Evento Neutro
Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 13ª Edição

Case: SANTANDER - A 3 PASSOS DO PARAÍSO
Candidato: Agência Um Eventos
Cliente: Santander
Segmento: Serviços
Estado: BA
Troféu Projesom
Categoria: Comunicação Visual
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Santander - 3 Passos do Paraiso

Fundada em 1996, a Agência Um é uma das maiores empresas especializadas em eventos corporativos e viagens de incentivo da América Latina. Com uma bagagem de mais de 12 mil eventos organizados, a agência se dedica hoje a implantar, em todos os projetos, o conceito de experiências únicas e transformadoras. São aproximadamente 100 funcionários em prol da excelência na prestação de serviços. Entre os principais clientes estão Citibank, Johnson Controls, Fiat, Nextel, Santander, Albert Einstein, Ericsson e Bosch.
Outros pontos fortes da empresa são as criações de convenções de vendas, encontros corporativos e de relacionamento, sejam eles sociais, de responsabilidade social, sustentabilidade, ligados ao esporte ou até mesmo à cultura. Conferências internacionais, lançamento de produtos, campanhas de vendas, premiações e viagens de incentivo são outros projetos organizados com maestria pela agência. Completam a gama de serviços planejamentos para comunicação interna e endomarketing.
Vale ressaltar que a Agência Um é considerada pelo CIEE | IBOPE Solution como umas das melhores empresas para se estagiar no Brasil. Fora isso, em 2011 e 2012, a Agência Um foi a empresa com o maior número de eventos reconhecidos no Prêmio Caio, considerado o “Oscar dos Eventos”. Para mais informações, acesse www.agenciaum.com.br.

Galeria de imagens
       

 

Ficha Técnica do Evento:
Título: A 3 Passos do Paraíso.
Número de participantes: 275.
Local: Ilha de Comandatuba - BA.
Data: 19 a 23 de novembro de 2012.
Periodicidade: Anual.
Abrangência: Nacional.
Atividades paralelas: Agenda completa com competições esportivas e festas com atrações em todas as noites.
Conceito, projeto, desenvolvimento e descritivo completo do produto ou serviço realizado. Sua origem e evolução até o presente:

Essa viagem foi o prêmio de reconhecimento de uma das campanhas de incentivo do Banco Santander. Os principais diferenciais são o encanto e a exclusividade das atrações e atividades que não podem ser encontradas nos pacotes turísticos.

A Agência Um foi contratada para entregar esse sonho aos 275 participantes e desenvolver a viagem para a Ilha de Comandatuba, destino escolhido pelo cliente.

Trabalhamos na criação de toda a identidade visual, além da estratégia de comunicação para estimular os participantes a buscarem os resultados. Tudo foi pensado e estruturado para envolver os participantes e encantar a todos com peças de comunicação lúdicas, criativas e com as melhores soluções, através do tema "A 3 Passos do Paraíso".

Primeiramente, o desafio era criar uma viagem que marcasse a vida dos participantes para um local lindo, porém de fácil acesso por se tratar de um destino nacional. Era necessário criar algo forte, envolvente, um verdadeiro sonho.

Através dessa linha de pensamento, desenvolvemos uma identidade visual que, ao mesmo tempo, venderia o destino e nos daria a possibilidade de termos um leque bem aberto referente às peças de comunicação. E para isso, utilizamos como base dois caminhos: mostrar que a Ilha de Comandatuba é um verdadeiro paraíso e utilizar a imensidão de elementos culturais que a Bahia comporta.

As peças trazem imagens das lindas praias do local, elementos como conchas, coqueiros e outros do mar e os passos na areia, de modo que o participante se identificasse com a comunicação e entrasse no sonho das pegadas serem dele. Afinal, foi um longo caminho de trabalho para que ele chegasse até lá. Além disso, a música e a dança, tão presentes na vida dos baianos, complementaram maravilhosamente os textos e as artes das peças.

Como forma de estímulo aos participantes, foi desenvolvido um hotsite exclusivo que serviu de ferramenta de comunicação, cadastro de dados, informações e dicas da viagem para os ganhadores na pré-viagem.

Para mantê-los no clima do destino e envolvidos do começo ao fim, foram criados tags de bagagem que se transformavam em conchas, guia de viagem em coco verde com canudo, além de teasers, convites, bilhetes com facas especiais, sinalização, cenografia para as festas e uma série de outros materiais que deslumbraram a todos.

Galeria de imagens

 

Peças de comunicação:

Prancha conceito: a prancha conceito foi criada para que os participantes se sentissem verdadeiramente no paraíso. A linda paisagem e as pegadas na areia remetem a um estado de profundo descanso e despreocupação. O logo traz uma tipografia descontraída e utiliza as pegadas como forma de venda do destino, bem como os produtos que foram trabalhados durante a campanha como assinatura.
O vermelho em pincel era um elemento que o Santander estava usando em suas comunicações de modo geral.

Bilhete bem-vindos: este bilhete tem uma faca especial muito bem elaborada, trazendo a linda cultura da capoeira. O texto mostrava uma das músicas características da luta e, ao destacar um dos capoeiristas, o participante encontrava as a mensagem de boas-vindas e todas as informações de atividades do dia, sempre com uma linguagem incentivadora e de reconhecimento.

Bilhete abadá: este bilhete trazia a informação da festa da próxima noite. Além da carta, os participantes também receberam como brinde um abadá customizável para utilizarem na micareta. A peça trazia uma faca especial de um abadá de verdade, com a mensagem de que o participante poderia treinar a customização de seu abadá na própria peça para não ter erro. Essa peça de comunicação fez o participante interagir com uma das atividades da viagem, antes mesmo que ela acontecesse.

Imagens 007 e 008 | Guia de viagem: este guia é uma peça divertida e criativa, que traz uma faca especial no formato de um coco e, para encantar e transportar os participantes para uma atmosfera lúdica, todos os guias tiveram canudos reais colados na própria peça, de modo que parecesse uma verdadeira água de coco verde. Essa peça foi uma sensação entre os participantes, que entraram totalmente na brincadeira.

Bilhete premiação: este convite chamava a todos para a grande festa de premiação. Para reconhecer todo o esforço dos participantes para chegarem até lá, criamos uma série de bilhetes com faca especial no formato de pezinhos, simbolizando todos os passos que eles deram para ganharem o prêmio, além de relembrar todas as experiências únicas que eles tinham vivido na viagem até aquele momento. Essa peça também foi sensação, pois acompanhava maravilhosamente todo o conceito da campanha de incentivo e da viagem de premiação A 3 Passos do Paraíso.

Textos dos bilhetes:

BILHETE BV CAPOEIRA (BOAS-VINDAS)

Vim embora pra Bahia, Paraná. Porque aqui é meu lugar, Paraná!
Paranauê, paranauê, Paraná!
Seja muito bem-vindo à Ilha de Comandatuba!
Da mesma maneira que um capoeirista precisa saber cantar, tocar, dançar e lutar, você também precisou de muito gingado para chegar até aqui.
E agora é hora de colher os frutos desse compasso perfeito!
O primeiro passo da nossa inesquecível viagem será em meio à natureza, com um jantar especial e uma atração recheada de cultura.
Esteja na Praia Náutica às 19h30, com trajes brancos para o nosso luau “No Compasso da Capoeira”.
Aproveite o presente e divirta-se.

BILHETE ABADÁ (1ª NOITE)
Tem festa no Candeal, batuque no Cangerê. Eu vou levar meu timbal. Vou tocar samba pra você! Chegue, chegue, chegue!
O segundo passo da nossa viagem ao paraíso será cheio de energia! Confira a programação do dia:
07h às 10h30: Café da Manhã | Restaurante Giardino
09h às 11h00: Campeonato de Vôlei - Eliminatórias
12h às 15h30: Almoço | Restaurante Giardino
15h às 17h30: Campeonato de Futebol - Eliminatórias

E a noite não será diferente. A festa “Axé Meu Rei” será arretada, com tudo o que um vencedor tem direito!
Você está recebendo de presente um abadá customizável e algumas canetas para criar a sua arte e dançar com muito estilo.
E para não ter erro, utilize a frente deste convite para treinar!
Esteja no Terra de Gabriela, às 20h, vestido com o seu abada customizado.

BILHETE PANDEIRO
Quem não gosta de samba bom sujeito não é. É ruim da cabeça ou doente do pé!
O terceiro passo da nossa viagem ao paraíso começa tranquilo, com o Café da Manhã das 07h às 10h30 e almoço das 12h às 15h30, ambos no Restaurante Giardino.
Já a noite será cheia de ritmo e alegria. Vamos cair no samba, mesmo quem não souber dançar, vai ter que ver no que vai dar!
Nosso jantar será especial, com tempero baiano para animar!
Esteja na Aldeia de Comandatuba às 19h, com traje informal para a festa “Samba de Roda Baiano”.

BILHETE PÉS

Pé 1: Nosso primeiro passo foi cheio de ginga e cultura, com o luau “No Compasso da Capoeira”.
Pé 2: O nosso segundo passo foi uma verdadeira micareta, com direito a abadá e muita alegria na festa “Axé meu Rei”.
Pé 3: Nosso terceiro passo teve muito samba no pé. Até quem não é de dançar, dançou na festa “Samba de Roda Baiano”.
Pé 4: E depois de dar passos tão perfeitos, parabéns! Você chegou ao paraíso!
Mas antes da festa de reconhecimento, amanhã será o dia das finais dos campeonatos, confira a programação:
07h00 às 10h30: Café da Manhã | Restaurante Giardino
09h00 às 11h00: Campeonato de Vôlei - Final | Quadra próxima ao Restaurante da Praia
12h00 às 15h30: Almoço | Restaurante Giardino
15h00 às 17h30: Campeonato de Futebol - Final | Quadra próxima ao Campo de Golfe

E à noite, o momento mais esperado da viagem! Após a cerimônia de reconhecimento, você desfrutará de todos os privilégios e de uma grande surpresa que só um vencedor tem direito, na festa “O Paraíso é Aqui!”.
Esteja no Terra de Gabriela, às 19h com traje esporte fino.

Galeria de imagens

 

A viagem A 3 Passos do Paraíso do Santander foi um sucesso. A comunicação visual permitiu que todos se envolvessem no tema e tivessem informações sempre completas.

Desde o primeiro teaser eletrônico enviado tivemos feedbacks positivos. Os ganhadores nos respondiam que não possuíam nenhuma dúvida e que todas as informações estavam claras, além da comunicação que sempre estava impecável e de muito bom gosto.

No final, durante a avaliação total do evento, respondida por todos os participantes, a comunicação se mostrou um dos principais pontos. As avaliações foram:

Ótimo: 90%
Bom: 10%
Regular: 0%
Ruim: 0%

 
  • contato: (11) 2538-4156 - (11) 7377-8878