Evento Neutro
Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 13ª Edição

Case: TETRA PAK FISPAL 2013
Candidato: GTM Cenografia
Cliente: Tetra Pak Ltda
Segmento: Serviços
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Vista Geral Externa

SOBRE A GTM
Pioneira no mercado brasileiro, a GTM Cenografia nasceu há mais de 20 anos diante de uma crescente necessidade de construção cenográfica sob medida para eventos corporativos.

Com uma fábrica sustentável com quase 10 mil metros quadrados, instalada na Grande São Paulo e localizada estrategicamente entre as principais rodovias do país, a GTM conta com uma estrutura moderna, completa, sustentável e com ampla área de pré-montagem, disponível para testes, ensaios e aprovações antes dos eventos.

O grupo de trabalho da GTM é composto por profissionais experientes das mais diversas áreas: cenógrafos, arquitetos, diretores de arte, produtores, serralheiros, marceneiros, pintores, eletricistas, tapeceiros, aderecistas e equipe de apoio em geral.

Hoje a GTM está focada na criação e execução de projetos de cenografia para eventos culturais, corporativos e esportivos de médio e grande porte para clientes nacionais e internacionais. Com produções executadas em todo o Brasil, a GTM também ultrapassou fronteiras com montagens na América Latina, Caribe, EUA e Europa.

SOBRE O EVENTO E O CLIENTE
A Tetra Pak®, líder mundial em soluções para processamento e envase de alimentos, renovou sua participação como expositor e maior patrocinador da Fispal 2013, Feira Internacional de Embalagens, Processos e Logística para as Indústrias de Alimentos e Bebidas, que aconteceu de 25 a 28 de junho de 2012, no pavilhão de exposições do Anhembi, em São Paulo.

O estande 1.600m2, pautado pelo design inovador que incorpora o conceito “Tetra Pak®. Sempre com você” foi criado e construído pela GTM Cenografia. É o terceiro ano que a empresa de cenografia é contratada pela Tetra Pak para relização deste projeto que é a mais importante ação da marca nas Américas.

Galeria de imagens
3D- vista geral
3D - vista geral lateral
3D - vista geral frontal
3D - restaurante
3D - sala de reunião
3D - recepção
       

 

O objetivo na feira é estreitar relacionamento com todos os seus stakeholders da empresa de origem sueca além de apresentar novas tecnologias e serviços.

Nesta feira , a Tetra Pak® apresentou a Tetra Pak® A6 iLine™, equipamento responsável pela produção da nova embalagem Tetra Evero™ Aseptic, primeira garrafa cartonada asséptica para leite do mundo. Com capacidade para produzir até 10 mil embalagens por hora, a máquina possui o sistema de injeção de plástico mais rápido do planeta e permite a fabricação com papel cartão reciclável, renovável e certificado pelo FSC® (Forest Stewardship Council®).

Outra novidade foi o conceito “Caixa no Chão”, que consiste em ampliar a integração do processo produtivo da indústria de alimentos e aumentar a sua produtividade, podendo incrementar, sem a necessidade de instalação de novos equipamentos, em até 40% o volume mensal de “caixas no chão” (jargão para produtos já envasados e encaixotados, prontos para serem vendidos) e, consequentemente, aumentar o lucro dos clientes

Para a FISPAL 2013, a GTM buscou a inovação a partir da elementos da história da marca.

O formato tetraédrico das primeiras embalagens Tetra Pak®, foi a base de inspiração para o desenho facetado de suas fachadas. O resultado surpreendeu pela escala das formas e as soluções construtivas empregadas.

Pelo fato de já ter participado de muitas outras edições desta feira, o estande tem como desafio se reinventar e se superar a cada ano - por isto, além das questões estéticas, a GTM procurou oferecer soluções tecnológicas em todas as áreas deste estande. O ponto de partida era ir além da forma e também focar o conteúdo.

A operação na Fispal exige um programa de necessidades complexo e extenso já que área de 1.600m2 deve absorver, além das necessidades básicas do estande:

- Restaurante para 160pax;
- 14 salas de reunião;
- 10 "áreas" destinadas a serviços e produtos específicos da empresa

Outro destaque deste ano foi o anúncio de um acordo com a Braskem, maior empresa petroquímica das Américas, para o fornecimento de polietileno de baixa densidade (LDPE) I’m greenTM feito a partir de cana-de-açúcar para compor a camada protetora de suas embalagens.

A partir do primeiro trimestre de 2014, a Tetra Pak® pretende usar o plástico verde como componente das camadas de suas embalagens produzidas no Brasil. Com a utilização deste polietileno, a embalagem cartonada passa a ser composta de 82% de material proveniente de fonte renovável.

Galeria de imagens
Acesso exclusivo ao evento.
Vista geral do estande
Vista geral do estande
Vista Geral do Estande
Vista geral do estande
Vista lateral do estande
Vista lateral do estande
Vista posterior do estande
   

 

Além de buscar a superação de si mesmo a cada edição, o grande desafio do projeto é aliar inovações construtivas com viabilidade de execução em vista do prazo extremamente curto.

O mega estande de Tetra Pak está inserida dentro de um feira de perfil "simples", ou seja, nenhum outro expositor investe e exige tanto de seu projeto quanto a Tetra Pak que tem um estande 100% construído e sob medida. Por isso, pelo terceiro ano consecutivo, o grande diferencial entregue pela GTM ao cliente foi o planejamento operacional de montagem.

Em relação às inovações trazidas ao projeto no que tange ao conteúdo versus forma, destacaram-se:

Vitrine Virtual:
A GTM tinha como meta expor mais de 1500 embalagens no estande: o desafio era evitar o desperdício de uma ação não sustentável envolvendo tantas embalagens somente para amostra. Para tanto, a equipe de arquitetos da GTM desenvolveu uma vitrine virtual 3D com a incrível resolução de 23040 x 3240 pixels.
Para seu pleno funcionamento, era preciso desenvolver um processo instantâneo de reconhecimento e atualização de embalagens. Todas as credenciais foram manuseadas com RFID de distância - quando um participante se aproximava da vitrine, seus produtos apareciam na sua frente. No final, além de suprir todas as questões levantadas pela Tetra Pak, a ação surpreendeu todos os participantes.

"Caixa no Chão":
Para a indústria de A&B, produtividade significa caixas empilhadas nos palets - no termo da área: CAIXA NO CHÃO. A Tetra Pak, como líder no mercado mundial, se preocupa com o sucesso de seus clientes. Considerando isso desenvolvemos um sistema com interface intuitiva, que calculava a produtividade das operações dos clientes e após uma consultoria, o sistema apresentava soluções e resultados para ampliar a performance das fábricas. Como? Literalmente com caixas no chão! Quanto maior a performance, mais caixas virtuais iam caindo no palet real. Tudo desenvolvido com tecnologia de realidade aumentada de ponta e em tempo real.

Hypersom:
A GTM também propôs para o estande da Tetra Fispal 2013 um sistema de Hypersom, aonde apenas os visitantes que paravam na frente da televisão para ver os vídeos de depoimentos tinham a possibilidade de escutar o que estava sendo dito no mesmo. Esses depoimentos eram adicionados em um terminal no backstage do evento enquanto os depoimentos eram adquiridos durante o mesmo.

Painéis de LED:
Em um grande painel de LED localizado em evidência no estande da Tetra Pak na Fispal 2013, desenvolvemos um sistema que exibia randomicamente depoimentos de pessoas vinculadas a empresa, intercalando com vinhetas institucionais da empresa Tetra Pak. Esses depoimentos eram adicionados em um terminal no backstage do evento enquanto os depoimentos eram adquiridos durante o mesmo - a idéia era reforçar e incorporar o conceito “Tetra Pak®. Sempre com você”

Expositor - Base Magnética:
Na área de PORTIFOLIO de produtos foram expostas 17 embalagens de lançamento. Para ter destaque sugerimos um sofisticado sistema eletromagnético, onde as embalagens exporestas ficavam flutuando - como se pudessem "voar" acima de uma base magnética.

PROCESSO CONSTRUTIVO SUSTENTÁVEL
Para GTM, o processo construtivo sustentável não é um diferencial para os nossos clientes, é uma obrigação nossa com a comunidade em que estamos integrados.

Nossa meta verde inicia-se no processo de concepção e só termina na triagem ao final da desmontagem de cada um de nossos eventos.
Parcerias com cooperativas e organizações não-governamentais nos ajudam a dar um destino mais sustentável ao pouco que não conseguimos reutilizar em outras montagens.

Vidros, paredes, pisos são tradicionalmente reutilizados enquanto que lonas, revestimentos e certos tipos de madeiras, por exemplo passam por um processo de triagem e encaminhamento para reprocessamento.

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Restaurante
Receptivo
Corredor para salas de reunião
Área Rastreabilidade
Ação Caixas no Chão
Ação Vitrine Virtual
Ação Meio Ambiente
Sala de Reunião
Ação Meio Ambiente
 

 

Conheça os bastidores e resultado do projeto através deste video-case: http://www.youtube.com/watch?v=37AB7YZHnSo&feature=youtu.be

Sendo a líder do seu concorrido segmento, toda e qualquer informação relativa aos resultados obtivos na operação de Fispal são extremamente estratégicos e exigem total sigilo para Tetra Pak.

No entanto, uma visita ao estande permite identificar o sucesso de cada ação e iniciativa proposta dentro do projeto.

Todas as áreas mantiveram-se repletas de público, haviam filas em todas as ações interativas e os clientes convidados fizeram questão de participar de todas atividades que eram propostas como o “Caixa no Chão”, a “Vitrine Interativa”e tantas outras intervenções.

As 14 salas de reuniões tiveram agenda cheia e negócios importantes foram fechados: a grande novidade do estande, a máquina Tetra Pak® A6 iLine™ foi comercializada.

O restaurante, durante toda sua operação, manteve-se com filas e os 160 lugares disponíveis não ficaram vazios por um só segundo.

Os happy hours que fecham cada dia de operação foram concorridos entre clientes e convidados.

A Fispal 2013 marcou o terceiro estande projetado e construído pela GTM, na sequencia. Desde o primeiro projeto entregue em 2011, o desafio foi sempre superar-se em criatividade, inovação e público satisfeito. Foi assim em 2013 e será assim em 2014.

Galeria de imagens
Visitantes na Ação Meio Ambiente
Restaurante Movimentado
Público no estande
   

 

 
  • contato: (11) 2538-4156 - (11) 7377-8878