Evento Neutro
Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 13ª Edição

Case: PACOTE KRATON POLYMERS, PADRONIZAÇÃO DE IDENTIDADE VISUAL DILUINDO CUSTOS SEM PERDER O DNA DE MARCA
Candidato: Surreal Arquitetura Cenográfica
Cliente: Kraton Polymers do Brasil Industria e Comercio de Produtos Petroquimicos Ltda
Segmento: Serviços
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Kraton Polymers - Feiplastic 2013

Desde 2002 a Surreal é uma empresa formada por gente que se inspira no futuro para criar experiências reais no presente, antecipando e aplicando diariamente metodologias eficazes e eficientes na busca da perfeição da prestação de serviços de criação e execução de estruturas promocionais.
Nos preocupamos não somente com o sucesso de cada job, mas também com a construção de parcerias que viabilizem a manutenção deste sucesso. Entendemos que somente desta maneira as estratégias de marketing serão aplicadas de forma ideal e serão realmente a tradução de um sonho transformado em realidade.
Somos pessoas pró-ativas em entender o que cada cliente precisa, não apenas entregando o que ele quer. Com essa atitude podemos ir além do simples e usual e estaremos nos tornando reais colaboradores de um objetivo comum.

Kraton Performance Polymers, Inc. (NYSE: KRA) é líder global na produção de polímeros de engenharia usada para melhorar o desempenho dos produtos que tocam praticamente todos os aspectos de nossas vidas. O inventor original de copolímero em bloco (SBC) química estirênica na década de 1960, Kraton tem uma história de inovação que remonta quase 50 anos que impulsiona o crescimento de seus clientes. A empresa possui um amplo portfólio de valor de reforço de polímeros que são usados em uma ampla variedade de aplicações, incluindo consumo e itens de higiene pessoal, adesivos e revestimentos, eletrônicos, suprimentos médicos, componentes automotivos, pavimentação e materiais de construção. A Kraton oferece seus produtos a um grupo diversificado de mais de 800 clientes em mais de 60 países em todo o mundo e colabora com os clientes em soluções personalizadas para atender às necessidades específicas.
Nos mercados em todo o mundo, o nome Kraton se tornou sinônimo de SBCs, uma família versátil de polímeros que agregam valor substancial para uma ampla variedade de produtos. Temos liderado o desenvolvimento de praticamente todos os principais aplicativos SBC que nossos clientes tenham comercializado.

A Feiplastic é o maior espaço na América Latina para apresentação de tendências, demonstração de lançamentos do setor do plástico e geração de networking. Um evento renomado que reúne as marcas mais importantes deste mercado, atraindo os principais profissionais do Brasil e do mundo para as melhores oportunidades de negócios.

Feiplastic - Feira internacional do plástico
Setor do plástico e geração de networking
70 mil visitantes
Anhembi - 20 a 24 de maio de

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Em 2009 a Surreal atendeu a Kraton através de uma agencia para o estande da Brasilplast. O trabalho foi extremamente positivo, o feedback tanto do cliente quanto da agência foi além de nossas expectativas e dado o trabalho de sucesso que todos os envolvidos fizeram inscrevemos o case no prêmio Caio daquele ano que foi premiado com ouro em sua categoria. No ano seguinte a agência perdeu contato com a Kraton, a Surreal continuou a executar alguns Jobs para a agência, mas não deu continuidade ao relacionamento com este cliente.
Agora, aproximadamente 4 anos mais tarde, tentamos novamente participar de uma concorrência da Kraton. A agência já não existe mais e portanto fomos captar diretamente o brief com a empresa. O processo foi bastante complexo pois a empresa sendo uma grande multinacional tem centralizado seu Marketing na Holanda. Ao saber que a Surreal que criou e executou o estande da Kraton em 2009 e que fomos premiados tivemos uma oportunidade de participar da concorrência para o pacote de eventos de 2013.

Recebemos um brief para 5 eventos (Feiplastic, Brazil Road Expo, Abrafati, MD&M e Hospitalar), e um desafio de criar uma identidade visual que pudesse ser aplicada em estandes de diversas metragens. Tínhamos estandes de 120m2 e estandes de 9m2 nos extremos do pacote.
O maior desafio não foi a variação grande entre as áreas, pois a Surreal tem bastante expertise em criar identidades visuais para campanhas anuais de seus clientes, mas sim a variabilidade na exposição de produtos com escalas diferentes nos eventos diferentes e tendo como objetivo manter e reaproveitar alguns expositores. Outro desafio eram as características particulares de cada evento, sendo alguns mais comerciais, com venda efetiva no evento e outros mais institucionais com propósito de relacionamento com clientes da casa.
Contando que diferenças de fuso horário, com a variabilidade nas áreas, nos objetivos em cada feira, e ainda assim que verbas definidas, nos debruçamos e começamos a planejar como resolveríamos todas as problemáticas e viabilizaríamos o começo de uma nova parceria.
Para tanto, estudamos detalhadamente os produtos do cliente, as linhas, as divisões, o público diferenciado em cada evento tentando achar um denominador comum, o DNA da Kraton.
Foi então que através do projeto da Feiplastic, na área maior disponibilizada no pacote de eventos, que encontramos uma saída, uma estrutura com forro modulável que criava uma volumetria característica e alinhada com o design promocional da marca no mundo inteiro e ainda nos dava flexibilidade para aplica-la em áreas menores. Com isso conseguimos readaptar o projeto para 2 outras feiras, a hospitalar e a Abrafati, diluindo o custo de materiais e criando uma identidade de marca em todos os eventos, um dos objetivos da kraton para este ano.

Vencemos a concorrência, realizamos o primeiro projeto como teste para os outros eventos e conseguimos surpreender o cliente não somente com um projeto readaptável, mas com uma execução que teve um feedback ótimo dando o primeiro ponta pé para o reinicio da parceria entre a Surreal e a kraton Polymers.

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Após muitas conversas, e-mails, conferências e telefonemas, conseguimos encontrar uma solução que se encaixaria para três eventos (Brazil Road Expo, Feiplastic, Abrafati) e um segundo layout para os outros dois eventos (Hospitalar, MD&M Brazil).
O segredo uma estrutura de forro modular, que funcionava como testeira principal aplicando a logomarca. Além da diferença nos tamanhos dos estandes, havia ainda a diferença de alturas e recuos permitidos por cada organizadora, portanto, fizemos uma peça que se adequou para cada área, feita com madeira revestida por napa em módulos separados, que permitiram montagem e desmontagem com encaixes diferentes.
O evento Feiplastic – a que se refere este case – foi o auge dos estandes da Kraton, pois tivemos que adaptar tudo para uma área maior e com necessidades especiais. Esse evento pedia um espaço reservado para atendimento aos visitantes, que fez com que a dificuldade aumentasse, pois, num primeiro desenho, o teto não teve o destaque que esperávamos.
Nesse momento nossa equipe de criação se reuniu novamente e tiveram uma longa conversa que os levou a uma nova solução: utilizar a mesma estrutura, mas dessa vez considerando um teto rebaixado, de ferro e lycra.. Luminárias suspensas, lounges, imagem translúcida, dentro outros itens ajudaram a dar um toque de sofisticação ao estande e criar o DNA de marca e um guia para ser utilizado em todos os eventos de 2013.
Com ambas as partes satisfeitas com a criação, partimos para a produção, que foi bastante eficiente e precisa. Conseguimos em poucos dias construir um estande rico em detalhes, dentro dos padrões de qualidade da Surreal. Tivemos um resultado excelente! O estande estava localizado bem na entrada do pavilhão e foi muito elogiado, tanto pela equipe da Kraton que participou do evento, quanto pelos visitantes.

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Os objetivos foram alcançados por ambas as partes: tanto a Surreal conseguiu reconquistar um cliente que teve um case de sucesso no passado e por questões de mercado acabamos nos distanciando, quanto a Kraton que acreditou na solução apresentada por nós e teve um grande resultado neste evento e nos eventos a seguir principalmente pela diluição dos custos referentes ao reaproveitamento de partes do estande e a manutenção da identidade visual em todos os eventos, nos quais os visitantes poderiam identificar com clareza que a Kraton estava presente.
Através desta solução apresentada, a Surreal reconquistou a Kraton, conseguiu além da Feiplastic efetivar o restante do pacote, aumentando um planejamento inicial feito apenas através do histórico que tínhamos da participação deles em um evento apenas, e tivemos portanto um resultado enorme alcançado com comprometimento do time de atendimento e criação que apostaram nesta solução de criar um DNA para a marca em todos os eventos para tanto diluir custos, quanto ter a manutenção da identidade visual uma padronização corporativa em todos os eventos que eles participam.

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