Evento Neutro
Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 13ª Edição

Case: BAYER CONVENÇÃO CROPSCIENCE 2013
Candidato: CRIA Solução
Cliente: Bayer Brasil
Segmento: Eventos
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Bayer Convenção Cropscience 2013

Cria. Solução em Comunicação
A agência atende as múltiplas necessidades da comunicação integrada, executando desde o planejamento estratégico, criação e produção de eventos, ações promocionais, endomarketing, conteúdo multimídia, estandes, ações de entretenimento e arte, projetos proprietários e projetos digitais.
Seu grande diferencial é conceito MEC - Marketing de Entretenimento Corporativo, base da Cria.Lab, o canal entretenimento da agência.
Todos os públicos se encantam na presença de seus ídolos e performances excepcionais.
A Cria sempre apresenta aos seus clientes personagens que inspirem e ajudem a elevar a marca ou produto ao patamar ideal de intersecção comercial, o que exige artistas de conteúdo cultural e, ao mesmo tempo, de fácil adequação às marcas, seja na música, dança, artes plásticas ou digitais. Isso define quase sempre o sucesso do evento e uma personalidade ímpar para a Cria.
Este laboratório, que faz a união de talentos, permite a interação com profissionais de áreas complementares e parceiros que trazem soluções e tecnologias exclusivas, enriquecendo e diferenciando o trabalho da Cria.
O portfólio tem inúmeros cases e podem ser conhecidos no site www.criasolucao.com

Ficha Técnica do Evento

Conceito: Eu amo a Bayer – Vamos Vencer esta Luta!
Número de Participantes: 700 funcionários da área de vendas participantes e 50 pessoas de staff.
Local: Buenos Aires – Argentina – Hotel Hilton
Data: 1 a 4 de abril de 2013
Periodicidade: anual
Abrangência: internacional
Atividades Paralelas: City tour por Buenos Aires, Show de Tango, Show dos Titãs, Visita ao River Plate entre outras descritas no conteúdo.
Tema do Evento: Tema inspirado nas lutas de MMA, presentes na identidade visual, conteúdo e atrações.
Descritivo: Detalhado no Conteúdo.
Direção de Criação: Rodrigo Pitta
Direção Artística: Paulo Felisbino
Diretor Operações: Leonardo Chiabai
Atendimento: Rossana Serrano
Origem e evolução: A divisão Cropscience da Bayer têve pela primeira vez um evento diferenciado em comparação aos que costumava realizar. Uma experiência super positiva e inédita para a equipe de vendas.

LINK DO VIDEO NO YOUTUBE
https://www.youtube.com/watch?v=mhXvdv6cqNw

Galeria de imagens
Buenos Aires - casa rosada
praça buenos aires
cenografia inspirada nas lutas MMA
conteúdo motivacional com o tema Eu amo a Bayer
Exemplos de superação como o biamputado atleta Pauê
show de tango
máscaras dos lutadores do MMA para formar os times
identidade visual em toda sinalização do evento
camisetas personalizadas para a equipe de lutadores
show de encerramento com a banda Titãs
         

 

OBJETIVOS DO EVENTO
A Convenção Bayer Cropscience 2013 tinha oss eguintes objetivos a cumprir:
- Ser um momento de confraternização e integração entre todas as regiões, que se encontram só uma vez por ano.
- Envolver os convidados em um sentimento de amor pela
Bayer, trazendo o orgulho de cada colaborador pela empresa.
- Homenagear a história de colaboradores com vários anos de Bayer, e contagiar os novos colaboradores nessa energia positiva de orgulho e amor pela companhia.
- Reforçar os atributos da companhia entre seus colaboradores. A Bayer está entre as 150 melhores empresas para se trabalhar, uma empresa que está se transformando, e é a única que atua em Crop, Health e Material Science.
- Celebrar os 150 anos da Bayer. Festejar!

CAMINHO CRIATIVO
O maior desafio foi encontrar um conceito que atendesse aos diversos objetivos, e principalmente alavancasse esse sentimento de amor e orgulho pela empresa. O amor, foi o sentimento “motor” inspiracional para o tema do evento, para induzir os participantes a uma grande aproximação com a Bayer, despertando a vontade de protege-la, defende-la, criando uma disponibilidade para querer fazer o bem pela empresa que trabalham. Afinal, o amor é o sentimento que nos entusiasma e nos faz tem grande interesse por alguém ou algo por quem dedicamos todos os cuidados. Daí a criação da identidade visual pautada no símbolo coração, traduzindo a frase “Eu amo a Bayer”.
Para complementar e dar ação ao tema, foi criada a assinatura “Vamos vencer essa Luta”, um call action extremamente motivacional ao direcionamento da Convenção, como um momento de unir forças para alcançar o objetivo de ser o número 1 do mercado.
O logotipo “Eu amo Bayer” faz analogia com o ícone da cultura pop mundial, a campanha I LOVE NY, e a transforma em uma clara referência para a Convenção Bayer
Cropscience, que trouxe forte apelo visual aplicado em toda a comunicação gráfica do evento.

AÇÃO PRÉ EVENTO
Foi criado um teaser com a mensagem: “150 de história, 150 anos de amor. Prepare-se. A Bayer conta com você!
No convite SAVE THE DATE, foi anunciada a cidade de Buenos Aires, escolhida por ser um destino carregado de história e de amores inspiradores como “EVITA”. Um lugar ideal, para reforçar o espírito de amor e luta proposto no conceito da Convenção.
PROGRAMAÇÃO DO EVENTO
O evento aconteceu no HILTON BUENOS AIRES, uma das melhores opções cinco estrelas para hospedagem e eventos em Buenos Aires. Padrão internacional, amplo e versátil espaço de eventos e alta gastronomia, opções de lazer,
piscina, fitness, spa, salão de beleza, etc.

Desde o check in os convidados foram imersos no universe da Convenção, com experiências técnológicas, diferentes e impactantes como a Promotora Virtual Bayer. Em tamanho natural, a promotora é uma imagem projetada, numa cenografia com a comunicação visual do evento, falando um breve texto de boas vindas, através de som directional. É como se uma atriz estivesse ao vivo do evento falando com os convidados no check in do Hotel.
A promotora virtual Bayer passava mensagens como a agenda do dia, lembretes e dicas úteis. Essa ação agregou valor high-tech para o evento, além de garantir melhor retenção de informações importantes.
Uma opção mais sustentável, que elimina os costumeiros boletins impressos.

LOGÍSTICA PARA RECEPÇÃO E CREDENCIAMENTO
Uma equipe de 50 pessoas contratadas localmente, foram responsáveis pela logística de recepção e acompanhamento dos 700 convidados para a programação intensa dos 3 dias de evento. Para o credenciamento foi instalado Help Desk com promotoras uniformizadas, onde recebem o welcome kit, Camisetas com o logo EU AMO BAYER, para usar
durante e após a convenção com carta deboas vindas, credencial e um welcome gift especial: alfajores. Todas as peças de comunicação e sinalização foram personalizadas com o logotipo tema do evento.


PRIMEIRO DIA. APRESENTAÇÕES E NOITE DE GALA NO TANGO PORTEÑO.
Abertura do evento por Marc Reichardt, president da Bayer Cropscience América Latina, seguida de apresentação da mensagem do director de operações Gerhard Bohne.
Depois do almoço um City Tour por Buenos Aires, com visita ao estádio e Museu do River Plate.
Noite de gala no TANGO PORTEÑO, com jantar, show de tango e entrega de prêmios destaque “Supervendas”, aos melhores vendedores de 2012. O evento surpreendeu pela originalidade e beleza, por homenagear a história de colaboradores que tem uma vida inteira de trabalho dedicado à Bayer, transformando-se em uma noite especial, envolvendo os colaboradores no clima de amor e orgulho pela Bayer.

NO SEGUNDO DIA MUITA EMOÇÃO NA ARENA BAYER
A sala principal da plenária foi transformada numa verdadeira ARENA para os lutadores Bayer.
Foi criada uma cenografia para o ambiente que remetesse ao espírito esportivo, à competitividade, força, garra. Um ambiente que inspirasse a vitória, a luta pelo número um.
Para concretizar esta ideia, foi desenvolvido um palco inspirado no universo do MMA - Mixed Martial Arts - o maior e mais popular campeonato de artes marciais da história.
O palco central tinha o formato do octógono, trazendo nova
dinâmica à Convenção e ainda potencializava todo o conteúdo audiovisual do evento. Três longas passarelas ligadas ao palco central, formavam quatro nichos de plateia. Telas de projeção circundam todo o ambiente, promovendo visão 360º de toda a Convenção.
Em formato de octógono, o palco permite muito mais
interação entre o público e o conteúdo exposto, tornando as apresentações mais grandiosas, faciliatando de maneira geral a imersão dos convidados naquele momento.
A emoção e orgulho pela Bayer propostas no tema estIveram presentes em todos os momentos do evento.
A vídeo-instalação criada para a cenografia virtual preenche as quatro grandes telas que contornam todo o espaço. Imagens que reforcem o tema e remetam ao espírito “VAMOS VENCER ESTA LUTA”.
O video de abertura da ARENA BAYER conceito especial envolve todas as telas de projeção, destacando cenas emocionais que remetam ao amor de cada colaborador pelo seu trabalho. Imagens emocionantes de momentos de vitória. Atletas comemoram com as mãos para o alto. Jogos
Olímpicos, Copa do Mundo, MMA. Torcida vibra, bandeiras Bayer se misturam a bandeiras do Brasil. Ouvimos ao fundo o coro da torcida gritando em uníssono: BAYEEEER! BAYEEER! Edição em fast apresenta imagens conceituais de plantações, sementes, laboratórios, funcionários Bayer batendo a mão no peito e sorrindo para a câmera, cenas do Brasil que deu certo. Vinheta animada encerra o vídeo com o coração do logo EU AMO BAYER batendo em splashes verdes e azuis.
Apresentação do PROPÓSITO BAYER foi feita pelos dirigentes da empresa, ressaltando as grandes transformações pelas quais a Bayer está passando, e os diferenciais frente à sua concorrência, com o objetivo de aproximar ainda mais os convidados, e envolvê-los no espírito de amor pela empresa.

ATIVIDADE VIVENCIAL CONTOU COM TECNOLOGIA E O ESPÍRITO DOS CAMPEÕES DO UFC.
Para essa atividade vivencial foi criada uma dinâmica especial para integrar e motivar a equipe Bayer
Cropscience, envolvendo tecnologia de comunicação interativa. O objetivo era de reforçar as mensagens da Convenção, com um jogo que testava os conhecimentos
dos convidados em relação à empresa, seus produtos, suas estratégias, com integração e motivação para atingir melhores resultados. Através de modernos telecomandos, os convidados participaram de uma dinâmica interativa e desafiadora. Baseamos a dinâmica da atividade vivencial em um campeonato UFC. No octógono da ARENA BAYER, os convidados participaram de uma luta virtual, através dos telecomandos e foram divididos em quatro equipes, cada uma representando um grande campeão do MMA, usando mascaras de papel com o rosto de cada lutador: Anderson Silva, Vitor Belfort, Minotauro e Cigano. Cada luta foi disputada através de cinco perguntas com respostas em
múltipla escolha, e cada pergunta representava um round.
O conteúdo de cada quiz aborda o universo Bayer
Cropscience, produtos e estratégias, 150 anos da empresa. O índice de acerto na pergunta a cada round, indicava qual equipe é a vencedora. O lutador que tivesse o maior índice de acerto ganhava o round. Ao final dos cinco rounds,
tinha-se o vencedor de cada luta. Neste momento, perguntaremos se as equipes preferem que o vencedor
encare o campeão em combate ou preferem se juntar e fazer a luta juntos, como um só time. A resposta vai ser uma só: VAMOS VENCER ESSA LUTA JUNTOS!
Este combate final foi uma simbologia para o combate diário de cada um frente à concorrência, e o poder da ação de cada um para o resultado final. O computador mostrava aleatoriamente o índice de acerto do concorrente, administrando seus resultados para que ganhassem um ou dois rounds, para depois o time Bayer fazer a virada do jogo.
Esta atividade pretende reforçar ainda mais o espírito
vitorioso de cada colaborador Bayer Cropscience, e os motivou a alcançar melhores resultados para vencer essa luta! Uma atividade que envolveu toda a equipe de forma criativa, leve, como se fosse uma brincadeira, marcou para sempre a memória dessa Convenção Bayer Cropscience.
Sem dúvida o maior diferencial do evento.

PALESTRAS MOTIVACIONAIS E COM EXEMPLOS DE SUPERAÇÃO
Foram convidados personalidades com experiência em motivação e superação como o Pauê, triatleta bi-amputado, tetracampeão internacional de Triathlon, que fez uma palestra testemunhal ressaltando todos os desafios enfrentados para conquistar títulos, escrever um livro que inspirou a produção do video-documentário “O passo de um vencedor”.

CONTEÚDO, PALESTRAS, ATIVIDADES E COMUNICAÇÃO VISUAL DE ACORDO COM O TEMA.
O evento ganhou força e poder de envolvimento por ter o tema conceito “Eu amo a Bayer – Vamos vencer essa Luta” presente em todo o conteúdo das apresentações, atividades motivacionais, palestras, cenografia, peças de comunicação e sinalização, figurino dos participantes e staff, palestras. Cada detalhe colaborou para imprimir esse espírito de força, orgulho e amor pela marca Bayer Cropscience e o clima motivacional chamando para a luta e vitória.

SHOW DOS TITÃS
Para encerrar a Convenção foi apresentado um show do grupo Titãs, que deixou a plateia num clima de animação total e celebração dos 150 anos da Bayer e de ser colaborador de uma das melhores empresas para se trabalhar.

Galeria de imagens
plenária em formato ringue dividida em 4 grupos e 4 telões
palestras com executivos da Bayer com transmissão nos telões
conteúdo motiva equipe de vendas a ser campeã
equipe de vendas se transforma em verdadeiros lutadores de MMA
campeões do MMA são inspiração e motivação nas palestras
equipe de vendas participa no palco
começa a luta round 1
time de lutadores participam de um Quizz
transmissão ao vivo nos telões dos participantes
equipe comemora vitórias
kit boas vindas com guia de buenos aires e camiseta
brinde portenho alfajores
sinalização com identidade visual em todos os espaços evento
folder programação e dicas úteis do evento personalizado
identidade visual em toda a comunicação do evento
show de tango
show de tango
show de tango
Noite de Gala no Tango Porteño
Noite de Gala no Tango Porteño
Noite de Gala no Tango Porteño
Noite de Gala no Tango Porteño
Premiação Super vendedor
Premiação Super vendedor
Campeões da ARENA BAYER
Show dos Titãs
       

 

ESTRATÉGiA COM TEMA ENVOLVENTE PARA CONQUISTAR O CORAÇÃO DA EQUIPE CONVIDADA.
Toda grande conquista é carregada de vontade, motivação e amor por algo ou por alguém, que supere até mesmo o amor próprio.
O grande desafio desse evento foi criar um tema e atmosfera que conquistasse os 700 colaboradores da equipe de vendas, não somente pela razão, informações e metas definidas pela empresa, mas principalmente, conquistar o coração de cada participante, fazendo brotar o sentimento de amor e honra por trabalhar pela marca Bayer Cropscience.

Para isso era preciso envolver o público com experiências inusitadas, emocionantes, tecnológicas, estabelecendo uma nova fase de relacionamento da marca com sua equipe de vendas.

O grande diferencial do evento foi conseguir traduzir no tema Eu amo a Bayer - Vamos vencer essa luta e criar uma analogia em todo o conteúdo da Convenção.

Naquele momento, o Brasil detinha o título mundial de MMA por Anderson Silva, e inspirado nesses campeões que chamam a atenção do mundo, foi criada uma cenografia nada convencional para uma Convenção de Vendas: Um palco octogonal com 3 rampas que davam acesso e cruzavam a plateia, com 4 telas cobrindo 360º do espaço, dando uma sensação de imersão total no conteúdo.
Os participantes foram transformados em “lutadores”, agrupados em 4 equipes, usando máscaras dos ídolos do MMA. Uma forma divertida, participativa e quase que teatral para fazer que se sentissem “campeões” da ARENA BAYER CROPSCIENCE.
Os palestrantes também foram escolhidos de modo a contextualizar o tema “Vamos vencer essa Luta”, destacando como ponto alto o triatleta bi-amputado Pauê, que superou um fatal acidente e inúmeras adversidades para conquistar títulos como o de tetra campeão de Triathlo.

Para traduzir o tema “Eu amo a Bayer – Vamos vencer essa luta” foi criado vídeo inspiracional, trilha sonora incidental para todas as apresentações e utilizadas tecnologias como Ipads, telecomandos na atividade vivencial AREANA BAYER, com a luta virtual, e ainda, a promotora virtual, projetada nos pontos de recepção e passagem, informando sobre a agenda diária, trouxe um comportamento sustentável, já que eliminava a impressão em papel de folders de programação.

Para encerrar a Convenção em clima de celebração, um grande show com a banda Titãs, campeões de audiência com 30 anos de carreira à frente do showbusiness brasileiro.
Repertório contagiante, músicas para dançar e cantar junto.
A maior banda do rock nacional, um dos maiores hitmakers da nossa música.
Uma banda que não tem um vocalista líder que se destaca, pois cada integrante é parte igualmente responsável pelo sucesso de sua obra, recheada de alguns dos maiores hits da música popular brasileira. Mais uma atração em total sinergia com a solução criativa e conceitual do evento.

Galeria de imagens
Eu amo a Bayer. Emocionando corações no evento
Emoção sincera dos dirigentes e participantes
Desafio de motivar e cativar o coração da equipe foi conquistado
4 telões davam a sensação de imersão no conteúdo
A inspiração nas lutas e seus campeões foi o diferencial para traduzir o tema
grande atração de encerramento show dos titãs
Cinturão dos campeões
Troféu super vendedor
máscaras dos lutadores do MMA para formar os times
Show dos Titãs
Show dos Titãs
Show dos Titãs
Show dos Titãs
   

 

Para avaliação do evento, foi elaborada uma pesquisa de satisfação junto aos participantes, com resultados acima da média em todos os quesitos consultados. Segue abaixo o resultado da pesquisa:

87% dos entrevistados deram notas de 8 a 10 para a organização geral do evento.

87% avaliaram a festa de encerramento com o Show dos Titãs como boa e ótima.

91% avaliaram bom e ótimo o destino escolhido, Buenos Aires, Argentina.

88% consideraram bom e ótimo os serviços prestados no check in.

98% avaliaram as salas da plenária com bom e ótimo

91% avaliaram a programação e conteúdo do evento ótimos

95% consideraram ótimas a dinâmica das apresentações

97% classificaram como ótima a solução cenográfica de octógono para o formato da plenária.

85% achou ótima a ideia de atividade vivencial com o tema “Desafio MMA”.

86% achou ótima a palestra motivacional de Pauê

85% acharam ótima a escolha da casa de tango como local para a Noite de Gala e Premiação dos Supervendedores.

87% acharam ótima a escolha dos Titãs como atração musical para a noite de encerramento do evento.

Galeria de imagens
sucesso alcançado com equipe de campeões
       

 

 
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