Evento Neutro
Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 13ª Edição

Case: NERD LAB PETROBRAS
Candidato: Manga Comunicação
Cliente: Petrobras
Segmento: Serviços
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
NERDLAB PETROBRAS

Um grupo diferente se mistura. E é essa essência que faz do Grupo M um agrupado. Nascido da incorporação da One International pela agência Manga, o grupo trabalha com diferentes formatos de negócio unindo as especialidades de cada uma das cabeças para criar, planejar e entregar as melhores soluções para os nossos clientes. Somos o Grupo M. Grupo no nome, agrupado na atitude.
Nosso cliente, a Petrobras é a sétima maior empresa de energia no mundo, e sempre está a procura de introduzir seus projetos para o máximo de pessoas, e acabou encontrando no Campus Party 2013 uma oportunidade para atrair a atenção de jovens talentos aproveitando sua identificação com inovação, que é algo que sempre marcou a história da Petrobras.
O Campus Party 2013 aconteceu entre os dias 29/01 a 02/02 na Arena Anhembi em São Paulo, onde por volta de 8.000 “nerds” se reuniram o maior evento de inovação tecnológica, Internet e entretenimento eletrônico em rede do mundo. A Petrobras patrocinou o evento em algumas edições (2008, 2010 e 2011) e volta esse ano com o patrocínio Gold.
Então, o Grupo M decidiu aceitar esse desafio, e criou o Nerdlab Petrobras com o objetivo de chamar a atenção dos participantes do Campus Party para o estande da Petrobras, usando a tecnologia como elo para unir os dois lados.
O Nerdlab Petrobras foi uma base de comando para eles com direito a área de descanso, brindes e a oportunidade de ver os caras do Jovem Nerd de perto, enquanto eles gravavam os seus podcasts direto do Nerd Lab.
Jovem Nerd é um blog brasileiro de humor e notícias criado em 2002. Aborda temas sobre entretenimento, em especial, cinema, séries de televisão, ficção científica, quadrinhos e role-playing game, foi o vencedor do MTV Video Music Brasil de melhor blog do ano, de 2009.

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Estande Geral
Estande Geral
   

 

O Grupo M cuidou da criação, produção, montagem e desmontagem do estande promocional para a participação da PETROBRAS no Campus Party 2013.
O Nerdlab Petrobras foi um estúdio temático, de onde foram transmitidos Videocasts e Podcasts especiais e exclusivos com conteúdos diversos, entre eles, temas sobre a Petrobras.
E para isso, firmamos a parceria com a maior comunidade do target do evento do país: o Jovem Nerd. Produtores de conteúdo e gancho de atração da audiência para então inserir conteúdos Petrobras no meio (brand placement). O público interagia através de perguntas sobre os temas abordados.
O quarto teve a ambientação de um quarto de verdade, todo de vidro, com persianas para fechamento da área.
Além disso, o espaço NerdLab Petrobras contou ainda com atividades como pega-mugs, fliperamas e estações de massagem. No espaço Arena teve a Oficina de Pixilation do Anima Mundi, técnica de animação quadro-a-quadro que será realizada com os próprios campuseiros estrelando as sequências de animação. Aberta ao público, a oficina dura em média 20 minutos e o participante pode baixar o vídeo feito por ele direto do site do Anima Mundi.
A estrutura do estande contava com promotores, manutenção, limpeza, segurança, coordenador, e fotógrafo para manter o Nerdlab em funcionamento.

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A Petrobras tem como uma de sua principais características, inovação pura no DNA. E essa característica vem a tona quando trabalha conectada com novas possibilidades de negócio. O público do Campus Party é a essência da inovação, e a Petrobras viu a chance de entrar nesse meio para trazer algo novo para o evento.

A inovação do Nerdlab Petrobras foi espaço que criamos para que os campuseiros tivessem a sensação de " estar em casa" e, que o estande, fosse um centro de controle para todos os amantes de tecnologia.

A participação do Jovem Nerd foi essencial para divulgar a marca e somar duas características que ambos tem em comum: Tecnologia e inovação. Nos podcasts, introduzimos, e traduzimos nossa tecnologia para o mundo dos campuseiros, chamando atenção no evento.

Toda a decoração foi inspirada no mundo nerd para atender os participantes de forma confortável e criativa através das atividades propostas, chamando a atenção do público.

As promotoras foram treinadas para atender todos, de forma fácil e eficiente, no mesmo tom do evento.

O estande completou seus objetivos com sucesso, a altura do valor que a Petrobras tem.

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A Petrobras tem como objetivos criar interesse entre os jovens à procura de novos talentos, e esse estande foi criado para se conectar com este mundo através da tecnologia. O estande superou as expectativas, atingindo as metas da empresa e fortificando sua imagem junto ao público jovem.

A imprensa divulgou em peso a iniciativa da empresa, que acabou se tornando a casa dos nerds durante o evento. Com certeza, o estande foi uma grande porta pra atingir um publico jovem que não conhecia o trabalho da Petrobras. A combinação em apresentar os projetos da Petrobras de forma diferente, em um espaço confortável, e oferecer divertimento para público do Campus Party, foi a escolha certa para divulgar a marca e transformar o estande em sucesso. O espaço para descanso, e a Oficina de Pixilation do Anima Mundi , trouxeram além de um conteúdo rico para os campuseiros, grande destaque para a marca entre todas as atividades, e exposições que aconteceram no Campus Party.

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