Evento Neutro
Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 13ª Edição

Case: ECONOMIA E REAPROVEITAMENTO DE PAPEL PARA UM RIOCENTRO MAIS VERDE
Candidato: Riocentro
Cliente: Riocentro
Segmento: Prêmio Caio Sustentabilidade
Estado: RJ
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Riocentro - O Centro de Convenções da cidade que o mundo escolheu

Sobre o Riocentro
Principal Centro de Convenções da América do Sul e sede da Rio +20 e do Centro de Mídia da Copa de 2014. Eleito o melhor Centro de Convenções da América do Sul pelo World TravelAwards, o Riocentro é administrado pela GL events Brasil.

Em 2011, o Centro de Convenções - palco dos maiores acontecimentos nacionais e
internacionais realizados no Brasil,- registrou o maior número de eventos e público dos seus 34 anos de história. Cerca de 1,8 milhão de pessoas passaram pelo Centro de Convenções. Mais de 70 feiras, conferências, shows e encontros corporativos nacionais e internacionais foram realizados no espaço. Entre os eventos realizados em 2011, destacam-se a XV Bienal do Livro, a LAAD, Construir Rio e e a Offshore TechnonolgyConference – Brasil (OTC).

Os investimentos da GL events Brasil para modernizar ainda mais o Centro de Convenções não param. Em 2006, quando a GL assumiu a gestão do espaço, foram investidos cerca de US$ 42 milhões para transformá-lo em um Centro de Convenções com infraestrutura e gestão de padrão internacional. Para os próximos três anos, estão previstos novos investimentos como, por exemplo, um hotel de 300 apartamentos.

Sobre a GL events Brasil
A GL events Brasil é a operação brasileira de um dos maiores grupos do setor de eventos no mundo - a GL events, com sede em Lyon e faturamento de 824 milhões de euros, em 2012. Com escritórios no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Salvador, a GL events Brasil é o único grupo da América Latina a trabalhar em toda cadeia da produção de eventos: da administração de espaços, design, construção, fornecimento de estrutura, serviços de catering até hospedagem, organização de exibições e produção de brand events.

No Rio de Janeiro, a GL events Brasil tem a concessão do Riocentro, o maior Centro de Convenções da América do Sul; e da HSBC Arena, único espaço multiuso de padrão internacional do Brasil. O grupo possui ainda outras operações no Brasil: a Fagga l GL events Exhibitions, a Veredas, a Top Gourmet, a GL events Services e a AEdita Latina.

O grupo é responsável ainda pelo Hotel Grand Mercure Riocentro, com projeto de arquitetura assinado por Jean Michel Wilmotte e que está sendo construído no Riocentro.

Como conciliar a natureza fugaz de um evento à necessidade de uma gestão duradoura e responsável de recursos naturais? Essa é uma questão que as empresas de eventos têm que responder de forma satisfatória durante os anos que virão. O Riocentro já segue as recomendações do Think Green – Pense Verde, um programa da GL events mundial que visa limitar o impacto ambiental dos eventos promovidos pela empresa, em todo seu ciclo.
O consumo de papel dos mais de 150 funcionários administrativos do Riocentro é muito alto: são mais de 900 resmas com 500 folhas em um ano. Portanto, se mostrou imperativo, em termos econômicos e ecológicos, reduzir este número.
Para melhorar o conforto e eficiência da parte administrativa da GL events Brasil, que teve um aumento de funcionários nos últimos anos, foi reformado um dos pavilhões do Riocentro para se tornar um novo escritório. Na mudança para as novas instaçaões, foi identificada uma grande quantidade de papel estocado que não teria uso e poderia ser reciclado ou reaproveitado.

Para diminuir o impacto do papel usado na parte administrativa do Riocentro, foram realizadas duas ações específicas:

- Reaproveitamento de papel de rascunho e sobressalente para criar peças de mobiliário.

- Criação de uma ação educativa interna para otimizar o uso de papel e evitar impressões desnecessárias: “O seu papel é fundamental – imprima apenas o necessário”.

Estas ações fazem parte do Pense Verde (Think Green), que é um conjunto de ações adotado pela GL events mundialmente. Este é um programa de impacto profundo, que afeta todo o ciclo de um evento – do planejamento junto ao cliente, passando pela escolha dos fornecedores, administração e conservação dos locais dos eventos até a destinação correta dos resíduos após uma feira ou convenção. Com ele, a empresa procura diminuir o impacto ambiental dos eventos produzidos pelo grupo. É um desafio complexo, que envolve boa parte da cadeia produtiva, mas que já vem trazendo resultados animadores.

As principais diretrizes do Pense Verde são:
1) Limitar o impacto ambiental nos eventos recepcionados, organizados e equipados pela empresa.
2) Fomentar a construção, renovação e operação responsável dos locais dos eventos, junto com o público consumidor.
3) Conscientizar os funcionários quanto às melhores práticas para o desenvolvimento sustentável da empresa.

Galeria de imagens
Informe Think Green
E-mail Marketing utilizado para Campanha "Seu papel é fundamental"
Tag - Campanha "Seu papel é fundamental"
   

 

Em todos os eventos que realiza, a GL events desenvolve e implementa soluções para minimizar os impactos sobre o meio ambiente. E faz isso através da eco-concepção - uma metodologia construída em torno de 5 princípios: desmaterialização, reutilização, seleção, otimização e revalorização.

• Desmaterialização - Redução dos materiais utilizados para cada tipo de produto, de modo que os recursos consumidos para produzir são reduzidos e transportados.
• Seleção – Selecionamos os produtos e fornecedores que cumpram as normas ambientais e utilizem soluções técnicas amigáveis para o meio ambiente.
• Otimização – O consumo de energia, o volume de transporte e a função dos produtos é otimizada a fim de diminuir o impacto ambiental.
• Revalorização – Otimização do ciclo de vida dos produtos e recuperação de material, tais como têxtil ou PVC. Parcerias com empresas de reciclagem/ produtos de lona ou de têxteis ganham novas utilidades.

Com os 36kg de papel reciclados nesta ação, foram criados 5 pufes coloridos que são usados pelos funcionários do Pavilhão 1 do Riocentro. É uma pequena mas consistente contribuição para evitar o desperdício de recursos e melhorar a destinação do lixo.

Galeria de imagens
Pufes feitos com papeis reciclados pelos funcionários do Riocentro
       

 

 
  • contato: (11) 2538-4156 - (11) 7377-8878