Evento Neutro
Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 13ª Edição

Case: MINI COOPER - SALÃO DO AUTOMÓVEL 2012
Candidato: GTM Cenografia
Cliente: BMW DO BRASIL LTDA
Segmento: Serviços
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Detalhe fachada interna do estande

SOBRE A GTM
Pioneira no mercado brasileiro, a GTM Cenografia nasceu há mais de 20 anos diante de uma crescente necessidade de construção cenográfica sob medida para eventos corporativos.

Com uma fábrica sustentável com quase 10 mil metros quadrados, instalada na Grande São Paulo e localizada estrategicamente entre as principais rodovias do país, a GTM conta com uma estrutura moderna, completa, sustentável e com ampla área de pré-montagem, disponível para testes, ensaios e aprovações antes dos eventos.

O grupo de trabalho da GTM é composto por profissionais experientes das mais diversas áreas: cenógrafos, arquitetos, diretores de arte, produtores, serralheiros, marceneiros, pintores, eletricistas, tapeceiros, aderecistas e equipe de apoio em geral.

Hoje a GTM está focada na criação e execução de projetos de cenografia para eventos culturais, corporativos e esportivos de médio e grande porte para clientes nacionais e internacionais. Com produções executadas em todo o Brasil, a GTM também ultrapassou fronteiras com montagens na América Latina, Caribe, EUA e Europa.

SOBRE O EVENTO E O CLIENTE
O Mini Cooper faz parte do portfólio da BMW e está recebendo vultuosos investimentos da marca alemã. A presença na última edição do Salão do Automóvel foi a maior já executada.

O projeto de estande totalmente construído, com 384m² foi desenvolvido pela B!Ferraz e detalhado e executado pela GTM Cenografia.

O conceito esolhido para exploração do universo Mini foi a “Garagem”. Partindo disso, foi desenvolvido um espaço para a marca que vai lembrar esse ambiente, com ar trangressor, inovador e retrô.

Salão do Automóvel
14 de outubro a 18 de novembro de 2012
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi - São Paulo/SP

FICHA TÉCNICA GTM
Direção Geral: Rodrigo Monteiro de Barros
Gerente de Atendimento: Edemilson Morais
Atendimento: Andréa Miyata
Diretor de Projeto: Daltro Mendonça
Arquiteto: Mayte Hueza
Gerente de Produção: Marcos Uegama
Comunicação Visual: Camilo Silva

FICHA TÉCNICA BFERRAZ:
Diretor de criação: Wado Gonçalves
Diretor de Arte: Daniel Ueda
Design Gráfico para cenografia: Mariana Fleming
Arquiteta: Fernanda de Carvalho
Operadores de 3D: Ernani Rambo e Carlos Fachini
Atendimento: Renata Bravo e Liz Nery
VP de criação e planejamento: Tatiana Palladino
Diretor de criação: Christian Sampaio
Diretor de arte gráfica: Guto Blanco
Redator: Mario Telles

Galeria de imagens
3D - vista geral do estande
3D - detalhe do estande
     

 

O conceito escolhido para exploração do universo Mini no Salão do Automóvel de 2012 foi a “Garagem”.

Partindo disso, foi desenvolvido um espaço para a marca que vai lembrar esse ambiente, com ar trangressor, inovador e retrô.

O projeto da B!Ferraz, executado pela GTM, pegou carona na estética urbana, nos ícones que conectam com o público, trazendo assim ousadia na escolha dos objetos e elementos que povoam o espaço.

Foi crida a partir daí uma narrativa cenográfica que parte de um eixo central para conduzir o visitante através dos carros até a loja + DJ.

O ícone FF cria uma linha imaginária para este espaço totalmente permeável.

A loja foi rotacionada deste eixo central, criando um movimento inusitado, colocando-a em destaque ao fim deste caminho por cada uma das “garagens”.

Estas garagens na verdade são janelas que se abrem ao universo de cada um dos modelos. O design de luz traz ao espaço aspecto teatral, reforçado por efeitos de moving light, texturas animadas e mudanças de cor.

Elementos Teatrais, de arquitetura e cinema foram usados na construção visual desse projeto.

“Negamos” todos as linguagens usais desse tipo de feira e exposição para nos destacarmos perante a concorrência. (Excesso de Brancos, luzes frias ,linhas orgânicas, mobiliários padrão,paisagismo tradicional).

Galeria de imagens
Vista Geral do Estande
Vista Lateral do Estande
Vista Posterior do Estande
Detalhe fachada interna do estande
 

 

Containers, tambores, cones, farol de trânsito, chaves de roda e diversos outros elementos cenográficos de impacto definem a personalidade inovadora do estande que a GTM Cenografia construiu para o MINI no 36º Salão Internacional do Automóvel em São Paulo.

O projeto arquitetônico, repleto de estilo e design, é inspirado em uma Londres moderna e foi criado por Wado Gonçalves Diretor de Criação e Daniel Ueda Diretor de Arte ambos da B Ferraz, agência responsável também pela operação de todo o estande.

O maior desafio, portanto, foi pesquisar, reformar e trazer para o estande objetivos diversos, já usados e que pudessem compor o cenário criado para o estande.

Oito modelos MINI dividem espaço no estande de 384m2 com uma estrutura de containers empilhados que recebem áreas como uma loja oficial da marca, sala de reunião, áreas de serviço e uma cabine para tops DJs se apresentarem.

“Cada metro quadrado do estande foi pensado exaustivamente buscando-se a melhor solução construtiva, visando ótimo acabamento e o impacto pretendido pela marca e pela criação da agência. É uma riqueza infindável de detalhes que fazem deste estande um dos grandes atrativos de todo o Salão. Estamos muito orgulhos depoder contribuir para transformar um projeto tão diferenciado em realidade”, afirma Rodrigo Barros, diretor geral da GTM.

Painéis de Led F30 (transparentes) foram usados como fundos dos carros sem bloquearmos a visibilidade e permeabilidade . Cenários virtuais foram desenvolvidos especialmente para transmitirmos a “alma” e “mood” de cada modelo.

Projeto de iluminação foi desenvolvido por light designer com vasta experiência em teatro e shows. Focos pontuais, dramaticidade,movimento, Chiaro & Scuro.

Curadoria de mobiliários e objetos imprimiu veraciddae, ousadia e ineditismo. Construção Taylor Made para balcões, expositores, etc.

PROCESSO CONSTRUTIVO SUSTENTÁVEL
Para GTM, o processo construtivo sustentável não é um diferencial para os nossos clientes, é uma obrigação nossa com a comunidade em que estamos integrados.

Nossa meta verde inicia-se no processo de concepção e só termina na triagem ao final da desmontagem de cada um de nossos eventos.
Parcerias com cooperativas e organizações não-governamentais nos ajudam a dar um destino mais sustentável ao pouco que não conseguimos reutilizar em outras montagens.

Vidros, paredes, pisos são tradicionalmente reutilizados enquanto que lonas, revestimentos e certos tipos de madeiras, por exemplo passam por um processo de triagem e encaminhamento para reprocessamento.

Galeria de imagens
Detalhe do estande
Loja dentro do estande
Sala de Reunião
   

 

Conheça os bastidores e resultado do projeto através deste video-case que narra do processo de construção deste desafiador estande: http://www.youtube.com/watch?v=s56rQSQZoTM

O estande de Mini no Salão do Automóvel de 2012 marcou história para marca no Brasil. Foi considerado um dos estandes mais ricos em detalhes de todo o evento. Cada metro quadrado contava uma história e fazia referência ao conceito abordado para o estande.

Grande parte do público total aproximado de 750 mil pessoas não saiu do Salão sem visitar o estande de Mini, fosse para conhecer as novidades, descobrir o cenário inusitado ou para comprar algum dos produtos da grife da marca que estavam à venda no estande.

Centenas de jornalistas que passaram pelo evento durante os dias dedicados à imprensa também puderam conhecer o espaço criado para Mini.

A avaliação final é que a GTM conseguiu trazer à vida um projeto extramente desafiador em sua concepção ousada. Clientes e agência ficaram extramanete satisfeitos com os resultados alcançados.

Galeria de imagens
Carro Exposto
       

 

 
  • contato: (11) 2538-4156 - (11) 7377-8878