Evento Neutro
Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 13ª Edição

Case: EXPODISNEY 2012
Candidato: Figer 360
Cliente: DISNEY
Segmento: Serviços
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Figer 360

A Figer 360 é uma agência de comunicação integrada e sem limites. Atuamos como uma agência de LIVE  MARKETING para importantes clientes do mercado nacional e internacional, como Samsung, Audi, Disney, Itaú, Gafisa, Palmeiras, TOTVS, BASF, Mary Kay, Pelé Club, Ducati entre outros. A empresa nasceu da fusão da agência 360 Comunicação com o Grupo Figer, de Marketing Esportivo e Gestão de Carreiras, que possui o maior portfólio de jogadores de futebol do mundo. Com a fusão, a agência expandiu sua atuação para outros segmentos, como marketing cultural e esportivo.
A Figer 360 acredita que marcas e produtos devem fazer parte da vida das pessoas, trazendo-as benefícios e estando sempre em contato com o consumidor, dos pequenos aos grandes eventos. Prezamos que a experiência de marca seja para uma vida cada dia mais ao vivo.

The Walt Disney Company Brasil, é uma empresa que atua na área de entretenimento familiar, que se divide em 5 linhas de negócios: cinema, media networks (canais de TV), home entertainment (DVDs ,Blu-Rays e CDs), Produtos de Consumo e Rádio.

Ficha técnica:
Título: Expo Disney 2012
Conceito: Conectando Pessoas ao mundo de negócios Disney
Local: Transamérica Expo Center - São Paulo - SP
Público Impactado: 6 mil visitantes convidados - representantes de redes de varejo, compradores importantes ou aficionados pela marca.
Data: 25 e 26 de julho
Descritivo: um espaço de 6.000m², 02 dias de feira, 120 expositores.
Créditos: M Checon e The Walt Disney Company Brasil

Galeria de imagens
ENTRADA
ABERTURA
SALA APRESENTAÇÃO 1
FEIRA
FEIRA
         

 

A Feira Expo Disney é a feira voltada para os licenciados e parceiros de varejo da marca. É o principal evento Disney do Brasil, o local onde os licenciados expõe seus produtos e onde toda a magia Disney se reúne. Lá, os visitantes podem conferir o que há de lançamentos da marca, suas principais e novas franquias e todas as usabilidades e aplicações dos diversos canais e produtos da marca.

O desafio do briefing era de que a feira deveria expressar e representar todos os atributos de branding da marca, a sua “magia”, que é a reflexão e somatória de todos os seus produtos e linhas, e ao mesmo tempo, manter-se invariavelmente um ambiente de negócios e desenvolvimento de oportunidades. Para isso, era necessário colocar o visitante dentro desse universo Disney e ao mesmo tempo, demonstrar como levar e aplicar essa experiência em seu negócio. Deixar claro o potencial dos nossos parceiros franqueados, a qualidade de seus serviços e o motivo pelo qual eles foram escolhidos como representantes oficiais dos produtos .

Para isso, desenvolvemos uma feira que funcionasse como uma imersão dentro do universo Disney, no entanto, organizando os estandes dos franqueados de uma forma que conversassem com o ambiente, posicionando-os estrategicamente para ampliar o resultado de sua exposição.

O projeto foi ousado ao mudar uma feira que tinha cara de feira, para uma verdadeira experiência de marca, sem abandonar em momento algum o principal objetivo – apresentar os produtos aos varejistas e gerar negócio.

Ao acreditar que os produtos licenciados da marca seriam mais vendáveis ao apresenta-los dentro de um contexto que valorizasse a identidade, potencial e atributos da marca Disney e suas diversas franquias, quebramos um paradigma antigo deste evento e conseguimos atingir a satisfação de todos os envolvidos.

Acreditamos que a campanha mereça o prêmio da categoria dada a complexidade da feira e os objetivos do cliente. Transformar uma feira de produtos licenciados de ampla diversidade, com estandes tradicionais de octanorme em uma verdadeira experiência Disney – que é a principal marca do mundo em experiência com o público alvo, com seus parques e resorts – é um trabalho de grande complexidade. Foi um trabalho minucioso de construção de marca – desde o pórtico de entrada, à tecnologia e iluminação utilizada, às interatividades propostas, o caminho a seguir, os espaços temáticos, auditório e loja. A organização e segmentação dos produtos para agrupá-los de forma a conversarem e se completarem foi outra das modificações realizadas que resultaram em uma verdadeira imersão na magia Disney.

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AREA PENGUIN
AREA PENGUIN
FEIRA
FEIRA
FEIRA
FEIRA
AUDITORIO
PORTICO
ENTRADA
 

 

O nosso primeiro desafio cenográfico desse evento foi trazer o mundo da magia para a feira. Quem conhece a Disney sabe o nível de detalhe e carinho nas criações e execuções de peças que levam a sua assinatura.
Criamos espaços lúdicos, com interações, personagens e de aprendizado.

Buscando reforçar o posicionamento da marca Disney dentro do espaço, construímos uma disposição em formato de circuito, onde o passante percorria um caminho que o apresentava à todas as novas linhas de produto, lançamentos de filme, entre outros. Cada um dos destaques possuía um espaço próprio, segmentado em “Área Temática” e “Espaço Temático”, com uma metragem diferente entre elas de acordo com a importância. O caminho culminava em uma loja experimental da marca, onde os varejistas podiam visualizar como aplicar toda a magia dos produtos Disney em suas gôndolas. Utilizamos produtos cedidos pelos próprios licenciados expositores para montar a loja, com uma grande árvore cenográfica iluminada ao centro, de onde as gôndolas surgiam. A cenografia externa da loja simulava o castelo do Mickey.

Além disso, tivemos no auditório principal uma série de palestras livres para os participantes, sempre com convidados que possuem envolvimento com a marca – gestores, responsáveis pelo marketing e/ou diretores da Disney. A marca possui em sua equipe grandes profissionais, professores de escolas como a Miami Ad School. As palestras tiveram lotação máxima todo o tempo.

Próximo à loja, montamos uma área voltada para os meios de comunicação da Disney, como a Rádio, os canais de televisão, entre outros. Lá, montamos um café e interatividades entre o público e os diversos meios.

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AREAS DE NEGOCIOS
AREA SPIDER MAN
AREA MICKEY
AUDITORIO
APRESENTAÇÃO DE PERSONAGENS
APRESENTAÇÃO DE PERSONAGENS
CASTELO MICKEY E MINNIE
AREA FADAS
FEIRA
AREA POOH
AREA MICKEY E PHINEAS & FERB
LOJA
LOJA
AREA CARROS
AREA KIDS
LOJA INTERNO
LOJA INTERNO
LOJA INTERNO
LOJA INTERNO
 

 

Foram 02 dias de evento, mais de 6 mil visitantes, 120 expositores, 01 auditório com capacidade para 350 pessoas, com 14 áreas temáticas, dois restaurantes, um café, dois palco para apresentação de personagens e diversas interatividades durante o evento, tudo construído em 6 mil m2.

As salas de reunião tiveram sua utilização máxima em 70% do período do evento, e a Disney calcula que o volume de negócios gerados pela feira tenha ultrapassado em 300% o valor de investimento no seu desenvolvimento.

Foi um evento de grande sucesso para o cliente e para a agência também. Recebemos um feedback positivo em relação a edição anterior o que garantiu a agência realizar o evento no ano seguinte.

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PUBLICO
PUBLICO
PÚBLICO
PÚBLICO
PUBLICO
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