Evento Neutro
Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 13ª Edição

Case: AUDIOTOUR
Candidato: São Paulo Convention & Visitors Bureau
Cliente: FUNDAÇÃO 25 DE JANEIRO - SÃO PAULO CONVENTION & VISITORS BUREAU
Segmento: Serviços
Estado: SP
TROFÉU BRADESCO CARTÕES
Categoria: Soluções Inovadoras e Novas Tecnologias
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
AUDIOTOUR SÃO PAULO

O São Paulo Convention & Visitors Bureau – SPCVB é uma fundação estadual de direito privado, sem fins lucrativos, que congrega atualmente mais de 700 associados-mantenedores, representando 61 segmentos do trade turístico paulista.
Seus objetivos são a ampliação do número de visitantes e o aumento de sua estadia por meio da captação, suporte a eventos, promoção e programa de capacitação.
Para isso, a entidade integra setores da sociedade em parcerias público-privadas a fim de dinamizar o volume de negócios e o mercado de consumo, contribuindo para o desenvolvimento econômico do destino, melhoria da qualidade de vida, renda de seus habitantes e o aumento do número de visitantes. Os recursos financeiros da Fundação são provenientes da mensalidade dos associados, de parcerias e da contribuição facultativa do room tax junto aos hóspedes dos hotéis associados.

Ficha técnica:
• Nome do Produto: AUDIOTOUR SÃO PAULO
• Data de Criação: Novembro de 2011
• Data em que o produto ou solução foi aplicado: Abril de 2012
• Conceito do projeto: Audiotour (ou guia de áudio) é um sistema que permite a descrição de passeios turísticos com uso de dispositivos eletrônicos e digitais com recursos de voz.

Desenvolvimento e descritivo completo:
O São Paulo Convention & Visitors Bureau busca promover através de sua marca “Visite São Paulo” iniciativas que promovam cada vez mais o destino São Paulo para seus visitantes.
Em Abril de 2012, o São Paulo Convention & Visitors Bureau, inaugurou um inédito e criativo roteiro turístico pela capital paulista no site visitesaopaulo.com: o AUDIOTOUR SÃO PAULO. Os roteiros podem ser baixado gratuitamente por meio da página www.visitesaopaulo.com/audiotour ou pelo iTunes.

Em parceria com a Turis Soluções, o AUDIOTOUR SÃO PAULO é um guia em áudio que permite visitas autoguiada pela cidade, com informações sobre seus pontos mais interessantes. A Turis Soluções, por sua vez, é uma empresa associada ao São Paulo Convention & Visitors Bureau, especializada na produção de informações para o apoio à visitação através do uso de suportes multimídia. Sua expertise é desenvolver soluções customizadas para melhorar a qualidade da visitação em diferentes locais, de destinos turísticos a parques, museus e feiras comerciais.

Galeria de imagens
LOGO TURIS SOLUÇÕES
       

 

Quantas vezes passamos por perto de marcos paulistanos sem se dar conta da riqueza histórica escondida ali? No fundo, por mais que muita gente saiba quais são os cartões postais da metrópole, poucos se lembram dos motivos que tornaram esses lugares especiais (está tudo num canto perdido da memória, junto com as aulas de história da quinta série).

Pensando nisso e nos turistas que passeiam por São Paulo (são 11,7 milhões todos os anos, sendo que 1,6 milhão são estrangeiros), a Turis Soluções e o São Paulo Convention & Visitors Bureau, criaram o AUDIOTOUR SÃO PAULO.

Os Audiotours são roteiros de visitação em áudio compostos por um conteúdo interpretativo, narrado e acompanhado de trilha sonora, além de imagens e outros complementos. A solução possibilita a realização de uma visita autoguiada diferente e informativa, feita no próprio ritmo do visitante, garantindo a ele uma experiência completa. Também conhecido como “Walking Tour”, este tipo de solução permite que turistas e moradores conheçam uma região de sua cidade caminhando ao mesmo tempo que recebem informações históricas, culturais, políticas, religiosas e arquitetônicas, entre outros aspectos.

Pontos turísticos são normalmente lugares onde, em um tour convencional, o visitante tira fotos, olha a vista e vai embora. Com a utilização do Audiotour, o turista leva, além de belas imagens, conhecimento, enriquecido por roteiros que contam, dentre muitas outras histórias, o motivo daquele lugar ter-se tornado uma atração turística.

O AUDIOTOUR SÃO PAULO cobre duas regiões da cidade: Centro Velho e Avenida Paulista, num total de 30 faixas em dois idiomas. É uma solução perfeita para tornar passeios nestas regiões, além de agradáveis, instrutivos e interessantes para todas as idades.

No áudio sobre a Catedral da Sé, por exemplo, há inúmeras informações sobre o estilo da construção, o neogótico, inspirado nas grandes catedrais europeias. Também há destaque para curiosidades sobre a decoração, como os entalhes em pedra que remetem à flora brasileira.

Outra coisa bacana é que, além das curiosidades, o áudio também indica como chegar a cada ponto turístico. É bem detalhado e preciso, como se fosse um GPS, mas sem a voz mecânica. Na verdade, é mais como se você estivesse na companhia de um simpático guia, que te leva aos monumentos (os perdidos agradecem) e explica sua relevância.


DISPONIBILIDADE

O AUDIOTOUR SÃO PAULO pode ser baixado de sem custo em mp3 ou direto no iTunes, como podcast. Os visitantes podem fazer o download e utilizá-los quando forem visitar o local, ouvindo o conteúdo em seus próprios aparelhos reprodutores de mídias, como MP3 players, iPods, celulares e smartphones, entre outros.


Para acessar o AUDIOTOUR SÃO PAULO é muito fácil.

1. Acesse o site visitesaopaulo.com/audiotour
2. Escolha seu roteiro: Centro Velho ou Avenida Paulista
2. Faça o download dos arquivos
4. Copie no seu MP3 player ou celular
5. Vá ao local escolhido
6. Ouça o roteiro e divirta-se!

No iTunes
PODCAST CENTRO VELHO
https://itunes.apple.com/br/podcast/audiotour-centro-velho-sao/id516112370

PODCAST AVENIDA PAULISTA
https://itunes.apple.com/br/podcast/audiotour-avenida-paulista/id635658379?mt=2

Inicialmente disponível apenas em português, o AUDIOTOUR SÃO PAULO passou por um período de testes e no ínicio de 2013 ganhou versões no idioma inglês, disponíveis para os dois roteiros.

AUDIOTOUR CENTRO VELHO DE SÃO PAULO

No Centro Velho, o roteiro cobre 17 pontos da cidade, que podem ser feitos em uma hora de caminhada – cada áudio tem entre um e cinco minutos.

• Introdução
• Centro Velho de São Paulo
• Catedral da Sé
• Vista lateral da Catedral
• Marco Zero
• Praça da Sé
• Estátua Padre José de Anchieta
• Solar da Marquesa de Santos
• Pateo do Collegio
• Monumento Glória Imortal aos Fundadores de São Paulo
• Viaduto Boa Vista
• Centro Cultural Banco do Brasil
• Praça do Patriarca
• Edifício Matarazzo
• Viaduto do Chá
• Vista do Viaduto do Chá
• Vale do Anhangabaú
• Despedida

AUDIOTOUR AVENIDA PAULISTA

Na Avenida Paulista, o roteiro cobre 13 pontos, que podem ser feitos em uma hora de caminhada – cada áudio tem entre um e cinco minutos.

• Introdução
• A história da Avenida Paulista
• Casa das Rosas
• Escola Estadual Rodrigues Alves
• Avenida Brigadeiro Luís Antônio
• O vaivém da Avenida Paulista
• Edifício Gazeta
• FIESP
• MASP
• Vão livre do MASP
• Palacete Franco de Mello
• A vida cultural da Paulista
• Conjunto Nacional
• Despedida

Galeria de imagens
AUDIOTOUR - visitesaopaulo.com
ITUNES - PODCAST CENTRO
ITUNES - PODCAST AVENIDA PAULISTA
MAPA AUDIOTOUR CENTRO
MAPA AUDIOTOUR CENTRO - ING
MAPA AUDIOTOUR PAULISTA - PORT
MAPA AUDIOTOUR PAULISTA - ING
     

 

INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

O pioneirismo no desenvolvimento de soluções que usam novas tecnologias para apoiar a visitação é a marca registrada da Turis Soluções. Aliando o uso de novas tecnologias ao conhecimento do mercado, a empresa ajuda seus clientes a inovarem no atendimento de seu público visitante. As soluções são feitas para criar experiências únicas para seus visitantes, antes, durante e depois de suas visitas. Desenvolvidas de acordo com o perfil de cada público, permitem ampliar seu relacionamento com os visitantes.

A diretora da Turis Soluções, Juliana Bettini, idealizadora do projeto ressaltou o potencial da ação para ampliar as alternativas de passeios em São Paulo e agregar valor à oferta turística da cidade. “Será uma ferramenta preciosa não só para o visitante, como também um estímulo adicional para que os próprios moradores conheçam melhor sua cidade. Com a iniciativa, trazemos para o Brasil essa nova forma de visitação, já consagrada em destinos na Europa e nos Estados Unidos”.

Nova York
Há dezenas de audioguias da cidade, a maioria cobrada. Entre os gratuitos está o do Central Park (www.centralpark.com/pages/walking-tours.html). Há duas opções para download: tour familiar ou com explicações sobre a arquitetura do parque

Londres
Premiado guia com temática ambiental, o And While London Burns (www.andwhilelondonburns.com) leva o visitante a conhecer ruelas do distrito financeiro, alertando para o aquecimento global. Download grátis

Barcelona
O extenso audioguia leva o turista a conhecer 16 atrações num só passeio. Em www.iaudioguide.com, o download sai a 4,95

Juliana Bettini, da Turis Soluções, explica que o projeto foi idealizado quando ela voltou da Espanha, onde concluiu o mestrado. “Percebi o quanto é comum os turistas terem acesso a guias em áudio em cidades e museus pelo mundo, mas não aqui”, diz. “Aí resolvi apostar na ideia”.

DESAFIOS E SOLUÇÕES

O maior desafio deste projeto foi viabilizar o custo de forma que pudesse atender às duas empresas. O projeto total foi custeado no valor de R$ 7 mil, que incluiu a elaboração textual dos roteiros, produção dos áudios, produção de mapas, traduções e programação visual da página no site.

Infelizmente, em relação à divulgação não houveram investimentos extras para que o material pudesse ter maior engajamento com o público. O São Paulo Convention & Visitors Bureau mobilizou sua assessoria de imprensa para divulgar nos principais veículos do trade turístico. A Turis Soluções confeccionou 5.000 cartões postais informativos sobre o projeto, que foram distribuídos em diversos hotéis associados do SPCVB. Além disso, foram incluídos banners digitais promocionais no site visitesaopaulo.com para promoção do projeto, que permanecem online.

No entanto, para nossa surpresa, o projeto foi muito bem aceito, tanto pelo público final, como pela imprensa. Obtivemos diversas publicações, em veículos de grande nome.

• Em uma semana após o lançamento, o AUDIOTOUR SÃO PAULO obteve teve 815 downloads.
• No total tivemos 6.753 downloads, desde o lançamento até o momento (setembro/2013).

Na imprensa tivemos:
• 5 divulgações em jornais impressos (Estado de São Paulo, Folha de São Paulo, Metro, Jornal da Tarde, Guia 4 Rodas)
• 2 divulgações em TV (TV Cultura – Guia do Dia e TV Globo - Bom dia São Paulo)
• +25 divulgações em sites especializados

Galeria de imagens
BANNER DIVULGAÇÃO
BANNER DIVULGAÇÃO
BANNER DIVULGAÇÃO
BANNER DIVULGAÇÃO
POSTAL-DIVULGAÇÃO-FRENTE
POSTAL-DIVULGAÇÃO-VERSO
       

 

SAIU NA MÍDIA

TELEVISÃO

TV CULTURA, Junho/2013
A TV Cultura fez uma série especial com o AUDIOTOUR SÃO PAULO. O repórter Cadu Cortez fez um "test walk" do aplicativo.
https://www.youtube.com/playlist?list=PL0Qz-covvhxTUdblETuJzJ8SZZhfVN5vY
Audiotour: Praça da Sé - Guia do Dia 10/06/2013
http://tvcultura.cmais.com.br/guiadodia/videos/audiotour-praca-da-se-guia-do-dia-10-06-2013
Audiotour: Estátua do Padre José de Anchieta - Guia do Dia 11/06/2013
http://tvcultura.cmais.com.br/guiadodia/videos/audiotour-estatua-do-padre-jose-de-anchieta-guia-do-dia-11-06-2013
Audiotour: Pateo do Collegio - Guia do Dia 12/06/2013
http://tvcultura.cmais.com.br/guiadodia/videos/audiotour-pateo-do-collegio-guia-do-dia-12-06-2013
Audiotour: CCBB - Guia do Dia 13/06/2013
http://tvcultura.cmais.com.br/guiadodia/videos/audiotour-ccbb-guia-do-dia-13-06-2013
Audiotour: Viaduto do Chá - Guia do Dia 14/06/2013
http://tvcultura.cmais.com.br/guiadodia/videos/audiotour-viaduto-do-cha-guia-do-dia-14-06-2013

IMPRESSO

METRO, Maio/2012 (impresso)
http://publimetro.band.com.br/pdf/20120508_MetroSaoPaulo.pdf

JORNAL DA TARDE, Maio/2012 (impresso)

GUIA 4 RODAS, Novembro/2012 (impresso)

O ESTADO DE SÃO PAULO, Maio/2012 (impresso)
http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,centro-de-sp-ganha-audioguia-de-turismo-,869594,0.htm

FOLHA DE SÃO PAULO, Julho/2012 (impresso)
http://www1.folha.uol.com.br/saopaulo/1123421-centro-velho-ganha-roteiro-turistico-com-audio-e-curiosidades.shtml

SITES ESPECIALIZADOS

PORTAL IG - VIAGENS
http://viagens.ig.com.br/destinos/7-roteiros-alternativos-em-sao-paulo/

ZERO HORA, Maio/2012
http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/cultura-e-lazer/viagem/noticia/2012/05/uma-nova-forma-de-fazer-turismo-em-sao-paulo-3752915.html

BRASIL TURIS JORNAL, Maio/2012
http://www.brasilturis.com.br/noticias.php?id=1091¬icia=site-visite-sao-paulo-divulga-audiotour-pelo-centr

BLOG PESQUISA MUNDI, Ago/2012
http://www.pesquisamundi.org/2012/08/audiotur-centro-velho-de-sao-paulo.html

REVISTA TÁXI, Julho/2012
http://www.revistataxi.com.br/pages/modArt.php?modId=938

COLHERADA CULTURAL, Maio/2012
http://www.colheradacultural.com.br/viagem/tag/audiotour-centro-velho/

MOBILIZE, Agosto/2013
http://www.mobilize.org.br/noticias/4674/mobilize-pedala-em-passeio-cultural-com-o-bike-tour-sp.html


Galeria de imagens
ESTADO DE SÃO PAULO
JORNAL METRO
JORNAL DA TARDE
GUIA 4 RODAS
BLOG
TV CULTURA
       

 

 
  • contato: (11) 2538-4156 - (11) 7377-8878