Evento Neutro
Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 13ª Edição

Case: ESTANDE BRASIL KIRIN NO VIVA A MATA 2013
Candidato: D.Mattos Live Marketing
Cliente: Brasil Kirin
Segmento: Eventos
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Estande da Brasil Kirin no Viva a Mata 2013

Portfólio do evento: a Feira Viva a Mata, promovida pelo SOS Mata Atlântica, tem como objetivo educar crianças e adolescente a respeito da Mata Atlântica, promovendo a preservação desse importante bioma. Como parceira do SOS Mata Atlântica e patrocinadora da Feira Viva a Mata, a Brasil Kirin ofereceu um espaço interativo para todos que participaram do evento. Através de um estande diferenciado, com performances artísticas e cenografia inusitada, foram compartilhadas informações e iniciativas importantes na hora de preservar não apenas a Mata Atlântica, mas todo o meio ambiente. Além disso, o evento promoveu interação entre empresa e consumidores, com apresentação de produtos. Tudo isso, através de práticas sociais, culturais e ecologicamente sustentáveis.

Portfólio Brasil kirin: considerada a sexta maior cervejaria do mundo, a Kirin foi fundada em julho de 1885. Em 1888, a companhia lançou a Kirin Lager, baseada no método alemão de fabricação, considerada a cerveja mais antiga do Japão, e passando posteriormente a batizar a própria companhia. Em 2011, o grupo anunciou a compra de parte majoritária, 50,45% das ações da cervejaria brasileira Schincariol, por R$ 3,95 bilhões. No ano seguinte, a Schincariol passa a se chamar Brasil Kirin. A Brasil Kirin possui em sua linha de produtos: Nova Schin (Pilsen, Malzbier, Munich e Zero Álcool), Primus, Glacial, Cintra, Nobel, Baden Baden, Devassa, Eisenbahn, NS2 (tequila com limão e Black Mint), Schin (citrus, uva, limão, laranja, guaraná, cola), Itubaína, Maçã, Tônica, Guaraná Zero e Cola Zero, Skinka, Fruthos e Água Mineral Schincariol (com ou sem gás).

Portfólio da D|Mattos: agência compacta, com soluções integradas às ferramentas do marketing, assistida por fornecedores parceiros de alta qualidade. O diferencial: o estreito e personalizado atendimento aos clientes. Atua nas áreas de Comunicação Interna e Eventos Corporativos.

Ficha Técnica do Evento:
Título: Viva a Mata 2013 - Estande Brasil Kirin
Participantes: crianças e adolescentes em idade escolar e famílias.
Local: Marquise do Parque do Ibirapuera – São Paulo - SP
Data: 24 a 26.05.2013 (9h às 18h).
Abrangência: Estadual
Entidade Promotora: Brasil Kirin / SOS Mata Atlântica
Público: aproximadamente 1.200 pessoas

Galeria de imagens
Geral do Estande
Detalhes de telas embutidas em jardim vertical
Detalhe de totem de boas vindas
Balcão para distrubuição de sucos Fruthos
Detalhe - banco para Contador de Histórias
Detalhe de equipe de produção
Contador de histórias
Detalhe de estrutura de jardim vertical em garrafa PET
Interação do contador de histórias com o público
Texto em braile para o público deficiente visual
Distribuição de ecobags com sucos e folhetos aos funcionários da Brasil Kirin
Contador de histórias com fantoches
     

 

A agência foi brifada para desenvolver o espaço/comunicação Brasil Kirin dentro da Feira Viva a Mata 2013, apresentando a empresa e sua iniciativa em parceria com o Projeto Mata Atlântica (Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica) ao público geral. O projeto veio recheado de desafios, tais como: iniciar o trabalho de marca Brasil Kirin no evento, antes Grupo Schincariol; ser atrativo e relevante para um público variado, mesmo num espaço limitado; apresentar a Brasil Kirin e seus projetos ambientais/sustentáveis de maneira didática e envolvente; chamar e prender a atenção do público passante em meio a dezenas de outras iniciativas. O evento, totalmente aberto ao público, contou ainda com restrições da Lei Cidade Limpa quanto à exposição de marca e produtos, limitando a comunicação visual.
Aberto ao público de 24 a 26 de maio de 3013 (das 9h às 18h), o estande recebeu e impactou milhares de pessoas através de soluções simples, porém criativas, criando momentos de relacionamento qualitativos, que marcaram o público.
Para chamar a atenção de todos, mais que realizar uma apresentação convencional, convidamos a todos para um verdadeiro momento cultural/ambiental, em meio a muita história, música e poesia. Dessa maneira, nosso pequeno espaço, mais que um simples ambiente expositivo, foi um diferente palco, pequeno no tamanho, mas gigante no conteúdo, limitado apenas pela imaginação do público, em especial, infanto-juvenil.
O ambiente, totalmente sustentável, foi totalmente acessível à interação do público. Confortável e convidativo, ofereceu um atrativo lounge com piso de esteira e repleto de almofadas, onde os participantes puderam sentar e curtir. O ambiente contou ainda com piso tátil para e rampas para oferecer total acessibilidade a portadores de deficiência.
No painel de fundo, foi instalado um videowall que apresentou informações sobre a Brasil Kirin e seus projetos. Nas laterais do painel, foram desenvolvidos dois jardins verticais compostos por vasos feitos de latas de alumínio reaproveitadas. As plantas apresentadas eram encontradas em regiões de Mata Atlântica. Abaixo do videowall, três fones de ouvido estiveram disponíveis para portadores de deficiência visual.
Completando a ação, de hora em hora, um contador de histórias realizou didáticas e divertidas apresentações, compartilhando informações sobre a Brasil Kirin e a Mata Atlântica de forma envolvente. As apresentações tiveram duração de aproximadamente 20 minutos e contaram com interação do público. Para presentear os participantes e compartilhar um produto Brasil Kirin que tem tudo a ver com sustentabilidade, latas do suco Fruthos foram distribuídas, promovendo experimentação e estreitando laços com os consumidores.
Lembrando que todo o material utilizado para a realização do evento teve procedência verificada e destino previamente planejando, minimizando (e, em alguns casos, zerando) o impacto socioambiental da ação. Muitos dos materiais utilizados foram doados para instituições educacionais, para que pudessem ser utilizados no dia a dia. O restante, foi reciclado ou reaproveitado para eventos e ações posteriores.
Ultrapassando todas as expectativas do cliente, o estande Brasil Kirin na Feira Viva a Mata 2013 foi um sucesso absoluto. Mesmo com verba e espaço restritos, a agência conseguiu desenvolver um espaço cativante, desde a cenografia até as atrações, criando uma dos espaços mais visitados da Feira, destacando a marca Brasil Kirin dentre as tantas outras presentes.

O estande apresentou uma cenografia diferenciada e criativa, além de ações cativantes. Sempre mesclando tecnologia e arte, o espaço proporcionou uma experiência inesquecível aos participantes. Exemplo dessa mistura de mundos, um videowall de alta tecnologia estava rodeado de plantas da Mata Atlântica aplicadas em vasos feitos de garrafas pet recicladas.
O acabamento foi impecável. Desde o chão, feito com esteiras de madeiras, até o paredão, tudo foi sistemicamente pensado, produzido e aplicado, sem rebarbas ou falhas. O espaço onde ocorreram as apresentações artísticas, mesmo que simples, chamou a atenção pelo cuidado nos detalhes. Detalhes esses imprescindíveis na hora de proporcionar ao público a melhor experiência cultural, com visibilidade, audiovisual e interação previamente planejadas, visando sempre a melhor execução.
Além disso, o estande Brasil Kirin foi pensando de forma sustentável do começo ao fim do projeto. Todo o material utilizado para a realização do evento teve procedência verificada e destino previamente planejando, minimizando (e, em alguns casos, zerando) o impacto socioambiental da ação. Muitos dos materiais utilizados foram doados para instituições educacionais, para que pudessem ser utilizados no dia a dia. O restante foi reciclado ou reaproveitado para eventos e ações posteriores.

Com uma proposta diferenciada, que foi além do briefing, o estande Brasil Kirin na Feira Viva a Mata 2013 apresentou um grande salto de qualidade e efetividade quando comparado aos anos anteriores. Com mais interatividade e uma pegada voltada a criação de experiências sustentáveis através de intervenções artísticas, o espaço atraiu e cativou ainda mais pessoas. Tudo isso com uma mensagem impactante e qualitativa, que envolveu o público no discurso apresentado. Abordando questões ambientais, mas também entretenimento e a marca Brasil Kirin, o estande proporcionou informações pertinentes e estreitou os laços com o público brasileiro.
Com ótima repercussão na mídia (proporcionado em muito pelas próprias iniciativas do SOS Mata Atlântica), o evento foi um verdadeiro marco, movimentando milhares de pessoas. Tendo o estande Brasil Kirin como um dos grandes destaques da Feira, ele contribui diretamente para todo esse sucesso, destacando-o dos demais espaços presentes.
Com alta abrangência geográfica, o estande recebeu público da Capital, mas também do interior do Estado, ampliando o impacto quando comparado com os eventos anteriores. Com isso, ocorreu impacto positivo direto na estrutura c do Parque, que recebeu ainda mais pessoas e movimentou o comércio local.
Para a Brasil Kirin, o evento foi de extrema importância, pois faz parte de uma série de ações que visam posicionar a marca (antes Schincariol) na mente e no coração dos consumidores. Através de iniciativas genuínas, ligadas aos interesses da sociedade e das comunidades do país, como as questões sustentáveis, a empresa cativa o público e se solidifica no Brasil.

 
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