Evento Neutro
Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 13ª Edição

Case: LEO MADEIRAS NA FORMÓBILE 2012 – DESAFIO PRA QUEM SABE, MOSTRAR A QUEM ENSINA
Candidato: Surreal Arquitetura Cenográfica
Cliente: Leo Madeiras
Segmento: Serviços
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

Desde 2002 a Surreal é uma empresa formada por gente que se inspira no futuro para criar experiências reais no presente, antecipando e aplicando diariamente metodologias eficazes e eficientes na busca da perfeição da prestação de serviços de criação e execução de estruturas promocionais.
Nos preocupamos não somente com o sucesso de cada job, mas também com a construção de parcerias que viabilizem a manutenção deste sucesso. Entendemos que somente desta maneira as estratégias de marketing serão aplicadas de forma ideal e serão realmente a tradução de um sonho transformado em realidade.
Somos pessoas pró-ativas em entender o que cada cliente precisa, não apenas entregando o que ele quer. Com essa atitude podemos ir além do simples e usual e estaremos nos tornando reais colaboradores de um objetivo comum.
Léo Madeiras: Fundada em 1943, a Léo evoluiu de uma loja na Rua do Gasômetro para a maior distribuidora de insumos para marcenaria, indústria de móveis e construção seca do Brasil, dispondo do maior estoque e variedade do setor, com mais de 15.000 itens ofertados.
Hoje conta com mais de 60 lojas distribuídas em diversos estados brasileiros, além de um depósito central e sede administrativa no bairro da Lapa São Paulo - SP. Todas as lojas estão localizadas em pontos estratégicos como na grande São Paulo e em cidades de projeção das regiões Sudeste, Sul, Nordeste, Norte e Centro-Oeste.

Valores: Integridade, Comprometimento, Simplicidade, Mão na massa, Garra, Sustentabilidade.

Formóbile:
Feira internacional de fornecedores da indústria madeira-móveis – está entre as maiores e mais completas feiras do setor da América Latina. Reúne aproximadamente 750 expositores, ocupando 76 mil m² do parque de exposições do Anhembi em São Paulo. Segmentada nas áreas de máquinas, matérias-primas, ferragens e acessórios, tecidos e serviços, a Fomóbile apresenta novidades para a indústria de móveis seriado, marceneiros, revendas, arquitetos, entre outros profissionais do setor.

Ficha técnica do evento:
Título: Formóbile – 5ª Feira Internacional de Fornecedores da Indústria Madeira e Móveis
Tema: Madeira e Móveis
Número de participantes: 62 mil visitantes
Local: Pavilhão do Anhembi - SP

Galeria de imagens
   

 

Por meio de uma prospecção ativa, fomos incluídos no processo de concorrência para a montagem do estande da Léo Madeiras na Formóbile.
O brief era bastante detalhado, a Léo Madeiras tem diversos seguimentos e materiais, e cada uma deveria conter uma decoração e forma de exposição especifica.
Mesmo com tamanha diversidade de materiais, uma das solicitações era de que o estande fosse aberto e com circulação privilegiada. Além da exposição o estande deveria conter uma área para workshop, salas de reunião, caixa, deposito e bar.
O projeto apresentado inicialmente focava mais no visual e circulação, o que nos fez ganhar o projeto foi a criação de um estande totalmente aberto, privilegiando o formato ilha, toda a área de operacional foi centralizada no estande, dando prioridade a exposição de materiais em volta da ilha.
Após a noticia de que havíamos ganhado a concorrência, iniciamos um processo árduo de alinhamento de produtos. Foi um mês de reuniões com pessoas chaves da Léo Madeiras e Surreal, em busca das melhores soluções para exposição dos produtos, bem como visitas em suas lojas para entrarmos no mundo Léo Madeiras.
Como a Léo fornece exatamente os materiais necessários na execução do estande, todo o material foi fornecido por eles. Com isso o valor do estande caiu consideravelmente pois cobramos apenas mão de obra e materiais elétricos, comunicação visual e o que não fosse da parte de marcenaria e pintura.
Esse processo envolveu mais ainda a equipe de produção, atendimento e o cliente, a pré produção do estande foi feita em conjunto, montamos uma lista detalhada de cortes das chapas de madeira e metragem, de forma clara para que fosse fornecido exatamente a quantidade necessária, sem gerar perda de material pro cliente.
Cada parte do estande recebia um tipo de madeira/produto do cliente e todos com uma etiqueta de identificação, ou seja, no final, o próprio estande era a exposição dos produtos de acabamento.
Por fim, chegamos no layout final do estande, que ficou composto por uma marcenaria em uma ponta do estande com equipamentos pesados e todos funcionavam para teste e corte durante a feira, na outra esquina uma cabine de pintura industrial também funcional. De frente para toda essa área foi posicionado o bar juntamente com deposito e caixa. Do outro lado, foram posicionadas as salas de reunião, área para workshop e exposição de novas linhas de MDF.

O resultado final foi impactante, um estande com muita informação, mas completamente harmônico aos olhos, imponente sem deixar de ser aconchegante, totalmente voltado para o atendimento do participante. Nesse job, não tivemos uma relação cliente x fornecedor, e sim um entendimento transparente de parceria, competências, e predisposição de um verdadeiro time por um ideal em comum, o sucesso na feira mais importante da Léo Madeiras.

Galeria de imagens

 

Foi um grande desafio para nós trabalharmos com uma empresa que até então era nosso fornecedor. A Surreal é cliente da Léo, e neste momento os papéis inverteram e eles se tornaram um de nossos maiores clientes. Eles estão no mesmo seguimento de treinamento, construção e acabamento, trabalhar com eles foi uma verdadeira troca de experiências e gerou um aprendizado enorme para a nossa equipe tanto executiva como operacional e mão de obra. O trabalho desenvolvido com eles foi único na história da Surreal por termos aberto inteiramente o nossos processos internos e trabalhado materiais de lançamento que não havíamos trabalhado por nenhuma empresa no mercado como lançamentos exclusivos de MDFs laminados com texturas inovadoras e fórmicas importadas.

A Ilha que estava reservada para o estande da Léo, também era a localidade de uma das colunas com hidrante no pavilhão. O desafio ai era transformar essa coluna como parte da estrutura do estande. Essa coluna ficava exatamente no bar e preocupou bastante a cliente pela questão estética.
Nós demos a ideia de envelopar a coluna com comunicação visual, e com a ajuda do cliente, a organização permitiu tal operação, então construímos uma grande coluna em MDF que recebeu em cada lado uma comunicação sobre os produtos expostos naquele perímetro, contendo uma abertura para utilização do hidrante em caso de emergência. O processo foi realizado em parceria com os bombeiros e organização.
Tínhamos que obedecer ao pé direito total do estande de 6m, e a cliente queria revestir a coluna até o limite do pavilhão.
Em acordo entre cliente e organização, a cliente conseguiu permissão para colocar uma placa de sinalização na altura de 8m. Mas a estrutura da testeira já estava montada impossibilitando a subida da placa formada por um L em MDF muito pesada e com mais de 2m de largura em cada lado.
A solução encontrada foi desmembrar essa placa e espalhar a placas nas esquinas do estande. O resultado foi ótimo, era possível ver a placa da Léo Madeiras em todos os cantos do pavilhão.
Para nós o fato de trabalhar com o próprio material do cliente foi uma inovação na técnica de aplicação e agilidade na montagem. Pois saímos da rotina, e tivemos que aprender e aplicar os materiais de diferentes formas. Todo o estande foi revestido em MDF, não só formica, as peças eram bastante pesadas e uma das camadas da testeira tinha 11m em balanço de cada lado, que foi sustentada por alguns pontos de cabo de aço o teto do pavilhão. Na área do workshop, foram posicionadas 2 colunas, essas foram compostas por cubos de MDF e Compensado cru, esses cubos giravam, davam movimento ao estande de forma interativa, os participantes podiam girar os cubos e cada dia eles estavam em uma posição diferente.
O resultado final foi de longe um dos trabalhos mais complexos da Surreal, onde não trabalhamos sozinhos, nos tornamos um braço do cliente.

Galeria de imagens
       

 

O estande da Léo Madeiras normalmente é um dos estandes com maior fluxo de participantes. Nesta edição o estande superou seu recorde em visitações. A Léo Madeiras atingiu todas as suas metas de vendas durante a Formóbile, e concretizou diversas vendas e parcerias posteriores.
Para nós o retorno ainda acontece mesmo após mais de um ano desse trabalho ter sido realizado, o estande s tornou parte fixa em nosso portfólio e com isso nos tornamos conhecidos e com uma ótima referencia no seguimento e aumentou o nosso know how de montagens em estandes deste porte.
Houve um grande retorno para a nossa equipe operacional, compras e mão de obra, pois a partir desse trabalho, tivemos conhecimento de novos produtos e formas de se trabalhar, gerou treinamento para equipe, e inovação para ser aplicada em trabalhos futuros com diversos clientes com a expansão em utilização dos novos materiais.

Após este evento, já aplicamos diversos materiais e ideias construtivas que aprendemos no processo deste job, em outros projetos e clientes. Mantivemos uma parceria com a Léo como cliente deles.
A geração de novos negócios via portfólio da Léo Madeiras promete grandes acordos ainda para este ano e os próximos.

Galeria de imagens
   

 

 
  • contato: (11) 2538-4156 - (11) 7377-8878