Evento Neutro
Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 13ª Edição

Case: LANÇAMENTO CHEVROLET PRISMA
Candidato: CRIA Solução
Cliente: General Motors do Brasil Ltda.
Segmento: Eventos
Estado: SC
TROFÉU EXPO CENTER NORTE
Categoria: Lançamento de Produtos
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Lançamento Chevrolet Prisma

Cria. Solução em Comunicação
A agência atende as múltiplas necessidades da comunicação integrada, executando desde o planejamento estratégico, criação e produção de eventos, ações promocionais, endomarketing, conteúdo multimídia, estandes, ações de entretenimento e arte, projetos proprietários e projetos digitais.
Seu grande diferencial é conceito MEC - Marketing de Entretenimento Corporativo, base da Cria.Lab, o canal entretenimento da agência.
Todos os públicos se encantam na presença de seus ídolos e performances excepcionais.
A Cria sempre apresenta aos seus clientes personagens que inspirem e ajudem a elevar a marca ou produto ao patamar ideal de intersecção comercial, o que exige artistas de conteúdo cultural e, ao mesmo tempo, de fácil adequação às marcas, seja na música, dança, artes plásticas ou digitais. Isso define quase sempre o sucesso do evento e uma personalidade ímpar para a Cria.
Este laboratório, que faz a união de talentos, permite a interação com profissionais de áreas complementares e parceiros que trazem soluções e tecnologias exclusivas, enriquecendo e diferenciando o trabalho da Cria.
O portfólio tem inúmeros cases e podem ser conhecidos no site www.criasolucao.com

Ficha Técnica do Evento

Tema: Grandes Conquistas
Número de Participantes: 80 jornalistas, 350 concessionários Chevrolet, 35 dirigentes GM, 20 profissionais staff
Local: Square Garden – Joinville – Santa Catarina
Data: 26 a 28 de fevereiro de 2013
Periodicidade: anual
Abrangência: nacional
Atividades Paralelas: Test Drive, Car Reveal, Jantar, atração musical, inauguração da nova fábrica GM em Joinville e outros descritos no conteúdo.
Conceito do Evento: O tema “Grandes Conquistas” traduz a mais nova conquista da Chevrolet com o lançamento do novo Prisma, a conquista de inaugurar mais uma fábrica da GM no Brasil e faz analogia ao consumidor, que chega ao topo e quer ver e ser visto no novo Prisma.
Descritivo: Detalhado no Conteúdo.
Direção de Criação: Rodrigo Pitta
Direção Artística: Paulo Felisbino
Diretor Operações: Leonardo Chiabai
Atendimento: Diana Citron

LINK VIDEO NO YOUTUBE
https://www.youtube.com/watch?v=tK5oVRP7rsA

Galeria de imagens
Prisma no loby do Hotel
sinalização com identidade visual do evento no check in
sinalização entrada do Hotel
sinalização sala de imprensa
 

 

OBJETIVOS DO EVENTO
Lançamento do novo Prisma e Inauguração da nova Fábrica de Motores GM em Joinville, SC, para jornalistas e concessionários GM de todo o Brasil.

CAMINHO CRIATIVO
Foi criado o tema conceito “Grandes Conquistas” para traduzir a conquista da Chevrolet com o lançamento do novo Prisma, a conquista de inaugurar mais uma fábrica da GM no Brasil, e ainda, fazer uma analogia da conquista do consumidor, que chega ao topo, quer ver e ser visto ao ter um novo Prisma.

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO
Para atender dois públicos tão diferentes, foi criada uma programação composta por ações comuns tanto para os jornalistas quanto para os concessionários, e ainda, atividades específicas, como:
Car Reveal Holográfico e Inauguração da Fábrica para todos. Test Drive e Car Presentation Drive In só para os jornalistas. Encontro de Negócios só para concessionários.
Portanto, a programação foi organizada para comportar dois eventos em um, e ainda, produzir cinco grandes momentos.
A programação foi intensa para somente dois dias de evento, mas tudo foi realizado dentro dos prazos e com máxima excelência.

ORGANIZAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Dois elementos fundamentais para o sucesso do evento.
O lançamento do Prisma contou com a organização de todas as providências para a viagem dos convidados, com cuidados e detalhes desde o início da viagem dos convidados até o desenvolvimento de uma série de peças de comunicação e sinalização personalizadas com a logotipia do tema Grandes Conquistas, presente em todos os locais por onde passavam. Aeroportos, hotéis, locais do eventos, sala de imprensa equipadíssima, atividades, convites, hotsite, cartas de orientação, boas vindas e agradecimento, painéis, enfim, uma logística complexa foi cumprida de forma impecável.

TEST DRIVE
Uma equipe especializada acompanhou os jornalistas para fazerem o Test drive de 300 km em 33 Prismas. O percurso de Curitiba a Joinville comtempla belas paisagens, com natureza diversa entre o mar do litoral paranaense e montanhas, para o jornalista desfrutar a sensação de dirigir o novo Prisma. Para a segurança e conforto dos convidados, ambulância UTI e carros de apoio acompanham o trajeto. Dois pitstops para se refrescar e trocar de motorista.
Serviço de sucos tropicais, água, refrigerante, café e água de coco para chegarem com disposição para a programação em Joinville.

SALA DE IMPRENSA
Montada como um confortável “lounge” no Hotel Bourbon Business Joinville, a sala de imprensa tinha um Prisma exposto, 30 computadores com link dedicado e gerenciamento DYJAY Tecnologia em Eventos, uma sala de entrevistas com backdrop e toda a infraestrutura necessária. Duas equipes de gravação para as entrevistas. Uma equipe é fixa da sala estúdio e a outra fica volante para gravações ao lado do carro.

CAR REVEAL. SHOW DE CRIATIVIDADE E TECNOLOGIA
A revelação do carro aconteceu no Joinville Square Garden, onde os convidados foram recebidos com um coquetel de boas vindas no hall ambientado por um confortável longe, com painéis tema Grandes Conquistas.
O conceito cenográfico do show de revelação do novo Prisma foi concebido para ser dinâmico, empolgante e tecnológico. Tecnologia de última geração e solução criativa diferenciada para encantar o público.
Inspirado no próprio nome do carro, foi escolhida a holografia para levar ao público esta experiência mágica dos efeitos especiais do cinema.
O palco central tinha o formato de um octógono, como um
reflexo do Prisma, trazendo nova dinâmica para a
apresentação de produto e também potencializando todo o conteúdo audiovisual do evento.
Uma passarela ligava o palco principal ao palco central, circundado por nichos de plateia. Telas de projeção em todo o ambiente, promoveram visão 360º de todo o evento.
Em formato de octógono, o palco permite muito mais interação entre o público e o conteúdo apresentado no lançamento, deixando todas as apresentações mais
grandiosas. Após entrada dos convidados speech de boas vindas do VP da GM Marcos Munhoz. Inicia-se a apresentação da holografiaé, uma técnica de registro de padrões de interferência de luz que podem gerar ou apresentar uma imagem em três dimensões.
A proximidade conceitual com os efeitos reflexivos do Prisma, inspirou o car reveal. Em termos de arte visuais é um efeito impressionante que inspira futuro, design e claro, tecnologia. Um grande estrondo da trilha Sonora e vê-se a palavra PRISMA formar-se em computação gráfica na
projeção holográfica. A palavra gira no ar e se desfaz em efeito de luz. Camila Morgado e Sérgio Marone surgem em cena através de efeito holográfico, e representam
consumidores do Prisma, contextualizando o público-alvo
do lançamento para jornalistas e concessionários.
Através da cena, os atores reforçam as mensagens do evento. Os atores surgem em plano real diante da plateia, como se estivessem ao vivo, e iniciam uma cena cotidiana através da holografia, ressaltando as principais características do Novo Prisma. Camila Morgado e Sérgio Marone encerram a cena com o tema do evento:
GRANDES CONQUISTAS, UM NOVO PRISMA!
Ao final da cena, como em um passe de mágica, os atores
somem e a holografia começa a construir a palavra PRISMA em design gráfico.
Grafismos preenchem a tela, trilha sonora eletrônica. A
imagem do novo carro é construída na holografia. O carro
holográfico surge em projeção e flutua no palco principal,
gira no ar e começa a descer a rampa. O carro some no ar diante dos olhos dos convidados, revelando dois Prismas reais, que surgem no palco principal. Os carros descem a rampa, giram em volta do primeiro carro e sobem novamente para o palco principal, se posicionando um em cada lateral. Ao final, um terceiro carro desce a rampa e pára no palco central giratório. Em seguida é exibido um video emocional. Jaime Ardila, CO GM para América Latina sai do carro central do palco giratório e agradece novamente a presença de todos, e faz seu speech.
Ao final do discurso, Jaime propõe um brinde para comemorar a chegada do novo Chevrolet Prisma.
Em seguida, é servido jantar à francesa com cardápio contemporâneo inspirado nos sabores da gastronomia de Santa Catarina. Para encerrrar, apresentação da Orquestra Teutônio, privilegiando talentos da cultura local.
Um espetáculo diferenciado, moderno e inovador.
Na saída dos convidados, dois Prismas estarão em exibição
no jardim externo e no hall principal do Garden Square.

CAR PRESENTATION DRIVE IN
Uma experiência diferente aguarda os jornalistas no car presentation Prisma. Num format inédito e interativo, 40
veículos foram estacionados dentro da sala principal, dispostos ao redor do palco central. Como em um autêntico drive-in, os jornalistas puderam conferir as apresentações dentro dos carros. O formato inovador aproximou os jornalistas do produto, e potencializou o car
presentation. Cada feature foi pontuado em apresentações e
conferido em tempo real sensorialmente pelos jornalistas,
dentro dos veículos. Na entrada do car presentation foi
entregue o press kit Prisma. O conteúdo foi gravado em
um pen card especial com a identidade visual do evento.

INAUGURAÇÃO DA FÁBRICA
Ao final do car presentation, os jornalistas seguem em ônibus para a Fábrica de Motores para a inauguração.
Os 40 Prismas seguem em comboio, com auxílio da equipe especializada. A fábrica é primeira e maior fábrica sustentável da GM no hemisfério sul. Mil convidados eram esperados para a grande inauguração da fábrica sustentável de motores GM em Joinville e foram recebidos com um welcome coffee no primeiro ambiente. RSVP ativo e passivo nas duas semanas que antecederam o evento, para confirmação de convidados e autoridades locais. Presença articulada e segura, a jornalista catarinense Renata Seliprin foi a Mestre de Cerimônias da inauguração da Fábrica, já que é reconhecida em Santa Catarina por seu trabalho
como jornalista na RBS, e também como apresentadora em eventos e solenidades, Renata é extremamente carismática e familiar aos executivos locais e protocolos governamentais. Após speech de abertura foi chamado ao palco o prefeito de Joinville, governador do estado de Santa Catarina e outros executivos GM, conforme protocolo. Renata Seliprin pedia aos presentes que se levantassem para a execução do hino nacional. A bandeira brasileira foi hasteada no palco. As autoridades e executivos, são convidados para o descerramento de uma placa comemorativa, em um pedestal, coberta por veludo azul, ao lado do palco, junto à fita de descerramento da fábrica.
Momento para fotos oficiais dos executivos GM e autoridades. Durante o descerramento da placa, foi executado “O Trenzinho do Caipira”, grande clássico de Villa-Lobos. Canção emocional que representa a construção do país, a obra se caracteriza por imitar o movimento de uma locomotiva com os instrumentos da orquestra. Encerramento do evento com visita às instalações da fábrica e serviço de brunch. No final brindes especiais personalizados com o logo Chevrolet: um moleskine para a imprensa e kit mini ferramentas para os outros convidados.

Galeria de imagens
apresentação do Prisma
Camila Morgado e Sergio Marone em holografia
Prisma entrando no palco giratório
Prisma holográfico
jantar
jantar a francesa
Orquestra Teutônio 1
Prisma holografia
executivos GM
sala de imprensa 1
sala de imprensa 2
sala de imprensa 3
chegada dos convidados na fábrica
solenidade inauguração fábrica
visita à fábrica de motores
palco solenidade
Coquetel inauguração fábrica
Prisma exposto na inauguração da fábrica
executivos GM
 

 

Os dois grandes diferenciais do evento em termos de solução inovadora e utilização de tecnologia foi a criação do conceito cenográfico em holografia no Car Reveal e a composição de 40 carros em formato de Drive In no Car Presentation.

HOLOGRAFIA. TECNOLOGIA E SOLUÇÃO INOVADORA INSPIRADAS NO PRÓPRIO NOME DO CARRO: PRISMA
O cenário foi inspirado no significado do nome do carro PRISMA, associado à geometria e propriedades reflexivas
do nome que o batiza, levando a plateia a uma experiência tecnológica e visualmente impressionantes.
O prisma ótico de luz é o efeito visual que gera a holografia. Pensando nisso foi composto o show holográfico do Car Reveal, uma atração com efeitos cinematográficos, que apresentou o carro em faixos de luz, e como uma mágica se materializando no palco, frente aos olhares encantados e surpresos dos convidados.

No link do filme, pode ser visto o show de holografia, que começava com a projeção holográfica dos atores globais Camila Morgado e Sérgio Morone, que apresentaram o evento, o nome Prisma bem grande no palco, quando entrava o carro, ainda em holografia, flutuando acima dos convidados, fazendo giros, até expandir-se num intenso clarão de luz.

CAR PRESENTATION EM FORMATO DRIVE IN
Contrariando todos os eventos comuns de lançamentos de carros, onde os jornalistas ouvem horas de discursos dos executivos, para depois disputarem chegar perto de um ou dois exemplares do novo modelo em exposição, o lançamento do novo Prisma contou com uma solução inusitada: Um drive in, com 40 Prismas estacionados em frente ao palco, com dois jornalistas dentro de cada carro.
Uma solução que quebrou paradigmas no formato comum de apresentação e uma experiência muito mais próxima e interessante para o jornalista, pois à medida que os executivos GM falavam do design, dos detalhes do interior, espaço interno e todas as novidades do carro, os jornalistas estavam dentro do carro olhando, conhecendo e manuseando.
Os jornalistas costumam participar de dois, até três eventos por semana e nunca tinham visto carros no lugar da plateia. Foi inusitado. Os jornalistas ficaram tão empolgados com a nova forma de apresentação do carro, que ao invés de aplaudir a explanação dos executivos, faziam “buzinaço”. No final de cada apresentação do marketing, do comercial, buzinavam. Foi um show à parte a reação divertida e calorosa dos jornalistas.
Muito diferente das apresentações mais frias e cansativas normalmente utilizadas em lançamentos de novos veículos.


PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA RESOLVER DOIS EVENTOS EM UM. MAIS UMA INOVAÇÃO.
O planejamento do evento como um todo, tinha a difícil tarefa de comtemplar dois eventos em um só, e ainda, com objetivos e públicos diferentes. Por isso, o sucesso do evento foi resultado de estratégia, organização e diversas soluções criativas para resolver o desafio apresentado pelo cliente.

VALORIZAÇÃO DA CULTURA LOCAL
O evento foi também uma verdadeira experiência cultural, já que valorizou as riquezas locais, como a bela natureza no trajeto desenhado para o Test Drive, a gastronomia rica em sabores que vem do mar de Santa Catarina. O talento musical também foi privilegiado pela cultura local, com a apresentação Orquestra de Teutônia, inspirada nas grandes orquestras de Glenn Miller, Ray Conniff, com repertório do que há de melhor na MPB, temas do cinema mundial e folclore gaúcho, alemão e italiano. Um espetáculo diferenciado, inovador, que acrescentou em prazer e conhecimento.

Logo após o lançamento, entre fevereiro e abril de 2013 o novo Prisma já estava na lista dos 15 modelos mais vendidos no Brasil, correspondendo às metas estimadas pela Chevrolet.

A solução de realizar um evento especialmente criado para os concessionários, em formato de “encontro de negócios”, gerou excelentes níveis de produtividade, além de ser super bem avaliado na pesquisa de satisfação do evento.

Muita repercussão na imprensa sobre a criatividade e diferenciais do evento tanto no show de apresentação do novo Prisma, realizado com os efeitos da holografia, como e principalmente pelo Car Presentation em formato Drive In, que proporcionou uma experiência inusitada, divertida e muito mais eficiente que as costumeiramente são produzidas em lançamentos de novos modelos automotivos.

O impecável evento de inauguração da fábrica de motores também gerou enorme divulgação na imprensa local e nacional pela grandiosidade e importância econômica e para o desenvolvimento sustentável da região

Galeria de imagens
sala encontro de negócios concessionários
crachás
chegada ao encontro de negócios
pesquisa de satisfação
Prisma exposto no encontro de negócios
recepcionista
recepção encontro de negócios
apresentação Prisma Drive In
apresentação dos executivos GM
Car Presentation Drive In 1
Car Presentation Drive In 2
Car Presentation Drive In 3
Car Presentation Drive In 4
Car Presentation Drive In 5
Car Presentation Drive In 6
Car Presentation Drive In 6
Car Presentation Drive In 7
Car Presentation Drive In 8
Car Presentation Drive In 9
 

 

 
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