Evento Neutro
Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 13ª Edição

Case: XPERIENCE EFFICIENCY
Candidato: MCI Group
Cliente: Schneider Electric
Segmento: Eventos
Estado: SP
TROFÉU EXPO CENTER NORTE
Categoria: Evento Promocional
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

Os centros urbanos estão no limite – ocupam apenas 2% da superfície do nosso planeta, mas detêm metade da população global, consomem 75% dos nossos recursos energéticos e emitem 80% do carbono que impacta o meio ambiente. Para tornar nossas cidades mais eficientes, habitáveis e sustentáveis, a Schneider Electric promoveu, em junho passado, a maior experiência em eficiência energética em 8 cidades (Washington, Dallas, Bogotá, São Paulo, Moscow, Suzhou, Beijing e Chenzen) e 5 países do globo simultaneamente.

Objetivos:
- Promover forte iniciativa da Nova Campanha Corporativa oferecendo um GRANDE impacto para um número massivo de visitantes em oito cidades do Mundo por quatro dias, com o objetivo de prover uma experiência única e consciente, baseada na Aprendizagem para resolver os desafios de energia e sustentabilidade que nos deparamos atualmente, no Descobrir as pessoas, os produtos, sistemas e serviços que podem nos ajudar nessas mudanças, Trocar experiência, melhores práticas & idéias com os líderes das indústrias, Desenvolver novos relacionamentos entre Schneider e parceiros e Resolver seus desafios atuais que começam hoje.
- Número de participantes: 2800
- 70% novos clientes vs 30% clientes, sendo 50% usuários finais, 50% parceiros e canais intermediários. Atrair clientes de parceiros através de oportunidade de patrocínios.
Perfil: Executivos Nível-C e Gerentes ( CSO, COO, CTO, CIO) do segmento de energia e indústria, operadores de rede, municípios, órgãos governamentais, arquitetos, construtores, fabricantes de máquinas, integradores de sistemas, parceiros de canais de vendas, distribuidores, eletricistas, montadores de painéis, etc.
- Conduzindo grande oportunidade de negócios:
Target >€2bn em oportunidades (meta Global).

FICHA TÉCNICA:
TÍTULO: Xperience Efficiency - Schneider Electric
NÚMERO DE PARTICIPANTES: 3.115
LOCAL: WTC Convention Center - São Paulo
DATA: 04-07 de junho de 2013
PERIODICIDADE E ABRANGÊNCIA: 1o. evento foi realizado na França e multiplicado em 8 cidades (incluindo São Paulo) simultaneamente.
CONCEITO DO EVENTO: prover ao participante uma experiência das situações do cotidiano com eficiência em uso de energia - uma cidade do futuro.

Galeria de imagens
       

 

A MCI foi a agência contratada pela Schneider Electric da Alemanha, após realizar o projeto original na França, para multiplicar o mesmo projeto nas outras 8 cidades, cada país escolheu quais seriam os produtos/serviços utilizados em seu evento. Somente uma agência global com conhecimento local poderia realizar este complexo projeto.
A comunicação foi chave para o bom andamento dos projetos, pois parte dos serviços eram pagos pela matriz e o restante pela SE local.
Para o Xperience Efficiency Brasil, tínhamos vários escritórios e profissionais da MCI envolvidos: MCI Berlim responsável pelo alinhamento do Markeplace e interface com SE Alemanha, MCI Buenos Aires responsável pela ferramenta de inscrição dos participantes e suporte do credenciamento durante o evento e, finalmente coordenação geral: logística, contratação de fornecedores, budget e interface com cliente local realizada pela MCI São Paulo.
Em São Paulo, de 3 a 7 de junho de 2013, o Xperience Efficiency transformou o Golden Hall do WTC, um dos principais complexos empresariais da América Latina, em uma cidade inteligente. Em 2 mil m², cerca de 3 mil visitantes conheceram soluções para tornar os sistemas de água, gás, eletricidade, transporte, resposta a emergências, edifícios, hospitais e outros serviços públicos de uma cidade mais eficientes e integrados, possibilitando até 30% de economia de energia, diminuição de cerca de 20% da perda de água, 30% de redução dos crimes de rua e queda de até 20% no tempo de viagem e atrasos causados pelo trânsito.

As inscrições para participação do evento foram feitas utilizando a ferramenta B.COM - desenvolvida pela MCI e utilizada em seus escritórios.
Para os pré-inscritos, o atendimento era feito através de estações rápidas de auto-credenciamento com leitores de código de barras.
Para as inscrições locais, disponibilizamos 4 posições para cadastro e impressão das credenciais.
No mesmo ambiente, back-drops retroiluminados com produtos, serviços e mensagens SE davam ao ambiente um ar de modernidade, juntamente com os lounges e plantas que acolhiam os participantes enquanto aguardavam a abertura da plenária e um welcome coffee era servido.
Os participantes passavam por um túnel de lycra verde (cores da empresa), até chegarem a plenária construída em MDF e imagens de cidades compunham a decoração da sala.
Logo na entrada de todos os dias, era apresentado um vídeo de conscientização sobre o futuro do planeta, fazendo com que os participantes se envolvessem e entendessem a real importância da economia de recursos para garantir a continuidade da espécie no planeta.
Todos os dias a sessão de abertura era apresentada por um key note speaker, como Mailson da Nóbrega.
Somente após o término da sessão de abertura é que os participantes tinham acesso ao Marketplace - e, realmente se surpreendiam com a réplica da cidade retratada. Os itens que compunham o ambiente, foram:
- 7 estandes técnicos com as expertises da SE (Produtos, sistemas, demos)
- 4 Cyber Tables para StruxureWare software
(End-Market suite discovery)
- 6 chat spots para serviços & novas soluções de softwares
- 1 Teatro EcoStuxure
- 17 Segmentos de chat spots
- 1 kiosk sobre cidades inteligentes
- 1 kiosk sobre as conexões inteligentes
- 1 digital cafe
- 1 carro elétrico
- 1 bicicleta para apresentar o semáforo inteligente
Sessões paralelas aconteciam na plenária, teatro e digital cafe com os seguintes temas: marketing e tendências, voz do consumidor, sistemas e soluções, tecnologia e inovação, aprendizado e troca.

Segue o vídeo que retrata bem a complexidade, conteúdo, os serviços para cidades inteligentes oferecidos pela Schneider Electric http://www.youtube.com/watch?v=X5sl8V0dCZ8&feature=youtube_gdata_player

Galeria de imagens
Planta Marketplace e Plenária
Planta Marketplace
Auto-credenciamento
Foyer entrada
Tunel para entrada ao Marketplace
Marketplace
Marketplace
Estação 1 Marketplace
Estação 2 Marketplace
Estação 3 Markeplace
Bicicleta no markeplace
Carro eletrico
Estátua no Marketplace
Plenaria
Sala Arena
Sala Arena 2
Sala teatro
     

 

Ao final de quatro dias, mais de 3.000 pessoas tiveram a oportunidade de conhecer o conceito de uma cidade inteligente baseada nos princípios de sustentabilidade para criar um Mundo melhor, fazendo mais com menos recursos.

Além de levar o conhecimento aos visitantes, a Schneider Electric conseguiu estreitar relacionamento com os principais decisores do mercado de automação, energia, infraestrutura, entre outros mercados alvo que conheceram melhor seus projetos, mostrando como pode contribuir para otimizar seus processos, economizar até 30% de energia e ser mais rentável respeitando o meio-ambiente.

O resultado Global foi excepcional atingindo 45.380.000 pessoas e mais de 6.367 oportunidade reais de venda superando os 2 bilhões de Euros.

O resultado local também foi acima do esperado, 8% de economia na budget previsto, 26% a mais de inscritos, 11,25% a mais de participantes do projetado. E, apesar do número de leads ter sido menor, as oportunidades geradas foram da ordem de USD653.640.000, 233% acima do esperado, um resultado excepcional para a empresa!

O Xperience Efficiency foi o primeiro evento mundial simultâneo a tratar do tema das cidades inteligentes, e contribuiu para que as pessoas e as indústrias começassem a repensar métodos e processos para que as futuras gerações vivam em um mundo mais conectado e sustentável.

Galeria de imagens
Resultado Xperience Efficiency
Mídia Jornal do Comércio (PE)
Mídia Brasil Econômico
Mídia Folha de São Paulo
Mídia Lumiere Electric
         

 

 
  • contato: (11) 2538-4156 - (11) 7377-8878