Evento Neutro
Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 13ª Edição

Case: MENU INVERSO
Candidato: AccorHotels
Cliente: Sofitel Rio de Janeiro Copacabana
Segmento: Serviços
Estado: RJ
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Menu À L’Envers

MENU INVERSO
SOFITEL RIO DE JANEIRO COPACABANA
Restaurante Le Pre Catelan


Uma das bandeiras do grupo Accor, os hotéis Sofitel oferecem experiências únicas e magníficas aos seus hóspedes.

Localizado na deslumbrante e mundialmente famosa Praia de Copacabana, ao lado de Ipanema e na sombra do Pão de Açúcar, o Sofitel Rio de Janeiro Copacabana capta a magia do cenário da bossa nova dos anos 60 e a energia contagiante do Rio que está sempre presente.

Magnifique em todos os aspectos, o hotel dispõe de 388 quartos com terraço, cozinha gourmet francesa e os serviços exclusivos do Club Millésime. Os hóspedes também têm acesso a uma área na praia de Copacabana, piscinas, restaurantes, bares, saunas e um centro de convenções e negócios especializado.

Além disso, os hotéis Sofitel transformam a arte da gastronomia no componente essencial da “Art de Vivre” à francesa. No Sofitel Rio de Janeiro Copacabana, esse compromisso é responsabilidade dos chefs do restaurante Le Pre Catelan.

Os clientes são convidados a conhecer novos sabores e produtos, até ultrapassarem os limites do conhecimento tradicional, ao encontrar uma gastronomia criativa e contemporânea, pois quando se trata de celebrar a boa mesa e os bons vinhos, o mundo inteiro fala francês.






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ESTRATÉGIA

Apresentar o Menu À L’Envers como o resultado da capacidade criativa e revolucionária do chef Roland Villard e a capacidade inovadora do restaurante Le Pré Catelan para um público especializado e formador de opinião por meio de assessoria de imprensa, afim de conquistar o reconhecimento do público e crítica.

AÇÕES TÁTICAS

Definição do timing de lançamento: dia 1º de abril – Dia da Mentira.
Criação do conceito e campanha de comunicação dedicada para divulgação do menu com os hóspedes e clientes da cidade e como suporte a vendas.
Elaboração de press release para ser divulgado na mídia.
Elaboração de lista de jornalistas e formadores de opinião convidados a conhecer o menu e possivelmente publicar matérias e artigos a respeito.
Convite exclusivo para a jornalista e crítica de gastronomia do caderno Ela, do O Globo, Luciana Fróes, para que ela conhecesse o menu em primeira mão e fizesse uma critica a respeito no jornal e blog.
Convite a jornalistas e formadores de opinião para conhecer o menu (sempre acompanhados por um representante do departamento de marketing ou assessoria de imprensa).
Exploração do release em pautas em publicações de posicionamento alinhado ao do restaurante.

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CAMPANHA DE COMUNICAÇÃO | CONCEITO


Trabalhamos com o raciocínio “inverso”.

O menu é apresentado de forma inversa à tradicional.

A entrada tem aspecto de sobremesa e o mesmo ocorre com os demais pratos, criando um novo modelo que permite uma experiência única.

Aplicamos um texto conceitual mais geral, que não se amarra aos pratos em si, mas que remete à idéia da inversão e a sofisticação de associá-la à alta gastronomia com pertinência.


PEÇAS de comunicação


Assinatura de email
Utilização nos e-mails de colaboradores de Alimentos e Bebidas e Marketing incentivando a visitação ao site do restaurante.


“Aba” no site Gastronomia Sofitel
Divulgar o novo menu para clientes que procuram informações sobre o restaurante através de seu minisite.



What’s Happening no site Gastronomia Sofitel
Divulgar o novo menu para clientes que procuram informações sobre o restaurante através de seu minisite.


Menu
Usando uma lâmina com janelas que revelam o conteúdo parcialmente e quando aberta, revela o texto completo por baixo.
Oferecido aos clientes que degustam o menu como lembrança da noite.


Foto de abertura página do Sofitel Rio no Facebook
Divulgar o novo menu para clientes que procuram informações sobre o restaurante através do Facebook.


Cartaz de Elevador
Exposto nos elevadores sociais do hotel com o objetivo de comunicar e incentivar clientes que estão no hotel (restaurantes, bar, apartamento ou hospedagem) a conhecer o menu.


Fatura
Entregue no começo do jantar aos clientes iniciando a experiência “invertida”.

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PRESS RELEASE

CHEF ROLAND VILLARD INOVA MAIS UMA VEZ E CRIA MENU À L´ENVERS NO RESTAURANTE le pré catelan

Menu subverte a ordem dos pratos: financier, profiterole, mil folhas e madeleine são servidos em versões salgadas e terrine, carpaccio e sopa se transformam em pratos doces
  
Rio de Janeiro, abril de 2013 – O chef Roland Villard, do restaurante Le Pré Catelan, inova mais uma vez. Responsável por alguns dos cardápios mais criativos do Rio de Janeiro nos últimos anos, como o Menu Viagem Gastronômica à Amazônia e Menu Arroz e Feijão, o chef acaba de criar o Menu À L´Envers ou, em bom português, Menu Inverso. O chef inverte a ordem dos pratos e subverte a ordem dos sabores. Doce ou salgado? Sobremesa ou entrada?
 
Como não poderia deixar de ser, o serviço começa pelo fim: chá ou café? Mas em versões muito especiais: café glacé ao whisky ou chá de hibisco e capim-limão para acompanhar os dois couverts. Tradicionalmente conhecidos como doces, o financier e o profiterole ganham novos ingredientes e apresentações. Pelas mãos do chef, o financier é de salmão defumado e cream cheese de limão e o profiterole, habitualmente servido com calda de chocolate e sorvete, chega à mesa com um leve creme de atum ao curry.

Comuns nos cardápios de sobremesas, o mil folhas, o sorvete, a madeleine e a torta tatin de maçã pulam para os serviços de entrada. O cliente escolhe entre mil folhas de mousse de queijo parmesão e cogumelos marinados; sorvete e madeleine de tomate e manjericão com bavaroise de couve-flor e vieiras ou a torta tatin de maçã com foie gras grelhado ao molho de frutas secas.

As opções de pratos principais são filé de badejo com carpaccio de foie gras e alecrim com risoto de frégola; peito de frango caipira com molho de camarão de água doce servido com flan de milho e legumes ou o entrecôte com batata recheada com marmelada de gorgonzola ao molho de licor de vinho.
 
Para fechar o jantar, o trio que costuma abrir as refeições: sopa, terrine e carpaccio. Na versão de Roland Villard, o cliente opta entre a sopa minestrone de frutas com baba ao rum e chantilly, a terrine de fondant de chocolate e avelã com sorvete de caramelo e o carpaccio de manga com nougat glacé.
 
“Entre as vocações da gastronomia estão dar prazer, divertir e surpreender. Acho que este menu consegue estas três coisas, respeitando a vocação dos ingredientes e a alta gastronomia francesa”, explica o chef.
 
PRESS VISITS

Luciana Fróes, Lívia Breves e Lou Bittencourt | O Globo – caderno Ela e Rio Show

Guilherme Scarpa, Alessandro Soler, Malu Porto | O Globo - Rio Show impresso e online

Bruno Agostini | O Globo, Wish e blogs

Fabio Codeço | crítico Veja Rio e jurado

Melina Dalboni e Helena Celestino | O Globo – caderno Ela

José Totah | La Nación

Mauricio Lima e Gilberto Ururahy | Veja Rio e jurado Veja Rio

Marcos Pereira | jurada Veja Rio

Daniela Pinheiro | jurada Veja Rio

Vanda Klabin | jurada Veja Rio

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  • contato: (11) 2538-4156 - (11) 7377-8878