Evento Neutro
Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 15ª Edição

Case: LPR: TECNOLOGIA RURAL AO VIVO E EM CORES NA AGRISHOW
Candidato: GL events Brasil
Cliente: BTS Informa
Segmento: Serviços
Estado: RJ
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

Nas feiras agrícolas, não basta descrever os produtos com folhetos e vídeos – é preciso demonstrar. Na Agrishow, os fabricantes colocam as máquinas para funcionar para que o público tenha uma visão mais abrangente dos produtos. A LPR foi a montadora oficial do evento em 2013 e, diante do excelente desempenho, foi escolhida para montar a 21ª edição em 2014. Foram quase 12mil m2 de estruturas montadas.
A feira aconteceu entre 28 e abril e 2 de maio de 2014 em Ribeirão Preto (SP).

LPR

Especializada em montagem de estandes para feiras e eventos, aluguel de móveis e programação visual, a LPR atua desde 1985 no Brasil e exterior. A partir de 2013, passou a integrar um dos maiores grupos do setor de eventos no mundo, a francesa GL events.

Além de montar feiras, a LPR também trabalha em montagem de infraestruturas temporárias para grandes eventos. No primeiro semestre de 2013, fez - junto com a GL events Services, outra empresa da GL events Live - a montagem da Copa das Confederações 2013 no Brasil. Com a estrutura do grupo GL events, realizou toda a operação de montagens do Match Hospitality, Match Ticketing, além das instalações temporárias nas sedes de Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

Atuou ainda na montagem dos Jogos Pan-Americanos de 2007 no Rio de Janeiro; da Rio + 20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável; e do Rock in Rio. Mas o principal desafio foi a Copa do Mundo FIFA 2014, que demandou uma grande preparação da empresa para atender às demandas deste mercado.

GL events Brasil
A GL events Brasil faz parte de um dos maiores grupos do setor de eventos no mundo, a GL events, com sede em Lyon e faturamento de 824 milhões de euros em 2012. Com escritórios no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Bahia, a GL events Brasil é o único grupo da América Latina a trabalhar em toda cadeia da produção de eventos: da concepção, administração de espaços, design, construção, fornecimento de estrutura, serviços de catering até hospedagem, organização de exibições e produção de brand events.
O grupo se divide em três frentes: GL events Live, consultoria responsável pela concepção, produção e fornecimento de serviços para eventos; a GL events Exhibitions, com projetos e produção de feiras de negócios e de público, proprietária de 300 feiras em diferentes países; e GL events Venues, que faz a gestão de 37 espaços para eventos no mundo, entre centros de convenção, parques de exposição, arenas, casas de shows e salas multiuso.

Galeria de imagens
   

 

A Agrishow é uma das maiores e mais completas feiras de tecnologia agrícola do mundo. É uma feira agropecuária diferente, pois cobre todos os processos, da semente e do broto ao crescimento e colheita. É a única no Brasil onde é possível encontrar uma enorme variedade de produtos e serviços que atende a todos os produtores rurais, independente do tamanho da propriedade e tipo de cultura. É um ambiente de atualização profissional, lançamentos, divulgação das próximas tendências do setor e onde grandes tecnologias são de fato demonstradas.
A grande atração da Agrishow é a demonstração dos produtos ao vivo. Por exemplo, os fabricantes de colheitadeiras colocam as máquinas para funcionar no local, o que se torna um verdadeiro show para o público, formado por profissionais do agronegócio.
A feira conta com máquinas de grande porte e tem diversos estandes e estruturas preparadas ao ar livre. O desafio da LPR foi realizar a montagem de todos os estandes da feira e atender às aproximadamente 800 marcas expositoras respeitando os prazos apertados e as características únicas de cada produto.

Galeria de imagens
Herbicat
Massey
MDA
   

 

Planejamento pré-feira
Os contatos com os expositores da Agrishow começaram a ser feitos em novembro de 2013. Foram oferecidos pacotes para a participação em feiras agropecuárias, sendo a maior, a própria Agrishow. Esta estratégia foi assertiva e resultou no aumento expressivo de resultados. A LPR tem uma longa tradição em montagens neste segmento - a sua história, construída com competência e comprometimento, foi fator decisivo na escolha dos clientes.
Através de uma reestruturação interna, a empresa reforçou a comunicação entre os departamentos, o que foi de suma importância para que nenhuma demanda ficasse de lado. A cada novo cliente ou evento prospectado, a equipe verificou cuidadosamente a possibilidade de atendimento. A mão de obra estava comprometida e a LPR não podia perder a qualidade dos serviços prestados. Alguns atendimentos foram rejeitados por este motivo.
Foi feito um estudo logístico para a distribuição dos materiais e colaboradores em todos os eventos calendarizados. A cada inauguração, toda a equipe e demais componentes eram remanejados.
O resultado da boa administração dos recursos pode ser visto por toda a empresa: mesmo com a grande demanda da Agrishow, a LPR manteve o atendimento ao seu calendário de eventos, ou seja, todas as outras feiras com realização nessas datas foram atendidas.

Melhoria da comunicação interna
Durante o período, o número de reuniões aumentou consideravelmente. Foram realizadas reuniões de planejamento pré-feira para antecipar possíveis erros ou mesmo falhas de comunicação. O foco era nos projetos a serem montados, decisões sobre as equipes de profissionais capacitados para gerenciar a montagem, envolvimento do departamento de compras na agilidade e qualidade dos itens, departamento de logística para envio do material, transporte, hospedagem e alimentação da equipe de 200 profissionais.
Foram realizadas, também, reuniões pós-evento, direcionadas para pontuar erros, acertos e feedbacks. Esta ação foi incorporada aos processos da empresa e hoje faz parte das estratégias da LPR.

Galeria de imagens
   

 

Resultados da LPR
A Agrishow foi a maior feira montada pela LPR (exceto licitações) até hoje. Na ocasião, foram montados 11.835,19m² de área. Como referência, no mês de maio de 2013, todos os eventos que a LPR montou somaram 16.153,70². Ou seja – apenas nos dias da Agrishow, a empresa montou praticamente o mesmo que um mês inteiro de operações.
- Crescimento de 30% em metragem;
- Crescimento de 82% em faturamento;
- Crescimento de 42% novos clientes;
- 200 pessoas envolvidas (crescimento de 33%);
- 50 carretas (crescimento de 67%);
- 750 toneladas de materiais (crescimento de 88%);

Resultados da feira
Graças aos esforços das empresas envolvidas na organização e montagem da feira, a Agrishow foi um sucesso de público e teve números superlativos.
- Mais de 150.000 visitantes qualificados de 67 países;
- R$ 2,6 bilhões em negócios iniciados na feira;
- 790 marcas expositoras;
- 101 novas empresas nacionais;
- 35 novas empresas estrangeiras;
- Cerca de 1.000 profissionais de imprensa credenciados.

Galeria de imagens

 

 
  • contato: (11) 2538-4156 - (11) 7377-8878