Evento Neutro
Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 15ª Edição

Case: TIM NA ESTRADA
Candidato: Pepper
Cliente: TIM Celular S.A.
Segmento: Eventos
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

A TIM é a 3ª marca de telefonia móvel do Brasil, sendo conhecida por ser a operadora que possui os plano pré-pagos mais vantajosos – com opções “sem limite” para todos os serviços, desde SMS até navegação na internet e minutos de telefonia.

Acredita que o desejo de evoluir faz parte da natureza humana. E que a tecnologia acelera mais o processo. Por isso, é uma marca que existe para quebrar as barreiras do dia a dia e criar condições que potencializam essa evolução.
Seus planos, serviços e promoções permitem que mais e mais pessoas estejam conectadas e, assim, aprendam outras formas de economizar, otimizar o tempo, se divertir, reduzir distâncias, comunicar-se mais, explorar novas ideias e oportunidades, percebendo o mundo e interagindo com ele de novas maneiras.
A TIM quer inspirar cada um a ultrapassar seus próprios obstáculos e ser um agente transformador, fazendo com que a evolução possa acontecer na vida das pessoas. Sem limites, sem fronteiras.

Ficha Técnica:

TIM na Estrada
Levando a música aonde você está.

Número de Participantes: 130.000 pessoas nos shows e mais de 1.1 milhões de pessoas impactadas diretamente
Locais: Maceió, Barretos, Recife, Bauru, Curitiba, Belo Horizonte e Brasília
Data/Período: De Março a Dezembro de 2013
Descritivo: A TIM, operadora de serviço telefônico para celular, conecta as pessoas de norte a sul, e de leste a oeste do país. Mas ela queria inovar mais uma vez e conectar de um jeito diferente.

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Com a competição do mercado cada vez maior, a TIM, como de costume, queria estar um passo à frente e inovar, para não perder espaço para outras operadoras que já estavam começando um processo de tentativa de morder seu mercado, o de pré-pago, público jovem da classe C.


A TIM percebeu que precisava reagir, estreitar o relacionamento com os consumidores oferecendo algo realmente inovador.
E o que oferecer a um público que está o tempo todo conectado mas que não fosse serviço de telefonia ou internet? Estava lançado o desafio. E a resposta estava ali, no próprio serviço que a TIM oferece: conexão.
Romper fronteiras e conectar pessoas é algo inerente da música. Estava dada a resposta.
Assim, desenvolvemos algo nunca visto anteriormente, uma plataforma musical capaz de unir gente de todo o Brasil respeitando as diferenças sócio-culturais de cada praça. E assim nasceu o TIM na Estrada, um evento itinerante que roda pelo Brasil apresentando o melhor da música.
Fomos para a rua para descobrir qual o formato e estilo musical mais agradava o público. Descobrimos que, pelo Brasil a fora, é unânime que o sertanejo é o estilo preferido.
Mas como levar o melhor do pop sertanejo para diversos lugares do Brasil, um país de tamanho continental, com um investimento reduzido e em todas as peças que precisávamos chegar.
Descobrimos que nas localidades que TIM precisava se fortalecer já existiam shows capazes de atrair multidões. Assim, negociamos a compra desses eventos e envelopamos com a comunicação da marca, pintando tudo de azul.
Na véspera de cada show, cerca de 3 dias, uma carreta com mais de 18 metros carregada de ativações como, game, ação de foto e ligação telefônica gratuita para todo o território nacional, chegava e ficava num lugar de grande circulação do público.
Ela, com toda a sua grandiosidade já era capaz de atrair o público e divulgar o evento. A carreta funcionava como um catalizador da comunicação.
E por falar nisso, TIM tomava conta da localidade através de um plano de mídia que pintava a cidade de azul, desde espaços on e off line até os meios mais tradicionais de divulgação. Facebook e banners de internet, anuncio em jornal, outdoor, carro adesivado e flyers nas lojas e outros pontos de contato com o público, convidavam o público para o grande evento da cidade sempre recheado dos maiores nomes nacionais.
Acreditamos que esse evento é vencedor pelo seu formato inovador. Nunca antes uma marca atrelou seu nome ao de tantos astros sertanejos do país, o estilo tendência que mais cresce na atualidade, o que gera um residual positivo para a marca.

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Definimos as localidades por onde TIM na Estrada passaria de acordo com o share de cada praça da marca. Reconhecemos onde TIM estava perdendo espaço e essas foram as praças escolhidas para virar roteiro do TIM na Estrada.
Entramos em contato com os produtores locais, abraçamos o evento e lançamos a plataforma.
Daí por diante, fizemos um extenso trabalho de comunicação, levando o azul TIM para o maior número de veículos Possíveis. Um plano de mídia elaborado que comunicava o evento através do on e do off line ajudava a disseminar o TIM na Estrada. Por cerca de 10 dias ele movia o público e transformava em febre a vontade de ir ao evento. Para trazer ainda mais força para a comunicação, uma carreta carregada de ativações chegava 3 dias antes da data do evento para divertir o público e gerar uma experiência positiva da marca. O público participava de ações de game e foto e podiam fazer ligações gratuitas para qualquer TIM no Brasil.
Os shows eram grandiosos, todos envelopados pela comunicação do evento e da marca. Os maiores nomes do pop sertanejo iam para o palco, como Chitãozinho & Xororó, Zezé Di Camargo, Victor e Leo, Luan Santana, Henrique & Juliano, Munhoz & Mariano, entre tantos outros que são sucesso.
Um camarote VIP recheado de serviços exclusivos recebia celebridades e convidados, consumidores especiais TIM de cada localidade. Visita ao camarim e brindes especiais mimavam este público.
Resumindo, era sucesso sem fronteira.

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TIM na Estrada é um evento com formato totalmente inovador; ele não terminava após cada show. De uma cidade para outra ele ia se replicando como formato mas trazendo novos nomes. Dessa forma, percorreu mais de 5 mil quilômetros em 2013, chegou a praças de norte a sul do país, e de leste a oeste, passando por Maceió, Barretos, Recife, Bauru, Curitiba, Belo Horizonte e Brasília, atingindo gente das mais diferentes culturas mas que tem a música como aglutinadora.

Em 2013 o TIM na Estrada atingiu pessoas de diferentes culturas, mas que tem em comum o gosto musical, a paixão pela música pop. Divertiu o público em 12 eventos, com mais de 2800 pessoas passando pela carreta, impactando mais de 130 mil pessoas nos shows e ultrapassando mais 1.1 milhões de impactos diretos.
Em seu segundo ano consecutivo, já são mais de 100 horas de música ao vivo, com mais de 500 mil participantes nos shows, mais de 50 apresentações de grandes nomes da música nacional e mais de 4 milhões de impactos diretos. Esses números reverteram-se me mais de 161 menções em veículos de mídia e internet.
Foi um show de público e interação. Afinal, se é sem fronteiras, é para todo mundo.

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