Evento Neutro
Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 15ª Edição

Case: ALIMENTE SEU CÉREBRO | MED SMART ANGLO
Candidato: Atmosfera Eventos
Cliente: Instituto Filadelfia
Segmento: Eventos
Estado: PR
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Med Smart Anglo | Alimente seu cérebro

Londrina é uma cidade universitária. A Universidade Estadual de Londrina figura entre as principais universidades brasileiras e é o esteio de um concorrido mercado de cursos preparatórios na cidade. Esses cursos atraem candidatos de várias regiões do país, que buscam uma preparação que lhes dê condições de conquistar vagas na UEL e em outras importantes instituições de ensino superior do País.
O mercado londrinense possui desde cursos que ministram aulas em auditórios com centenas de alunos até os cursos que oferecem um ensino dirigido, com salas pequenas e em período integral.

Foi dentro desse cenário que foi criado em 2013 o curso preparatório Med Smart Anglo, voltado aos candidatos em vestibulares de altíssima concorrência. Seu maior diferencial é o material Anglo Alfa Verde, que tem o maior índice de aprovação nas universidades mais concorridas do Brasil e que foi possível em razão da parceria do Colégio Londrinense com o Smart Anglo São Paulo.

Além do material explorado pelos melhores professores de londrina e região, o curso ocorre em período integral com salas de no máximo 30 alunos. Todos esses elementos agregados só poderiam gerar um resultado: ótimo nível de aprovação dos alunos em vestibulares de alta concorrência.
O melhor exemplo pode ser visto em janeiro de 2014, quando a aluna do curso Flora Passini foi a 1ª colocada geral e de medicina no vestibular da Universidade Estadual de Londrina.

Depois de colher os frutos gerados em seu primeiro ano de atividades, o Med Smart Anglo concluiu que era chegada a hora de se apresentar para toda a cidade. Para isso nada melhor que oferecer um espaço no coração da cidade, onde o Med Smart Anglo disponibilizaria à comunidade aquilo que oferece a seus alunos durante o todo o ano letivo: a oportunidade de alimentar o cérebro.


Título: Alimente seu cérebro
Tema: Med Smart Anglo - Ensino Inteligente
Local: Lago Igapó 2
Data: 25, 26 de janeiro e 1 e 2 de fevereiro de 2014
Periodicidade: pontual
Abrangência: londrinenses
Conceito do evento: oferecer aos londrinenses um espaço interativo que remetesse ao universo da mente e todas as descobertas que ela pode fazer.

:: O Briefing ::

O curso Med Smart Anglo define sua campanha de comunicação para a divulgação do curso com o tema “Alimente seu cérebro”, fazendo a divulgação pelas mídias tradicionais e também com ação promocional.
A ação promocional deveria estimular as pessoas a alimentar o cérebro e conhecer o curso Med Smart Anglo. A intenção era atingir não apenas os vestibulandos, mas também seus pais ou familiares mais próximos, que têm grande participação durante a escolha de um curso preparatório para vestibular. O desafio foi criar uma ação capaz de atrair a atenção e mobilizar tanto crianças e jovens, quanto adultos e idosos.
A partir disso surge a ideia de montar durante dois finais de semana um espaço interativo nas margens do Lago Igapó 2, local onde os londrinenses fazem suas caminhadas e passeios diariamente, que convidasse todos a entrar e tirar um tempo para alimentar seu cérebro.

:: A ação ::

Nos dias 25 e 26 de janeiro e 1 e 2 de fevereiro, foi montado no Lago Igapó 2, um dos cartões postais de Londrina, o espaço Med Smart Anglo. O local, conhecido pelos frequentadores de atividades físicas recebeu um espaço especial para a pratica de atividades para a mente.
No local promotores ofereciam água mineral e convidavam todos a conhecer o espaço e desfrutar de um momento para descansar o corpo e exercitar o cérebro com as várias atividades.
Para estimular a mente o espaço dispunha de brinquedos clássicos como o cubo mágico, caça-palavras, criptograma, resta um, Torre de Hanoi, Tangran e os desafios conhecidos popularmente como racha-cucas. Também não poderia faltar uma estante repleta de jornais do dia, revistas da semana, palavras cruzadas, e muitos clássicos da literatura brasileira e mundial.

Além destes atrativos o local contava com um cérebro desmontável, e o mascote da ação, o "Oscar": um esqueleto humano em tamanho real. A idéia de termos um mascote esqueleto atraiu muitas pessoas que raramente teriam a oportunidade de ver de perto o esqueleto humano, atraindo a atenção dos pais e crianças que interagiam com o mesmo, tirando fotos e comparando os ossos com o próprio corpo.
Para que as pessoas pudessem interagir se divertirem com os amigos, criamos displays com ilusões de ótica instaladas no gramado no entorno do espaço junto com suas explicações técnicas para a ilusão.
E em um espaço tão lúdico as crianças menores não poderiam ser esquecidas. Para elas foram colocadas duas mesas repletas de giz de cera, papel e blocos de montar.
Todos que passavam pelo espaço receberam uma caixinha com a logo do Med Smart Anglo e dentro a frase “A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original”, de Albert Einstein, junto com um chocolate em formato de cérebro.
Para ligar o curso ao espaço foram posicionadas na beira do lago 13 letras caixas de 1,80 metro de altura que formavam as palavras Med Smart Anglo. Assim, quem passasse por lá,mesmo que de longe, saberia que algo estava acontecendo, despertando ainda mais a curiosidade dos frequentadores do Lago Igapó.
Para atrair o público, a primeira ação promocional foi enviar para alunos recém-formados no ensino médio que desejavam cursar medicina o teaser da ação, que era composto por uma caixinha com os dizeres “Alimente seu cérebro dia 25 de janeiro às 18h Lago 2” e um bombom de chocolate em formato de cérebro, sem nenhuma referência do remetente.
O segundo teaser foi a caminhada de 20 promotores ao redor do lago Igapo 2 nos dias 20, 22 e 24 de janeiro, todos usando camisetas com logo do curso e a frase “Alimente seu cérebro dia 25, 18h Lago 2”. Um promotor animava o grupo perguntando em voz alta sobre o que eles iriam fazer, que dia, a que horas e em qual local e todos respondiam em coro com as informações que constavam na camiseta chamando a atenção de quem estava praticando atividade física no dia.
Divulgada a campanha para o público, no dia 25 de janeiro foi montado o espaço Med Smart Anglo. Enquanto participavam das brincadeiras os promotores explicavam o que é o curso preparatório Med Smart Anglo, seu material, o nível de aprovação dos alunos e entregavam uma bolsa com um livro com um clássico da literatura brasileira, assim como o flyer sobre o concurso de bolsas oferecido, que poderia ser levado para algum conhecido interessado.
Durante dois finais de semana, milhares de londrinenses tiveram contato com esse universo lúdico, científico, instigante e ao mesmo tempo divertido, colocando em prática algumas das descobertas e ligações que o nosso cérebro é capaz de realizar.

Galeria de imagens
Chocolate Teaser
Camisetas
Brindes
Materiais
Equipe promotores | Ação teaser lago 2
Equipe promotores | ação teaser lago 2
Equipe promotores | Ação Teaser
Promotores | Ação Teaser
Promotores | Ação Teaser
Espaço Med Smart Anglo - Visão geral
Espaço Med Smart Anglo
Tenda Med Smart Anglo
Detalhe | materiais
Detalhe | decoração
Caça Palavras
Brinde | Chocolate
Brinde | Mochila
Mascote Med Smart Anglo
Foto com mascote
Quebra Cuca
Cubo Magico
Ilusão de ótica
Leitura
leitura
Ilusão de ótica
Cubos de montar
Visão geral do espaço
 

 

:: Ação teaser no lago ::
A ação teaser deveria ser diferente, econômica e levar em conta que a Lei Cidade Limpa não permite entrega de panfletos ou encartes em calçadas e fundos de vale como é o caso do Lago Igapó 2. Diante disso optamos por colocar um grupo de pessoas uniformizadas interagindo com o público que normalmente frequenta o local para a prática de atividade física (corrida, caminhada, bicicleta)
Nos dias de ação tivemos o cuidado de chamar a atenção das pessoas que passavam pelo lago, mas sem obstruir seu trajeto. De tal forma, criamos uma fila indiana com um promotor líder questionava o grupo de 20 promotores uniformizados, que respondia em coro:

Líder: O que a gente vai fazer?
Promotores: Alimentar o cérebro!
Líder: Que dia?
Promotores: Dia 25 de janeiro
Líder: Que horas?
Promotores: Às 18h
Líder: Onde?
Promotores: No Lago 2

A ação mostrou-se altamente eficaz e atraiu efetivamente as pessoas para o local no dia do evento.


:: Chocolate no verão ::

Após o briefing se da início a toda a estruturação da ação, começando pela entrega dos brindes: bombons em formato de cérebro para os jovens que tinham interesse em cursar medicina. A logística precisou garantir que os bombons não derretessem e perdessem o formato submetidos ao calor do verão londrinense. A opção foi criar uma escala de remessas em quantidades que se ajustassem à demanda por períodos pré-determinados, com reposições feitas somente quando o produto estava próximo de se esgotar. Assim, os bombons ficavam o menor tempo possível expostos ao calor e eram entregues em perfeitas condições.


:: Montagem do espaço ::
Após atrair a atenção dos londrinenses era chegada a hora de montar o espaço para que todos pudessem alimentar seu cérebro no fim de semana. O primeiro desafio foi que as pessoas ligassem o espaço ao curso. Então, era preciso algo que enaltasse o nome curso e a solução criada para isso foi a confecção de letras caixa de 1,80 metro de altura com os dizeres “MED SMART ANGLO” em frente à tenda. As letras tornariam-se um cenário para que as pessoas pudessem tirar fotos e interagir com a marca do cliente.
Novamente, a cidade de Londrina possui algumas limitações no tocante a ações publicitárias em vias públicas e para que as letras fossem instaladas no lago foi preciso solicitar autorização de publicidade temporaria para a Companhia Municipal de Transito e Urbanização(CMTU) que é a responsavel pela fiscalização da lei cidade limpa e da Secretaria do Meio Ambiente já que a ação foi realizada em um fundo de vale.
A autorização concedida contemplava apenas os dois finais de semana, então toda a estrutura montada na beira do lago precisava ser instalada aos sábados e retirada aos domingos. Por essa razão o material deveria ser de fácil instalação e remoção e leve o suficiente para que a equipe pudesse transportar de um lugar ao outro. A solução encontrada foi criar as letras em PCV recortado, material de baixo custo, facilmente maleável e leve e resistente o suficiente para esse trabalho.
Da mesma forma que as letras, a tenda e toda sua ambientação não podiam ficar instaladas durante a semana. Assim, aos sábados pela manhã era feita a montagem completa do espaço e ao final do dia tudo era agrupado e guardado para que os seguranças tivessem tudo a seu alcance. Nos dois domingos pela manhã a estrutura era organizada novamente e ao fim do dia toda ela era retirada.


Após estabelecida a forma como seriam feitas a instalação e retirada do material, o próximo desafio foram quais as atrações que seriam oferecidas na tenda. Seriam necessárias atividades que estimulassem as pessoas a entrarem e permanecerem no local.
Visando garantir a diversão de todas as idades, mesmo dos pequenos, instalamos mesas com giz e blocos de montar para as crianças e mesas apropriadas para seu tamanho e um esqueleto em tamanho real para interação. Para jovens e adultos muitas brincadeiras que estimulavam o raciocínio e a rapidez e, por fim, para quem queria uma pausa para leitura foram oferecidos muitos livros, jornais e revistas.
Para cuidar e interagir com o público o espaço contava com dois promotores e também com funcionários do curso. Os promotores foram treinados um dia antes sobre o posicionamento do curso Med Smart Anglo em Londrina, qual era o objetivo da campanha, tomaram conhecimento do método de ensino, material utilizado e os resultados conquistados no primeiro ano do curso e como funcionaria o concurso de bolsas que deveria ser divulgado nos dias 25 e 26 de janeiro.
O primeiro contato com o público era feito por um dos promotores que convidava quem estava caminhando no lago a conhecer o espaço , apresentando as atividade disponíveis, oferecendo copos de água e também a caixa com o chocolate em formato de cérebro .Nos dia 25 e 26, foi distribuído um flyer informativo sobre o concurso de bolsas do Med Smart Anglo que aconteceria no dia 1, estimulando a inscrição da própria pessoa ou incentivando que levasse para algum conhecido que tivesse interesse pela possibilidade de estudar em um curso preparatório de qualidade.
O público-alvo, pais e estudantes e seus familiares, que se interessavam pelo espaço recebiam uma bolsa personalizada com um clássico da literatura dentro e também flyers do curso e eram encaminhados para um funcionário da empresa que fazia um atendimento ainda mais especializado.
Na decoração do espaço a ideia era algo vibrante e divertido que atraísse o público. Então, foram usadas as cores do curso, o azul e o verde na cortinagem da tenda e dentro do espaço foram colocados nichos coloridos, uma mesa com os dizeres “Alimente seu cérebro” e outra com a estampa de cubo mágico e adornos pendurados no teto com a logo do Med Smart Anglo, que tem o desenho de um cérebro como elemento principal.
Dentro da tenda foram colocados 4 pufes pera, 2 mesas de apoio e uma mesa de centro com os materiais recreativos e uma estante com jornais do dia, livros e revistas atuais. Havia também um cérebro em tamanho real desmontável com o qual as pessoas podiam interagir e foram disponibilizados vários desafios para o cérebro. O primeiro deles era um caça-palavras, tendo palavras chaves que remetiam ao curso Med Smart Anglo e com a campanha, como vestibular, mente, inovação, dedicação, cérebro, educação, alimente, medicina, estudos, exercícios.
Não faltaram jogos de desafio mental como o tradicional resta1, o Tangran, criptograma, palavras-cruzadas, torre de Hanoi, cubos mágicos e racha-cucas. Na lateral da tenda posicionamos um esqueleto em tamanho real, que foi apelidado carinhosamente de Oscar e divertiu pessoas de todas as idades, garantindo muitas fotos descontraídas.
Ao redor da tenda distribuímos vários pufes para que todos pudessem se acomodar e disponibilizamos almofadas e 2 mesas infantis com papel, giz de cera e blocos de montar para que as crianças usufruíssem do espaço.
Quatro displays com ilusões de ótica de 1,60 metro por 0,90 metro foram instaladas na parte exterior da ação junto com a explicação de cada uma.
Todos que passavam pela estrutura montada recebiam uma caixinha com a logo do Med Smart Anglo e dentro impresso a frase: “A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original”, de Albert Einstein, junto com o chocolate em formato de cérebro.
Outro mimo oferecido a quem passavam pelo espaço era um copo de água mineral, para que eles parassem por um instante e vissem o que o local tinha a oferecer. No decorrer dos 4 dias de ação foram entregues 4 mil copos de água.
Para manter as águas geladas e os bombons sólidos utilizamos duas caixas térmicas, que foram devidamente adesivadas com a logo do Med Smart Anglo e os promotores eram os responsáveis por manter as caixas sempre com material.
O espaço teve um grande fluxo de pessoas durante os quatro dias de ação. Muitos jovens que receberam o teaser do bombom em casa foram até lá para descobrir qual era a proposta de alimentar o cérebro e se surpreenderam positivamente com a ação.
Pessoas que caminharam no lago durante os dias 20, 22 e 24 de janeiro também foram conhecer o espaço montado e passaram bons momentos de descontração, muitas vezes acompanhados por familiares. Alguns pais tiveram a oportunidade de compartilhar com seus filhos brincadeiras de sua infância que seus filhos nem conheciam.
Durante os quatro dias de ação houve uma aceitação muito grande do público, sendo que alguns sugeriram que a ação acontecesse todos os finais de semana.

Galeria de imagens
Ilusão de ótica
Crianças descobrindo o cérebro humano
Ilusão de ótica
Med Smart Anglo
Med Smart Anglo
   

 

A ação toda teve um custo total de R$33mil que se pagou facilmente com o número de inscritos já na matrícula. Os resultados de imagem e marca obtidos foram muito positivos, o vídeo produzido teve mais de 2,5mil acessos dentro da fan page do Med Smart Anglo no Facebook e o número de inscritos no 1º concurso de bolsa foi de 104 pessoas, garantindo uma triagem de qualidade para novos alunos do curso.

Era muito importante para o Med Smart Anglo que fosse criada uma imagem de um curso diferenciado diante dos outros concorrentes, que se mostrasse de uma maneira inovadora e a ação promocional realizada mostrou isso.

A maior prova de que a ação atingiu o público desejado aconteceu durante as matrículas. A expectativa do cliente era fechar uma sala de 30 alunos para o ano de 2014 e com toda a divulgação feita o curso preparatório Med Smart Anglo trabalha hoje com não apenas uma, mas sim duas turmas completas.

Aumentando ainda mais a visibilidade do curso e promovendo um número maior de aprovações em 2015.

De acordo com a Daniele Jacob, coordenadora de marketing da instituição "Essa campanha teve algo muito especial, conseguimos unir um planejamento de comunicação, ações e o principal conseguimos comunicar na linguagem do nosso público alvo."



 
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