Evento Neutro
Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 13ª Edição

Case: BRINDE SUSTENTÁVEL - UM PEDAÇO DO SEU ESTANDE
Candidato: Surreal Arquitetura Cenográfica
Cliente: Surreal Arquitetura Cenográfica
Segmento: Prêmio Caio Sustentabilidade
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

Desde 2002 a Surreal é uma empresa formada por gente que se inspira no futuro para criar experiências reais no presente, antecipando e aplicando diariamente metodologias eficazes e eficientes na busca da perfeição da prestação de serviços de criação e execução de estruturas promocionais.

Nos preocupamos não somente com o sucesso de cada job, mas também com a construção de parcerias que viabilizem a manutenção deste sucesso. Entendemos que somente desta maneira as estratégias de marketing serão aplicadas de forma ideal e serão realmente a tradução de um sonho transformado em realidade.

Somos pessoas pró-ativas em entender o que cada cliente precisa, não apenas entregando o que ele quer. Com essa atitude podemos ir além do simples e usual e estaremos nos tornando reais colaboradores de um objetivo comum.


A sustentabilidade na Surreal: entendemos como sustentabilidade todas as ações organizadas ou não, que diariamente diminuam o saldo negativo do impacto ambiental, social, econômico de nossas atitudes, decisões, relações comerciais e afins, causando um ciclo cada mais sustentável entre os agentes que compõem nosso entorno, tais como: colaboradores, vizinhança, clientes, fornecedores, locais onde prestamos serviços, nossa família e a sociedade como um todo.

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O processo da execução de um estande especial e cenográfico, nosso principal serviço prestado e que representa 70% de nosso volume de negócios, causa um impacto direto e indireto na sustentabilidade pois trabalhamos com materiais que são extraídos da natureza e movimentamos um grande volume de lixo orgânico pelo baixo reaproveitamento dos materiais envolvidos.

Desde o primeiro dia de existência da Surreal convivemos com o tema sustentabilidade, seja direta ou indiretamente, na medida em que construímos condições econômicas para desenvolver ações que impactassem menos no ambiente em que nos rodeia, seja ecologicamente, seja socialmente.

Indiretamente pois somos e fomos forçados pelo Mercado a encontrar meios e soluções que reaproveitassem mais os materiais que utilizamos por conta da concorrência mais acirrada ao longo dos anos e por consequência nos fez gerar menos lixo orgânico sem devolve-lo ao meio ambiente pelo não consumo ou otimização de nossos processos.

Antigamente construíamos as paredes de madeira especificamente para cada projeto. Hoje temos as paredes de madeira moduladas, que ainda assim se tornam especiais pelo seu revestimento em cada projeto, mas não as descartamos mais.
No caso social, apoiamos internamente nossos prestadores, nossos colaboradores e nossos tralhadores temporários com oportunidades de trabalho, aumentando a oferta de trabalho, mesmo que fosse informal no começo de nossa história, mas que dava condições para que ex presidiários do Carandiru pudessem voltar ao Mercado de trabalho carregando um caminhão no Anhembi ou ajudando em alguma tarefa simples de nosso dia-a-dia.

Com estas ações crescemos e vimos o Mercado valorizar cada vez mais atitudes sustentáveis diretamente relacionadas a algum projeto ou por políticas de gestão interna nas empresas. Algumas vezes presenciamos algumas ações serem diminuídas em importância por terem em sua premissa interesses fiscais ou marketeiros por outro lado houveram outras legítimas e duradouras, que realmente tornam sustentável cada vez mais alguns de nossos processos, mesmo sabendo que ainda temos muito a fazer.

Por este caminho, a Surreal desde 2009, recicla 95% do descarte da madeira que não é reaproveitada, ou modulada e doa os outros 5% para colaboradores através de mobiliários específicos que não são mais usados ou peças que serão utilizadas para outro fim.

A reciclagem se dá através do contrato que temos com a Made Villa, empresa contratada que retira, processa a madeira e a devolve para o Mercado, vendendo-a para indústrias fabricantes de chapas de MDF, OSB e similares, que consequentemente as vende novamente para nós como matéria prima para nossos trabalhos, e assim, com satisfação, dizemos que temos hoje nosso ciclo de gerenciamento do lixo madeira fechado na cadeia de um material que representa mais de 70% dentre os que utilizamos em nossos serviços.

Não satisfeitos e paralelamente a outras atividades que anualmente planejamos para incentivar atitudes sustentáveis em nossa empresa, nós da Surreal tivemos a ideia em 2012 de trabalhar também os materiais que utilizamos nos estandes de nossos clientes e criar algo que pudesse gerar uma memória em relação ao trabalho realizado naquele ano e por consequência também ser reciclado ou sofrer um reuso.

Não foi uma premissa economizar ou diminuir o investimento que tínhamos em marketing com esta iniciativa, mas sim, foi destinada a mesma quantia de anos anteriores para assim também ajudar alguns colaboradores temporários que nesta época do ano sofrem com escassez de trabalho por não haver feiras ou estandes no calendário dos pavilhões.

Foi através desta iniciativa que criamos a campanha “leve seu estande com você todo dia” que era composta por um brinde de final de ano sustentável formado através de sobras de chapas de compensado de estandes os quais tínhamos construído para nossos clientes.

Formato simples, uma caixa de madeira de aproximadamente 7cm x 10cm x 7cm (L x A x P) construído com retalhos de compensado cru que tinha na parte frontal um carimbo com a frase “um pedaço do seu estande”.

Juntamente com o brinde foi enviada uma mini garrafa de espumante, para celebrarmos todos os esforços realizados naquele ano e uma mensagem referente aquela iniciativa de se reusar o material dos projetos executados e levar como memória física um pedaço daquele esforço enorme que foi desprendido com a parceria entre a Surreal e seus clientes

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O grande desafio deste projeto, por incrível que pareça ,foi separar o material necessário para executar o projeto, pois a maioria do material é concentrado em um local somente, e a identificação de cada um para qual projeto foi usado requereu um enorme esforço de toda a equipe de produção. Obviamente não conseguimos identificar 100% dos materiais usados em todos os projetos, pois muitos haviam sido descartados, mas como trocamos nossas paredes de madeira todos os anos, complementamos o material que não havia sido identificado por paredes utilizadas nos estandes daquele ano, e com isso, a essência da iniciativa foi mantida, não utilizar nenhum material novo e sim reaproveitado dos estandes construídos em 2012.

Um detalhe interessante foi a motivação de toda a equipe com a iniciativa. Todos, de todas as áreas da empresa, seja de projeto, de atendimento, administrativo, produção se engajaram para viabilizar a ideia. O simples fato de estarmos usando o material que normalmente vemos sendo enviado em caçambas para a Made Villa, de forma a reaproveita-lo em um formato criativo e totalmente alinhado com o que fazemos, fez todos se empolgarem em ajudar e efetivar o projeto.

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O retorno desta iniciativa foi imediato. Muito mais pelo engajamento interno de todos os envolvidos, em terem a satisfação de estarem fazendo algo que iria minimizar os impactos ambientais, sociais de nosso trabalho e ao mesmo tempo celebrar com o cliente os trabalhos realizados no ano.
Recebemos diversos e-mails de agradecimento, de parabenização pela iniciativa criativa e ao mesmo tempo sustentável e isso também contribuiu para termos maior credibilidade e fortalecer os laços com nossos parceiros e clientes.
Conseguimos utilizar a mesma verba empenhada no ano anterior com a ação de marketing de enviar brinde de final de ano, mas o direcionamento sustentável trouxe um retorno de dever cumprido e agregou valor ao trabalho que fizemos para reservar esta verba e direcionar a este canal.
O maior retorno sem dúvida foi a experiência de termos feito acontecer um anseio de todos de minimizar cada vez mais nossos impactos ambientais e sociais de forma direcionada e ao mesmo tempo não termos que desenvolver nenhuma campanha para divulgação, pois esta ação foi direta com nossos clientes.

O conceito do brinde de final de ano de 2012 era elaborar algum objeto que fosse útil e reciclado. Que fosse produzido pela nossa própria equipe de mão de obra e com nossos materiais usados.

O resultado foi a criação de uma caixinha feita de compensado usado nas paredes dos estandes, com medidas de 15cm x 15cm, pode ser utilizada como porta canetas, vasinho de planta, porta treco ou como preferir.

No formato brinde, a caixinha recebeu um mini garrafa de Chandon, e um carimbo na parte frontal com a mensagem “Um pedaço do seu estande” para que os clientes soubessem de cara que aquela madeira um dia foi uma estrutura majestosa. Envolta em papel vermelho com transparência, foi entregue em mãos a mais de 100 clientes incluindo clientes da casa e clientes em potencial.

O brinde foi um sucesso, com baixíssimo custo e reaproveitando materiais, fomos muito elogiados pelos clientes pela forma simples e atenciosa que foram impactados, e inclusive, gerou novos trabalhos com os clientes inativos que receberam também este brinde.

Conforme matéria abaixo, (fonte: www.investimentosenoticias.com.br ), conseguimos coletar alguns dados sobre a Sunny Brinquedos e os resultados sobre a exposição do estande no evento.
“A Sunny Brinquedos expõe seus grandes lançamentos do ano na ABRIN 2013. Pela oitava vez na feira, a distribuidora oficial do Playmobil no Brasil trará novidades em linhas que já são sucesso e novas coleções com personagens famosos. Entre as licenças estreantes estão: Os Smurfs, A Galinha Pintadinha, As Tartarugas Ninja e Monstros S/A e as já consagradas, Playmobil, Power Ranger e Ben 10 que irão ganhar novos produtos, recheando as linhas de novidades. A empresa, que está entre as dez maiores importadoras de brinquedos do Brasil, espera um aumento de 25% nas vendas com a inserção dos lançamentos de personagens como a Galinha Pintadinha e a volta das Tartarugas Ningas. Os produtos expandem as marcas próprias, Sunny Candies e Ki Massa, e ampliam a diversidade de seus itens e do seu público consumidor. Outra novidade é o crescimento da marca própria Ki Massa. A linha é formada por kits que unem brinquedos ilustrados por personagens e massinhas de modelar ultra coloridas. Para esta linha, o personagem novo é a Galinha Pintadinha.
A conquista de produtos com personagens famosos entre as crianças se traduz no espírito empreendedor e inovador de três irmãos, Sharon Czitrom, Ricky Candi e Gabriel Candi. À frente da empresa, eles estão antenados às tendências internacionais e marcam presença nas principais feiras para trazer às crianças e jovens brasileiros as melhores e mais emocionantes opções de brinquedos. “Esperamos fechar este ano com crescimento expressivo, devido às novas licenças em linhas e itens”, afirma Sharon Czitrom, diretora de comunicação da Sunny Brinquedos. Segundo a empresária, a importadora investe em publicidade, mídias sociais e assessoria de imprensa.”
Além disso, sabemos também que a Sunny Brinquedos não vende efetivamente durante o evento, porém, de abril a julho eles conseguiram recuperar o investimento de mais de R$ 100.000,00 feito no evento.
Para a Surreal, houve uma grande satisfação por ter tido a oportunidade novamente de realizar um trabalho com a Sunny, vencer a concorrência e fidelizar o cliente no terceiro ano consecutivo, através de um trabalho em equipe, comprometido.

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