Evento Neutro
Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 13ª Edição

Case: BRASKEM FEIPLASTIC 2013
Candidato: GTM Cenografia
Cliente: BRASKEM
Segmento: Serviços
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Vista Geral do Estande

SOBRE A GTM
Pioneira no mercado brasileiro, a GTM Cenografia nasceu há mais de 20 anos diante de uma crescente necessidade de construção cenográfica sob medida para eventos corporativos.

Com uma fábrica sustentável com quase 10 mil metros quadrados, instalada na Grande São Paulo e localizada estrategicamente entre as principais rodovias do país, a GTM conta com uma estrutura moderna, completa, sustentável e com ampla área de pré-montagem, disponível para testes, ensaios e aprovações antes dos eventos.

O grupo de trabalho da GTM é composto por profissionais experientes das mais diversas áreas: cenógrafos, arquitetos, diretores de arte, produtores, serralheiros, marceneiros, pintores, eletricistas, tapeceiros, aderecistas e equipe de apoio em geral.

Hoje a GTM está focada na criação e execução de projetos de cenografia para eventos culturais, corporativos e esportivos de médio e grande porte para clientes nacionais e internacionais. Com produções executadas em todo o Brasil, a GTM também ultrapassou fronteiras com montagens na América Latina, Caribe, EUA e Europa.

SOBRE A FEIRA
A Feiplastic – Feira Internacional do Plástico é o maior espaço na América Latina para apresentação de tendências, demonstração de lançamentos do setor do plástico e geração de networking.

Um evento renomado que reúne as marcas mais importantes deste mercado, atraindo os principais profissionais do Brasil e do Mundo para as melhores oportunidades de negócios.

O evento aconteceu de 20 a 24 de maio de 2013 no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.

INTRODUÇÃO AO ESTANDE
A desafio deste projeto foi criar algo muito mais amplo do que um estande ou um simples espaço arquitetônico.

A participação da Braskem na Feiplastic foi planejada para oferecer experiências e relacionamento próximo com o público visitante.

Criado e planejado pela Keenwork Design e construído pela GTM Cenografia, o estande teve como objetivo tangibilizar e fortalecer parcerias, entramos a fundo nas questões do relacionamento da Braskem com clientes e com o público para criar um conjunto de experiências.

Para isso, a Keenwork buscou envolver com o mesmo conceito uma linha criativa totalmente integrada: arquitetura, graphic design, multimídia, vídeo, lighting design, instalações artísticas.

Até a forma como o visitante foi recepcionado foi planejada com o mesmo conceito.

O resultado foi a surpresa geral dos visitantes e total envolvimento com o espaço.

Galeria de imagens
3D - vista geral frontal
3D - vista aérea
3D - vista geral frontal
3D - Detalhe vitrine
3D - detalhe expositores
3D - área interna
       

 

Conduzida pela criação da Keenwork e execução da GTM Cenografia, a Braskem foi para a Feiplastic com objetivos bem arrojados, buscando sempre reforçar as principais diretrizes do seu posicionamento para este evento.

No âmbito Institucional, ela mantém a essência de Colaboração no relacionamento com o seu Cliente.

Outro ponto forte foi a apresentação de suas grandes realizações nestes 10 anos de existência da empresa.

Ela é a grande defensora da cadeia do plástico, buscando sempre fortalecer a imagem do plástico para os seus steakholders.

Além disso, a divulgação dos produtos e lançamentos, apresentando inovação e tecnologia ao mercado, foi um objetivo alcançado durante a feira.

Conceitos do projeto:

A solução foi trazer trabalhos com formas orgânicas, transmitindo limpeza e harmonia.

O que era uma grande desafio (dois estandes separados por uma rua), tornou-se uma grande solução. Criou-se uma praça central, unindo estes dois estandes, integrando-os à feira e criando um espaço com uma atmosfera agradável.

Para as fachadas, foi criado uma escultura feita de chapas de PP,
matéria-prima da Braskem, para completar o clima de modernidade e arrojo.

Galeria de imagens
Vista Geral do Estande
Vista Frontal do Estande
Vista Lateral do Estande
Vista Geral do Estande
Vista Fachada Principal
Vista Vitrine
       

 

Estrutura Geral do Estande

Para cumprir tantos objetivos, o projeto arquitetônico e de comunicação contou com as seguintes especificações no estande:

ÁREA DE CONVIVÊNCIA
• Mesas bistrô para até 210 pessoas
• Recepção interna por área (PP/PE/PVC, Biopolímeros, NI)

ÁREA VIP - MEZANINO
• Lounge VIP
• 06 salas VIP de reunião

SALAS REUNIÃO
• 23 salas no bussines center

ÁREA EXTERNA
• Estande principal com 10 recepcionistas
• Auditório 50 lugares
• Atendimento externo 15 pessoas
• Área de exposição, áreas de interatividade
• Painel de LED

VITRINE
• Área de exposição dos produtos de matéria-prima Braskem, expostos em nichos, de acordo com o seu segmento / categoria de produtos e atuação.

Em volta da praça central havia uma área de experiência, que destacava-se com a presença das seguintes ações e espaços:

Instalações criativas que mostravam de forma lúdica e criativa o resultado dos produtos Braskem para toda a sociedade. Produtos plásticos tomaram forma e foram transformados em verdadeiras esculturas.

Multimidia Braskem 10 anos. Um multimídia sensível ao toque foi instalado no Túnel Braskem 10 anos, onde o visitante podiam navegar por todos os principais acontecimentos desses 10 anos de existência da empresa.

Catálogos eletrônicos foram apresentados aos visitantes, através de um sistema multimídia, estimulando a procura e navegação digital do material e envio do seu arquivo no formato pdf por
e-mail. Um case de sucesso na feira , trazendo economia de recursos e exemplo de sustentabilidade para a sociedade.

Apresentações personalizadas. Mais de 25 TVs e iPads, com conteúdo de apoio a equipe de vendas para apresentações da empresa, produtos e serviços da Braskem. Todo o atendimento da equipe comercial contou com o apoio de uma apresentação digital, especialmente criada para a feira.

Ilha de Power Charging. Uma área especialmente dedicada à oferecer ao cliente da Braskem um apoio ao carregamento dos seus aparelhos de celular e tablets. Um balcão de energia com apoio foi oferecido no meio da área de convivência do estande.

Case de sucesso: Braskem + Cliente. Mais um sistema multimídia da Braskem na feira, onde era oferecido ao visitante a apresentação principais avanços da empresa junto com seus Clientes.

PROCESSO CONSTRUTIVO SUSTENTÁVEL
Para GTM, o processo construtivo sustentável não é um diferencial para os nossos clientes, é uma obrigação nossa com a comunidade em que estamos integrados.

Nossa meta verde inicia-se no processo de concepção e só termina na triagem ao final da desmontagem de cada um de nossos eventos.
Parcerias com cooperativas e organizações não-governamentais nos ajudam a dar um destino mais sustentável ao pouco que não conseguimos reutilizar em outras montagens.

Vidros, paredes, pisos são tradicionalmente reutilizados enquanto que lonas, revestimentos e certos tipos de madeiras, por exemplo passam por um processo de triagem e encaminhamento para reprocessamento.

Galeria de imagens
Sala de Reunião
Lounge Receptivo
Acesso ao mezanino
Acesso às salas de reunião
Bar/lounge
Cinema
Exposição
     

 

Conheça os bastidores e resultado do projeto através deste video-case: http://www.youtube.com/watch?v=VH8mPRHe1j0

Para Braskem, a Feiplastic fez história porque marcou um momento importante de transição em relação ao processo construtivo do estande: de montagem padrão o estande passou a ser 100% construído.

Alguns números do resultado final da operação:

• 250 prestadores de serviços envolvidos no projeto completo

• participação de 450 Integrantes da Braskem

• 50 promotores envolvidos no atendimento nas ações proporcionadas no estande

• mais de 5.500 visitantes na área interna do estande

• disponibilidade de 26 catálogos digitais nos totens multimídia e iPads

• 2.500 credenciais da feira distribuídas aos seus clientes, em casa

• realização de 21 palestras no auditório do estande ao longo da semana da feira

• estabelecimento de 28 parcerias com fabricantes de equipamentos operando com resina Braskem, que também estavam expondo na feira, gerando a movimentação de 202 toneladas de resina

• 28 mil sacolas distribuídas

• 100% de satisfação da equipe Braskem com o estande e suas ações desenvolvidas

Galeria de imagens
Público no estande
Movimentação na área VIP
Público interagindo no estande
   

 

 
  • contato: (11) 2538-4156 - (11) 7377-8878