Evento Neutro
Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 15ª Edição

Case: 86º ENCONTRO NACIONAL DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO
Candidato: QE Eventos
Cliente: Câmara Brasileira da Indústria da Construção
Segmento: Eventos
Estado: GO
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
86º Encontro Nacional da Indústria da Construção

O Encontro Nacional da Indústria da Construção, ENIC, é o evento anual promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e realizado pelo Sinduscon do estado em que acontece. É o maior evento do setor da América Latina. É o único evento que une toda a cadeia do segmento para discutir e interagir os caminhos do setor. O ENIC possui o seguinte formato:
• Quarta-feira: Reuniões fechadas no período da tarde e solenidade de abertura com coquetel a noite.
• Quinta-feira e sexta-feira: Painel principal pela manhã, reunião das comissões pela tarde e atividade social a noite. Programação de acompanhantes.
• Ainda há uma feira institucional da qual participam os patrocinadores do evento.

Por estar em sua 86ª edição, havia uma grande responsabilidade e desafio para a organização em superar as edições anteriores em todos os aspectos, mesmo com as dificuldades da cidade sede não ser considerada um grande centro e nem um destino com atrativos turísticos tradicionais. Assim, a decisão da comissão foi por realizar um evento com:
- alto nível técnico, com a presença de importantes personalidades nos painéis matutinos e temas de grande relevância nas salas das comissões e fóruns no período da tarde;
- inovação e atenção minuciosa aos detalhes na programação de acompanhantes e social;
- qualidade, tecnologia e eficácia para seleção de fornecedores, recursos e equipamentos;
- atendimento diferenciado, personalizado e humanizado a todos os participantes.

E foi na assessoria, orientação e organização destes pontos que a Qualidade Eventos focou sua atuação, sem deixar de lado as ações básicas que a organização de um evento deste porte demanda.

Título: 86º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC)
Tema: Cresce Brasil! Com a nossa participação sempre.
Participantes: 1498
Local: Centro de Convenções de Goiânia
Data: 21 a 23/5/2014
Periodicidade: anual
Abrangência: nacional
Atividades paralelas: Programação de acompanhantes e social
Entidade promotora: Câmara Brasileira da Indústria da Construção
Entidades realizadoras: Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Goiás (Sinduscon-GO) e Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (ADEMI-GO)
Entidades apoiadoras: Diversas entidades de classe relacionadas ao setor.
Co-realização: Governo do Estado de Goiás
Patrocinadores: Caixa Econômica Federal e Confederação Nacional da Indústria, dentre outros nas categorias ouro, prata e bronze.
Organizadora: Qualidade Eventos Especiais

Galeria de imagens
Qualidade Eventos Especiais
Patrocínios do 86º ENIC
Entidades que apoiaram o 86º ENIC
Boas vindas
Fachada do evento durante a noite
Outra visão da fachada
Secretaria do evento
Solenidade de abertura
Autoridades no palco da solenidade de abertura
Atividade técnica no Teatro Rio Vermelho
Atividade técnica
Sala de atividade técnica
Entrada da feira institucional
Visão geral do Espaço Zen e do Cyber
 

 

O ENIC possui um manual de realização para que todas as edições tenham um escopo comum apesar dos diferenciais que cada realização pode criar. Ele já descreve toda a estrutura em termos de espaço físico, equipamentos, escopo de programação e responsabilidades de cada entidade envolvida.

O escopo básico resume-se em:
Quarta-feira:
Tarde: Reunião do Conselho e Assembleia Geral.
Noite: Solenidade de abertura, seguida de coquetel.
Quinta-feira:
Manhã: Painel geral.
Tarde: Reuniões das Comissões Técnicas e Fóruns.
Noite: Livre ou evento a critério da entidade realizadora.
Sexta-feira:
Manhã: Painel geral.
Tarde: Reuniões das Comissões Técnicas e Fóruns.
Noite: Jantar dançante.

Os painéis são definidos pela CBIC, tal qual a programação das comissões técnicas e fóruns. Para esta edição, levando em consideração o fato de ser um importante ano político, foram convidados para os painéis os principais presidenciáveis, Aécio Neves e Eduardo Campos (Dilma Rousseff esteve presente na abertura como presidenta da república); o primeiro optou por enviar um representante e o segundo participou.

As comissões técnicas e fóruns tratam de temas específicos e de grande relevância para a sociedade, trazendo as personalidades mais importantes em cada assunto para as palestras. As comissões são: Comissão da Indústria Imobiliária; Comissão do Meio Ambiente; Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade; Comissão de Obras Públicas, Privatizações e Concessões; Comissão de Política e Relações Trabalhistas; Fórum de Advogados; Fórum de Ação Social e Cidadania; Fórum dos Seconcis; Banco de Dados.

Para as atividades sociais, a solenidade de abertura possui um escopo pré-definido, porém o coquetel, as noites de quinta-feira e de sexta-feira ficam a critério da comissão organizadora e onde se pode inovar e exercitar a criatividade.

Apesar de não estar no escopo do projeto, o ENIC sempre oferece uma programação específica para acompanhantes. Fica também livre para a comissão, a escolha do tema do evento e criação da marca.

O briefing preparado pela Qualidade Eventos com base na expectativa do cliente e que gerou a definição do tema e inspirou a criação da marca sugeria um tema global, que abordasse as tendências do mercado da construção civil; que valorizasse a cultura de Goiás (Art Déco e/ou outros aspectos); desse destaque à importância logística do estado e ao seu crescimento; ou abordasse os caminhos da indústria da construção.

Deste briefing saiu o tema “Cresce Brasil! Com a nossa participação sempre!”. Este conceito imperativo traduzia as expectativas e compromissos do setor, fazendo desta edição um canal para potencializar a voz dos principais atores da Indústria da Construção. A logo considerou o fato de que Goiânia é a capital brasileira do Art Déco e seu ícone principal foi um desenho estilizado de um destes monumentos, a antiga Estação Ferroviária.

Um desafio comum a realização de eventos deste porte é a captação de recursos, por se tratar de eventos de alto custo de produção e por investimento em patrocínios estarem cada vez menores. Com o 86º ENIC não foi diferente, o desafio era grande e a meta de captação alta. Assim, atuou-se em três frentes: comercialização de cotas para empresas privadas; para entidades e criação de projetos especiais. A comercialização aconteceu baseada no projeto comercial com cotas máster, ouro, prata e bronze. Já os projetos especiais tinham cada um, um formato específico.

A comissão organizadora tinha como objetivo superar as edições anteriores, realizar um evento marcante, surpreendente, mostrando o que Goiás tem de melhor. A ideia era que os participantes se encantassem por Goiás e que o evento realizado aqui, principalmente por ser em um ano político, pudesse trazer benefícios para a sociedade com as discussões que ali acontecessem. Por isso, tivemos que preparar o melhor ambiente, com pensamento minucioso nos detalhes, cuidado redobrado no atendimento e oferecimento dos melhores recursos e tecnologia.

Assim, a Qualidade Eventos focou seu trabalho baseado nos seguintes princípios:
- atendimento personalizado, com atuação no planejamento de cada área do evento;
- pesquisa de tendências e inovações, não necessariamente tecnológicas, mas fundamentalmente em processos e com foco no resultado final;
- suporte aos participantes com atendimento ágil;
- dedicação aos projetos de captação de recursos, desenvolvendo cada um de forma personalizada e de acordo com o solicitado por cada instituição, de forma a garantir o recebimento do recurso;
- seleção minuciosa de fornecedores, priorizando a qualidade, supervisionando-os e orientando;
- acompanhamento durante o evento de todas as ações e de todas as etapas, tendo sempre um responsável em cada espaço, acompanhando todas as montagens e a realização de tudo;
- conclusão do relatório no último dia do evento para entrega-lo ao presidente da próxima comissão em um iPad cuidadosamente preparado;
- acompanhamento da finalização do trabalho de todos os fornecedores e execução final dos projetos de captação de recursos.

O 86º ENIC teve cada ponto do seu planejamento pensado minuciosamente, com foco em processos e na melhor experiência para o participante. E mesmo com o desafio de não estar num grande centro, não ser em uma cidade de atrativos turísticos tradicionais, em um ano economicamente complicado por conta da Copa do Mundo (apenas 20 dias após o evento), foi uma edição com recorde de arrecadação financeira, e mesmo com uma planilha orçamentária de alto valor, a edição conseguiu a verba necessária para realizar o evento dentro padrão desejado e ainda obter lucro.

Galeria de imagens
Painel matutino
Solenidade de abertura
Feira institucional
Feira institucional
Feira institucional
Cyber
Espaço Zen
Atividade técnica
Atividade técnica
Atividade técnica
Atividade técnica
Capa do projeto comercial
     

 

LANÇAMENTO DO EVENTO
Foi realizado em Fortaleza, na edição 85 do mesmo evento. Para esta ação contamos com um estande, promotores com uniformes exclusivos, comissão uniformizada e ações pontuais. Estas procuravam mostrar que em Goiânia um evento diferente iria acontecer. Dentre as ações, foram distribuídos picolés de frutos do cerrado, para já propiciar nas pessoas uma experiência degustativa goiana. Outra ação aconteceu no almoço das acompanhantes. Este público tem grande poder de influência na participação de seus cônjuges, a elas foi oferecido um alfenim em forma de espírito santo, uma mistura de sabor e tradição, convidando-as a vir ao nosso estado. O brinde distribuído era a imagem da antiga Estação Ferroviária de Goiânia em tecido que poderia ser emoldurado como uma obra de arte. A imagem é a mesma da marca do evento. Além disto, foi exibido o vídeo com a participação da jornalista goiana Lilia Teles e material impresso. Foi uma ação de lançamento diferente e o objetivo de despertar o interesse das pessoas em vir a Goiânia foi atingido.

ATIVIDADES SOCIAIS
A primeira foi a solenidade de abertura. Uma cenografia especial foi planejada, utilizando projeção mapeada. A solenidade começou com apresentação da Camerata e na sequência iniciou-se a abertura propriamente dita. Para este momento, contou-se com a presença da Presidenta Dilma Rousseff, do governador de Goiás, do prefeito de Goiânia, presidentes das entidades e demais autoridades. Ao final, um coquetel comemorou o início do evento na área dos estandes dos patrocinadores. A confirmação da presença da Presidenta na véspera do evento exigiu da organização flexibilidade e agilidade para atender a todos os requisitos protocolares e de segurança exigidos pelo cerimonial da presidência. Reuniões pontuais foram feitas, estratégias foram repensadas e a solenidade transcorreu dentro do exigido, sem prejudicar o que já estava planejado e sem transtornos para os participantes. A abertura foi o ponto alto do evento, com a participação de mais de 2.000 pessoas e grande cobertura da imprensa.

Na quinta-feira aconteceu a Noite Goiana, um evento no Centro Cultural Oscar Niemeyer mostrando o melhor de Goiás. Farricocos receberam o público que seguiu para o teatro para a apresentação da Companhia de Dança Quasar, grupo goiano internacionalmente reconhecido. Após o espetáculo, o público dirigiu-se a esplanada do Centro Cultural para um coquetel ao ar livre com o melhor da comida de boteco e ao som de Grace Carvalho. Para este momento, uma decoração glamorosa em uma tenda cristal de 100m² foi preparada, com todo requinte necessário para a noite. A projeção mapeada feita na cúpula do Centro Cultural encantou a todos que podiam ver as projeções durante o coquetel. Foi uma noite marcante e surpreendente, mostrando a riqueza cultural de Goiás, algo diferente do que todos estavam acostumados.

E para encerrar, realizou-se a Noite Art Déco no Centro de Eventos da UFG. Este evento teve a decoração baseada no conceito Art Déco. O cardápio da noite foi requintado como a ocasião solicitava. Musicalmente, o evento foi impecável, pois os convidados foram recebidos e apreciaram o show dos cantores goianos nacionalmente conhecidos Ricardo Leão, João Caetano e Maria Eugênia e depois curtiram o show da Banda Young que não deixou ninguém parado. A noite foi marcada pela emoção da homenagem ao Presidente da CBIC que deixou o cargo após 12 anos a frente da entidade. Ela foi pensada em seus mínimos detalhes e de acordo com o perfil do homenageado, já que a ideia era mostrar a ele a gratidão de todo um setor.

ACOMPANHANTES
As acompanhantes tiveram atenção especial. Na quinta-feira, a visita foi no Memorial do Cerrado, complexo científico da PUC-GO. Após a visita, participaram de um almoço/workshop de comidas regionais, o Sabores Goianos, comandado pela chef Emiliana Azambuja.

Na sexta-feira, fizeram city tour pelos principais pontos de Goiânia e posteriormente foram recebidas pelo Governador do Estado em um almoço exclusivo no Palácio das Esmeraldas. Antecedeu o almoço, uma palestra de etiqueta ministrada pelo renomado Fábio Arruda.

As acompanhantes receberam material específico, uma bolsa diferenciada e um brinde. Este foi um anjo feito de palha de milho por artesãs do distrito de Olhos D’água. Elas também participavam de toda programação social noturna.

ATENDIMENTO
- Conceito
A meta era oferecer o melhor atendimento, de forma que todos os participantes pudessem perceber na prática o ‘jeito goiano de receber’, sendo bons ouvintes, tendo carisma, bom humor e oferecendo informação clara, segura e precisa.

- Parceria com o SESI
O objetivo era trazer a expertise do time SESI para o receptivo dos participantes do ENIC. Esta equipe ficou com a responsabilidade de estar dentro dos ônibus que fariam o transporte dos participantes orientando as pessoas sobre a cidade e o evento, e prestando qualquer auxílio que fosse necessário. A equipe também era responsável pelo lounge, espaço equipado para realizar massagens e propiciar momentos de relaxamento.

- Receptivo no aeroporto
Em uma parceria fechada com a Infraero, foi montada uma estrutura de recepção. Na área de desembarque, um violinista recepcionou as pessoas durante toda a quarta-feira. Uma equipe prestava o apoio necessário já no desembarque e encaminhavam para o transporte. A comissão organizadora esteve pessoalmente no local para receber seus convidados. Na área externa foi montado um confortável lounge para que os participantes pudessem aguardar o transporte. Ali recebiam um mimo de boas-vindas (palha italiana embalada nas cores do evento).

- Atendimento nos hotéis oficiais
Em todos os hotéis oficiais foram montados pontos de atendimento no primeiro dia de evento. Nestes pontos, a equipe estava apta a solucionar dúvidas e entregar o material dos participantes que não tinham pendências de credenciamento. Esta estratégia minimizou o impacto na secretaria oficial no Centro de Convenções e ofereceu comodidade. Este espaço foi fundamental para solucionar dúvidas. Os participantes receberam em seus apartamentos mais um mimo da organização, um cartão de boas-vindas acompanhado de uma barra de chocolate com castanhas regionais. Ele foi colocado nos apartamentos durante a solenidade de abertura para que pudesse ser encontrado no retorno.

- Secretaria
Todo o processo de inscrições, secretaria e atendimento pré-evento transcorreu de forma bastante tranquila. O cliente optou por não encerrar as inscrições e assim uma nova estratégia foi traçada para a reta final, de forma que isto não impactasse na preparação do material daqueles que estavam inscritos há mais tempo. Com a força-tarefa montada para este fim, as pessoas puderam efetuar sua inscrição até às vésperas. Durante o evento, um horário especial de atendimento no primeiro dia foi planejado para melhor atender aos participantes e minimizar filas. Assim, a secretaria atendeu durante toda a quarta-feira, parou o atendimento durante a abertura (por determinação do cerimonial da presidência) e retomou durante o coquetel, encerrando-o a meia-noite. Desta forma, foi possível atender em torno de 80% do público no primeiro dia.

DIVULGAÇÃO DO EVENTO
A primeira ação foram os materiais para o lançamento em Fortaleza. Depois foram planejados alguns materiais: banners para colocação em entidades parceiras; folders para distribuição no interior do estado e no Distrito Federal; anúncios em revistas e jornais; publicidade em outdoor e rádio. A internet foi bastante utilizada com o site, email marketing, Facebook e campanha de links patrocinados. O foco da divulgação foi realizá-la por meio de parcerias com entidades do setor, minimizando custos e maximizando resultados. Ações de relacionamento também foram fundamentais como: reunião com fornecedores do setor para apresentação da proposta do evento; almoço de lançamento do evento para a imprensa; visita aos meios de comunicação e visitas às entidades parcerias. A somatória destes esforços refletiu diretamente nos resultados do evento, que conseguiu superar sua meta de 1000 pré-inscritos.

TRASMISSÃO AO VIVO
Além de utilizar os equipamentos mais modernos de som, iluminação, projeção simples, projeção mapeada, o evento contou ainda uma transmissão ao vivo. Todas as atividades do evento foram gravadas e transmitidas online pelo site oficial em tempo real.

HOSPEDAGEM
A reserva de acomodações foi um desafio pelo fato do evento ter sido às vésperas da Copa do Mundo. Mesmo Goiânia não sendo sede, a FIFA havia feito um bloqueio de um número alto de acomodações. O hotel oficial foi um dos primeiros parceiros a ser fechado (com mais de um ano de antecedência), mas o bloqueio da FIFA gerou dificuldades. A organização fez diversas reuniões com representantes de hotéis e conseguiu a liberação de uma boa parte de apartamentos, conseguindo atender a reserva mínima necessária. Para as demais, trabalhou-se com dois hotéis oficiais em suas capacidades máximas, hotéis de alto padrão e muito próximos (um de frente ao outro), o que não gerou problemas logísticos. Para os participantes em geral, a agência oficial de turismo fez reserva nos demais hotéis e negociou tarifas, garantindo que todos pudessem ter acomodações de qualidade. Diversos comunicados foram enviados aos participantes com alertas de reserva, informando que o período era de alta ocupação e que todos deveriam se antecipar. A estratégia funcionou.

CRIAÇÃO DE PROJETOS ESPECIAIS
Uma das alternativas para fortalecer a captação de recursos. O destaque foi o projeto desenvolvido para o Governo de Goiás, que apoiou o evento com R$ 750.000,00, tornando-se co-realizador. O recebimento só foi possível com a criação de um plano de trabalho rigoroso, atendendo aos requisitos da Secretaria da Indústria e Comércio. O plano detalhava o escopo do evento, continha orçamentos, plano de execução com prazos e regras, e exigia um relatório final e prestação de contas. Além do Governo, outras instituições apoiaram o evento desta forma como a Caixa Econômica Federal que investiu R$ 450.000,00. Com investimentos menores, mas também obtidos assim, estão o Sebrae e o Sistema Confea, Crea e Mútua. Os projetos especiais redigidos e supervisionados pela QE fizeram a diferença no resultado final da captação de recursos, pois totalizaram em torno de 50% da receita bruta do evento.

Galeria de imagens
Lançamento em Fortaleza
Lançamento em Fortaleza
Solenidade de abertura
Teatro Rio Vermelho
Farricocos e projeção mapeada na cúpula do Oscar Niemeyer
Projeção mapeada na cúpula do Oscar Niemeyer
Decoração da Noite Goiana
Grupo Quasar
Grace Carvalho
Decoração da Noite Art Déco
Decoração da Noite Art Déco
Decoração da Noite Art Déco
Banda Young
Brinde das acompanhantes
Sabores Goianos - Acompanhantes
Palestra com Fábio Arruda - Acompanhantes
Almoço no Palácio das Esmeraldas - Acompanhantes
Transporte
Receptivo no aeroporto
Receptivo no aeroporto
Mimo entregue no aeroporto
Receptivo no aeroporto
Secretaria do evento
Primeiro folder
 

 

PÚBLICO DE 2014:
Total: 1660
Participantes de Goiás: 923
Participantes de outros estados: 737

PÚBLICO DE 2013:
Total: 1520
Participantes do Ceará: 582
Participantes de outros estados: 938

RECEITA COMERCIAL DE 2014: R$ 3.245.000,00

GERAÇÃO DE EMPREGOS DIRETOS E INDIRETOS:
Com o envolvimento de aproximadamente 60 empresas fornecedoras de serviços diretos, estiveram envolvidos diretamente mais de 800 profissionais. Deste número, estima-se que entre 10% a 20% tenham sido contratados especialmente para o evento.

MÍDIA ESPONTÂNEA:
Com uma estrutura de atendimento a imprensa grandiosa, dois assessores exclusivos do evento atendendo a cada sala de atividades, o evento gerou bastante mídia espontânea, tendo sido capa dos principais jornais da cidade de Goiânia no dia seguinte a abertura do evento. Além destes, o evento foi referenciado em mídias nacionais de TV.

Para a Qualidade Eventos, empresa que tem 16 anos de mercado e em seu currículo importantes eventos de diversas áreas (saúde, engenharia, veterinária e outras áreas), foi uma honra participar de um projeto tão audacioso e importante. O ENIC tinha metas grandiosas, uma comissão engajada, exigente e disposta a realizar nada menos que o melhor evento que a indústria da construção já tinha visto. Com nossa assessoria e experiência acumulada nesses 16 anos conseguimos que as entidades atingissem seu objetivo de fazer o melhor. Pudemos orientar cada etapa do projeto e atuar de maneira proativa e responsável, contribuindo efetivamente para cada um dos resultados apontados acima.

Comprovando o dito acima reproduzimos abaixo o depoimento escrito por Joelma Pinheiro (responsável pela área de Comunicação Social):
“Agradeço à toda equipe da QE Eventos, cuja atuação e opiniões precisas me ensinaram muito. Este foi o primeiro trabalho que fizemos e espero que nunca se percam de mim, pois certamente eu vou continuar buscando. Trabalhar com vocês foi uma alegria. Muito obrigada por tudo!”

 
  • contato: (11) 2538-4156 - (11) 7377-8878