Evento Neutro
Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 13ª Edição

Case: PHILIPS - LANÇAMENTO NPI
Candidato: Agência Um Eventos
Cliente: Philips
Segmento: Eventos
Estado: SP
TROFÉU EXPO CENTER NORTE
Categoria: Lançamento de Produtos
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

Fundada em 1996, a Agência Um é uma das maiores empresas especializadas em eventos corporativos e viagens de incentivo da América Latina. Com uma bagagem de mais de 12 mil eventos organizados, a agência se dedica hoje a implantar, em todos os projetos, o conceito de experiências únicas e transformadoras. São aproximadamente 100 funcionários em prol da excelência na prestação de serviços. Entre os principais clientes estão Citibank, Johnson Controls, Fiat, Nextel, Santander, Albert Einstein, Ericsson e Bosch.
Outros pontos fortes da empresa são as criações de convenções de vendas, encontros corporativos e de relacionamento, sejam eles sociais, de responsabilidade social, sustentabilidade, ligados ao esporte ou até mesmo à cultura. Conferências internacionais, lançamento de produtos, campanhas de vendas, premiações e viagens de incentivo são outros projetos organizados com maestria pela agência. Completam a gama de serviços planejamentos para comunicação interna e endomarketing.
Vale ressaltar que a Agência Um é considerada pelo CIEE | IBOPE Solution como umas das melhores empresas para se estagiar no Brasil. Fora isso, em 2011 e 2012, a Agência Um foi a empresa com o maior número de eventos reconhecidos no Prêmio Caio, considerado o “Oscar dos Eventos”. Para mais informações, acesse www.agenciaum.com.br.

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Título: Um Espetáculo de Inovações.
Data: 30 de abril de 2013.
Local: Palácio dos Cedros.
Cidade: São Paulo.
Estado: SP.

Número de participantes locais: 120.
Periodicidade: pontual.
Abrangência: nacional e internacional.

O objetivo deste evento que planejamos para a Philips Healthcare foi lançar novos produtos da marca. O grande desafio era criar algo que encantasse e surpreendesse o público presente - 120 médicos conceituados e formadores de opinião -, pois esses convidados são chamados com frequência para esse tipo de lançamento.
Os produtos eras extremamente tecnológicos e, para que nosso evento acompanhasse essa característica e deixasse o público admirado, chamamos o evento de “Um Espetáculo de Inovações”.
A fim de sustentar esse conceito, existia a necessidade de desenvolver um conceito marcante e surpreendente para os lançamentos, além de agregar e diversificar ações de marketing, alavancar resultados a curto, médio e longo prazo e criar relacionamento e entretenimento.
Para o desenvolvimento de todos esses grandes desafios, buscamos focar em 3 pilares:
- Criamos um tema impactante e visualmente encantador, que será utilizado em todos os lançamentos de produto da marca.

- Utilizamos os produtos e a arquitetura do local, buscando a similaridade entre a comunicação visual das peças com os produtos e com o local do evento, que era o Palácio dos Cedros. Por este motivo, as artes trazem a imponência, a beleza e a elegância das colunas do palácio.

- Para construir a estruturação da identidade visual, criamos uma divisão bem definida nos layouts entre o que era o logo do evento, o descritivo dos produtos e uma mensagem de impacto. Utilizamos uma linha visual clean, que utilizou imagens dos produtos como pano de fundo.

- Os textos precisam conter termos comuns dentro do tema e, para que eles ficassem mais interessantes, focamos também no lançamento dos produtos e nas inovações que a Philips sempre traz ao mercado em primeira mão.

Tivemos como diferencial as intervenções artísticas que apresentaram as linhas de produto:
Para apresentar o produto PET/CT TF SELECT e MULTIVA, montamos um mock-up em tamanho real deste aparelho para surpreender o público.
Já para lançar o produto INTELLISPACE PORTAL e deixar os participantes admirados, montamos uma estação que nos permitiu simular um ambiente de trabalho, demonstrando de forma real a verdadeira funcionalidade do software apresentado. Ele permitia transformar qualquer computador convencional em uma estação de processamento.
O evento aconteceu no Palácio dos Cedros, em São Paulo. Inaugurado em 1923 no bairro do Ipiranga, a residência abrigou por mais de 20 anos a família de Basílio Jafet (primeira geração de imigrantes libaneses do Brasil). O local nos permitiu unir a mistura da arquitetura rústica aos produtos tecnológicos do segmento de Healthcare Philips. A ideia de fazer o evento em um palácio nos proporcionou o link ideal com os produtos inovadores da marca e a imponência do ambiente.
Logo na entrada, dando boas-vindas aos visitantes, mármores Carrara formam a escadaria da porta principal. Ao adentrar o imóvel, o convidado se transportou para um universo de exaltação à arte. No hall, formado por um vão livre que une o piso inferior ao superior, há colunas, capitéis e arcos que se impõem entre guirlandas, brasões e anjos barroquianos. Os convidados ficaram extasiados com a beleza e a infraestrutura que a Agência Um criou no palácio.
A iluminação do local é dada por dois vitrais em estilo art nouveau. Um está instalado no teto e funciona como uma claraboia. O outro se apresenta no fundo da escadaria de acesso do pavimento superior, em um segundo ambiente do hall principal. Rica em ornamentos, não há um só espaço entre os mais de 50 cômodos distribuídos nos quatro andares em que os convidados não se deparassem com pinturas, apliques ou esculturas.
Dividimos a Mansão Victor Hugo em 4 ambientes:

- Plenária: onde foram realizadas as apresentações de produtos por altos executivos da Philips do Brasil e América Latina, além de médicos renomados de importantes hospitais da Argentina e Brasil. Entre um lançamento e outro, intercalamos números de um sand artist (artista holandês que faz arte com areia), que apresentava os produtos através de sua arte e vídeos de divulgação.

- Área dos produtos: utilizamos 2 cômodos para apresentação física e divulgação demo.

- Social Area: montamos um lounge para relacionamento com os clientes.
Durante o evento “Um Espetáculo de Inovações”, além da organização, produção e acompanhamento do evento, fomos responsáveis pelo desenvolvimento de toda a comunicação visual, incluindo tema, nome, logo, identidade visual; sinalização; cenografia; roteiro; atração artística e comunicação em geral. Todos estes detalhes estão explicados a seguir.

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Convite
     

 

Estipulamos um cronograma que priorizou a montagem dos produtos no dia anterior com a chegada dos engenheiros da Philips. No dia seguinte, tivemos a chegada da empresa de cenografia para montagem da plenária e lounges.
Os convidados de outros estados e do exterior começaram a chegar um dia antes. Para isso, tínhamos uma equipe responsável por toda a logística aeroporto x hotel. O sand artist também chegou no dia anterior e pôde se preparar para as apresentações.
Aproveitamos a tarde do dia do evento para ensaiar e repassar o briefing com o artista da areia separadamente. Depois, fizemos o ensaio geral com as apresentações de produto.
Uma equipe médica devidamente equipada e com UTI móvel estava à disposição dos participantes para primeiros socorros, e seguranças estavam posicionados na entrada da Mansão Victor Hugo.
No credenciamento, os participantes foram recebidos por 2 recepcionistas caracterizadas com roupas do século XX escolhidas a dedo.
Para divulgação, tivemos e-mails mkt teaser, convite eletrônico e físico, reminder e mensagem SMS com todas as informações sobre agenda, dicas, localização e confirmação de presença.
Na saída, cada convidado pôde escolher um dos brindes que tínhamos disponíveis: as réplicas dos aparelhos que foram lançados, TF SELECT ou MULTIVA.

Agenda
19h00 — Recepção | Welcome Coquetel
20h00 — Welcome Speech | VP Healthcare
20h05 — Prêmios e Tendências | CEO Imaging Systems Philips
20h10 — Intervenção | Sand Artist
20h15 — Apresentação | MULTIVA
20h20 — Executivo Philips | Venezuela
20h25 — Dr. da área | Bogotá
20h30 — Apresentação | TF SELECT
20h35 — Executivo Philips | Brasil
20h40 — Dr. da área | Argentina
20h45 — Apresentação | INTELLISPACE
20h50 — Executivo Philips | Brasil
20h55 — Dr. da área | Brasil
21h00 — Finalização | Sand Artist
21h00 — Início do Coquetel
23h00 — Encerramento

Desafios x Soluções
1 – Como apresentar vários lançamentos em um único espaço?
A escolha do espaço foi fundamental. Precisávamos de um espaço que tivesse vários ambientes, e o Palácio dos Cedros nos proporciou essa versatilidade. Os cômodos onde estavam os produtos expostos ficavam nas laterais. Colocamos um tecido preto sobre eles para dar impacto no momento do lançamento.

2 – Como expor produtos que pesavam até 3 toneladas?
O desafio foi o de estudar junto aos engenheiros da Philips todas as entradas da Mansão, pois tínhamos peças gigantes e pesadas que não passavam pela porta da entrada. A principal peça do aparelho de ressonância tinha uma boca de 3 metros de diâmetro e pesava 300 quilos. Foram necessários 10 homens para içar a peça e colocá-la por uma das janelas da Mansão. Todo mapeamento e planejamento prévio do local nos ajudaram a criar alternativas.

3 – Como garantir o sucesso do evento com uma logística tão minuciosa?
A programação foi feita com muita antecedência, pois a montagem era muito delicada (cada produto levou de 6 a 8 horas para ser montado). Engenheiros da Philips vieram da Holanda especialmente para ajudar na montagem dos produtos. Contratamos um dia a mais de locação, tempo essencial para que os produtos fossem montados com segurança.

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O evento "Um Espetáculo de Inovação" foi um sucesso. A escolha do local foi essencial, os convidados ficaram encantados com a grandiosidade e riqueza de detalhes que a construção expressava.
Conseguimos de uma forma clara e ampla transmitir o conceito de inovação, aposta da marca Philips nos segmentos de alto potencial para os maiores clientes do Brasil, em uma única mensagem. Sem dúvida isso trará grandes resultados a curto, médio e longo prazo.
Foi a primeira vez que foram efetuadas vendas em um evento de lançamento de produto. Foram negociados 3 aparelhos de ressonância magnética.

Desempenho econômico:

Abaixo, estão os números gerais de equipes envolvidas no evento:

- Staff
Pré-evento: 4 pessoas.
Durante: 25 pessoas entre coordenação, organização e empresas terceirizadas (exceto hotéis).

Pós-evento: 3 pessoas.

 
  • contato: (11) 2538-4156 - (11) 7377-8878