Evento Neutro
Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 13ª Edição

Case: AUDI SALÃO DO AUTOMÓVEL 2012
Candidato: GTM Cenografia
Cliente: AUDI BRASIL
Segmento: Serviços
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Vista Frontal do Estande

SOBRE A GTM
Pioneira no mercado brasileiro, a GTM Cenografia nasceu há mais de 20 anos diante de uma crescente necessidade de construção cenográfica sob medida para eventos corporativos.

Com uma fábrica sustentável com quase 10 mil metros quadrados, instalada na Grande São Paulo e localizada estrategicamente entre as principais rodovias do país, a GTM conta com uma estrutura moderna, completa, sustentável e com ampla área de pré-montagem, disponível para testes, ensaios e aprovações antes dos eventos.

O grupo de trabalho da GTM é composto por profissionais experientes das mais diversas áreas: cenógrafos, arquitetos, diretores de arte, produtores, serralheiros, marceneiros, pintores, eletricistas, tapeceiros, aderecistas e equipe de apoio em geral.

Hoje a GTM está focada na criação e execução de projetos de cenografia para eventos culturais, corporativos e esportivos de médio e grande porte para clientes nacionais e internacionais. Com produções executadas em todo o Brasil, a GTM também ultrapassou fronteiras com montagens na América Latina, Caribe, EUA e Europa.

SOBRE O EVENTO E O CLIENTE
O Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, é o maior evento automotivo da América Latina, que teve um grande incremento de investimentos nessa última edição, por conta do bom momento econômico do Brasil.

Nesse cenário, a Audi trouxe um lançamento especial para a feira, e investiu em um design arrojado, já utilizado no exterior, e redesenhado especialmente para essa edição da feira.
O estande ocupou uma área de 1024m², em formato ilha, o que garantiu grande permeabilidade e interação do público na área expositiva.

Salão do Automóvel
14 de outubro a 18 de novembro de 2012
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi - São Paulo/SP

Parceira da Audi há 3 anos, a GTM Cenografia ficou responsável pela concepção e construção cenográfica de todo espaço Audi dentro do evento.

Galeria de imagens
3D - geral do estande
3d - vista aérea do estande
     

 

O guide global da marca define os caminhos que o projeto deve tomar, mas toda e qualquer adequação à realidade brasileira e às necessidades operacionais dentro do evento foram idealizados pela GTM em conjunto com a Audi do Brasil.

A experiência da GTM com a marca faz a diferença no entendimento do DNA da montadora.

O design dinâmico do estande, com uma testeira perimetral toda suspensa funcionou como marco visual aéreo, visto a partir das três fachadas do estande.

Um grande ícone branco, que recebia a assinatura da logomarca nas faces laterais e na sua face inferior possuia pontos de iluminação para demarcar cada carro em exposição. As bases de cores e materiais foram o cinza, preto, prata, e em destaque o branco, remetendo a um espaço clean, moderno, que com seu desenho de impacto, trouxe uma belo background para a exposição de todos os veículos.

Nas laterais do estande foram implantados, de um lado a loja de produtos originais, e de outro a exposição de acessórios, cada qual com um projeto específico de mobiliário, e expositores.

Galeria de imagens
Vista Geral do Estande
Detalhe Carros Expostos
Detalhe lateral do estande
Detaque - destaque do estande
Vista Geral do Estande
         

 

As necessidades básicas do estande, fizeram com que ele fosse setorizado em 3 áreas básicas:
1- área expositiva, com os carros de linha, e alguns destaques, sempre com um totem lateral com informações detalhadas do produto, e uma alimentação de energia, o que permitia que o painel do carro pudesse ser visualizado em funcionamento;
2- Área VIP, para convidados, utilizada para relacionamentos, reuniões da equipe, com áreas de apoio e serviço contíguas;
3- Área de revelação dos carros, que estrategicamente se tornou o coração do estande, com a possibilidade de dois momentos de revelação distintos

Na área térrea , além da exposição dos carros, haviam salas de reunião, cozinha de apoio, loja de produtos , exposição de acessórios da marca, sala de produção, depósito e camarim.

No mezanino, o lounge para receber convidados, contemplava um grande painel de led curvo na parede, com conteúdos gráficos, que emoldurava o ambiente, trazendo nuances de cores que mudavam a atmosfera do espaço conforme a período do dia.

Um grande balcão para o bar fornecia a estrutura necessária para que os convidados pudessem desfrutar dos momentos no espaço Audi.

O mezanino contemplava ainda uma área reservada para a exposição de uma motocicleta esportiva.

Do mezanino, uma janela que acompanhava a curva externa do estande, permitiu uma vista de um ângulo privilegiado , de onde podia ser vista toda a área expositiva do estande bem como a área de revelação.

Por fim, o mobiliário e a decoração, escolhidos especialmente para harmonizar com o guide da marca, compôs de maneira sofisticada o espaço final.

DESAFIOS
O grande desafio, após resolvidas as questões funcionais de implantação, foi de redesenhar dentro de nossas normas, o desenho formal do stand, que teve como grande elemento, uma testeira curva, que envolveu todo o espaço com sua forma sinuosa, com sua maior parte aérea emoldurando os carros e iluminando a área expositiva.

O desenho da testeira, teve como chave de sua forma, a parte central do estande com uma car reveal criado especialmente para esse espaço.

Essa parede de forma dinâmica, foi o coração do stand, com um painel de led, de alta definição e um giratório.

O painel de LED, abria-se ao meio, na horizontal, em forma de guilhotina, revelando um carro, elevado a 2.50m do piso, dentro de uma caixa de espelhos , com outro painel de LED ao fundo, com grafismos dinâmicos, multiplicados pelos espelhos.

Dessa mesma parede, mais uma revelação de carro acontecia, desta vez na parte de baixo. Uma porta se abria, e através dela um carros sobre uma plataforma motorizada se encaixava em um giratório, onde era mostrava por todos os ângulos.

Para reforçar esse setor do estande, no piso, contrastando com o cinza escuro, uma faixa branca com linhas orgânicas, conduzia o olhar da entrada do estande até essa parede onde os carros eram revelados , reafirmando a importância desse espaço.

PROCESSO CONSTRUTIVO SUSTENTÁVEL
Para GTM, o processo construtivo sustentável não é um diferencial para os nossos clientes, é uma obrigação nossa com a comunidade em que estamos integrados.

Nossa meta verde inicia-se no processo de concepção e só termina na triagem ao final da desmontagem de cada um de nossos eventos.
Parcerias com cooperativas e organizações não-governamentais nos ajudam a dar um destino mais sustentável ao pouco que não conseguimos reutilizar em outras montagens.

Vidros, paredes, pisos são tradicionalmente reutilizados enquanto que lonas, revestimentos e certos tipos de madeiras, por exemplo passam por um processo de triagem e encaminhamento para reprocessamento.

Galeria de imagens
Vista Geral do Estande
Loja da Marca
Área VIP
Sala de Reunião
Área VIP
Sala de Reunião
Acesso ao Mezanino
     

 

O estande de Audi no Salão do Automóvel de 2012 era de grande expectativa porque marcou o segundo estande da marca no Salão após o retorno da marca em 2010.

Grande parte do público total aproximado de 750 mil pessoas não saiu do Salão sem visitar o estande de Audi. Sua localização o privilegia de forma que é sempre um dos estandes mais visitados (e cheios) do Salão.

A área VIP do estande também é sempre uma das mais disputadas devido a possibilidade de visão exclusiva que ela proporciona, que permitindo aos convidados VIPS, apreciarem cada um veículos expostos no estande.

Centenas de jornalistas que passaram pelo evento durante os dias dedicados à imprensa também puderam conhecer o espaço criado para marca alemã.

Os shows que aconteciam em horários preestabelecidos foram todos disputados já que era a chance que os visitantes do Salão tinham para conferir os lançamentos.

A avaliação final é que a GTM conseguiu trazer à vida um projeto extremamente sofisticado e moderno. Hoje a GTM continua atendendo a Audi em todos os seus eventos, sendo o mais recente, deles, o 6hs de São Paulo.

Galeria de imagens
Promotora e o Destaque
Movimentação de público no estande
Movimentação de Público no estande
   

 

 
  • contato: (11) 2538-4156 - (11) 7377-8878