Evento Neutro
Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 13ª Edição

Case: TELEFÔNICA VIVO NA CAMPUS PARTY 2013
Candidato: Innova - All Around The Brand
Cliente: Telefônica Vivo
Segmento: Serviços
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Prancha conceito

Há 5 anos a Telefônica Vivo é a principal patrocinadora da Campus Party e responsável por toda a infraestrutura de telecomunicações. Na edição de 2013 os principais focos da empresa foram estimular a inovação através da tecnologia, promover ações de sustentabilidade e, por meio da Fundação Telefônica Vivo, discutir a relação entre educação e tecnologia e estimular o empreendedorismo social.

Sendo a Campus Party o maior acontecimento de tecnologia no mundo que consegue reunir jovens inovadores, governo e empresas interessadas em contribuir com a formação desses jovens, o objetivo dessa grande reunião durante 5 dias é criar uma integração entre os 3 públicos. A Telefônica Vivo é uma empresa que oferece produtos e serviços de alta tecnologia; então, é de extrema importância que consiga se conectar aos campuseiros, conhecendo os seus principais interesses e necessidades para ajudá-los a continuar pensando em soluções inovadoras e tecnológicas.

Durante as edições anteriores, percebeu-se que essa integração não acontecia, já que, apesar de toda a infraestrutura tecnológica com alta capacidade de conexão de internet, ainda havia um distanciamento entre os campuseiros e a Telefônica Vivo. Por isso o foco deste ano do evento foi promover assuntos interessantes para os participantes e para a empresa.

Para aproximar a Vivo dos campuseiros, criamos um conceito que os chamava a continuarem inquietos, sonhadores e transformadores: Keep Geeking.

Após entender o “universo geek”, criamos ações nos espaços de atuação do patrocínio da Telefônica Vivo na Campus Party que pudessem mostrar que a empresa queria se mostrar próxima dos campuseiros e do público em geral.

Os principais espaços explorados foram a área Expo (voltado para visitantes e campuseiros) e Lounge Keep Geeking #vivonacampus (localizado na arena, com entrada permitida somente para campuseiros e convidados).

Galeria de imagens
Prancha conceito
       

 

Para atingir o público e de fato iniciar essa integração entre os campuseiros e a empresa, era necessário aprimorar o conhecimento sobre e o que esperavam da Telefônica Vivo este ano. Para isso, realizamos pesquisas que buscaram atualizar o conhecimento sobre o público e suas reais necessidades. Além de uma pesquisa presencial, foram feitas diversas pesquisas on-line através das redes sociais. Com esse estudo, percebemos que a imagem da Telefônica Vivo estava diretamente ligada à organização do evento e isso acabava refletindo na forma como o campuseiro enxergava o patrocínio da empresa na Campus Party. Consequentemente, os campuseiros acreditavam que a Telefônica Vivo era responsável pela pouca infraestrutura oferecida na Arena.

Inicialmente, em 2008 e 2009, a Campus Party era voltada mais para a tecnologia e a cultura geek, com foco em robótica, games e construções de modes. A infraestrutura era precária, mas se esperava que fosse melhorando com o passar dos anos. Com o crescimento do evento e a grande entrada de usuários das redes sociais, o evento passou a também trazer novidades relacionadas às mídias sociais. Com isso, essa área começou a ganhar cada vez mais destaque nas demais edições, diminuindo o espaço das demais áreas voltadas para a tecnologia. Além disso, a infraestrutura não mudou muito nas edições seguintes da Campus Party.

Para alcançar o objetivo da Telefônica Vivo, que era se aproximar do campuseiro, era preciso primeiramente separar a imagem da empresa da comissão organizadora. Ou seja, independente de existirem mais participantes interessados em tecnologia ou em mídias sociais, era necessário estar lado a lado com os campuseiros, construindo junto com eles um ambiente participativo através de ações que agradassem a todos e que fossem de interesse comum.

Galeria de imagens
Lounge dos Campuseiros
Área Expo
Visão geral do evento
Barracas dos campuseiros
 

 

Área Expo - buscamos ativações que ressaltassem os produtos e serviços da marca. Como forma de entretenimento tivemos o Cubo de Conteúdo, que reuniu diversas webcelebridades para bater um papo com os participantes. À noite, os campuseiros tiveram uma sessão de cinema oferecida pela Vivo Play. Quem não era campuseiro também podia conhecer a conteúdo do produto através de cabines de degustação. Outros produtos que tiveram degustação no local foram o Vivo Internet Fibra e o lançamento do 4G Plus. A Vivo Machine, que era uma claw machine com “Vivinhos” dentro e controlada por smartphones, foi uma das atrações do espaço. Na área Expo os participantes também podiam doar seus celulares para concorrer a um smartphone.

No lounge Keep Geeking #vivonacampus foram instalados diversos jogos não eletrônicos para que os campuseiros pudessem relaxar longe das máquinas. O Lounge ainda contou com bikes que recarregavam celulares e duas grandes competições: o Melhor Jogador Mobile, que premiou os melhores nos jogos disponíveis na loja virtual da Vivo, e o Desafio 3G Plus Ping-Pong, em que os campuseiros jogavam ping-pong usando iPhones como raquetes. Antes de rebater, um deveria digitar “ping” enquanto o outro participante deveria digitar “pong”. Ganhava a partida quem digitasse mais vezes corretamente. No final, os 2 melhores levaram um iPhone 4.

OVNI, o coração da Campus Party na Arena, impactou com um formato e iluminação moderna dando vida a um verdadeiro OVNI.

O espaço Telefônica Vivo, voltado principalmente para receber diretores e autoridades na Arena, abriu as portas para os campuseiros conversarem com colaboradores Firefox OS.
Sustentabilidade na Campus Party:

Vivo Clima – Demonstração do sistema pluviométrico da Vivo.

Energia solar – Parte do estande da Telefônica Vivo era alimentada por energia solar.

Quiz Control Power Pack – Demonstração educativa do produto de controle de uso de energia.

Reciclagem monitorada – Kits de coleta seletiva para os participantes, que podiam acompanhar a central de reciclagem em tempo real através do Vivo Monitoramento Remoto.

Palestra tecnológica para acessibilidade – Grupo de 10 integrantes do centro de prevenção à cegueira e mais 5 deficientes auditivos para a visita guiada e participação na palestra.

Compensação de carbono – A emissão de carbono gerada nos espaços Telefônica Vivo foi compensada com o plantio de árvores.

A Fundação Telefônica Vivo promoveu palestras e painéis, com o foco na transformação do mundo através de novas tecnologias.

Os concursos em parceria com outras empresas contribuíram para o destaque da Vivo na Campus Party. Este ano teve o Wayra Contest, premiou os 3 melhores projetos com o tema inovação e empreendedorismo, e o Concurso Firefox OS, desenvolvido pelo Centro de Inovação Telefônica, com o envolvimento direto da Mozilla Foundation.

Toda a comunicação do evento para a Vivo, incluindo a produção de barracas e mochilas dos campuseiros, foi executada pela Innova. Tivemos ações com homens-placa, que circulavam na Arena divulgando toda a programação da Vivo na Campus Party através de um QR Code. A divulgação do Vivo Torpedo Grupos ficou por conta de um grupo de promotores na arena vestindo um camisetão. A ideia era mostrar que com o serviço o campuseiro estará sempre conectado aos seus amigos.

Duração do evento: 7 dias.

Duração do job: 4 meses.

Investimento: 3 milhões.

Galeria de imagens
OVNI
Lounge dos Campuseiros
Espaço de Relacionamento
OVNI
Área Expo
Área Expo
Área Expo
Keep Geeking
Cubo de Conteúdo em parceria com o YouPix
Lounge dos Campuseiros -
Cubo de Conteúdo em parceria com o YouPix
Premiação
     

 

• Mais de 7.600 campuseiros.
• Mais de 160.000 visitantes nas área Expo e Arena.
• 99 matérias em 11 dias publicadas sobre Telefônica Vivo na Campus Party com citação direta.
• 260 matérias em 11 dias publicadas nos veículos de massa sobre a Campus Party, sendo:
o 197 matérias on-line
o 34 matérias em veículos impressos
o 5 matérias em TV
o 7 matérias em rádio
• 63.939 menções à Campus Party Brasil no Twitter/blogs/YouTube. Entre elas, 4.699 citam a Telefônica Vivo, ações ou executivos da empresa.
o Assuntos que mais renderam repercussão:
• 3.330 tuítes sobre #vivonacampus
• 771 tuítes sobre Firefox OS
• 487 tuítes sobre Cubo de Conteúdo

• ALCANCE TELEFÔNICA VIVO NA CAMPUS PARTY ▶ POSITIVA/NEUTRA 21 milhões |
• No período, houve cerca de 50 fotos, 14 posts publicados pela fanpage da Vivo e 28 atualizações públicas.
o Eles somaram 3.161 likes, 1.169 compartilhamentos e 755 comentários, dos quais 78 (Pos.: 45 / Neu.: 9 / Neg.: 24) estavam relacionados ao evento.
• No Instagram foram localizadas 310 fotos sobre ações da Vivo na Campus Party:
o 120 fotos com a hashtag #vivonacampus
o 54 pessoas registraram as ações da Vivo.
o Destaques: Cubo de Conteúdo, Vivo Machine, 4G Plus, Campanha de Reciclagem, Vivo Play, Eco Bike e Vivo Quiz Vending Machine.






Veja o vídeo-case:

https://vimeo.com/73240687

 
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