Evento Neutro
Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 15ª Edição

Case: STARCLASS AUTOMÓVEIS 2014
Candidato: Gemini Tur
Cliente: Mercedes-Benz do Brasil Ltda.
Segmento: Eventos
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Arte conceitual de Bangkok

GEMINI TUR

A Gemini Tur, agência de viagens e eventos empresa do grupo Daimler, atende exclusivamente as demandas da montadora alemã, trabalhando desde a concepção conceitual até o desenvolvimento dos projetos e a execução, agregando expertise e preciosismo dos detalhes ao panorama geral.

Um dos maiores destaques é a viagem de incentivo "StarClass Automóveis", campanha criada pela Mercedes-Benz para reconhecer e premiar os proprietários das concessionárias de automóveis de passeio pelo desempenho positivo em diversos critérios, como treinamento e pós-venda. A viagem vem sendo organizada pela Gemini Tur desde 2007, sempre superando o desafio de cada edição ser uma experiência ainda mais marcante que a anterior.

Em 2014, a agência realizou a viagem que foi considerada como uma das mais memoráveis de toda a campanha, levando os concessionários StarClass Ouro da Mercedes-Benz para uma viagem transcendental pela Tailândia.

FICHA TÉCNICA

Título: StarClass Automóveis Ouro Mercedes-Benz 2014
Tema: Tailândia
Participantes: 33 convidados
Local: Bangkok, Koh Samui e Singapura
Data: Viagem de 27/3/2014 a 7/4/2014
Periodicidade: Anual.
Abrangência: Nacional.
Entidade promotora: Mercedes-Benz do Brasil e Banco Mercedes-Benz via Gemini Tur


Conceito do evento:

As viagens da campanha StarClass Automóveis são eventos únicos na vida dos ganhadores. O objetivo é promover experiências que, sozinhos, eles simplesmente não teriam a oportunidade de realizar, mesmo dispondo de recursos financeiros para viagens similares. O diferencial - e grande desafio cumprido pela Gemini Tur - é o envolvimento do viajante, a experiência única que nenhum dinheiro poderia comprar. Objetivos alcançados através do cuidado até nos menores detalhes e de uma equipe especializada em pensar em tudo.

Sua origem e evolução até o presente:

A campanha de incentivo foi criada em 2007 para todas as concessionárias de automóveis de passeio em território brasileiro. O número de participantes variou muito pouco ao longo dos anos, acompanhando a dinâmica das novas concessionárias inauguradas no país, e também porque poucos deixaram de alcançar a pontuação mínima para ter direito ao prêmio. Como os participantes são quase sempre os mesmos em todos os anos, cada edição se torna um desafio maior para surpreender e encantar o grupo. Por conta disso, a edição 2014 começou a ser preparada com mais de um ano de antecedência, resultando em uma viagem ainda mais bem-sucedida que a edição anterior.

Galeria de imagens
Cartão postal de Bangkok
Skyline de Bangkok - Arte conceitual
     

 

Preparação:

Um dos maiores desafios era superar as experiências já vividas pelos viajantes e, para isso, o destino escolhido foi um dos mais diferentes possíveis dos visitados nos anos anteriores. Em comparação ao último ano, o grupo foi da neve para o sol tropical, do isolamento com a natureza para um caldeirão fervente de pessoas e culturas exóticas. Saiu da elegância da Rússia e da rusticidade da Finlândia e foi para a Tailândia, um dos destinos turísticos mais extravagantes e emocionantes do planeta.

As preparações começaram com bastante antecedência, antes mesmo da realização da viagem de 2013, e tiveram início com uma abrangente pesquisa da Gemini Tur para não só selecionar os pontos turísticos mais atraentes para os ocidentais, mas também planejar hospedagens e serviços que proporcionassem o máximo de conforto e encantamento para os viajantes.

Em seguida, foi feita uma visita técnica, uma viagem prévia da Gemini Tur, que foi conhecer pessoalmente as hospedagens, passeios e atrações (assim como os profissionais locais que ofereceriam serviços e apoio a equipe brasileira) para validar o roteiro prévio elaborado na pesquisa e determinar as alterações necessárias. A visita, sempre uma etapa fundamental do projeto, tem o objetivo de garantir que todos os momentos e detalhes da viagem sejam nada menos do que perfeitos.


Pré-viagem:

A grande experiência de conhecer a Tailândia começou para os concessionários meses antes da viagem, com comunicações online contando um pouco sobre história, costumes, clima e cultura religiosa no país. Na ocasião, também preparamos uma série de materiais gráficos, como tags e brindes, e compartilhamos um guia de viagem preparado exclusivamente para eles, com curiosidades locais e também dicas muito importantes para que os convidados pudessem ficar o mais preparados possível para a viagem, incluindo um pequeno dicionário português-tailandês com as expressões e saudações mais comuns do dia-a-dia
.

PROGRAMAÇÃO E DETALHES DA VIAGEM

1º E 2º DIA - VOOS E ESCALAS

O grupo se encontrou no aeroporto internacional de Guarulhos e foi recebido pela equipe Gemini Tur, que os ajudou com o check-in e o despache das malas e os acompanhou até a sala VIP da UNITED, com uma área reservada especialmente para eles. Os participantes foram recebidos com um coquetel especial e receberam um kit de viagem com tags de mala, guias de viagem personalizados e outros itens de material gráfico produzidos com a marca StarClass.

A primeira escala foi em Barcelona, onde o grupo trocou de aeronave, desta vez com destino a Singapura, no sudeste da Ásia. Em Singapura, os participantes embarcaram em um breve voo direto para o aeroporto de Bangkok.

3º DIA – BOAS VINDAS A TAILÂNDIA

Chegada do grupo a Bangkok, no aeroporto internacional de Suvarnabhumi, onde os participantes receberam prioridade nos procedimentos de imigração (para agilidade, a equipe Gemini Tur já havia preenchido previamente os formulários necessários) e embarcaram em um ônibus executivo para serem levados ao hotel, acompanhados por uma escolta policial para um trajeto mais rápido e seguro. Para conforto dos participantes, as bagagens foram levadas em um veículo separado.

No hotel Mandarim Oriental, considerado um dos mais luxuosos e premium do mundo, os participantes fizeram check-in prioritário em uma sala privativa com belíssima vista da cidade, onde foi servido um delicioso welcome drink, com bebidas refrescantes, frutas da época e lanches.

A tarde, após tempo para relaxar e descansar, o grupo fez seu primeiro passeio pela cidade, começando pelos pontos turísticos religiosos mais importantes, o Grand Palace Wat Phra Kaew, o Templo do Buda de Esmeralda, e o Wat Pro, Templo do Buda Deitado, o maior de Bangkok, onde há uma majestosa estátua do Buda com 46 metros de comprimento, toda folheada a ouro. Estes e outros espaços religiosos na Tailândia exigem vestimenta adequada, por isso, a equipe acompanhando o grupo providenciou, na entrada dos templos, a compra de trajes típicos.

O almoço foi realizado no Supatra River House, um dos restaurantes mais disputados da cidade, que foi reservado e fechado exclusivamente para o grupo. Por causa do cardápio tradicional, peculiar aos brasileiros, um guia foi responsável pela tradução e explicação dos pratos.

Após o almoço, o tour continuou pelo River of Kings, um passeio agradável e sereno pelos canais da cidade com passagem por regiões residenciais e pequenos templos onde vive a maioria da população local.

O primeiro dia na cidade foi encerrado com chave de ouro. A noite, os participantes foram levados para um jantar de boas vindas em um espaço encantador, o barco Loy Nava, na praia, que foi fechado exclusivamente para eles, com direito a uma atração artística local, decoração especial e uma paisagem de tirar o fôlego.

4º DIA

O dia começou com uma visita a Chinatown, um dos bairros com mais vendedores da cidade e energia contagiante, onde o grupo pôde conhecer variados tipos de barracas e lojas e ainda provar alguns produtos, especialmente comidas.

Em seguida, o grupo fez um passeio de tuk-tuk, veículos motorizados com apenas três rodas, muito populares na Tailândia, e foi levado para conhecer o lindo Market Flower, o mercado de flores.

O almoço foi realizado no restaurante The Jim Thompson Silk House, com um salão reservado e fechado exclusivamente para o grupo StarClass. Perto do restaurante, os participantes encontraram diversas lojas para compra de presentes, roupas e bolsas.

A noite, o grupo foi levado para o restaurante Vertigo, no 61º andar do hotel Banyan Tree. A vista é de tirar o fôlego. E o elegante jantar, com quatro pratos, de dar água na boca.

5º DIA

O dia começou bem cedo com uma visita ao Railway Market, mercado montado nos trilhos de trem de uma linha ativa; o que faz com que, em determinado momento do dia, todos os vendedores e clientes precisem recuar para as laterais do trilho para deixar o trem passar. O movimento parece uma coreografia de tão preciso. Para segurança de todos os participantes, os guias os dividiram em pequenos grupos e deram instruções de cuidado para todos. Em seguida, o grupo foi para Damnoen Saduak Floating Market, tradicional mercado de comidas com vendedores cozinhando e vendendo em pequenos barcos coloridos.

A noite foi mais uma vez um momento especial, com o jantar realizado em um espaço privativo do restaurante Face Bangkok. Entre um prato e outro, o grupo assistiu a apresentações musicais ao vivo de jazz. Mas a noite não terminou ali. Após o jantar, os participantes que ainda tinham disposição foram levados para conhecer o mercado noturno de Path Pong.

6º DIA

A manhã foi livre para os participantes poderem descansar ou explorar mais um pouco da cidade. O último almoço em Bangkok foi realizado no restaurante do rio no próprio Mandarim Oriental, onde o grupo teve mesas reservadas nas janelas para poder apreciar a paisagem antes de deixar a capital.

Após o almoço, o grupo partiu para Koh Samui, onde no desembarque tiveram a recepção de funcionários do hotel Napasai by Orient Express. O check-in no hotel foi acompanhado de um welcome drink e o grupo também recebeu toalhas úmidas para se refrescar do calor local. Nos quartos, cada casal recebeu um kit de boas vindas com flores e um presente especial para a praia, uma câmera fotográfica digital a prova d'água.

O primeiro jantar em Koh Samui, realizado numa praia fechada e reservada para o grupo, foi acompanhado por um saxofonista que entreteve os participantes do início ao fim. Após as refeições, os participantes foram convidados para um momento simbólico muito especial e emocionante: o lançamento de lanternas de papel, uma espécie de balão com uma tocha, que foram acesas pelos próprios casais e lançadas ao céu. A imagem é belíssima.

7º DIA

O dia foi reservado para atividades na praia e no mar. Começando com uma viagem de lancha para o belíssimo Ang Thong Marine National Park, onde o grupo ficou em uma praia fechada e reservada a beira do lago local.

A praia foi sinalizada com bandeiras com o logotipo do Banco Mercedes-Benz, patrocinador deste dia. Para os participantes que sofriam com enjôo no mar, foram distribuídos previamente adesivos de escopolamina, medicamento sem contra-indicações que inibe os impulsos nervosos que causam o mal-estar.

Na praia, o grupo pôde engajar em atividades físicas como passeios de caiaque e mergulho ou simplesmente relaxar na areia, acomodados com cadeiras e guarda-sois, desfrutando cerveja gelada, água fresca e um delicioso almoço servido ali mesmo, a beira da água.

A programação noturna foi bem diferente, com o jantar no terraço do restaurante Eat Senses, e uma visita ao mercado noturno de Chaveng, a apenas uma caminhada do restaurante. Acompanhado dos guias, o grupo teve tempo livre para conhecer o mercado e fazer compras.

De volta ao hotel, os casais encontraram nos quartos um livro sobre a Tailândia como presente de boa noite.

8º DIA

Logo pela manhã, o grupo foi levado para um passeio de jeep pela ilha, uma oportunidade para conhecer a diversidade local.

Para conforto e tranqüilidade dos participantes, todos os veículos foram abastecidos com água fresca e toalhas úmidas e cada carro foi adesivado com a marca StarClass e um número, para melhor identificação.

A primeira parada do tour foi no Campo de Elefantes, onde os casais puderam montar os animais e dar comidas a eles, além de tirar fotografias para registrar a experiência. Em homenagem ao grupo, as mantas que cobriam os elefantes foram personalizadas com a marca StarClass; da mesma forma, todos os profissionais e cuidadores do campo de elefantes estavam uniformizados com camisetas com a marca.

Na continuação do passeio, o grupo conheceu os Working Monkeys, macacos trabalhadores que brincaram com o grupo e posaram para fotos. Mais tarde, a visita foi à peculiar formação rochosa conhecida como Hin Ta & Hin Yai, ou "Rocha do Avô e da Avó"; e, por fim, o ponto turístico mais visitado de Koh Samui: o "Big Buddha", estátua folheada a ouro, com 15 metros de altura, construída em 1972 pela própria população local.

De volta ao hotel, o grupo teve uma tarde de tempo livre para relaxar e aproveitar a estrutura do Naposai, como os serviços de SPA e as quadras de tênis, todos com horários reservados para o grupo.

A noite, foi feito um jantar & karaoke no restaurante Orgasmic, também reservado exclusivamente para o grupo. Uma staff StarClass chegou com antecedência para garantir que todos os detalhes do serviço e da atração estivessem perfeitos.

9º DIA

O último dia em Koh Samui foi de tempo livre para os participantes aproveitarem todos os serviços, atrações e espaços do hotel e da praia. Ao longo da manhã e da tarde, eles se dividiram entre atividades como mergulho, passeios de canoa e caiaque e esportes aquáticos, além de tênis, serviços no SPA e até mesmo aulas de culinária tailandesa.

No fim do dia, todos foram levados a um lugar surpresa para o jantar de despedida privativo, que é sempre um momento muito especial das viagens de incentivo StarClass.

O encontro aconteceu no belíssimo Secret Garden, na propriedade do hotel. Antes do jantar, foi realizado um breve cerimonial de despedida, momento em que Dimitris Psillakis, diretor-geral da divisão de carros de passeio no Brasil, subiu ao pequeno palco montado pela equipe e exibiu no telão um clipe dos melhores momentos da viagem. Após o vídeo (e após fazer brincadeiras e distribuir alguns presentes), Dimitris fez um emocionado discurso de agradecimento aos parceiros de trabalho, encerrando a apresentação (e a viagem) com a revelação do próximo destino StarClass Ouro, China - que também terá realização da Gemini Tur.

Durante o jantar, o grupo pôde apreciar um agradável show ao vivo com um cantor e um guitarrista - no telão, continuaram sendo exibidas as fotos dos melhores momentos em Bangkok e em Koh Samui. E, mais tarde, o Secret Garden foi transformado em uma pista de dança e os próprios participantes puderam ser os DJs da noite, usando um dock station para reproduzir as músicas de seus aparelhos.

10º E 11º DIA - SINGAPURA

O grupo viajou de volta para Bangkok e trocou de voo com destino a Singapura, onde ficaria por 24 horas. A hospedagem foi no mundialmente renomado hotel da rede Sheraton e os participantes foram levados para jantar no Hot Stone Restaurant, em Clarke Quay, onde os clientes podem cozinhar a própria comida nas famosas pedras quentes que dão nome ao lugar.

No dia seguinte, todo o grupo foi levado para um city tour, podendo conhecer os principais bairros desta Cidade-Estado que é lar do maior número de famílias milionárias e bilionárias do planeta e a quarta maior economia do mundo. No passeio, foram incluídos os principais pontos turísticos da cidade, como o Parlamento, a Suprema Corte e a Prefeitura, a Marina Bay e o Jardim Nacional de Orquídeas, dentro do Jardim Botânico de Singapura, que tem uma exposição com mais de 60.000 exemplares da flor.

Após os passeios, o grupo teve tempo livre para descansar no hotel ou fazer compras na cidade, antes de seguir para o aeroporto internacional de Singapura e embarcar no voo final para casa.

12º DIA

O grupo desembarcou em São Paulo na tarde do dia seguinte, com todos se sentindo com o espírito renovado e preparado para o próximo ano de vendas e campanha.

Galeria de imagens
Lembrete
Bagagens
Carta de boas vindas a Bangkok
Carta de boas vindas a Koh Samui
Dicas de Viagem - Capa
Dicas de Viagem - Bangkok
Dicas de Viagem - Hotel Mandarim
Dicas de Viagem - Hotel Napasai
Dicas de Viagem - Singapura
Carta de despedida
Entrada do Templo do Buda de Esmeralda
Estátua na entrada do Templo do Buda de Esmeralda
Jantares elegantes
Mercado sobre trilhos
Passeios de barco pelos canais de Bangkok
Personalização
Templos
Templo
Veículos Tuk-tuk
Bandeiras com a marca do Banco Mercedes-Benz na praia
Jantar de despedida
Lançamento de lanternas
Lançamento de lanternas
Passeio de caiaque
Passeio de elefante
Passeio de elefante
Staff e motoristas uniformizados
Tarde na praia privativa
Cartão postal de Singapura
Roda-gigante Singapura Flyer
         

 

ORGANIZAÇÃO E CUIDADOS

Logística

Por causa da longa duração dos voos, a Gemini Tur tomou providências para amenizar o desgaste do grupo. Entre elas, garantiu que houvesse poltronas em classe executiva suficientes à disposição para os pedidos de upgrade, além das salas VIP reservadas em todas as conexões, com alimentação e bebidas a disposição.

Saúde

Para se adaptar às altas temperaturas do clima asiático, o grupo tinha à disposição, o tempo todo, toalhas úmidas, protetores solares e água gelada.

A comida tailandesa é bem exótica e peculiar para brasileiros, por isso foi feita uma minuciosa escolha de cardápio, personalizado em todos os restaurantes, e o serviço em alguns lugares incluiu opções diferenciadas. Da mesma forma, a Gemini Tur teve a precaução de investigar com antecedência as eventuais restrições alimentares dos participantes, providenciando cardápios personalizados especificamente para eles.

Comunicação e segurança

Além do guia brasileiro que ficaria ao lado do grupo durante todo o período da viagem, foram contratados 4 guias locais que falavam português para acompanhar os participantes nos passeios e compras.

A Gemini Tur providenciou para que as marcas da campanha marcassem presença no dia a dia do grupo sempre que possível. Uma das ações foi uniformizar toda a equipe e os prestadores de serviços contratados, como intérpretes, motoristas e tripulantes nos barcos - e até mesmo elefantes receberam uma manta personalizada com a marca. Em outra ocasião, uma praia privativa foi sinalizada com bandeiras com o logotipo do Banco Mercedes-Benz, patrocinador do dia.

Segurança - política local

Assim como diversos países ao redor do mundo, a Tailândia também vivia um importante momento político em sua história, e a cidade de Bangkok acabou sendo palco de diversos protestos poucas semanas antes da viagem. Para garantir a tranqüilidade dos convidados, a Gemini Tur entrou em contato com a área de segurança da Mercedes-Benz na Alemanha, assim como agentes de viagem na Tailândia e representantes do Mandarim Oriental, e não descansou até ter a certeza de que a viagem seria totalmente segura e que não seria necessário fazer nenhuma mudança no roteiro. Um comunicado foi enviado para os convidados a fim de compartilhar a tranquilidade.


Equipe Gemini Tur.

Os convidados tiveram atendimento personalizado a partir de 3 meses antes da viagem, prestado por um atendimento de RSVP exclusivo para o grupo. A pessoa que os atende é sempre a mesma nos últimos 7 anos, e isso acaba sendo um diferencial pelo nível de conhecimento sobre os passageiros e intimidade com os mesmos, além de haver mais segurança na comunicação.

Durante a viagem, além dos guias bilíngües contratados, o grupo foi acompanhado por um coordenador de eventos da Gemini Tur com quem eles já estão familiarizados.

Galeria de imagens
Comunicado
       

 

RESULTADOS FINANCEIROS

As viagens de incentivo StarClass Ouro sempre apresentam efeitos positivos diretos nos resultados financeiros e de produtividade das concessionárias Ouro, seja comparando aos índices do período anterior ou, principalmente, às demais concessionárias dentro do mesmo período.

Volume de vendas: o desempenho de vendas dos concessionários Ouro foi 14% maior que os demais em 2013.

Índice de satisfação dos clientes atendidos pelas concessionárias Ouro:
- VENDAS: 2% maior que dos demais concessionários (nota média 9,6 contra 9,4). Na comparação com o mesmo período do ano anterior, o valor da satisfação em vendas se manteve em uma média elevada.
- PÓS-VENDA: 4% maior que dos demais concessionários (nota média 9,3 contra 8,9). Na comparação com o mesmo período do ano anterior, há um aumento de 3% na satisfação pós-venda.

PESQUISA DE SATISFAÇÃO

De volta ao Brasil, os participantes responderam a uma breve avaliação da viagem e todos os itens receberam nota máxima, "Ótimo", com alguns votos para a segunda maior nota, "Bom".

Itens que tiveram 100% de aprovação foram: expectativa de forma geral (avaliada como "plenamente atendida"); organização (atendimento pré-viagem e durante, receptividade, comunicação e equipe organizadora); alimentação em geral; transporte terrestre e transporte aéreo.

Os demais itens foram divididos em etapas e tiverem um excelente índice de satisfação:

Destino Bangkok: 69,23%
Programação em Bangkok: 83,33%
Hotel Mandarim Oriental em Bangkok: 100%

Destino Koh Samui: 61,54%
Programação em Koh Samui: 92,31%
Hotel Napasai by Orient Express em Koh Samui: 84,62%

Destino Singapura: 100%
Programação em Singapura: 69,23%
Hotel Sheraton Singapura: 53,85%

Passeios turísticos em todas as cidades: 96,91%

 
  • contato: (11) 2538-4156 - (11) 7377-8878