Evento Neutro
Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 15ª Edição

Case: ATENDIMENTO TURÍSTICO DURANTE A COPA DO MUNDO NO RIO DE JANEIRO
Candidato: Gauche Eventos
Cliente: RioTur
Segmento: Eventos
Estado: RJ
TROFÉU EXPO CENTER NORTE
Categoria: Evento Promocional
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
PROMOÇÃO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO DURANTE A COPA DO MUNDO

A Gauche Eventos é uma empresa focada em gestão de eventos, abrangendo do marketing promocional aos congressos tecnológicos/científicos. Nascemos com o propósito de gerar resultados para nossos clientes, desenvolvendo um relacionamento de longo prazo e oferecendo uma completa gama de serviços que abrange desde o planejamento até o gerenciamento e pós-evento. Nossos profissionais são treinados para absorção completa da filosofia de atendimento total.Nesse sentido, nosso modelo de atendimento fundamenta-se em quatro pilares : metas, coesão, habilidades e responsabilidades. Nestes 23 anos de atuação, mais de 2.000 eventos de médio e grande portes foram realizados, mobilizando público superior a 3 milhão de pessoas.
Desde 2010 a Gauche Eventos preparou-se para realizar eventos durante a Copa do Mundo no Brasil. Tanto o departamento comercial , focando na captação destes eventos, como o setor de operações na capacitação de profissionais , conhecimento de mercado e copas anteriores. Este planejamento possibilitou que a Gauche Eventos desenvolver dois grandes projetos ,o primeiro na promoção internacional durante dois anos com a Embratur ( case também apresentado ) como no atendimento turístico durante a Copa na cidade coração do Copa , o Rio de Janeiro. Uma megaoperação coroada de êxito, que envolveu mais de mil profissionais, 50 dias, 24 horas por dia, comprometimento, seriedade, profissionalismo, coração e garra.
A atendimento turístico para promoção dos pontos de atração e serviços da cidade de forma a potencializar as visitações além de gerar mídia espontânea no Brasil e no exterior era a meta.
Para a Gauche Eventos, realizar este projeto era a meta que coroou 23 anos de mercado. Realizar um evento grandioso durante a Copa do Mundo ( um dos maiores eventos do mundo ) em seu pais, representa o ápice de uma empresa, a possibilidade de demonstrar toda sua expertise acumulada ao longo dos anos.
FICHA TECNICA
Cliente: RIOTUR
Evento: ATENDIMENTO TURISTICO DURANTE A COPA DO MUNDO NO RIO DE JANEIRO – PROMOCAO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO – SERVICOS E PONTOS TURISTICOS.
Local: RIO DE JANEIRO
Data: 01 DE JUNHO DE 2014 A 13 DE JULHO DE 2014

Galeria de imagens
DIA DE JOGO
       

 

Qual seria a grande dificuldade na execução deste atendimento em uma cidade e para um cliente ( RIOTUR ) acostumado a realizar com excelência alguns dos maiores eventos do mundo , como o réveillon e carnaval ? A Copa das Confederações já havia sido realizada com grande êxito em 2013, também com a parceria Riotur/Gauche Eventos.

A principio somente os números se ampliariam, como quantidade de postos, atendentes, etc. Não. O grande desafio era a duração do evento. 45 dias ou 1080 horas, em toda a cidade do Rio. Onde o turista quisesse estar , o atendimento teria que acompanhar. Para tanto, desenvolveu-se um modelo de acompanhamento variável, composto de postos fixos ( que também serviam de base ) com postos moveis, com pequenos blimps com equipe de 3 atendentes que deslocavam-se seguindo orientação da central de acompanhamento.

Além da duração a mudança das fases transformava e mudava os perfis dos turistas que chegavam a cidade.

Promover locais e serviços da cidade, o modo de vida, a hospitalidade. Era uma oportunidade que deveria ser potencializada.

Estrutura :

- 14 postos de informação fixos
- 18 postos de informação temporários
- 25 postos de informação móveis
- 22 postos de informação durante os jogos no Maracanã
- 250 atendentes bilíngues
- 8 supervisores
- 400 mil guias impressos
- 1 milhão de mapas da cidade

Galeria de imagens
ATENDIMENTO
ATENDIMENTO
QUIOSQUE FIXO AREIA DE COPACABANA
EQUIPE UNIFORMIZADA
MATERIAL DE APOIO
BLIMPS DE SINALIZAÇÃO DO POSTO MOVEL
POSTO FIXO DE IPANEMA - ATENDENTES COM 5 IDIOMAS
MAPAS POR TODA A CIDADE
EQUIPE A POSTOS
POSTO FIXO ORLA
POSTO TEMPORARIO AEROPORTO
POSTO TEMPORARIO AEROPORTO
POSTO BRT
POSTO METRO
POSTO METRO
POSTO METRO
POSTO SAMBODROMO
BLIMPS DE SINALIZAÇÃO METRO
JOGO NO MARACANA - PROMOÇÃO DA CIDADE
INFORMAÇÃO
POSTO TEMPORARIO MARACANA
POSTO ATENDIMENTO MOTORHOMES
ATENDIMMENTO MOTORHOMES
   

 

A Riotur e Gauche Eventos montaram uma central de cobertura utilizando várias ferramentas digitais de acompanhamento online . Coordenadores, supervisores, atendentes e auxiliares somaram-se em mais de mil profissionais.

Todas as equipes eram bilíngues e treinadas para darem todas as informações e para abraçar nossos turistas. Nosso maior diferencial seria além das informações e da bela cidade, a hospitalidade do nosso povo, já alardeado em todas a promoções anteriores. Informar e receber. Faze-los sentirem-se como cariocas. Além da maximização das visitações dos pontos turísticos tradicionais, a cidade teria que ser totalmente mostrada aos interessados. Locais menos conhecidos, com menos estruturas de informação foram completamente cobertos pelo atendimento montado. Desde o Corcovado, amplamente conhecido com uma das sete maravilhas no mundo moderno, até a Feira de Tradições Nordestinas, todos os lugares dispunham de estruturas moveis de atendimento turísticos.

Grande objetivo também era que as equipes retratassem o povo brasileiro. Foram recrutadas todas as etnias, religiões e gênero além da inclusão de portadores de deficiência. Todos sem exceção , seriam capazes de transmitir a diversidade e convivência do povo carioca.

Em relação a sustentabilidade , era uma determinação das equipes que todos os folhetos e mapas deveriam ser entregues aos realmente interessados e não panfletados , de forma a gerar lixo. Para nosso orgulho, o mapa da cidade parecia ser a publicação mais lida do Rio de Janeiro. Onde se passava podiam ser vistos turistas com o mapa na mão.

Outra grande demanda aos postos foi o acompanhamento estatístico dos atendimentos. Era uma grande preocupação o conhecimento de quantos, quais e como estavam sendo atendidos os turistas. Temos todos os relatórios diários e semanais que basearam toda a operação e sua mobilidade. Isto possibilitou em transformar o atendimento em uma operação Viva, que se alimentava com as informações online e se re-planejava nos momentos seguintes.

Foram criados grupos de whatsup por supervisor, coordenados e controle no qual eram relatados aos níveis competentes qualquer anormalidade ou situação que fossem necessárias intervenções urgentes.

Destaca-se aqui o grande esforço de atendimentos aos turistas latino americanos que se deslocavam de carro e poderiam ter comprometido seriamente a mobilidade da cidade além de dificultar toda a operação em Copacabana , coração e alma da Copa do Rio. A detecção precoce do problema permitiu a solução em curto espaço de tempo, com a abertura de espaços centrais com o Terreirão do Samba e Sambódromo para estacionamento dos trailers e montagem imediata de postos de atendimentos turísticos nos locais para garantir-se o controle da situação e a completa acolhida de nossos vizinhos.

Grande esforço foi realizado nos dias de jogo no Maracanã onde 100 atendentes em 25 postos moveis cobriram o entorno do estádio de forma a possibilitar a completa informação o espectador. Com um guia especifico em 3 idiomas todas as informações de acessibilidade e serviços eram distribuídos. Destaca-se aqui que nos jogos inicias, somente nossas equipes prestavam este serviço, já que a FIFA não disponibilizou pessoal suficiente para tal tarefa. Podemos afirmar que a presença do atendentes da Riotur nos jogos no Maracana permitiu tanto a chegada como a saída do telespectadores em tempos que viabilizaram o cumprimento do plano de mobilidade.

O resultado de tamanho projeto foi retumbante tanto no Brasil como no exterior. O atendimento turístico com a promoção dos locais turísticos e se serviços da cidade foi o item mais bem avaliado pelos turistas no Rio de Janeiro segundo pesquisa do o Globo. Os pontos turísticos tiveram procura recorde, como o Pao de Acucar, com media 3 mil visitantes dia para 8 mil/dia, com pico de 10 mil dia. A seguir os números alcançados
Turistas estrangeiros
• Argentinos: 77 mil
• Chilenos: 45 mil
• Colombianos: 31 mil
• Equatorianos: 24 mil
• Americanos: 24 mil
• Franceses: 16 mil
• Mexicanos: 15 mil
• Ingleses: 10 mil
• Alemães: 10 mil

Fonte: Observatório do Turismo/UFF, ESPM, Riotur e Sebrae/RJ


Avaliações


• 98,8% dos entrevistados tiveram as expectativas atingidas ou superadas
• 98,3% recomendariam o destino a parentes e amigos

AVALIAÇÕES ÓTIMO/BOM:
• Hospitalidade do carioca: 97,1%
• Informações Turísticas 89%
• Sinalização Turística 82,6%
• Segurança Pública 76%
• Limpeza Pública 76%

FONTE: GMR Inteligência de Mercado

Movimentaçao nas atrações turísticas

PÃO DE AÇÚCAR
• 174.830 visitantes
• Picos de 8 mil pessoas por dia (média anual: 3 mil/dia)

CORCOVADO
• 295.917 visitantes
• Picos de 12 mil pessoas por dia (média anual 5 mil/dia)

Atendimentos
• 71.553 atendimentos nos 14 Postos Fixos;
• 87.615 atendimentos nos 18 Postos Temporários;
• 53.554 atendimentos nos postos moveis

TOTAL: 212.722 atendimentos
• 84,8% Estrangeiros
• 12,6% Nacionais


Talvez tenha sido o maior atendimento turístico para um evento já realizado no mundo, mas não conseguimos números de outros países para compararmos.
Com todos estes itens favoráveis, afirmamos que informação é fundamental para que os eventos de grande público transcorram de forma exitosa.
Alguns links da imprensa nacional sobre o sucesso do atendimento turístico no Rio de Janeiro.

http://oglobo.globo.com/esportes/copa-2014/economia-do-rio-deve-movimentar-mais-de-1-bilhao-durante-copa-12617523

http://oglobo.globo.com/rio/mais-de-50-mil-turistas-visitaram-cristo-desde-inicio-da-copa-do-mundo-12886147
http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2014/06/visitacao-de-pontos-turisticos-do-rio-dispara-na-copa-do-mundo.html

http://oglobo.globo.com/rio/pesquisa-revela-que-turistas-aprovaram-hospitalidade-dos-cariocas-13221783

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2014/07/apos-fim-da-copa-turistas-fazem-fila-para-visitar-o-corcovado.html

 
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