O WCCM 2012 contou com 1952 participantes, sendo 1815 congressistas, 105 acompanhantes e 32 expositores, provenientes de 92 países, sendo o maior congresso científico de Engenharia já realizado no Brasil.
Congregou engenheiros, matemáticos e físicos das mais diversas qualificações, envolvidos profissional ou academicamente na aplicação e no desenvolvimento de métodos computacionais para problemas de engenharia que envolvam a Mecânica em todos os seus sentidos, como Mecânica dos Sólidos e dos Fluidos, Termodinâmica e Eletromagnetismo, contemplando tanto o lado acadêmico como as aplicações e a prática da Engenharia.
A Sessão de Abertura foi realizada na Sala São Paulo, Estação Júlio Prestes, antiga Estação de Trens da Estrada de Ferro Sorocabana, com apresentação da Orquestra de Câmara da ECA/USP – OCAM, regida pelo maestro Gil Jardim com o solista Gianluca Littera, seguida de coquetel com pratos quentes, enfatizando um bar de caipirinhas com a belíssima exposição de frutas tropicais brasileiras.
Essa sala é considerada uma das 5 melhores salas de concertos do mundo e sede da OSESP.
O Jantar do Presidente foi realizado na Churrascaria Barbacoa, com a participação dos plenaristas e membros do Comitê Mundial.
A Festa Brasileira foi realizada no salão E do TEC, próximo ao hotel, facilitando o deslocamento. O ambiente ficou extremamente agradável; o buffet com culinária brasileira, sucos e caipirinhas de frutas, ao som da Banda com show do Toquinho, escolhido por ser um cantor conhecido mundialmente, com grande sucesso não só no Brasil como também no Japão e em toda Europa. A festa foi finalizada com chave de ouro com a apresentação da Escola de Samba Rosas de Ouro
A montagem do congresso foi impecável e não houve intercorrência com alimentação, segurança ou transporte.
Após o Congresso, foi realizada uma reunião mundial da IACM em Ibiza, onde foi declarado formalmente que a abertura e a festa de encerramento do WCCM 2012, foram os melhores em toda a história dos WCCM.
Programa Científico do Congresso
As atividades científicas foram desenvolvidas através de:
378 Atividades Técnicas sendo:
340 Sessões Técnicas
28 Semi Plenárias
9 Plenárias
1 Simpósio Satélite e
171 Mini-Simpósios.
As sessões técnicas foram organizadas com os 1850 trabalhos, distribuídos em 26 sessões técnicas simultâneas, com 6 trabalhos em cada.
Em função da extensa grade científica, foram utilizadas 26 salas, sendo 16 salas de trabalhos do hotel e construídas mais 10 salas complementares no salão de Exposições, no sub-solo do HT, onde foram montadas também a sessão de pôsteres, a pequena exposição comercial, secretaria, servidos os coffee breaks e guarda volumes. O media desk e pronto atendimento ficaram localizados no piso superior.
Os países com maior participação foram: Brasil com 452 , EUA com 393, Japão com 219, França com 128 e Alemanha com 123, o que mostrou a força da comunidade brasileira no cenário internacional.
No total vieram 15% dos EUA, 31% da América Latina, 34% da Europa, 17% da Ásia e 3% da Oceania.
Dos 2540 trabalhos submetidos no WCCM 2012, foram aceitos 1974 trabalhos, após a seleção e análise efetuada pela comunidade científica internacional, através dos organizadores dos diversos minissimpósios. Foram avaliados eletronicamente por 330 pesquisadores, sendo 30 do Brasil e 300 estrangeiros, com aprovação obrigatória de pelo menos três consultores acionados.
Esse processo garantiu a boa qualidade dos trabalhos dentro dos padrões científicos internacionais. Os anais foram indexados por ISI, SCOPUS, ELSEVIER.
Cerca de 900 trabalhos integrais foram organizados em capítulos de um livro eletrônico publicado na forma de um CD. Este livro recebeu ISBN da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro e enviado à FAPESP.
A qualidade dos trabalhos integrais ficou valorizada pela liberdade de número de páginas e de ilustrações cedida aos autores.
Além disso, os 1850 trabalhos efetivamente apresentados, tiveram os resumos publicados na forma de livro impresso juntamente com o programa do congresso.
Houve redução no número final de participantes porque centenas de europeus, americanos e chineses foram obrigados a cancelar suas pré inscrições, mesmo com trabalhos aprovados, fundamental para a vida acadêmica, em função de aproximadamente 150 consulados brasileiros terem entrado em greve por semanas, acrescido pela crise econômica na Europa e do alto custo do Brasil.
O Congresso foi também prejudicado no Brasil, em função da greve das nossas universidades federais. Apesar do subsídio concedido aos alunos de graduação e pós-graduação e pesquisadores, o subsídio não pode ser aplicado em sua totalidade mas permitiu a participação de 125 alunos de pós-graduação brasileiros.
O planejamento estratégico foi elaborado com o dólar a R$ 2,37. Nesse período houve uma grande desvalorização chegando a R$1,60, gerando muitos obstáculos e adequações para mantermos as atividades programadas e divulgadas.
Por ser um evento acadêmico a participação empresarial (patrocínio e exposição) foi reduzida. Contou com a participação da Ansys/ESSS , Consórcio Brasília, Engevix, Embraer e Petrobrás.
Obteve também auxílios oficiais da FAPESP, CNPq, CAPES, EPUSP e da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP.