Evento Neutro
Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 13ª Edição

Case: FOCCO NA FORMÓBILE 2012
Candidato: Surreal Arquitetura Cenográfica
Cliente: Focco sistemas de gestão S.A.
Segmento: Serviços
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

Desde 2002 a Surreal é uma empresa formada por gente que se inspira no futuro para criar experiências reais no presente, antecipando e aplicando diariamente metodologias eficazes e eficientes na busca da perfeição da prestação de serviços de criação e execução de estruturas promocionais.
Nos preocupamos não somente com o sucesso de cada job, mas também com a construção de parcerias que viabilizem a manutenção deste sucesso. Entendemos que somente desta maneira as estratégias de marketing serão aplicadas de forma ideal e serão realmente a tradução de um sonho transformado em realidade.
Somos pessoas pró-ativas em entender o que cada cliente precisa, não apenas entregando o que ele quer. Com essa atitude podemos ir além do simples e usual e estaremos nos tornando reais colaboradores de um objetivo comum.

A Focco é uma empresa Nacional que há 23 anos oferece ao mercado soluções de gestão empresarial.
Especialista em segmentos de manufatura e distribuição é responsável por elevar os resultados dos seus clientes, aliando tecnologia e conceitos modernos à gestão. 

A Focco é referência em sistemas ERP e vai além do seu papel de fornecedor de software para atuar como um parceiro na gestão dos seus clientes.

A ForMóbile – Feira Internacional de Fornecedores da Indústria Madeira-Móveis – já é um evento consagrado, que soma 80 mil metros quadrados de área, sendo um dos maiores do segmento no planeta. É o melhor canal de exposição para quem quer vender para o setor moveleiro não só no Brasil, mas em toda a América Latina.

Ficha técnica do evento:
Título: Formóbile – Feira Internacional de Fornecedores da Indústria Madeira-Móveis
Número de participantes: 80 mil visitantes
Local: Anhembi
Data: 24 a 27 de Julho de 2012

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A Surreal já mantinha contato com a empresa Focco em outra concorrência realizada em 2010 para o mesmo evento. Naquela época, como primeira oportunidade, tivemos um feedback positivo, porém a empresa não quis arriscar com um fornecedor novo.
Em 2012, participamos novamente da concorrência e neste momento tínhamos que tomar uma decisão: seguir a risca o briefing de necessidades ou analisar de forma mais profunda a empresa e seus objetivos e posicionamentos e oferecer algo inovador, algo alinhado com a expectativa de resultado no evento. Portanto seguimos uma frase que direcionou o desenvolvimento criativo do projeto: “vamos pensar em algo diferente do que vemos normalmente nas feiras em estandes tradicionais”.
Para tanto, fizemos um entendimento de briefing e através de diversos brainstormings internos decidimos ousar nas estruturas, na volumetria, tomando como referencia gráficos de crescimento, linhas ortogonais mas que se encontrassem que dessem a sensação de estarem em movimento, em constante evolução. Normalmente conseguimos este resultado trabalhando com linhas orgânicas, curvas, porém encontramos uma estrutura, após diversos roughs, que transmitiu as virtudes que queríamos para o projeto: ousadia, tecnologia, agressividade, ao mesmo tempo harmonia com sofisticação. Usamos linhas ortogonais, diagonais sempre tendo em vista sair do lugar comum, sair das estruturas comumente vistas, e conseguimos encontrar algo que o cliente se encantou, principalmente por ser viável economicamente.
Com este projeto, vencemos a concorrência e partimos para o alinhamento de detalhes do estande para otimizar os resultados. Descrevemos alguns: aplicamos fitas de led nas ranhuras “riscando” caminhos que compunham a estrutura principal, induzindo e transmitindo a sensação que todos os caminhos percorridos levavam a solução apresentada pela Focco.
Sendo uma empresa que vende soluções de TI, algo intangível, o relacionamento com os prospects e clientes da feira foi um item principal que levamos em conta. Portanto, a estrutura chamativa levava os visitantes a ficarem curiosos com a empresa por uma visão a média distância, chegando mais próximo do estande, viam que ele estava aberto a relacionamentos com uma grande área frontal logo na entrada com posicionamento de bistrôs e um grande VideoWall instalado na parede posterior com conteúdos dirigidos aos públicos do evento com vídeos institucionais. Também instalamos uma marcação de piso de vidro retroiluminado dando evidência que ali era o espaço de convivência, de relacionamento, de networking e para a evolução deste relacionamento, com o entendimento mais profundo das soluções da Focco para os potenciais clientes, havia 2 salas de reuniões mais reservadas e também uma área vip na qual eram esperados os clientes principais da empresa.
Para complementar a infra estrutura do estande, também foi posicionado depósito e copa de forma que as operações diárias no evento fossem supridas corretamente e de forma centralizada atrás da área frontal de entrada no estande.
Os materiais empregados no estande foram: madeira nas estruturas principais com tinta PVA e liquibrilho para acabamento e proteção da pintura. Piso em fairtex preto brilhante com vitrines de chão retroiluminadas. Fitas de led brancas em ranhuras projetadas nas estruturas principais.

Ao final do evento, a satisfação com o dever cumprido e com os objetivos alcançados foi nítida e comprovada através de nossa pesquisa de feedback na qual o cliente destacou que o processo assertivo através do entendimento dos objetivos da empresa e a tradução destas estratégias em um estande funcional, inovador em suas formas, em sua circulação e nos materiais empregados, fez com que os clientes tivessem uma imagem de confiança, de tecnologia, qualidades e virtudes que a empresa queria transmitir no evento.

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A maior estratégia e desafio foi arriscar em uma estrutura, uma volumetria, um conceito de projeto que quando visto em primeira instância causa estranheza aos consumidores corriqueiros de estandes para feiras, pois foge das estruturas comumente vistas nos pavilhões. O desafio de criar esta estrutura, de passar por diversos caminhos e retornar ao ponto zero novamente foi grande. A Solução foi realmente se desprender da rotina, se desprender de soluções já certas, seguras e de certa forma ganhadoras na maioria das concorrências. Este risco, este desafio, foi vencido com doação de toda a equipe de atendimento e projeto que se envolveu diretamente neste case, que entendeu e aplicou os métodos desenvolvidos na Surreal para traduzir estratégias de marketing em estruturas promocionais através de caminhos criativos e direcionados ao resultado otimizado almejado por todos.
Projeto criado, aprovado, alinhado, o próximo passo, maior desafio de todos, foi fazer acontecer e realizar o projeto, produzi-lo.

As estruturas não foram fáceis de detalhar, de estruturar, e a equipe de produção da Surreal teve um grande desafio em encontrar maneiras que fazissem as peças se encaixarem, ainda mais com um vídeo wall centralizado e com fitas de led marcando a estrutura.

Um outro grande desafio foi dar acabamento a pintura do estande, pois a cor preta suja bastante e mesmo com tinta acrílica, o risco de termos retrabalho durante toda a montagem e até a entrega, tendo que além de dar retoque, repintar o estande inteiro era grande. Para isso, além de dar a última demão no limite do tempo que tínhamos para faze-lo, aplicamos liquibrilho após a limpeza do pavilhão, para dar proteção extra a estrutura e ajudar a limpa-la evitando retrabalho ou um resultado de acabamento indesejável. Foram usados alguns outros materiais comumente encontrados em estandes para viabilizar economicamente o projeto, tais como: napa costurada, luminárias HQI, vitrines de piso moduladas retroiluminadas. Mas todos estes itens complementares, no todo do projeto não depreciaram o mesmo, e sim, complementaram o Design apresentado.

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Tivemos vários resultados relacionados ao processo desenvolvido neste case. O maior deles foi a sensação mútua, cliente e fornecedor, de dever cumprido, de satisfação por um trabalho realizado além das expectativas.
Internamente, na Surreal, tivemos um grande exemplo de que arriscar com direcionamento, estudo e, principalmente, comprometimento com o resultado do trabalho dá certo. A equipe ficou mais motivada, não somente por termos conquistado um cliente, realizado um trabalho de qualidade, mas por termos conseguido efetivar um anseio diário que muitas vezes não conseguimos: tirar a cabeça fora da caixa e isso feito com trabalho em equipe.

Para a Focco, o resultado prático foi o retorno imediato dos investimentos no evento, mas também houve uma percepção geral da força de vendas da Focco e dos principais clientes que a empresa transmitiu uma imagem inovadora, de vanguarda, se destacando em relação aos concorrentes e isso se deu através do investimento no estande, na tradução das estratégias de marketing nas estruturas promocionais.

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