Evento Neutro
Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 13ª Edição

Case: ESTANDE CHEVROLET SALÃO DO AUTOMÓVEL 2012
Candidato: CRIA Solução
Cliente: General Motors do Brasil Ltda.
Segmento: Serviços
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Estande Chevrolet Salão do Automóvel 2012

Cria. Solução em Comunicação
A agência atende as múltiplas necessidades da comunicação integrada, executando desde o planejamento estratégico, criação e produção de eventos, ações promocionais, endomarketing, conteúdo multimídia, estandes, ações de entretenimento e arte, projetos proprietários e projetos digitais.
Seu grande diferencial é conceito MEC - Marketing de Entretenimento Corporativo, base da Cria.Lab, o canal entretenimento da agência.
Todos os públicos se encantam na presença de seus ídolos e performances excepcionais.
A Cria sempre apresenta aos seus clientes personagens que inspirem e ajudem a elevar a marca ou produto ao patamar ideal de intersecção comercial, o que exige artistas de conteúdo cultural e, ao mesmo tempo, de fácil adequação às marcas, seja na música, dança, artes plásticas ou digitais. Isso define quase sempre o sucesso do evento e uma personalidade ímpar para a Cria.
Este laboratório, que faz a união de talentos, permite a interação com profissionais de áreas complementares e parceiros que trazem soluções e tecnologias exclusivas, enriquecendo e diferenciando o trabalho da Cria.
O portfólio tem inúmeros cases e podem ser conhecidos no site www.criasolucao.com
Ficha Técnica do Evento
Tema: Jornada da Vida
Número de Participantes: 400 profissionais envolvidos nos trabalhos do estande.
Local: 27º Salão Internacional do Automóvel 2012 – Pavilhão de Exposições do Anhembi – São Paulo – SP
Data: 24 de outubro a 4 de novembro de 2012
Periodicidade: bianual
Abrangência: nacional
Atividades Paralelas: Chevrolet Music Festival, Curtir Chevrolet, Sonic DJ, Camaro Studio, Stock Car Game e outros descritos no conteúdo.
Conceito do Evento: O tema “Jornada da Vida” segue a linha de comunicação global da GM, que reforça os conceitos de união, parceria e comprometimento entre a Chevrolet e seus consumidores. Um Chevrolet ideal para acompanhar cada etapa de sua vida.
Projeto: o projeto ocupou área de 2.750 m2, privilegiando a exposição dos carros e boa circulação dos visitantes. Áreas VIP, MIP, palco para shows e diversos ambientes para múltiplas atrações.
Descritivo: Detalhado no Conteúdo.
Origem e evolução: Detalhado no conteúdo
Direção de Criação: Rodrigo Pitta
Direção Artística: Paulo Felisbino
Diretor Operações: Leonardo Chiabai
Atendimento: Diana Citron
Montagem: JMC
Projeção: Play Projeções

LINK YOUTUBE DO VÍDEO
https://www.youtube.com/watch?v=MpIsK8QX3J0

Galeria de imagens
Estande vista geral
Estande vista lateral
Estande Utilitários
Entrada do Estande
 

 

ORIGEM E EVOLUÇÃO
A Chevrolet participa do Salão do Automóvel desde sua 1a. edição em 1960, quando o Brasil abrigava apenas 12 fabricantes de veículos. Hoje são 42 marcas, 14 fábricas e somente 6 montadoras do primeiro salão, permanecem até hoje no evento.
Em 2012, a 27a. edição do Salão do Automóvel recebeu mais de 750.000 visitantes nos dez dias de evento, onde 49 montadoras e importadoras mostraram cerca de 500 carros.

CONCEITO JORNADA DA VIDA
Nesse cenário de extrema competitividade, o principal e desafiador objetivo foi destacar a Chevrolet como uma marca pronta para atender os desejos dos mais diferentes consumidores nas diversas etapas de sua vida. Daí o tema conceito Jornada da Vida, para reforçar esse vinculo, através de atrações que demonstrassem os features dos carros de maneira tecnológica, e ao mesmo tempo, tocasse e envolvesse o público com entretenimento de alto nível e interatividade para todos os gostos: família, amigos, crianças, mulheres e homens, mostrando que a marca faz parte de cada fase e momento da vida. Essa NOVA CHEVROLET foi destacada como uma marca para atender os desejos dos mais diferentes consumidores em diversas etapas da vida.
Todas as atrações do estande transformavam o visitante em protagonista ativo, compartilhando suas experiências com as atividades e produtos Chevrolet nas redes sociais em tempo real, criando de forma espontânea e divertida uma relação emocional com a marca. Desta forma, o evento acontecia dentro e também fora do Salão do Automóvel, tanto na página da Chevrolet no facebook, quanto nos milhões de posts no YouTube e páginas dos visitantes que participaram do evento. O resultado foi a criação de uma atmosfera onde as pessoas puderam se identificar não somente com os produtos e tecnologia, mas também se divertir, se emocionar e entender os conceitos de forma orgânica e humana.

A ÁRVORE DA VIDA NA ARQUITETURA DO ESTANDE
A arquitetura do estande da Chevrolet, foi concebida no formato da ‘’Árvore da Vida’’, dividido em cinco espaços: Luxo, Família, Jovem, Utilitários e Design, sendo o corredor central o ‘’caule’’ que se ramificou em cinco áreas. Os segmentos dos carros compõem a ‘’copa’’ desta árvore, que representa a vida, suas etapas, seus momentos, sua história e sua jornada.
No Luxo, o visitante encontra o Camaro, Cruze e o novíssimo Malibu. Já no espaço destinado a Família destaque para o recém-lançado Spin, Captiva, Cobalt e o TrailBlazer. No espaço Jovem, destaque para o Onix, o mais novo integrante da Família Chevrolet, Sonic e Agile. No espaço destinado aos Utilitários, todas as atenções estarão voltadas para a S10, campeã de vendas e para a Montana.

UNIVERSIDADE CHEVROLET
A equipe de aproximadamente 100 artistas multitalentosos, atores, cantores e dançarinos, passaram por dias de formação na Universidade Chevrolet, para conhecerem sua história, valores e produtos, para representarem suas performances com conhecimento profundo sobre a marca, além de suas habilidades artísticas.

CAR SHOW. PRODUTOS APRESENTADOS POR ARTISTAS
O conceito Jornada da Vida - Emoção e Tecnologia para cada momento, possibilitou a criação de uma nova forma de apresentar os veículos.
Desta vez, os atores representaram a realidade e o perfil do consumidor de cada veículo em exposição, descrevendo sua experiência e paixão pelo modelo em exibição, apresentando os features dentro de sketches teatrais, com roteiro específico para cada modelo. Foram exibidos seis Showcars diferentes, nove vezes por dia, durante os 12 dias de Salão do Automóvel.

CAR EXHIBIT
Todas as atrações foram criadas para promover interatividade com o público, combinando emoção e conteúdo dos produtos e da marca Chevrolet, com os seguintes objetivos: impacto, transmissão de conceito, interatividade com o público, exposição e acessibilidade aos veículos, diversão, demonstração dos features, conversão em vendas, concorrência e identidade da marca.

TELAS DE LED COM CONTEÚDO ESPECIAL
Três telas de LED compuseram a arquitetura do estande, sendo uma tela principal em formato “gravata” do logo Chevrolet e duas adjacentes.
A grande tela em formato logo Chevrolet, com 13,5m x 4,15m, reforçava a sensação do visitante estar inserido no universo Chevrolet. A Jornada da Vida vista através da marca.
O vídeo conceitual foi exibido em looping, com transmissão ao vivo de imagens impactantes chamou a atenção do público para o portifólio e atrações do estande. Mesclado de imagens de depoimentos reais de consumidores de todas as idades.
O vídeo foi editado de forma a se comunicar com a arquitetura do estande, apresentando grafismos e imagens conceituais que conversavam com os outros elementos. Cenas de momentos da vida dos consumidores, cenas de cada um dos novos lançamentos em performance, vinhetas de cada atração do stand, chamadas para o Crevrolet Festival Music.

TOTENS INTERATIVOS
Os totens interativos marcaram definitivamente o extermínio de brochuras sobre os carros na Chevrolet.
Além de ser uma opção mais sustentável, o conteúdo Chevrolet foi potencializado além da experiência do visitante no estande.

DISPLAYS TÉCNICOS
Espalhados pelo estande, técnicos inteligentes abrigaram diferentes atividades para engajar o visitante.
Estes displays especiais foram também mais um ponto de geração de conteúdo no estande, e viralização para redes sociais, através do Curtir Chevrolet.

CURTIR CHEVROLET. GERADOR DE CONTEÚDO.
A ação foi criada para cumprir o briefing de promover atrações que demonstrassem os features dos carros de maneira tecnológica e que permitissem a interatividade dos convidados com os modelos expostos, combinando emoção e compartilhamento de conteúdo ativo, ou seja, a combinação do conteúdo passivo de cada produto com o acréscimo da experiência interativa do convidado com o estande.
A familiar mãozinha fazendo o sinal de positivo, que todos conhecem como o “curtir” do facebook, foi o símbolo adotado para identificar a ação CURTIR CHEVROLET em diversos pontos de atração e interatividade por todo o estande.
O visitante se cadastrava fazendo login em seu facebook, recebia uma credencial especial Chevrolet com código RFID, que permitiu que cada convidado compartilhasse as atrações do estande na maior rede social do mundo, o facebook, num simples toque da credencial na tela dos painéis de cada atração.
Cada visitante acionou a credencial através de um sensor, gerando conteúdo sobre a marca e produtos, além de propagá-las ao compartilhar esses posts com seus amigos no Facebook.
Com esta ação de interatividade o “like”, ou melhor, “curtir” deixou de ser virtual e se tornou realidade, num simples toque.
O visitante se tornava protagonista da atividade e ainda compartilhava sua experiência no facebook em tempo real.
Os dois maiores diferenciais do CURTIR CHEVROLET foi a interatividade ativa e o enorme potencial de propagação do conteúdo da marca não somente dentro do Salão do Automóvel, mas principalmente nas redes sociais. Uma ação que proporcionou um envolvimento do visitante com o Estande Chevrolet, sem comparação com qualquer outro concorrente.
O CURTIR CHEVROLET transformou-se numa mídia poderosa para a marca, com conteúdo gerado pelo próprio visitante do estande.

QR CODE
Abreviação para Quick Response Code, é um código bi-dimensional que se diferencia de um código de barras normal pela rápida leitura e grande capacidade de armazenamento de dados.
O uso do QR Code em cada um dos carros em exibição no stand é um item conceitual que aproximou a Chevrolet de uma comunicação atual e contemporânea com seus consumidores. Através do aplicativo em seus smartphones, os visitantes puderam ativar
informações sobre os produtos em landing pages dedicadas especialmente a cada veículo.

CAMARO STUDIO
Atração situada no espaço Luxo do estande.
Emoção & Tecnologia no mundo da ficção científica, focado no ZL1 Camaro Carbon Concept, onde 20 câmeras focadas em um mesmo ângulo produziam vídeos e fotos dos visitantes através de efeito especial eternizado pelo filme The Matrix.
Os visitantes eram incentivados por atores a fazerem poses e movimentos no ar. Após a gravação exclusiva o “artista” postava seu vídeo nas redes sociais, com um simples toque de sua credencial “Curtir Chevrolet”. Foram postados 2.851 vídeos no facebook. Outra forma de mídia online gerada no estande.

REALIDADE AUMENTADA
Esta novidade situada no espaço Família, transportava os visitantes para um mundo virtual. A imagem do convidado é captada por câmera e exibida na tela de LCD onde interagiam em um número musical com a artista Fernanda Lima através de um vídeo e sensores em movimento, utilizando a moderna tecnologia Kinect de realidade aumentada. Também podia ser postada no facebook através do “Curtir Chevrolet”. Os visitantes que participaram da ação ganharão como brinde um chaveiros especiais Chevrolet, que reforçam entre os visitantes o novo line-up da marca, com vários modelos diferentes à escolha
Esta atração gerou 1.735 vídeos e fotos postados no facebook. Mais uma online media.

SONIC DJ EXPERIENCE
Para estimular a criatividade, o visitante criava um remix ao vivo no Sonic DJ Experience. Um display em uma tela multi-touch apresentava o conteúdo interativo musical, com melodias, beats e efeitos. Após concluir seu remix, o convidado podia compartilhar no facebook através do “Curtir Chevrolet”.

MAGIC TOUCH CONTENT
Uma grande superfície multi-touch ofereceu mais um ponto de interação do visitante. Nesta atração tecnológica, uma grande estrada com todos os carros do line-up Chevrolet em movimento.
Ao clicar em um dos carros, o visitante acessava conteúdo exclusivo com vídeos exclusivos, arrastando em até 36 multi-touches.

CHEVROLET MYLINK
No espaço Jovem, onde eram expostos os novos Onix e Sonic, seis totens acrílicos apresentaram o sistema Chevrolet MyLink, no qual o visitante aprende a experiência do software em telephone cellular.
Ação gerou visibilidade e promoveu contato com o conteúdo do sistema Bring Your Own Media.

CHEVY BUTTONS
Promotoras ofereceram buttons customizados na hora no Chevy Square. O visitante é fotografado em close de rosto, escolhe sua foto no display para impressão instantânea, que é então inserida no template do button.

SONIC STOCKCAR
O estande Chevrolet foi palco para um campeonato Stock Car.
Através de um game interativo, os visitantes puderam competir e realizar um test-drive virtual do Sonic Stock Car. Os competidores receberam modernos e tecnológicos visores 3D, com headphone já acoplado na peça principal, e controlavam o game através de um cockpit StockCar. Ao passar sua credencial “Curtir Chevrolet”, aparecia em tempo real um post em seu perfil facebook, contando que naquele instante tinha participado do Sonic Stock Car, no estande da Chevrolet do Salão do Automóvel 2012.
Os vencedores do Campeonato Sonic StockCar receberam brinde especial um prático SQUEEZE DOBRÁVEL, para se refrescar durante a visita no Salão.

ESPAÇO DESIGN
Interatividade, conhecimento e diversão. Experts do GM Design Center fizeram demonstrações especiais do processo de criação, com modelos mock-up e sketching, em contato próximo com os visitantes.

CHEVROLET DISTRICT
Nesta área do estande localizaram-se os espaços VIP, MIP, Pós-Vendas e Fan Store Chevrolet.
O acesso à área VIP manteve o conceito Chevrolet Owner’s Lounge, onde o proprietário de um Chevrolet, apresentava o documento ou chaves de seu veículo para acessar a área exclusiva com brindes, catering e atrações. Ativação especial dos patrocínios Chevrolet em esporte: Manchester United, Liverpool, BeachSoccer e Futebol de Salão. Um bar completo, com bancos próximos ao balcão. Este bar serviu água, sucos, refrigerantes e café, além de nuts e chips.
A intenção deste espaço foi promover descanso e bem-estar para os visitantes em um conceito que remete a integração familiar.

ONIX VIP SHOWCAR
Atores se revezaram em apresentação detalhada de um Onix em exibição na área VIP. Os convidados VIP, donos de um Chevrolet, tiveram a oportunidade de conhecer o lançamento de perto.

ONIX BACKSTAGE
Um show de variedades apresentado por atores do Chevrolet Team no palco da Área VIP. O show apresentou entrevistas ao vivo com os artistas do festival Chevrolet Music. Ação garantiu conteúdo de qualidade para os fãs do brandchannel Chevrolet no YouTube.

JORNADA MUSICAL CHEVROLET
METAMORFOSE AMBULANTE E CHEVROLET MUSIC FESTIVAL
A performance Chevrolet no Salão do Automóvel em 2010 posicionou a marca como grande entertainer da exibição e se tornou elemento poderoso frente as concorrentes. Gerando expectativa.
Em 2012, a música foi o elemento principal para refletir o momento e conceito da marca. Ofereceu entretenimento de alto nível, apresentou artistas populares e atraiu mídia espontânea.
Superou a expectativa do grande show da edição passada, oferecendo ao público ainda mais: A JORNADA MUSICAL CHEVROLET. Um formato eclético que presenteou o público com atrações musicais 360 graus, ou seja para todos os gostos, sem deixar de ser jovem, dinâmica transmitir conteúdo sobre a marca e os veículos expostos.
A jornada se dividiu em duas performances musicais que se apresentaram alternadamente. O Metamorfose Ambulante, onde 100 performers participaram do número musical que ressaltavam os modelos em destaque e dava ênfase ao conceito Jornada da Vida. Durante o número musical, um vídeo conceitual apresentava os modelos e sugeria cenários que complementavam o espírito das apresentações. O medley do musical Metamorfose Ambulante foi baseado em canções que são hits populares das rádios FM de todo o Brasil e do mundo. Foram produzidas versões para canções de artistas como Adele, Madonna, Maroon Five, Rihanna, Katy Perry, LMFAO, Beyoncé, além de hits brasileiros e a emblemática canção tema da performance “METAMORFOSE AMBULANTE”. Eram 3 performances musicais por dia.

CHEVROLET MUSIC FESTIVAL
A grande atração do estande foi o “Chevrolet Festival Music”, que durante os 12 dias apresentou atrações musicais e performances, com banda ao vivo e estrelas da música popular brasileira como: Dinho Ouro Preto, Maria Gadu, Marina Lima, Frejat, Wanessa Camargo, Toni Garrido, Ed Mota, Preta Gil, Ana Carolina e a Escola de Samba Vai-Vai. Um elenco jamais reunido num Salão do Automóvel. Os shows ressaltaram os principais modelos e interagiram com todos os espaços, envolvendo o estande e o público como um todo. A Chevrolet fez história no Salão do Automóvel, oferecendo um festival com grandes estrelas da música brasileira.
O CHEVROLET MUSIC gerou buzz, mídia espontânea e infinitos desdobramentos online e estabeleceu um novo patamar de experiência de marca em eventos no Brasil.
Foram 10 grandes artistas, que se apresentaram com dois pocket-shows de 10 minutos cada, apresentando alguns de seus maiores hits. Ao cantarem "Metamorfose Ambulante", música tema do stand, os artistas promoveram integração com os novos lançamentos da marca. Durante o show um vídeo conceitual apresentou os modelos e sugere cenários que complementam o espírito das apresentações. Car reveal com os dois Onix em palcos elevatórios também marcou o festival.

Emoção e tecnologia presentes em todos os momentos. Total interatividade entre o público, os veículos, a música, tecnologia de ponta, e design.
Foram 8 meses de trabalho entre planejamento, criação, contratação e treinamento do elenco de artistas e profissionais, pré-produção e produção de todas as atrações e montagem do estande.

O desafio de superar o sucesso da participação em 2010 foi conseguido, principalmente pela realização do Chevrolet Music, que deixou os visitantes surpresos e encantados, imprimindo a certeza de estarem no estande que ofereceu o melhor portifólio de produtos e o melhor entretenimento do Salão do Automóvel 2012.



Galeria de imagens
chamada para os shows no facebook chevrolet
Tema Jornada da Vida Facebook Chevrolet
área vip
Camaro Stúdio
Displays Técnicos
Espaço Design
Fan Store Chevrolet
Magic Touch Content
Metamorfose Ambulante
My link
Performance Musical
Platéia lotada animadíssima
Realidade aumentada Fernanda Lima
Sonic DJ Experience
Sonic StockCar
Tela LED formato logo Chevrolet
Totens de apresentação dos produtos
Universidade Chevrolet
   

 

As inovações tecnológicas foram aliados decisivos para a realização das atividades criadas sempre com a função de aliar a tecnologia com o envolvimento humano, e assim cumprir o objetivo de estar presente em todos os momentos da “Jornada da Vida” dos consumidores ou admiradores da marca.
Conforme descritas no conteúdo, essas soluções criativas e ferramentas tecnológicas estavam presentes em todas as ações, direta ou indiretamente e foram desenvolvidas especialmente para o Estande.
A tecnologia de ponta ficou à serviço das soluções criativas desde a concepção da complexa arquitetura do estande, que conseguiu integrar múltiplas necessidades, muito além da simples exposição de produtos. O projeto criou o formato Árvore da Vida, inusitado e perfeito para traduzir o conceito briefing Jornada da Vida, integrando diversos ambientes, palco, telas de LED e ainda 18 atrações mais que interativas, já que todas se transformavam em mídia online, através da ação unificadora e multiplicadora CURTIR CHEVROLET.
O projeto de design do estande teve uma sinalização e direção de arte impecáveis, já que todas as atrações possuíam seu próprio logotipo, criados para identificar facilmente cada atividade.
Os visitantes se cadastravam e eram identificados por crachás, que se tornavam mídias ambulantes por toda o Salão.
Cada detalhe foi realizado dentro do mais rigoroso controle de qualidade e concordância com o conceito e tema “brifados” pelo cliente.
Destaque para as ações CURTIR CHEVROLET e CHEVROLET MUSIC FESTIVAL, que conseguiram quebrar paradigmas e limites do evento, já que se tornaram referência e projetaram a marca Chevrolet para as mídias online nas redes sociais como facebook e Youtube. O estande não coube somente dentro de um evento, mas expandiu-se para o mundo viralizador da internet, tamanha foi sua repercussão. Isso tudo gerado pelos próprios visitantes e clientes da marca.
Na ação CURTIR CHEVROLET criatividade e tecnologia se uniram para “estar onde o povo está”, ou seja, utilizou uma palavra que faz parte do vocabulário cotidiano de todos que participam da rede social Facebook. A tecnologia aplicada na credencial com código RFID, que permitiu que cada convidado fosse ativo protagonista compartilhando suas experiências no estande num simples toque, diretamente para a maior rede social do mundo. Talento para comunicar com criatividade todas as atrações do Estande, para se atingir um alcance ilimitado, para entreter e promover o “boca a boca” digital, típico dos dias atuais.
O CURTIR CHEVROLET foi ao mesmo tempo uma tecnologia e uma solução inovadora de mídia para viralizar os acontecimentos no Estande.
A solução inovadora de trazer ao palco do estande as apresentações de musicais com produção digna de “Broadway”, posicionou a marca
como grande “entertainer”, emocionando e confirmando sua força como uma das marcas mais queridas do público.
Os shows ao vivo no estande quebraram paradigmas e se tornaram um elemento poderoso frente os concorrentes, gerando grande expectativa dos visitantes. Até mesmo a organização do Salão chamava o público baseado nos horários dos shows. Elenco jamais reunido no Salã

Galeria de imagens
show ana carolina
show dinho ouro preto
show vanessa camargo
show escola vai vai
show maria gadu
entrevistas com os artistas
CURTIR CHEVROLET EM TODO ESTANDE
CURTIR CHEVROLET para cada produto
visitante no CURTIR CHEVROLET
logo e credencial CURTIR CHEVROLET
Onix e show de Vanessa Camargo
logo Chevrolet Music
     

 

A Chevrolet conquistou, pela segunda vez consecutiva, o posto de “Melhor Estande” do Salão do Automóvel de São Paulo. A eleição foi feita por um júri de jornalistas especializados de todo o país, que integram a Associação Brasileira da Imprensa Automotiva (Abiauto). Foi unânime a escolha da Chevrolet como o melhor estande do Salão do Automóvel 2012.
FESTIVAL CHEVROLET MUSIC
A GM fez um marco na história do Salão do Automóvel em 2012 e estabeleceu um novo patamar de experiência de marca com o público em eventos no Brasil. O FESTIVAL CHEVROLET MUSIC gerou uma concentração de mais de 220 mil pessoas presentes nos shows. Mídia espontânea geral e redes sociais: cerca de 63.500 views dos shows no YouTube e 4.500 vídeos postados espontaneamente pelo público. Foi considerado pela crítica especializada e público geral a maior e melhor atração do 27º Salão do Automóvel.
O CURTIR CHEVROLET gerou uma participação de 6.000 visitantes cadastrados no estande e cerca de 134.000 “likes” no facebook

Galeria de imagens
Equipe GM vitoriosa
       

 

 
  • contato: (11) 2538-4156 - (11) 7377-8878