Evento Neutro
Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 15ª Edição

Case: CBF - NOVA GRANJA COMARY
Candidato: Packaging Brands
Cliente: Confederação Brasileira de Futebol
Segmento: Serviços
Estado: RJ
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

A Packaging Brands foi fundada em 1994 como uma agência especializada em desenvolvimento de embalagens e material de ponto de venda (PDV). 
Com o crescimento da força do varejo, a agência foi expandindo suas áreas de expertise para o ponto de venda, cobrindo as necessidades de Comunicação, Ambientação e Mídia Digital. 


Desenvolvendo e refinando metodologias próprias de Branding, a Packaging tem construído uma cultura forte e diferenciada que vem permitindo um crescimento constante nos seus 20 anos de existência.

A relação com o mercado sempre foi muito importante. São nas marcas que a agência foca seus olhares. Valorizando parcerias tanto quanto as próprias experiências, a Packaging se orgulha do que realizou até aqui e de seu olhar para o mundo contemplar tanta diversidade de culturas, formas, cores e texturas.

A agência conta, hoje, com cerca de 50 especialistas, divididos em quatro especialidades – Planejamento, Embalagem, Comunicação e Experiência da Marca – cada uma com gerência própria, com escritórios no Rio, São Paulo e Santiago do Chile.

O portfolio é bem variado e para chegar a cada resultado, é dispensada total atenção aos detalhes, seus códigos e promessas. Seja com grandes corporações – como Ceras Johnson, Petrobras, Grupo CNC-Sesc-Senac, Supergasbras, Nestlé, Royal, Cencosud, Supermercados Zona Sul, Spoletto, Embratel e Claro – ou com jovens promessas que estão entrando no mercado brasileiro, como Empório Jardim, a linha de laticínios Vitalatte e os Sucos Do Bem, a empresa está atenta em identificar o que leva as pessoas a estabelecerem fortes vínculos emocionais com a marca.

Ao longo de 20 anos, a Packaging já recebeu vários prêmios, com destaque para nove premiações no Colunistas, sendo uma delas a de Empresa de Design do Ano, em 2010; sete troféus no Prêmio Embanews; três premiações no Promoção Rio de Janeiro, um Prêmio Aberj 2013, pelo case de comunicação de marca do grupo CNC e um Prêmio Caio, em 2013, pelos estandes feitos para Spoletto e Koni no Rock in Rio, entre outros. Os mais recentes foram os três prêmios alcançados no Prêmio Idea Brasil 2014.

O trabalho que será apresentado a seguir trata do projeto de ambientação e sinalização da Granja Comary, sede da Confederação Brasileira de Futebol, em Teresópolis, no Rio de Janeiro.

Galeria de imagens
   

 

Pensar no projeto de ambientação das instalações da Granja Comary foi um presente para a equipe. Depois de várias ideias, chegamos à proposta de utilizar a estrela como protagonista das áreas.

Presente tanto na bandeira do Brasil, quanto no escudo da seleção, ela representa cada brasileiro, cada craque, cada vitória. Um símbolo de ascensão que, ao ser aplicado em diferentes formas, estilos e materiais, enalteceu a constelação brasileira, formada por torcedores e jogadores.

A estrela – que remete também à inspiração da trajetória do menino que jogava nos campinhos espalhados pelo País e hoje é um grande ídolo – está estampada em vários ambientes, seja em formas planas nos papéis de parede ou em relevos de angulações diferentes, que vestem o hall de entrada.

Já a sinalização, tanto dos ambientes internos quanto externos, faz alusão ao futebol e a uma variedade de jogos interativos inspirados por ele, como o totó, o jogo de botão e todos os demais que incluem a necessidade de um esquema tático como diferencial.

Galeria de imagens

 

O grande desafio desse trabalho foi criar um ambiente reservado, aconchegante e ideal para a concentração das equipes antes e depois das partidas, sem perder a essência marcante do futebol brasileiro.

Para a ambientação dos espaços comuns e dos quartos, a ideia foi transmitir conforto e para as áreas de treinamento, praticidade e organização.Toda a Granja foi modernizada e vestida com a nova identidade visual: das áreas comuns (novas academias, departamentos medicos, centro de recuperação, campo, salões de jogos, spa, psicinas e restaurante) às 30 suítes individuais e seis duplas.

Cada espaço foi pensado de forma especial. No hall de entrada, além das estrelas em relevo, o destaque é a aplicação em gesso que dá forma à uma camisa da seleção, ocupando toda uma parede.

Já a sinalização é feita utilizando setas que remetem aos desenhos táticos usados pela equipe técnica e cada detalhe faz referência a um elemento do futebol. Os números das portas, por exemplo, fazem alusão às camisas dos atletas, já a placa do restaurante, remete à taça , objeto de desejo de todos os jogadores. Independentemente do resultado do Brasil no campeonato mundial, o projeto de ambientação e sinalização da Granja Comary foi um gol de placa e ficará como legado para várias gerações de atletas brasileiros.

O Mundial de 2014 proporcionou aos jogadores um dos mais avançados Centros de Treinamento do mundo. A Sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a Granja Comary, que fica em Teresópolis, foi inteiramente repaginada.

Inaugurada pela seleção brasileira masculina de futebol, a nova Granja Comary obedece aos mais altos padrões de qualidade. Mas não foi só pela estrutura e equipamentos que o CT se destacou, durante os jogos da Copa do Mundo de Futebol 2014. A ambientação e a sinalização também apresentaram um elevado nível de excelência e geraram muito retorno de mídia espontânea, no Brasil e no exterior, por parte da imprensa e dos próprios jogadores, que lotaram suas redes sociais com fotos tiradas em diferentes ambientes da concentração.

Numa pesquisa informal no site de buscas Google para o termo “a nova granja comary”, aparecem aproximadamente 350,000 resultados. Também as imagens estão em grande número.

Exemplos:
Site Globo Esporte (G1)

26/03/2014 12h54 - Atualizado em 26/03/2014 12h55

FOTOS: confira as novas instalações da Granja Comary

Centro de treinamento da seleção brasileira não deve nada a outro no mundo e promete dar grande suporte para os jogadores na preparação.

Galeria de imagens
     

 

 
  • contato: (11) 2538-4156 - (11) 7377-8878