Evento Neutro
Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 13ª Edição

Case: AYRTON SENNA RACING DAY 2012
Candidato: Netza Promoções e Eventos
Cliente: Instituto Ayrton Senna
Segmento: Eventos
Estado: SP
TROFÉU EXPO CENTER NORTE
Categoria: Evento Esportivo
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

A Netza tem 13 anos de experiência no mercado de live marketing, construindo junto com seus clientes o sucesso dos projetos. Com uma equipe multidisciplinar fixa de 50 profissionais, a agência tem um modelo de trabalho divido em células de negócios, onde as áreas atuam conjuntamente – atendimento, produção, planejamento e criação – do início ao fim do projeto.

Classificada nos últimos 03 anos entre as 05 melhores agências do Brasil para se trabalhar, pelo Prêmio Great Place to Work, a Netza tem a estratégia de manter uma carteira de clientes enxuta que lhe permita total envolvimento e dedicação aos projetos on demand.

A agência acredita no trabalho realizado “a muitas mãos” com seus clientes e parceiros, com foco nos resultados, no impacto, residual positivo, presença de marca. Nosso posicionamento é de sermos uma extensão dos departamentos de marketing e comunicação de nossos clientes para desenvolver projetos exclusivos.

Entre as marcas atendidas contamos com Mercedes-Benz, Honda, Samsung, Mitsubishi, Syngenta, BMW, SKY, ThyssenKrupp, Instituto Ayrton Senna e Ultragaz, entre outras.

O Instituto Ayrton Senna é uma organização não-governamental sem fins lucrativos, presidido por Viviane Senna e fundado em novembro de 1994. Essa iniciativa veio ao encontro do desejo de Ayrton, que inconformado com a desigualdade social do País, já havia manifestado a ideia de realizar uma ação concreta para ajudar crianças e jovens a desenvolverem-se integralmente.

Os programas do Instituto Ayrton Senna são soluções educacionais que ajudam a combater os principais problemas da educação pública do País. E contemplam três grandes áreas: educação formal, educação complementar e educação e tecnologia. Implementados em grande escala com estratégias e metas pré-definidas, os programas recebem acompanhamento e avaliações sistemáticas para alcançar um único objetivo: o sucesso do aluno na escola. Os gestores educacionais e os professores recebem capacitação e uma equipe acompanha o passo a passo dos programas para que qualquer problema possa ser resolvido durante o processo, sem comprometer o aprendizado do aluno. As famílias são mobilizadas a participar da formação de seus filhos.

Anualmente o Instituto Ayrton Senna capacita 75 mil educadores e seus programas beneficiam diretamente cerca de 2 milhões de alunos em mais de 1.300 municípios nas diversas regiões do Brasil.

Financiado com recursos próprios, de doações e de parcerias com a iniciativa privada, o Instituto dispõe às administrações públicas, gratuitamente, serviços de gestão do processo educacional que incluem diagnóstico e planejamento, formação de gestores e educadores, desenvolvimento de soluções pedagógicas e tecnológicas inovadoras.

Criada em 2004, a Maratona Ayrton Senna Racing Day é realizada no Autódromo de Interlagos para homenagear o tricampeão de Fórmula 1, emociona desde a largada, na passagem pelo “S” do Senna e também por toda a história do circuito onde Ayrton venceu heroicamente.

É uma maratona de revezamento, para equipes de dois, quatro e oito participantes (distância de 42,2 km). 100% do valor das inscrições é revertido para programas educacionais do Instituto Ayrton Senna. A maratona reúne amantes do esporte, convidados, fãs de Senna e parceiros. São mais de 8 mil pessoas reunidas, e faz parte do calendário anual de corridas oficiais. A prova é organizada pela Latin Sports.

Há 9 anos a Maratona Ayrton Senna Racing Day é realizada no Autódromo de Interlagos, conquistando milhares de participantes. Além de ter se tornado um evento esportivo reconhecido, sendo a única corrida que acontece dentro de um autódromo internacional, a prova renova a cada ano o desejo do ídolo Ayrton Senna por um País mais justo. E aonde 100% da renda é revertida para os programas do IAS.

Em 2012, pelo segundo ano consecutivo a Netza foi a agência responsável pela comunicação e ativações do evento. O desafio da Netza era desenvolver o conceito criativo e visual da prova para 2012 além das peças promocionais e de divulgação. A identidade visual da prova é atualizada a cada ano, sempre com um mote relacionado a carreira do piloto Ayrton Senna.

A leitura criativa da agência buscou demonstrar que todo participante já é um campeão em essência. O objetivo era demonstrar que todos que participavam teriam a oportunidade de viver um dia de campeão, correndo na pista do Autódromo de Interlagos, palco de grandes vitórias do Ayrton Senna. Associamos a isso o fato de que todo campeão deve se superar também na vida, a exemplo do ídolo, e fazer diferença na sociedade.

Galeria de imagens

 

A estratégia de divulgação começava com o lançamento de um hotsite para inscrições na prova. Todo o desenvolvimento da plataforma e criação foi da agência, que junto com o Instituto Ayrton Senna e a organizadora Latin Sports, comandou o processo para que mais de 6 mil pessoas se inscrevessem na nona edição. O site recebeu 48.536 visitantes únicos e o total de 88.380 visualizações.

O plano de divulgação trabalhou com mídia em portais e indoor, além de um plano off line que incluiu TV, rádio, jornal e revista. A Netza criou as peças publicitárias on e off line como banners e e-mail mkt – ao todo foram 20 e-mails disparados para mailings segmentados dos patrocinadores e do Instituto Ayrton Senna.

A agência criou o kit do atleta, entregue para os inscritos que incluiu camiseta dry fit, squeeze, boné, mochila, guia da prova e cupons de desconto de patrocinadores. O kit atleta foi entregue nos dias 29 e 30 de novembro e 01 de dezembro na loja Centauro do Shopping Cidade Jardim.

Para uma divulgação indoor, foi realizada uma ação de sampling na 20ª Maratona Pão de Açúcar de Revezamento, aproveitando a concentração do público alvo. Promotoras distribuíram cerca de 20 mil flyers durante o evento.

No dia da prova, a Netza foi responsável pela comunicação visual de todo o Autódromo, que incluiu o Espaço Ayrton Senna com área expositiva, lounge Bradesco Seguros, pódio de premiação, backdrop de pódio, bandeiras, crachá veicular (para acesso ao estacionamento VIP), credencial de imprensa, placa de identificação das equipes, placa de quilometragem de pista, placas de identificação e sinalização dos espaços, pórtico de largada e de chegada, placas de bumping e camisetas.

O Espaço Ayrton Senna ocupou boxes para exposição de itens pessoais do piloto, como uniformes, capacetes, o primeiro kart, troféus e fotografias históricas. O espaço foi visitado por milhares de pessoas ao longo do dia, causando emoção nos fãs.

O patrocinador máster do Ayrton Senna Racing Day, Bradesco Seguros, ganhou um lounge de grande destaque em outro box do autódromo, com área de convivência, buffet e DJ, reunindo o público para o descanso ou espera pela prova.

Além de tendas para atendimento de assessorias esportivas, as marcas patrocinadoras e apoiadoras tiveram tendas de ativação nas áreas de circulação do autódromo (Pionner, Saucony, Ecobenefícios, Englishtown, Eternit, Sam’s Club, United, Hospital Santa Isabel, Minalba, Você vai Viajar, Memo, Fnac, Claro e Dafra. O autódromo contou também com um café e a Senna Store, com venda de produtos licenciados Ayrton Senna.

No pódio foram reconhecidas as 3 primeiras equipes masculinas e femininas em duplas, quartetos e octetos com troféus e todos os que finalizaram o circuito receberam medalha e um kit de frutas.

No pós evento foi enviado um e-mail marketing para toda a base agradecendo a participação e divulgando resultados e fotos e outra comunicação convidando para participação da pesquisa de satisfação pós-prova. Para incentivar o preenchimento da pesquisa, um concurso cultural foi lançado no e-mail marketing: “o que é ser um campeão?”. As melhores respostas ganharam uma pen drive McLaren USB 4G.

A 9ª Maratona de Revezamento Ayrton Senna Racing Day consolidou-se como uma das maiores provas de revezamento do país. Considerado um sucesso de execução, contou com mais de 6 mil corredores inscritos e reuniu ao todo cerca de 9 mil pessoas entre amantes do esporte, convidados, fãs de Senna e parceiros.

Foram 250 pessoas envolvidas durante a montagem e realização do evento, 17 tendas de patrocinadores e assessorias esportivas, 34 mil copos de água mineral distribuídos e reciclagem de 964 quilos de copos e garrafas plásticas e 74 quilos de papelão.

A comunicação de divulgação contou com mídia em veículos segmentados e nas redes sociais, foram 129 posts: 108 no Facebook, 19 no Twitter, 2 no Orkut. O resultado foi muito positivo. Todos os posts tiveram bom engajamento. A quantidade de ‘deslikes’ que tivemos foi bastante baixa, o que leva a crer que o conteúdo a cerca do tema é bem aceito pela comunidade.

A página de Facebook ASRD se manteve em contínuo crescimento durante o ano. O engajamento na fanpage do ASRD foi de mais de 48.802 mil interações, média de 503 interações por post (like, share e comentário).

A pesquisa de satisfação apontou que 84% dos respondentes fizeram uma avaliação geral da prova como satisfatória e totalmente satisfatória. 91% dos participantes da pesquisa apontaram ser um diferencial a corrida ser realizada no Autódromo de Interlagos e 88% consideram importante saber que o valor total das inscrições é revertido para programas educacionais do Instituto Ayrton Senna.

O resultado final que aponta o sucesso do evento é que o Instituto Ayrton Senna bateu o recorde de arrecadação em 2012: o valor obtido com as inscrições dos atletas foi suficiente para permitir o atendimento de 34.630 crianças e jovens em todo o Brasil, maior número desde que a prova foi criada!

http://youtu.be/Qm6TCSO9ZYE

 
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