DESAFIO 1
Para este projeto, nossa meta era criar uma identidade que expressasse e fomentasse exclusividade absoluta nos participantes. O desafio era grande, queríamos colocá-los acima dos termos já conhecidos e utilizados como Unique, Vip, Gold, Exclusive, etc.
O cenário do evento por si só remete a este tipo de sensação, mas o sentimento deveria ser criado antes, no pré-evento e ainda nas reuniões feitas no Brasil.
Durante as reuniões de brainstorm saímos do papel de agência para entrar na pele no cliente final, aquele que vivenciaria toda a experiência que estava por vir e assim nos perguntamos como gostaríamos de ser chamados e como um grupo seleto e único como aquele deveria ser visto pelos demais do mercado. E, além disso, como uma cidade única como Nova Iorque se mostraria para eles, pessoas importantes, profissionais singulares, expoentes em suas áreas, únicas, unique, one, Ones, THE ONES.
DESAFIO 2
A aceitação da nomenclatura foi unânime dentro da agência. Buscamos ouvir as pessoas mais ligadas ao estilo de vida proposto no evento e todas se identificaram com o termo escolhido.
Feito isso, nosso próximo passo foi criar uma imagem tão forte e expressiva quanto o nome.
Cidades como Paris, Milão e Nova Iorque nos dão uma certa vantagem criativa por serem sinônimo de classe, cultura e exclusividade, e imagina-se que por si só elas já transmitiriam tudo que quisemos alcançar no nome, certo? Errado!!!
O desafio era maior, tínhamos que reinventar a imagem da cidade, destacando sua soberania sem ofuscar o nome do grupo, e vice-versa.
Fizemos vários estudos usando ícones, cartões postais, imagens pitorescas como os bueiros com vapor, tão conhecidos e difundidos nos filmes. Mas a cada estudo víamos que estávamos afastando os participantes da cidade, focávamos em pontos isolados e daquela maneira não conseguiríamos atingir a perfeição que tínhamos em mente.
Nova Iorque é uma cidade com problemas como qualquer outra do mundo, mas o todo dela beira o intocável à sua maneira. Precisávamos então do todo, captando sua majestosa linha de prédios iluminados e eretos cortando a noite.
A noite traz glamour, e nela que homens e mulheres se vestem com elegância, com pompa, com imponência compensando a falta da luz do sol.
Na composição geral já tínhamos um nome de peso e expressivo – THE ONES – uma imagem que falava por sí só – SKYLINE DE NOVA IORQUE – uma cor de fundo que pela sua falta de luz realça todo o resto. E finalmente um logo com traços leves, em ouro branco, caligráfica, como feito nos convites reais, personalizada.
A sobriedade da imagem final remetia a personalidade de grandes homens de negócio, que querem se destacar pelos seus feitos e capacidade de transformar seus negócios em empreendimentos geradores de progresso que atingem todos os graus do sucesso, do ouro branco ao ouro amarelo, representado pela faixa abaixo do SKYLINE.
Tudo nesse projeto foi pensado a exaustão. A ausência de cores, ao mesmo tempo que “chique” causaria menos impacto ambiental.
Com essa composição final atingimos o ponto que acreditávamos ser o cartão de visita direto, de acordo com a personalidade e perfil de cada um dos participantes.
Com a identidade visual definida, toda a comunicação do evento seguiu a mesma linha. Fizemos convite de jantar de boas vindas e outros jantares especiais, convite interação, folders, guia de viagem, cartão de agradecimento, tag brindes, tag kits, chave de quarto personalizada, cinta para água, convite de encerramento, app para Iphone, entre outros.
Poderíamos explanar todos eles, um por um, afinal tivemos o cuidado de criar o link perfeito a cada uma das ações que os materiais representavam, porém, daremos destaque a 03 deles. Materiais que causaram um impacto positivo muito além do esperado e que ainda são citados quando nos reunimos com clientes e participantes do evento.
O primeiro foi o convite oficial.
Entendíamos que a viagem proposta, independente de agenda ou compromissos, cativaria a todos os convidados no primeiro momento. Nova Iorque causa esse tipo de influência magnética em seus visitantes, então tínhamos que gerar uma expectativa ainda maior e ganhar coração e mente dos 48 clientes em relação ao evento e isso antes deles pisarem fora do país.
Desenvolvemos então uma caixa. Utilizamos um laço personalizado em torno da mesma demonstrando o cuidado com seu conteúdo e principalmente com quem a recebesse.
Esta caixa não era comum, mas uma caixa que, após soltar o laço, abria-se aos participantes, como se estivesse fazendo uma reverência à aquele escolhido.
Na sua formatação previmos que apenas duas faces do material se abririam, mantendo as outras 02 em pé e a parte interna das mesmas estariam marcadas pelo fascinante SKYLINE da cidade de Nova Iorque.
Dentro da caixa, fixada bem no meio, uma impressão com a imagem e formato de um Iphone5 – por razões fiscais e para se manter em acordo com as regras de importação brasileira entregamos os aparelhos in loco – aquela imagem era o atestado de comprometimento do participante com o evento.
Durante a entrega fez-se um silêncio na sala de reunião, os convidados perderam a fala, literalmente. Acabávamos de conquistar então corações e mentes.
Dando continuidade a ação da caixa, fizemos um app The Ones.
Mobilidade, sustentabilidade, inovação, inclusão digital, pioneirismo e grandes doses de criatividade – é a definição deste aplicativo.
Para um evento de 09 dias, com tantas informações para absorver, era crucial que os convidados tivessem domínio da agenda proposta e ao mesmo tempo estivessem cientes dos dados de seu voo, estada, endereços, e contato com outros participantes.
Com uma formatação de fácil visualização, o aplicativo já vinha pré-instalado em todos os aparelhos e contava com as seções:
- Boas Vindas – uma breve apresentação do evento, informações e expectativas;
- Aéreo – com todos os dados relevantes do voo, e-ticket, horários e portão;
- Hotel – informações sobre a reserva dos participantes;
- Agenda – cronograma completo, dia-a-dia e com horários;
- Contato – Telefone direto com nossos coordenadores in loco, disponíveis 24h por dia e uma lista completa de todos os participantes, maximizando o network entre eles em prol da empresa contratante;
- Endereços – referentes a todos os lugares visitados;
- Woodbury – dispúnhamos de algumas horas vagas, portanto levamos os participantes para fazer compras em um outlet localizado a 01 hora de Manhattan. Esta seção contava com um mapa completo do local, assinalando lojas e serviços.
Já para a última noite, e como sabíamos que o evento seria um sucesso – que efetivamente foi – precisávamos fechar com chave THE ONES.
Colocamos a cidade de Nova Iorque aos pés dos participantes. O jantar de encerramento seria no Top of the Rock, no 67º. andar do Rockefeller Center.
Mais uma vez o cenário tinha peso grande naquela ação. Não tínhamos a intenção de roubá-la, queríamos dividir com o evento e com o grupo que a compunha. Assim, criamos um convite com um formato diferenciado. Grande, fechado por um laço de cetim personalizado.
Ao desfazer o nó, a parte externa do material, impressa em branco perolado sóbrio se abria nas 02 dobras como portas reais e revelavam o interior preto, elegante e sofisticado com informações sobre o gran finale. Ostentados pelo logo THE ONES e fotos em preto e branco dos cartões postais de Nova Iorque, o convite refletia todo o sentimento alcançado até aquele momento.
Impresso nas dobras internas encontrava-se a letra daquela que é a música mais significante e que confirma porque aquela cidade é a mais importante e imponente do mundo – New York, New York.