Evento Neutro
Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 13ª Edição

Case: SANTANDER - ENCONTRO 2012
Candidato: Agência Um Eventos
Cliente: Santander
Segmento: Serviços
Estado: SP
TROFÉU BRADESCO CARTÕES
Categoria: Apoio e Logística para Eventos
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

Fundada em 1996, a Agência Um é uma das maiores empresas especializadas em eventos corporativos e viagens de incentivo da América Latina. Com uma bagagem de mais de 12 mil eventos organizados, a agência se dedica hoje a implantar, em todos os projetos, o conceito de experiências únicas e transformadoras. São aproximadamente 100 funcionários em prol da excelência na prestação de serviços. Entre os principais clientes estão Citibank, Johnson Controls, Fiat, Nextel, Santander, Albert Einstein, Ericsson e Bosch.
Outros pontos fortes da empresa são as criações de convenções de vendas, encontros corporativos e de relacionamento, sejam eles sociais, de responsabilidade social, sustentabilidade, ligados ao esporte ou até mesmo à cultura. Conferências internacionais, lançamento de produtos, campanhas de vendas, premiações e viagens de incentivo são outros projetos organizados com maestria pela agência. Completam a gama de serviços planejamentos para comunicação interna e endomarketing.
Vale ressaltar que a Agência Um é considerada pelo CIEE | IBOPE Solution como umas das melhores empresas para se estagiar no Brasil. Fora isso, em 2011 e 2012, a Agência Um foi a empresa com o maior número de eventos reconhecidos no Prêmio Caio, considerado o “Oscar dos Eventos”. Para mais informações, acesse www.agenciaum.com.br.

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Título: Encontro 2012.
Tema: Ola Santander, Começa por Você.
Número de participantes: 920 funcionários do Brasil (líderes).
Local: Sheraton WTC – Golden Hall.
Data: 11 de dezembro de 2012.
Periodicidade.: anual.
Abrangência: nacional.

O Encontro do Santander é um evento realizado anualmente com o objetivo de alinhar os principais líderes do banco aos resultados passados e aos desafios futuros, para que possam engajar suas equipes na busca das metas estabelecidas.

O evento tem como anfitrião o Presidente do Santander Brasil, já que esta é uma oportunidade ímpar para esse executivo comunicar ao seu time os objetivos maiores do grupo no Brasil e no mundo.

As ações desenvolvidas para o Encontro 2012 seguiram às solicitações do cliente em criar um evento criativo, instrutivo e motivacional.

Foram programadas ações específicas dentro de cada momento da agenda para surpreender e engajar o participante.

O evento foi transmitido para todos os funcionários através do círculo colaborativo, via intranet.
Eventos Paralelos: Reuniões Paralelas das Diretorias.
Conceito: solidificar a liderança como um grupo atuante e com responsabilidade no engajamento e execução da estratégia do Santander. Por isso foi criado o tema “Ola Santander, Começa por Você”. Atitudes e ações do dia a dia que se multiplicam como uma onda, consolidando o trabalho em equipe e garantindo a satisfação e a preferência dos clientes.


Briefing do cliente: engajar, inspirar e direcionar a liderança do Santander por meio das vivências (conteúdos estratégicos do dia a dia) e das atitudes de “como fazer” (atuação diferenciada). Além disso, o Encontro tem como objetivo a prestação de contas e a apresentação dos planos traçados para o ano seguinte.

OLA é a tradução para onda, em espanhol.
A OLA é um movimento contagiante, onde cada pessoa é peça importante.
Na OLA todos fazem um pequeno gesto, mas o resultado é grandioso.
A OLA é uma corrente que dá orgulho de fazer parte e a vontade é de fazer de novo, de novo e de novo.
A OLA simboliza o nosso momento de acreditar que podemos fazer a diferença.
A OLA Santander desperta nossa atitude e o nosso orgulho de pertencer.
A OLA Santander “Começa com você”.
Começa por você: ser um líder atuante.
Começa por você: confiar em nossos processos.
Começa por você: dar valor à nossa instituição como empregador.

Começa por você: ter o simples como diferencial.

Começa por você: ter a preferência dos nossos clientes através de um atendimento
de qualidade.

Começa por você: usar a criatividade a favor da eficiência, pensando 360º.

Começa por você: conseguir melhores resultados.

Começa por você: fazer do Encontro 2012 uma forma de aprendizado e multiplicação.


Origem e Evolução: a primeira edição deste evento foi em 2004, e desde então o Encontro acontece anualmente com o intuito de reunir a liderança para falar sobre os resultados e sobre a estratégia do Banco. Cada edição tem um novo tema para sustentar o propósito corrente do Encontro.

Soluções Desenvolvidas:
Como a OLA Santander é uma onda contagiante, foi desenvolvida uma agenda lúdica que cumpria com todas as demandas do Encontro, onde os participantes puderam vivenciar o objetivo do evento. Cada onda tinha início com uma vinheta introdutória do tema a ser tratado.


Onda 1: Inspirar-se

08h00 - 09h00 - Credenciamento e Welcome Coffee.
O credenciamento foi realizado através de terminais eletrônicos que possibilitavam acesso rápido e fácil dos participantes.
Foi construído um grande túnel de tecido e bolas transparentes com projeções de mensagens motivacionais e uma OLA Viva de recreadores dava as boas-vindas a todos.
Em um ambiente aconchegante de lounges decorados, ilhas de buffet retroiluminadas, lustres inusitados com os atributos do Banco, os participantes se encontravam para o Welcome Coffee.

09h00 - 09h25 - Abertura Oficial
Performance de Abertura
Assim que os participantes se acomodaram na plenária, iniciou-se uma performance de dança e projeções com movimentos e sons de ondas. A finalização se deu com a passagem de um gigantesco tecido sobre todos, envolvendo-os na grande OLA Santander.

Vídeo de Abertura
Na sequência da performance, foi projetado um vídeo sobre o posicionamento do Santander no Brasil e no mundo: as grandes conquistas, os projetos recém-concluídos e os prêmios recebidos.

09h25 - 09h35 - Contextualização da OLA Santander.
Entrada MCs
Após o vídeo, os Mestres de Cerimônias Zeca Camargo e Marina Person deram as boas-vindas oficiais aos presentes, contextualizaram o tema "OLA Santander: Começa por Você" e puxaram na plateia a primeira Ola do ENCONTRO 2012.

Onda 1 - mensagem residual:
Somos um grande banco formado por uma grande equipe. Nossa corrente se fortalece a cada ano e, como uma onda, avança rumo ao futuro.

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Onda 2: Acreditar
09h35 - 10h50 - Apresentação Marcial Portela
Apresentação
Vídeo “Cases de Sucessos das Diretorias Executivas do Banco”.
Sessão de perguntas e respostas.

Os participantes puderam assistir à palestra sobre o Balanço 2012 e as Perspectivas 2013, e ao final fizeram perguntas ao Presidente do Santander no Brasil.

Onda 2 - mensagem residual:
Somos quem queremos ser: os resultados reais de nosso empenho, a força do grupo a partir da escolha de cada indivíduo e a nossa responsabilidade pela construção do todo.

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Onda 3: Viver a Missão
10h50 – 12h55 - Dinâmica Case Liderança | HSM
Foi desenvolvida uma dinâmica em conjunto com a consultoria HSM Educação para análise e discussão em grupos de um case com dados estatísticos do mercado. O objetivo era despertar a liderança do Santander para a vivência da missão nos desafios do dia a dia.

Onda 3 - mensagem residual:
Os líderes são os protagonistas da Missão Santander.

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Onda 4: Integrar
12h55 - 14h45 - Almoço
Os participantes tiveram um momento de integração no almoço, onde puderam discutir sobre o conteúdo assistido na manhã.

Onda 4 - mensagem residual:
Sinergia e colaboração, a chave para grandes resultados.

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Onda 5: Ter Atitude
14h45 – 16h15 - Palestra Carlos Brito | AB InBev
Apresentação.
Sessão de perguntas e respostas.

O presidente da AB Inbev contou um pouco da sua trajetória e mostrou a todos os presentes que ter atitude faz toda a diferença.

Onda 5 - mensagem residual:
O exemplo da Atitude em Ação com a Ola de sucesso da trajetória da AB InBev.

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Onda 6: Multiplicar
16h15 – 17h45 - A Importância de Multiplicar
O Desafio da Multiplicação | A Ola já começou

Os Mestres de Cerimônia contextualizaram a importância da multiplicação do conteúdo do Encontro 2012 para os 56 mil funcionário, e o papel de cada líder presente nesta ação.

Foram entregues filmadoras para representantes cada vice-presidência executiva no palco, com o objetivo de, após o evento, a área filmasse os momentos mais importantes da multiplicação para suas equipes. Do material residual foi editado um vídeo com a formação da Grande Ola Santander para passar TV Juntos.

A Reverberação da Ola dentro do Santander | Vídeo do Tempo, Homenagem e Vídeo Famílias

Neste momento, os MCs falaram sobre a importância da multiplicação na história de cada um, de sua bagagem, de seu aprendizado, a multiplicação daquilo que é construído através do tempo. Foi passado um vídeo sobre o tempo com depoimentos de funcionários que estão construindo sua história junto com a história do Santander.
Na sequência, foi realizada uma homenagem aos participantes do evento que tinham mais de 25 anos de casa, com a entrega de um pin de ouro no formato da chama do Santander pelo Presidente do Banco. Foi passado um vídeo emocionante com o depoimento de alguns familiares dos homenageados para fechar este momento.


A Reverberação da Ola fora do Santander | Vídeo "O nosso jeito de fazer negócio"

Após as homenagens, os Mcs introduziram um novo vídeo com uma história em animação mostrando a reverberação da Ola Santander na comunidade através dos resultados de alguns projetos do banco, como o Santander Universidades, Projeto Escola Brasil, Programa Amigo de Valor, Desafio Sustentabilidade para Todo Lado, Microcrédito e Negócios Sócioambientais.


Encerramento Portela

O Presidente do Santander fechou o evento com um agradecimento aos participantes e com uma mensagem engajadora. Ele chamou os vice-presidentes ao palco e pediu para que, junto com a plateia, fosse iniciada uma nova Ola, que sairia do Encontro 2012 para multiplicar-se em todas as equipes e chegar ao cliente.

Onda 6 - mensagem residual:
Vamos multiplicar a OLA SANTANDER. Vamos ampliar sua atuação. Vamos transmitir nossas iniciativas. Vamos fazer de 2013 um ano de muitas conquistas.

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Onda 7: Celebrar
17h45 - 21h45 - Happy Hour de Confraternização
Após o encerramento na plenária, os convidados dirigiram-se ao grande lounge para um happy hour de confraternização ao som da Tradicional Jazz Band. Foi servido um coquetel com comidas de diversos países onde Santander está estabelecido.

Galeria de imagens
Ficha Mestre de Cerimônia
Guia
Placa reservado
Tag brinde.
 

 

Tempo de planejamento e desenvolvimento: 8 meses.
Equipe Coordenação pré e pós-evento: 4 pessoas + Planejamento e Criação.
Equipe coordenação evento: 35 pessoas.

Tecnologia e Diferenciais: foi desenvolvido um projeto inovador e desafiador, onde o cenário da plenária foi construído por multi-telas com projeção/programação em sistema Spyder e painel de LED na base. Foram montadas 16 telas de tamanhos e formatos diferentes, fixadas em três planos para dar profundidade e movimento às imagens projetadas.

Desafio/Solução versus Execução :

1- Conteúdo multi-telas: o plano executado foi construir todas as apresentações, vinhetas e vídeos sobre o mapa das telas em projeto, e o desafio foi alinhar esse conteúdo nas telas montadas fisicamente, o que levou cerca de 10 horas de trabalho com alguns ajustes e novas “renderizações” de vídeos.

2 – Desenvolvimento Vídeos e Vinhetas: foram criados para sete vinhetas e cinco vídeos, com conteúdos diversos e alguns em formatos diferenciados, como animação e free hand, todos com o desafio de serem projetados em 16 telas diferentes. O resultado foi um show de cores, palavras e imagens na composição do cenário.

3 – Filmagem dos familiares: o vídeo de homenagem e as vinhetas de introdução às ondas foram criados com captações de depoimentos, imagens e mensagens de familiares dos participantes e funcionários do Santander. Os familiares foram convidados a fazer a homenagem sem que o funcionário soubesse. Contamos com a participação de muitas pessoas nas filmagens: filhos, pais, maridos, esposas e namorados. No evento, a cada nova projeção das vinhetas havia momentos de surpresa e uma grande emoção na plateia quando reconheciam seus familiares.

Materiais distribuídos

Guia Rápido | mini folder com informação de agenda, acesso, mapa dos espaço, dicas etc.
Moleskini e caneta executiva para anotações do conteúdo do evento.
Bottom | Divisão dos espaços de almoço.
Câmera filmadora | VPEs para gravação das Multiplicações.
Pen drive | Conteúdo do evento para Multiplicação.
Embalagem de couro com vinho tinto | Presente de agradecimento.
Kit Cinema | Familiares que participaram dos vídeos.

Avaliação do Evento
Via intranet pelo sistema Ibope com resultado acima de 80% para conteúdo, organização, infraestrutura e logística.

Galeria de imagens

 

- Desempenho econômico
A receita total do evento ficou em aproximadamente quatro milhões de reais para o total de 920 participantes, sendo o valor per capita aproximado de R$ 4.300,00.

- Staff
Pré-evento: 5 profissionais Agência Um | diretos.
Evento: aproximadamente 100 profissionais | diretos e indiretos, entre coordenação, organização e empresas terceirizadas.

- Transporte
Quantidade de passagens aéreas emitidas: 250.

No evento:
- Todos os arranjos florais foram doados para o projeto “Flor Gentil”.
- Todas as lixeiras eram de coleta seletiva.
- Todo o papel utilizado era certificado ou reciclado.
- O gerador contratado continha biocombustível.
- Os materiais descartados foram doados para institutos de reciclagem (lona, papéis, canetas, bottoms etc).
- Antes, durante e após o evento foi feita uma contagem de todos os gastos com combustível, energia, água, plástico, papel, metal e orgânicos para a compensação de CO².
- Além dessas ações, todos os impostos, taxas e seguros foram pagos corretamente e não houve qualquer tipo de inadimplência com relação aos fornecedores envolvidos no evento.

 
  • contato: (11) 2538-4156 - (11) 7377-8878