Evento Neutro
Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 13ª Edição

Case: NOVEMBRO AZUL
Candidato: Instituto Lado a Lado pela Vida
Cliente: Instituto Lado a Lado pela Vida
Segmento: Prêmio Caio Sustentabilidade
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

O Instituto Lado a Lado pela Vida é uma instituição brasileira sem fins lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), idealizada em 2008, com sede na cidade de São Paulo.

A nossa missão é levar ao cidadão leigo conhecimento sobre a saúde em diversas esferas: informação, apoio, conscientização, prevenção, inclusão social, quebra de paradigmas e preconceitos, sempre com foco na humanização da saúde, a fim de promover informação de qualidade, reflexão, debate e qualquer tipo de prática que objetive o bem-estar.

Nossa atuação baseia-se nos princípios de qualidade de vida, sustentabilidade e humanização recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e voltados aos indivíduos doentes ou potencialmente vulneráveis a doenças que interferem no cotidiano.

As ações são desenvolvidas em contextos urbanos e rurais, em espaços abertos (áreas de grande circulação pública) e fechados (empresas, hospitais, entre outros), e possuem abrangência nacional. São utilizados diferentes meios de sensibilização do público-alvo, como materiais informativos próprios, recursos lúdicos e artísticos, oficinas, portais eletrônicos, mídias sociais, sites e blogs.

Nossos projetos

Os projetos do Instituto Lado a Lado pela Vida são: Ser Homem, Ser Mulher, Ser Jovem, Ser Idoso, Ser Sustentável e Ser Cultural. Todos eles são permeados pelo compromisso com a integralidade, a informação responsável, o acolhimento, a cultura, a sustentabilidade e a qualidade de vida. Em cada um há uma cuidadosa adequação da linguagem e das ferramentas de aproximação e mobilização, além das possibilidades de intervenção e fomento da reflexão.

Patrocínios e apoios

Sociedade Brasileira de Urologia (SBU): fundada em 1926, é uma associação científica representativa dos médicos brasileiros especializados em urologia. Seu objetivo é incentivar a urologia promovendo a união, o intercâmbio e a evolução técnico-científica de seus associados com entidades e pessoas, tanto no âmbito nacional quanto internacional.

Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC): fundada em 1979, reúne oncologistas clínicos dos 27 Estados brasileiros. Desenvolve importantes trabalhos nas áreas de pesquisa, ensino, intercâmbio, divulgação de científico. Representa os oncologistas brasileiros junto aos organismos governamentais, outras organizações e à sociedade brasileira.

Ficha Técnica

Título: Novembro Azul
Período: de 1 a 30 de novembro de 2012
Público-alvo: população em geral
Palavras-Chave: democratização da saúde, câncer de próstata, exame de toque, humanização da saúde, saúde preventiva, preconceito, qualidade de vida e responsabilidade social
Objetivo: homens a partir de 45 anos de idade e grupos de participação ativa no processo de prevenção e cuidados, como família, parceiros e comunidade.
Iniciativa e realização: Instituto Lado a Lado pela Vida
Apoio: Sociedade Brasileira de Urologia e Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica
Número de pessoas atingidas: 200 mil pessoas

Novembro se tornou um período especial para falar sobre a saúde do homem, desde que foi institucionalizado como o mês do combate ao câncer de próstata. Essa iniciativa, além de ser uma responsabilidade social, se faz necessária já que os dados a respeito do câncer de próstata no Brasil e a negligência masculina em relação aos cuidados com a saúde são alarmantes. Hoje, sabe-se que, quando detectado precocemente, 90% dos casos da doença têm grandes chances de cura e aumento de sobrevida.

Apesar de os números do câncer de próstata serem preocupantes no Brasil, não é fácil alcançar o público masculino, especialmente no que se refere à saúde. O Instituto Lado a Lado pela Vida foi pioneiro em abordar a questão do câncer de próstata no Brasil. Em 2010, lançou a Campanha "Um Toque, Um Drible”, composta de ações que disseminam informações sobre o câncer de próstata e conscientizam homens, mulheres e jovens para que a questão da saúde masculina seja um processo construído ao longo da vida.

Uma das ações da Campanha “Um Toque, um Drible” é o “Novembro Azul”, que tem foco na informação e na prevenção. O objetivo é mudar hábitos e quebrar paradigmas, como o medo que o homem tem de ir ao urologista e se submeter ao exame de toque.

O público-alvo do movimento são homens a partir de 45 anos de idade e grupos de participação ativa no processo de prevenção e cuidados, como família, parceiros e comunidade.

Galeria de imagens
Testeira da fanpage exclusiva do Novembro Azul
Ação de conscientização realizada na Avenida Paulista
A ação era focada em homens, mulheres e adolescentes
Participante da ação
Uma das ações na Avenida Paulista foi realizada no vão do MASP
         

 

O movimento “Novembro Azul” foi divulgado em todo o âmbito nacional e contou com ações diversificadas, presenciais e virtuais, que conscientizaram um grande número de pessoas sobre o câncer de próstata, sintomas e prevenção, e, principalmente, sobre a necessidade de se acabar com o preconceito do homem em relação ao exame de toque.

Divulgação da Campanha

Através de um bom planejamento, o “Novembro Azul” foi divulgado em canais diferenciados e extremamente expressivos quanto ao número de pessoas atingidas.

Uma das ferramentas de disseminação da campanha foi a realização de um trabalho de assessoria de imprensa nacional. Foram divulgados textos informativos sobre o “Novembro Azul” e suas ações para um mailing especializado com os principais veículos de comunicação e editorias voltadas à saúde, ao bem-estar e ao homem, com excelente taxa de publicação em mídia espontânea.

Ações Presenciais

1 – Ação educativa realizada nas estradas do Brasil

No sábado, 17 de novembro, Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata, foi realizada uma ação educativa nas estradas voltada aos caminhoneiros, através da distribuição de panfletos com informações sobre a doença.

2 – Ação nos Estádios de Futebol do Morumbi e do Canindé

No domingo, 18 de novembro, foi feita uma grande mobilização pela saúde do homem durante os jogos do campeonato brasileiro de futebol:
- São Paulo x Náutico – Estádio do Morumbi.
- Portuguesa x Grêmio – Estádio do Canindé.

3 – Ação de Conscientização na Avenida Paulista

No Dia Nacional de Combate ao Câncer, 27/11, foi realizada uma importante ação de conscientização com o público na Avenida Paulista, em São Paulo. Foram distribuídos mais de 5 mil folhetos informativos sobre a doença, das 10 às 13h, fato que chamou a atenção de todos que passavam por lá.

Ações Virtuais

1 – Site exclusivo: www.umtoqueumdrible.com.br

O site da Campanha Um Toque, Um Drible (www.umtoqueumdrible.com.br) apresenta divulgação constante de conteúdos exclusivos sobre o câncer de próstata, que envolvem as novidades com relação a tratamentos, prevenção, fatores de risco, dados estatísticos, entrevistas com médicos e descobertas recentes da medicina.

No mês de novembro, toda a comunicação do site foi desenvolvida exclusivamente para o “Novembro Azul”, e o conteúdo do site divulgou todas as ações do movimento e seus desdobramentos, assim como as matérias publicadas pela imprensa nacional. Um deles é o vídeo que pode ser visto neste link: http://www.ladoaladopelavida.org.br/videos/70c1rHQWPko

2 – Quiz Interativo

Por meio do site Um Toque, Um Drible, foi criado e disponibilizado aos internautas um quiz interativo, com 10 perguntas. Nele, os internautas puderam detectar seu nível de conhecimento a respeito do câncer de próstata respondendo às questões. Caso errassem ou não soubessem as respostas, o sistema automaticamente dava a informação correta.

3 – Tire Suas Dúvidas

Também por meio do site Um Toque, Um Drible, foi desenvolvido e divulgado um espaço para as pessoas tirarem dúvidas sobre o câncer de próstata, sendo que todas as questões foram respondidas por especialistas da área, que compõem o board do Instituto Lado a Lado pela Vida.


4 – Depoimento em Vídeo de Paciente

Especialmente para o Novembro Azul, foi produzido um vídeo de 2:48 com um depoimento de um paciente que foi acometido pelo câncer de próstata. O objetivo de tal ação foi humanizar a doença. O material foi divulgado nas fanpages do Instituto Lado a Lado pela Vida, do Novembro Azul e do Um Toque, Um Drible. Esta emocionante entrevista pode ser vista no link: http://www.youtube.com/watch?v=w_mVjemfm-k

4 - Mídias Sociais

Já que atualmente o Brasil tem 94,2 milhões de pessoas com acesso à internet (Dados do Ibope divulgados em dezembro de 2012), um movimento tão importante quanto o “Novembro Azul” não poderia deixar de dialogar com esse público.

Por isso, foi promovida uma forte interação com a população por meio das mídias sociais, com posts ilustrativos, mensagens de alerta e anúncios na fanpages do “Novembro Azul”, do Instituto Lado a Lado pela Vida e da Campanha ‘Um Toque, Um Drible”, que hoje somam mais de 60 mil fãs. Além dos posts, foram criadas testeiras especiais e chamativas para os números da doença no Brasil e para a campanha.

Esse material foi divulgado nas fanpages do Instituto Lado a Lado pela Vida e da Campanha “Um Toque, Um Drible”. Além disso, foi criada uma fanpage exclusiva do “Novembro Azul”, que hoje conta com 5.652 seguidores (dados consultados em 6 de setembro de 2013), e alto índice de posts curtidos e compartilhados.

5 – E-mail Marketing

Foram desenvolvidos e-mails marketing exclusivos sobre o movimento Novembro Azul, com informações sobre a data para o público leigo e para profissionais da saúde. O material foi disparado para um mailing de 50 mil contatos.

Material de Apoio

Materiais diferenciados com as principais informações sobre o câncer de próstata, fatores de risco, prevenção e diagnóstico, além de perguntas e respostas e dados estatísticos sobre a doença, foram utilizados nas ações de rua e disponibilizados para download no portal de conteúdo do Instituto Lado a Lado pela Vida (www.ladoaladopelavida.org.br). O conteúdo foi trabalhado de forma didática e ilustrativa para maior alcance e entendimento.

Galeria de imagens
Equipe que realizou a ação no Estádio do Morumbi
Ação realizada no Estádio do Morumbi (SP)
Ação realizada no Estádio do Morumbi (SP)
Ação realizada no Estádio do Canindé (SP)
Ação realizada no Estádio do Canindé (SP)
Ação realizada nas estradas brasileiras
Ação realizada nas estradas brasileiras
Ação realizada nas estradas brasileiras
Ação de conscientização realizada em SP
Ação realizada nos metrôs da Avenida Paulista
Cobertura da ação de SP realizada no Bom Dia São Paulo
Matéria divulgada no Portal G1
Matéria divulgada no Portal UOL
Testeira exclusiva da fanpage do Um Toque, Um Drible
Folheto informativo
E-mail marketing
Posts ilustrativos
Testeira para as fanpages
Testeira para as fanpages
Quiz Interativo no site Um Toque, Um Drible
Aplicativo Tire Suas Dúvidas no site Um Toque, Um Drible
Selo exclusivo de lançamento do Movimento
Camiseta da campanha Um Toque, Um Drible
Site Um Toque, Um Drible voltado para o Movimento Novembro Azul
 

 

Durante todo o período da campanha, 200 mil pessoas foram alcançadas em diversas praças do Brasil. Nas ações presenciais, os locais escolhidos foram estratégicos para a população tirar dúvidas e conhecer mais sobre o câncer de próstata, assim como as formas de prevenção e tratamento.

O objetivo foi, também, desmistificar o exame de toque e contribuir para o fim do preconceito sobre a sua realização, tão importante para a detecção precoce da doença, que interfere diretamente na qualidade de vida do paciente.

Essas medidas foram realizadas como forma de reverter o quadro expressado por uma pesquisa realizada no mês de maio de 2013 pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), que revelou que 47% dos homens entrevistados nunca fizeram o exame de toque retal, fundamental para detectar o câncer de próstata, engrossando o número de possíveis acometidos pela doença, que atinge todos os anos no Brasil cerca de 60 mil homens.

Essa estatística pode ser atribuída ao desconhecimento sobre as opções de tratamento e detecção precoce da doença. Por isso, muitos homens não procuram ajuda especializada e deixam até de realizar atividades sociais em função do câncer de próstata, que é o mais comum entre os homens, depois do câncer de pele.

A Campanha em números

- 200 mil pessoas impactadas nas ações presenciais;
- 65.938 pessoas alcançadas através das mídias sociais;
- 20 inserções de mídia espontânea.

Retorno de mídia

A campanha “Novembro Azul” teve ampla repercussão na mídia nacional, com 20 matérias publicadas em importantes veículos de comunicação de diversos Estados brasileiros. Mesmo os Estados que não receberam ações presenciais se interessaram pelo assunto, como: Brasília, Alagoas e Maranhão.

Entre os destaques, o programa Bom Dia São Paulo, veiculado pela Rede Globo de Televisão, realizou um link especial, com 2:22 minutos ao vivo, na ação realizada na Avenida Paulista. Na ocasião, foi realizada uma entrevista especial com o urologista Pedro Cortado, sobre a importância da detecção precoce da doença, seus sintomas, tratamentos e exames necessários.
O link da entrevista é: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2012/11/campanha-incentiva-homens-fazer-exame-de-prostata-em-sp.html


Confira a relação completa:

Televisão:

- Bom Dia São Paulo (Rede Globo)
- Jornal Primeira Hora (TV Bandeirantes) - http://www.band.uol.com.br/primeirojornal/videos.asp?id=14187396
- TV Gazeta - Alagoas

Sites e portais:

- Portal UOL
- Jornal do Brasil
- Agência Brasil
- Correio Braziliense
- Portal de Notícias MSN
- Podcast Estadão ESPN
- Blog Homem Feito
- Site Primeira Edição
- Chico da Boleia
- Rádio Tupi Am
- Rádio Bailão
- Olhar Direto
- Aquidauana News
- Portal EBC
- Aqui Acontece
- Jornal O Estado - Maranhão
- Jornal Terceira Via

 
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