Evento Neutro
Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 13ª Edição

Case: LANÇAMENTO CHEVROLET ONIX
Candidato: CRIA Solução
Cliente: General Motors do Brasil Ltda.
Segmento: Eventos
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Lançamento Chevrolet Onix

Cria. Solução em Comunicação
A agência atende as múltiplas necessidades da comunicação integrada, executando desde o planejamento estratégico, criação e produção de eventos, ações promocionais, endomarketing, conteúdo multimídia, estandes, ações de entretenimento e arte, projetos proprietários e projetos digitais.
Seu grande diferencial é conceito MEC - Marketing de Entretenimento Corporativo, base da Cria.Lab, o canal entretenimento da agência.
Todos os públicos se encantam na presença de seus ídolos e performances excepcionais.
A Cria sempre apresenta aos seus clientes personagens que inspirem e ajudem a elevar a marca ou produto ao patamar ideal de intersecção comercial, o que exige artistas de conteúdo cultural e, ao mesmo tempo, de fácil adequação às marcas, seja na música, dança, artes plásticas ou digitais. Isso define quase sempre o sucesso do evento e uma personalidade ímpar para a Cria.
Este laboratório, que faz a união de talentos, permite a interação com profissionais de áreas complementares e parceiros que trazem soluções e tecnologias exclusivas, enriquecendo e diferenciando o trabalho da Cria.
O portfólio tem inúmeros cases e podem ser conhecidos no site www.criasolucao.com

Ficha Técnica do Evento

Tema: Geração Chevrolet – New.Now.Next
Número de Participantes: 600 jornalistas da mídia nacional e internacional.
Local: Expo Center Norte – São Paulo – SP
Data: 23 e 24 de outubro de 2012
Periodicidade: anual
Abrangência: nacional e internacional
Atividades Paralelas: Car Reveal Trailblazer, Car Reveal Onix, apresentação da Ala Jovem da Escola de Samba Vai Vai, Jantar, visita ao Salão do Automóvel e outros descritos no conteúdo.
Conceito do Evento: O tema Geração Chevrolet – New.Now.Next, traduz o impacto direto do lançamento na evolução da marca e na vida dos consumidores (NEW), o momento de celebração para o posicionamento da Chevrolet, que lança produtos para cada fase da vida de seus clientes (NOW) e uma marca inovadora, que está à frente das tendências (NEW).
Descritivo: Detalhado no Conteúdo.
Direção de Criação: Rodrigo Pitta
Direção Artística: Paulo Felisbino
Diretor Operações: Leonardo Chiabai
Atendimento: Rossana Serrano

LINK VIDEO NO YOUTUBE
https://www.youtube.com/watch?v=ovqk4pZocgs

Galeria de imagens
apresentação do novo Onix na tela
apresentação video inspiracional Onix
apresentação Onix para a Imprensa internacional
apresentação features Onix
apresentação features Onix
amauri Jr e Munhoz vice presidente da GM
dirigentes GM e o Onix
chegada em grande estilo
jornalista credenciada
credenciais
coquetel de boas vindas
cenografia com design e cores alegres
aplausos da plateia de jornalistas do mundo todo
espaço do evento Onix
bandeira da Chevrolet com a porta estandarte da Vai Vai
         

 

O lançamento do Chevrolet Onix, foi um evento criado para englobar as maiores novidades da marca em um contexto histórico inédito para a General Motors. Naquele momento, além de estar participando do Salão do Automóvel, estava também lançando uma nova geração de produtos, representados por dois novos e importantes modelos, o Onix e a Trailblazer. Os dois lançamentos foram realizados em um mesmo evento, dirigido à 600 jornalistas do mundo inteiro. Um evento que abrigou dois lançamentos mundiais e exigiu uma solução muito inovadora e criativa.

OBJETIVO DO EVENTO
Lançamento de uma nova geração de veículos, feita para uma nova geração de consumidores, conectados, exigentes e responsáveis pelo futuro do planeta, e ainda representam uma transformação total na linha convencional de produtos Chevrolet.

CONCEITO
O tema Geração Chevrolet – New.Now.Next, traduz o impacto direto dos novos lançamentos na evolução da marca e na vida dos consumidores (NEW), o momento de celebração para o posicionamento da Chevrolet, que lança produtos para cada fase da vida de seus clientes (NOW) e uma marca inovadora, que está sempre à frente das tendências mundiais (NEW).

PÚBLICO ALVO
600 jornalistas de diversos países, que vieram especialmente para o evento e dirigentes da GM brasileira e internacional, além dos concessionários Chevrolet.

SOLUÇÃO ESTRATÉGICA E INOVADORA
Lançar dois modelos em um só evento foi um grande desafio. O tema GERAÇÃO CHEVROLET. NEW. NOW. NEXT, reforçou a apresentação coletiva dos produtos, determinando o futuro próximo da marca. Uma marca com uma linha de produtos coesa, consolidada e renovada.
A solução criativa e inusitada do evento foi a concepção de um elemento cenográfico de ligação entre os ambientes. Explicando melhor, os convidados foram recebidos numa sala principal, com um palco composto por telas e painéis em formatos geométricos, que exibiam a vinheta conceitual GERAÇÃO CHEVROLET. O tom futurista do cenário dava a sensação do novo, do que está por vir. Depois de um breve speech de boas vindas, era revelada a apresentação do Car Reveal da Trailblazer. No final desta apresentação, os convidados eram conduzidos para um coffee break no Foyer. Retornando à sala principal, totalmente escura, assistiam ao video que mostrava as inúmeras inovações tecnológicas da Chevrolet ao longo de 100 anos, do primeiro velocímetro aos avanços do Ônix. No final da exibição do video, uma trilha sonora com remix de música eletrônica pop, jovem. Nas telas de projeção, detalhes do novo carro em movimento. Light design marcante, na batida da música.
No ápice da trilha, o fundo do palco se abria, com forte efeito de luz. Nas telas, grafismos e locutor em off convidavam todos para cruzar um túnel, que se abria diante dos convidados. O outro lado do túnel revelava um segundo palco, um cenário completamente diferente, no estilo jovem linguagem visual MTV, onde foi feita a revelação do novo Onix. Logo que atravessavam o túnel e chegavam nesse novo ambiente, entrava a Bateria da Ala Jovem da Escola de Samba Vai Vai, com suas passistas, mestre-sala e porta-bandeira, fazendo alegorias com a bandeira da Chevrolet. Foi um momento que levou os convidados à um estado de surpresa, animação e encantamento, provocados por esta solução estratégica e muito criativa de criar diversos ambientes em um só, para realizar dois grandes eventos de lançamento no mesmo local e data. A arquitetura desenhada diferenciou os espaços comuns dos espaços com design cenográfico exclusivo para cada um dos dois lançamentos. Uma solução brilhante, que trouve uma vivência inesquecível para os convidados. Afinal, passar pelo palco, entrar em um túnel de luz e ser supreendido por um outro evento, só mesmo com muita criatividade de profissionais brasileiros.

PRÉ EVENTO
O primeiro contato dos convidados com a temática do evento foi um teaser, feito no convite Save the date, ainda sem revelar os dois lançamentos. O e-convite formal foi enviado 30 dias antes do evento, direcionando os convidados para orientações no hotsite e RSVP. No ar 30 dias antes, o hotsite apresentava o conceito e a
programação do evento, com dicas de viagem, informações sobre os pacotes de passagem e hospedagem, além de links para vídeos teaser de cada novo lançamento.

PROGRAMA DO EVENTO
23.10.2012
Chegada dos convidados ao Hotel Novotel Center Norte
Recepção, Check in e credenciamento com área exclusiva para atendimento dos convidados personalizada com a identidade visual GERAÇÃO CHEVROLET. NEW. NOW. NEXT.
Coquetel servido no foyer do hotel
Jantar de abertura realizado no salão Bandeirantes do
Novotel Center Norte. Cenografia com um pequeno palco e púlpito para speech de boas-vindas do vice-presidente GM Marcos Munhoz. Montagem em banquete com serviço à francesa.
24.10.2012
Após o café da manhã, os convidados são direcionados ao
embarque em ônibus sinalizado com a comunicação visual do evento. Curto trajeto de 2 minutos até o Expo Center Norte.
Recepcionistas davam as boas-vindas a todos e indicavam o acesso à sala principal. Figurinos contemporâneos em materiais leves. No foyer, serviço de água e café.
Na sala principal acontece o Car Reveal Trailblazer
Atravessam túnel cenográfico para entrarem no espaço dedicado ao lançamento do Ônix.
Almoço e encerramento do evento com a distribuição de um brinde.
Visita ao Salão do Automóvel e retorno aos países e cidades de origem.

CAR REVEAL TRAILBLAZER
O reveal considerava o Executivo Chevrolet como apresentador da mágica que fará parte da revelação do carro. O executivo dizia a todos que é simples fazer um TrailBlazer aparecer em cena, e que para isso ele contaria com a ajuda de um especialista GM. Através de um trilho embutido no palco, uma grande tela de LED vertical entrava em cena, exibindo a imagem de um especialista Chevrolet em tamanho real. O Executivo fazia algumas perguntas sobre a TrailBlazer, que eram respondidas pelo especialista virtual exibido na tela. O Executivo se despede da plateia e sai de cena. Neste momento, o especialista Chevrolet anunciava: “Com vocês, a nova Chevrolet TrailBlazer.” O especialista Chevrolet some da tela de LED, com efeito
especial. A tela de LED passava a exibir imagens de uma estrada em movimento, perspectiva lateral. Através do trilho embutido no palco, a tela mecânica se movia, e exibia imagens da lateral de umTrailBlazer. O vídeo também exibia o espaço interior do carro, até mesmo com motorista, acompanhantes, volumes, etc. Tudo mostrado por uma espécie de raio-x, ao invés do habitual negativo, cenas HD coloridas. Uma tecnologia de efeito especial inovadora.
Visualizar melhor pelas fotos e pelo link do video postado no Youtube https://www.youtube.com/watch?v=ovqk4pZocgs
Através de um truque de cenografia e light design, o
TrailBlazer foi revelado no palco e um executivo Chevrolet saia de dentro do carro para iniciar o car presentation do
lançamento. A tela de LED saia no trilho pela lateral do palco, prosseuguindo a apresentação de produto,
demonstrando os features principais do carro. Imagens detalhadas do lançamento nas telas de projeção, à medida que as apresentações se desenvolviam. Vídeo emocional TrailBlazer para encerrar.

CAR REVEAL ONIX
Como apresentar a grande novidade, que chega para
rejuvenecer a marca Chevrolet? De forma inspiradora, open-minded, para todo mundo. Depois da passagem pelo túnel de luz, que fazia a interligação da apresentação do Trailblazer para o palco do Onix, aparecia uma grande tela de projeção no formato da gravata Chevrolet para compor a cena. Um Onix verde aparecia em destaque, em um trilho como em um Parque de Diversões e outros 3 Onix em desníveis no palco.
Jovens tribalistas representados como Skatistas, músico com guitarra, dançarinos com headphones, boombox, bikers fazendo manobras, e um DJ em cabine com neon faziam uma performance no palco. Mesas redondas em formato meia-lua compõem o ambiente. Light design revela detalhes no palco à medida que o público se acomodava.
Após a entrada do público, black-out e mais uma surpresa bem brasileira para tocar os “gringos”: A bateria da Ala Jovem da Escola de Samba Vai Vai entra quebrando tudo, envolvendo o público de jornalistas, na grande maioria estrangeiros, encantados com a desenvoltura e beleza das passistas e alegorias do mestre sala e porta bandeira, que carregavam com orgulho o logo da Chevrolet em sua bandeira. O vídeo emocional Onix preenchia a tela-gravata, destacando o conceito de diversão e todas as novidades tecnológicas que o lançamento trazia.
Ao final do vídeo, dois Onix entravam em cena. Grace Lieblein, presidente da GM do Brasil, saia de um dos carros e fazia seu speech sobre o novo lançamento, enfatizando a importância deste veículo para a nova geração Chevrolet.
Um veículo pioneiro, tecnológico, que tem a missão de
REJUVENESCER A MARCA. Ao final de seu speech, a presidente passava a palavra para Carlos Barba, diretor de design da General Motors América Latina.
Segue apresentação de design, demonstrando os
features principais do carro. Vídeo-cenografia exibia imagens detalhadas do lançamento para as telas de projeção, à medida que as apresentações se desenvolviam. Para encerrar, um almoço foi servido no mesmo ambiente do reveal Onix, enquanto imagens conceituais Chevrolet eram exibidas na grande telagravata.

VISITA AO SALÃO DO AUTOMÓVEL
Após o almoço, um vídeo com o Especialista Chevrolet era
exibido na tela-gravata, convidando a todos para a visita
ao Salão do Automóvel. O vídeo destacava as principais atrações do estande Chevrolet, além de informações sobre os rápidos transfers que os levariam ao Anhembi.

Galeria de imagens
Painel World Premiere Onix
recepcionistas
recepção e credenciamento
Onix a estrela da noite
Grace presidente da Chevrolet Brasil
emerson fittipaldi e amauri Jr
depois de atravessar o tunel
presidente global GM no evento
serviço de jantar à francesa
jantar a francesa
jantar a francesa
jantar a francesa
Onix canta o hino nacional com o ronco do motor
bandeira da Chevrolet com a porta estandarte da Vai Vai
apresentação Onix para a Imprensa internacional
vice presidente GM apresenta Onix
       

 

São diversos os fatores de inovação e tecnologia utilizados, mas sem dúvida nenhuma o grande diferencial deste evento de Lançamento Internacional, foi a solução mais que original de ter dois palcos, cada um em seu ambiente personalizado, interligados por um túnel, proporcionando uma experiência inédita para os convidados, que subiam e cruzavam o palco do Car Reveal da Trailblazer para encontrar o palco Onix, depois que atravessavam o túnel.

A tecnologia dos efeitos de Raio X no Car Reveal Trailblazer foi uma tecnologia que combinou com a valorização do design do novo modelo.

Outro destaque foi a escolha de temas e atrações bem brasileiras para encantar os jornalistas estrangeiros. No vídeo conceitual do Onix contextualizava a chegada do novo carro como a nova paixão do brasileiro e para envolver o público, o som era um remix de batucada, clássico do Sérgio Mendes, quando repentinamente entravam 50 performers da ala jovem da Escola de Samba Vai Vai, bateria, passistas e um casal de mestre sala e porta bandeira com a bandeira da Chevrolet. Nesse momento “os gringos” surtaram, e tiveram uma pequena amostra da emoção que é escutar a batida da bateria de uma escola de samba brasileira, empolgando em todos os sentidos.

A diferenciação de temas e soluções cenográficas fez um contraponto bem diferente entre o minimalismo, tecnologia e design da apresentação do Trailblazer, em relação à emocional, jovem e brasileiríssima apresentação do Onix.

Outra atração diferente e patriota foi a de um Onix customizado que cantava o hino nacional com o som do motor. Imagine um carro que repetia a melodia do hino nacional com ronco afinado de seu motor!

O evento de lançamento aconteceu às vésperas da abertura do 27º Salão do Automóvel e, a visita dos jornalistas ao Estande Chevrolet fechou o evento de forma a alavancar muita mídia espontânea para este momento de tantos lançamentos e transformações para a GM no Brasil, neste 2012.

Galeria de imagens
passista da Vai Vai
Ala Jovem da Escola de Samba Vai Vai
Ala Jovem da Escola de Samba Vai Vai
mestre sala e porta bandeira Vai Vai
Ala Jovem da Escola de Samba Vai Vai
Vice presidente GM convida para entrar no túnel
convidados entrando no tunel
passando pelo tunel do evento do Trailblazer para o evento Onix
passando pelo tunel do evento do Trailblazer para o evento Onix
convidados no tunel
         

 

Em julho de 2013 a Chevrolet anunciou que vendeu 2,5 milhões de veículos em todo o mundo no primeiro semestre deste ano, batendo seu recorde para o período. A marca citou que as vendas cresceram "na esteira de novos produtos, como o compacto Onix, no Brasil, o sedã Impala, nos Estados Unidos, e a picape Colorado, no sudeste da Ásia".
Lançado em outubro de 2012, o Onix foi o sétimo carro mais vendido no Brasil de janeiro a junho de 2013, segundo dados da Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos Automotores (Fenabrave). Ele é o modelo mais vendido pela Chevrolet.
O volume de emplacamentos da marca de janeiro a junho 2013 foi 1,4% maior do que o dos primeiros seis meses de 2012. Os 5 maiores mercados para Chevrolet no período foram: EUA (1,02 milhões de veículos vendidos, 5,6% de alta sobre 2012), China (322 mil, 6,1%), Brasil (305 mil, 5,1%), México (91 mil, 15,7%) e Rússia (80,2 mil, 16,1%).
"A Chevrolet vive um dos momentos mais agressivos em termos de lançamentos de novos produtos na história da marca", comemorou Alan Batey, vice-presidente senior da Chevrolet Global. O segundo trimestre do ano foi o 11º consecutivo em que a marca registrou aumento nas vendas. "A continuidade do crescimento das vendas pelo mundo é resultado de um esforço focado no aumento da presença da Chevrolet em mercados em desenvolvimento, assim como no relacionamento com o cliente."

O resultado de publicações de matérias na mídia foi muito grande, visto que o mercado aguardava o lançamento do Onix como a grande cartada da Chevrolet para alavancar suas vendas através de um modelo que concorra com os populares dirigidos ao público jovem. Seguem algumas imagens do clipping da imprensa anexados ao projeto.

Galeria de imagens
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