Evento Neutro
Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 15ª Edição

Case: FAGGA: PLANETA ZIRALDO, O UNIVERSO MALUQUINHO NA BIENAL
Candidato: GL events Brasil
Cliente: SNEL - Sindicato Nacional dos Editores de Livros
Segmento: Eventos
Estado: RJ
TROFÉU LEDCOM
Categoria: Evento Artístico
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Ziraldo

Seguindo a ideia de transformar a Bienal do Livro em um evento com entretenimento e cultura para toda a família, a 16ª edição contou com um espaço infantil que estimulou a criatividade e imaginação dos pequenos: o Planeta Ziraldo, uma homenagem ao autor que completou 40 anos de carreira.
O Planeta Ziraldo foi montado no pavilhão 4 do Riocentro durante a Bienal do Rio, entre 29 de agosto e 8 de setembro de 2013.
A realização foi da Fagga l GL events exhibitions e do SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros).

FAGGA
Referência em promoção e organização de feiras e eventos no Brasil, a Fagga l GL events Exhibitions está no mercado há meio século e é responsável pela realização de mais de 20 feiras por ano no país. Desde 2006, faz parte de um dos maiores grupos do setor de eventos no mundo, a francesa GL events.
Entre os segmentos e produtos de maior destaque estão o setor de moda e beleza, com a realização das principais feiras do país, entre elas o Première Vision São Paulo, edição latino-americana da francesa Première Vision, maior evento mundial da indústria têxtil; o setor de construção, saneamento e infraestrutura, com as duas feiras Construir (Rio e Minas), e o setor cultural, com amplo destaque para três Bienais do Livro: a da Bahia, Minas e do Rio de Janeiro. A Bienal do Rio é o maior evento literário do País, promovida e organizada pela Fagga e pelo SNEL há 30 anos.
A Fagga também promove o Footecon; a IACP Interseg, de Segurança Pública; a Rio Franchising Business, de franquias; a Brasil Brau, feira internacional de tecnologia em cerveja; o RioContentMarket, evento da indústria audiovisual; a versão nacional do Mondial de La Bière; a feira Estétika (BH) e o Degusta Beer (SP).

GL events Brasil
A GL events Brasil faz parte de um dos maiores grupos do setor de eventos no mundo, a GL events, com sede em Lyon e faturamento de 824 milhões de euros em 2012. Com escritórios no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Bahia, a GL events Brasil é o único grupo da América Latina a trabalhar em toda cadeia da produção de eventos: da concepção, administração de espaços, design, construção, fornecimento de estrutura, serviços de catering até hospedagem, organização de exibições e produção de brand events.

Galeria de imagens
   

 

A Bienal do Livro sempre apresentou uma programação cultural diversificada, reunindo entretenimento e cultura. É um grande shopping de livros, com atrações culturais e literárias para toda a família, independente da idade. As sessões de autógrafos de Ziraldo sempre foram uma das grandes atrações das Bienais passadas, com público entusiasmado. Desta vez, houve a necessidade de criar um espaço para crianças que também funcionasse como homenagem a este autor, que completou 40 anos de carreira. A ideia é que o espaço não funcionasse apenas como recreação, mas também como incentivo à criatividade e à leitura.
Através da cenografia colorida e vibrante, o contato e identificação com o trabalho de Ziraldo foi imediata, e o público teve a oportunidade de “experimentar” e conhecer de perto o trabalho do cartunista e jornalista, criador de personagens e histórias atemporais. Obras como O Menino Maluquinho, Flicts e a Turma do Pererê fazem parte da imaginação de gerações de brasileiros e agora ganharam vida para os visitantes da Bienal.

Galeria de imagens
       

 

O Planeta Ziraldo foi um espaço criado para homenagear o incansável criador de personagens e histórias inesquecíveis - para várias gerações de crianças - e também possibilitar que mais crianças e jovens experimentassem as coisas que Ziraldo mais preza na vida: ler, desenhar, inventar. O espaço foi pensado para possibilitar não apenas o contato com a obra já tão conhecida de Ziraldo, mas com as suas maiores preocupações na vida: motivar as crianças e os jovens a descobrir o prazer da leitura e da invenção.
O espaço teve aproximadamente 400m², com projeto criativo e supervisão de Daniela Thomas e Felipe Tassara, da empresa T+T. Uma cascata de personagens foi pendurada no teto do Pavilhão sobre o espaço. De longe já era possível avistar o planeta Ziraldo e seus habitantes: o Menino Maluquinho, Saci Pererê, Julieta, Geraldinho, Carol, Lucio, Tuiuiu, Professora Maluquinha e muitos outros.
Dentro do planeta, o colorido predominou.
As perguntas de Ziraldo foram o mote para as atividades desenvolvidas dentro do Planeta:
- Em LER É MAIS IMPORTANTE DO QUE ESTUDAR, ele pergunta COMO VOCÊ LÊ? De cabeça pra baixo? Deitado? Plantando bananeira? É porque para ele, ler não é obrigação, é um prazer, é diversão. Livros espalhados estiveram disponíveis para serem abertos, lidos, folheados, num espaço generoso, reservado só pra isso: um banco extenso todo arredondado e pufes engraçados para as crianças ficarem à vontade ali, lendo muito.
-QUAL É A SUA HISTÓRIA? Com quadrinhos gigantes e seus balões em branco, as crianças desenharam, inventaram e contaram suas histórias.
- QUEM SOU EU? Os personagens foram “repartidos” e formaram peças de um divertido quebra-cabeça para montar em turma.
- VOCÊ JÁ ESTEVE DENTRO DE UM LIVRO? A resposta era um passeio dentro do universo das cores de FLICTS, talvez o livro infantil mais encenado da história. Este corredor descortinava as cores de Flicts e a conclusão sobre elas.

Galeria de imagens

 

No espaço do Planeta Ziraldo
Milhares de crianças e adultos puderam conhecer de forma interativa e divertida a obra de Ziraldo:
- 25 monitores se responsabilizaram em atender ao público durante o evento;
- 90.921 pessoas participaram das atividades interativas;
- 104.590 pessoas visitaram o estande.
No teatro
Para finalizar a visita ao Planeta Ziraldo, em uma grande arena, um espetáculo criado especialmente pela Cia Sapoti de teatro, encenado por atores em figurinos divertidíssimos, passeou pela obra de Ziraldo.
- 2 espetáculos em revezamento;
- 89 apresentações com aproximadamente 15 minutos de duração cada;
- 7 espetáculos nos dias úteis;
- 8 espetáculos às sextas e domingos;
- 9 espetáculos aos sábados;
- 22h15 de programação teatral;
- 13.669 espectadores.

Mais obras de Ziraldo
A homenagem a Ziraldo continuou fora dos domínios do Planeta. Em paralelo, o autor também lançou obras adultas como o caderno de esboços “Os homens tristes e outros desenhos”, organizado por Gustavo Luiz e Paulo Vieira, com apresentação de Ferreira Gullar.

Galeria de imagens

 

 
  • contato: (11) 2538-4156 - (11) 7377-8878