito do evento, e a história da Thá na cidade de Londrina. Para mostrar os 30 dias do desenvolvimento do painel foi produzido um vídeo em stop motion que pode ser visualizado neste link:

https://www.youtube.com/watch?v=l_nvkiOzf-I

Ao encerrar o vídeo, os artistas do painel revelaram sua obra pré acabada, retirando o tecido que o recobria. Então com luzes coloridas e trilha sonora, os mesmos concluíram a obra diante dos olhos dos convidados.

Uma vez concluída a obra, um fotógrafo profissional garantiu que todos pudessem registrar sua presença em frente ao painel.

O evento continuou com o coquetel e com a interação dos convidados com os fotógrafos da mostra e os artistas do painel, encerrando com sucesso o evento e dando início à mostra que ficaria exposta por mais de 30 dias na central de vendas da Thá.

Galeria de imagens
Mostra Fotográfica
Mostra Fotográfica
Painel Fachada
Painel Fachada
Coquetel
Cerimonial
Finalização do Painel ao Vivo
Finalização do Painel ao Vivo
Finalização do Painel ao Vivo
Finalização do Painel ao Vivo
Finalização do Painel ao Vivo
Artistas e equipe da Thá
Mostra Fotográfica
Coquetel
DJ tocando uma seleção de jazz
Visão geral do evento - projeção na parede da central de vendas
Visão Geral do Evento
Painel de entrada
Painel de entrada
Painel explicativo grafitti
Painel explicativo Museu
Painel Time Line Thá
Painel |Sobre Londrina
Brinde | Cartão postal
Brinde | Cartão Postal (Verso)
       

 


:: Vídeo em Time Lapsed ::

Como retratar para os 200 convidados os 30 dias que antecederam a elaboração do painel? Como garantir que os convidados não visse o painel antes de sua finalização no evento? Para resolver esses problemas, criamos um vídeo condensando os 30 dias de trabalho em 5min de imagens, ultizando o conceito de time lapsed. A captação das imagens foi feita ao logo dos dias com 3 cameras e editadas para que os convidados pudesse ver a evolução da obra até o estágio semi acabado que iriam ver no evento. Uma vez concluido o vídeo os artistas removeram os 50metros quadrados de tecido que cobriam a obra para então finalizá-la diante dos convidados.


:: Projeção ::

Para que todos os convidados pudessem ver o vídeo sem dificuldade, projetamos simultaneamente todas as imagens e vídeos em 2 telas. Uma tam 3x2m na área interna da central de vendas e outro com mais de 10m de largura na parede externa da central (ver fotos).


:: O Grafitti ::

Para reproduzir o projeto arquitetônico do museu historico no porcelanato da central de vendas tivemos que estudar um revestimento que não estragasse o porcelanato e que pudesse ser facilmente removido uma vez a mostra concluida. Foram feitos vários estudos com os artistas para assegurar a melhor formulação para aquela superfície.


:: Exposição fotográfica ::

Para assegurar a iluminação adequada das fotos expostas na mostra fotográfica, foram instaladas lampadas direcionadas no teto da central de vendas.

A ação desenvolvida atraiu a atenção dos veículos de comunicação, tendo um excelente retorno de mídia expontânea.

Abaixo algumas matérias públicadas sobre a ação.

“Grafite retrata Museu Histórico” - Jornal de Londrina | Dia 14 de dezembro de 2012 | Capa do caderno de cultura

Painel em graffiti sobre o Museu Histórico de Londrina será entregue nesta quinta feira - O diário | 12 de dezembro de 2012 | Artes e Espetáculos

Graffiti de 45m2 homenageia fachada do Museu Histórico de Londrina | O diário | Artes e Espetáculos | 5 de dezembro de 2012

Grafite | Coluna Social Thiago Nassif | Folha de Londrina | 28 de dezembro de 2012

Trilhos da História | Blog Paçoca com Cebola | 18 de dezembro de 2012

Projeto “Trilhos da História” | Identidade Londrina | Agenda | 24 de Janeiro de 2013

Fachada do Museu inspira Graffitti de 45m2 em Londrina | Cinemaskope.com | 13 de dezembro de 2012 - http://www.cinemaskope.com/fachada-do-museu-inspira-graffiti-de-45-m2-quadrados-em-londrina/

Jornal da Tarobá 1a Edição - 14 de dezembro de 2012 | LINK PARA MÁTERIA - https://www.facebook.com/photo.php?v=137161989777570

- CBN Londrina: Painel em grafitti vai homenagear o Museu Histórico de Londrina | http://www.cbnlondrina.com.br/player-materia/painel-de-graffiti-vai-homenagear-o-museu-historico-de-londrina

Galeria de imagens
Entrevista com presidente do Foto clube | Jornal Tarobá
Materia Identidade Londrina
Matéria | O Diário
   

 

 
  • contato: (11) 2538-4156 - (11) 7377-8878