Evento Neutro
Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 15ª Edição

Case: TIM NA ESTRADA
Candidato: Pepper
Cliente: TIM Celular S.A.
Segmento: Eventos
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

A TIM é a 3ª marca de telefonia móvel do Brasil, sendo conhecida por ser a operadora que possui os plano pré-pagos mais vantajosos – com opções “sem limite” para todos os serviços, desde SMS até navegação na internet e minutos de telefonia.

Acredita que o desejo de evoluir faz parte da natureza humana. E que a tecnologia acelera mais o processo. Por isso, é uma marca que existe para quebrar as barreiras do dia a dia e criar condições que potencializam essa evolução.
Seus planos, serviços e promoções permitem que mais e mais pessoas estejam conectadas e, assim, aprendam outras formas de economizar, otimizar o tempo, se divertir, reduzir distâncias, comunicar-se mais, explorar novas ideias e oportunidades, percebendo o mundo e interagindo com ele de novas maneiras.
A TIM quer inspirar cada um a ultrapassar seus próprios obstáculos e ser um agente transformador, fazendo com que a evolução possa acontecer na vida das pessoas. Sem limites, sem fronteiras.

Ficha Técnica:

TIM na Estrada
Levando a música aonde você está.

Número de Participantes: 130.000 pessoas nos shows e mais de 1.1 milhões de pessoas impactadas diretamente
Locais: Maceió, Barretos, Recife, Bauru, Curitiba, Belo Horizonte e Brasília
Data/Período: De Março a Dezembro de 2014
Descritivo: A TIM, operadora de serviço telefônico para celular, conecta as pessoas de norte a sul, e de leste a oeste do país. O cliente queria oferecer uma experiência de marca para aproximar o público jovem em um momento de descontração.

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Briefing

Em 2013 a TIM percebeu que estava perdendo share em algumas regiões do Brasil para suas concorrentes e precisava reagir, estreitando o relacionamento com seus consumidores. Ela nos chamou e apresentou o cenário. A TIM neste momento comunicava “Você, sem fronteira” mas corria no mercado que o serviço tinha dificuldades. Era necessário um movimento para reaproximar o consumidor da marca de forma positiva, agregando valor e de uma forma que traduzisse o conceito de “sem fronteiras”.

Desafios

Precisávamos desenvolver uma ferramenta que ajudasse a marca a resolver esse problema. E como a TIM tem uma relação histórica forte com o entretenimento, resolvemos criar uma plataforma de música com capacidade de realizar shows em todo o Brasil. E para clientes especiais de cada região precisávamos romper as fronteiras e oferecer experiências exclusivas.

Estratégia

Desenvolvemos o maior evento itinerante de música pop sertaneja do país, o TIM na Estrada. Estudamos as diversas regiões do país e localizamos onde a TIM precisava trabalhar entregar melhor seu conceito. E é assim, sempre reconhecendo a localidade que precisa de reforços que chega o TIM na Estrada. Rompemos as fronteiras e levamos convidados especiais ao nosso camarote VIP, exclusivo para consumidores TIM de cada localidade, que dividiam e aproveitavam o espaço junto com celebridades. Além disso, contavam serviço diferenciado de bar, tinham acesso ao camarim dos cantores e recebiam brindes especiais.
Mas a experiência ia além. Em cada show levávamos uma carreta carregada de ativações e ali esses convidados podiam aproveitar diversas ativações: games, ação de foto e ligações gratuitas para todo o Brasil. Assim, rompemos todas as fronteiras para o sucesso.

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Através de uma análise individual de mercado da marca, identificamos as principais praças deficitárias em negócios naquele ano e procuramos produtores e shows que tenham o nosso perfil, estabelecemos uma negociação e fechamos o patrocínio e realização, inserindo-os em nosso guarda-chuva o evento “Tim na Estrada”.
Percorremos de norte a sul, de leste a oeste do Brasil e chegamos em Maceió, Barretos, Recife, Bauru, Curitiba, Belo Horizonte e Brasília. Foram mais de 5mil quilômetros percorridos e mais de 12 eventos, pois algumas praças contaram com mais de um show.
Pintamos cada praça de azul. Duas semanas antes do show começava a comunicação nas mídias de massa. Um pacote de mídia que envolvia outdoor, mídias digitais, rádio, carros adesivados, revista, jornal e a própria Carreta TIM na Estrada reforçar a comunicação do festival. Durante esse período, os consumidores podiam interagir com a marca em diversas ações oferecidas na Carreta TIM na Estrada. O show também era azul. O palco e todo entorno era envolvido pela comunicação da marca tornando o ambiente totalmente TIM.

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TIM na Estrada é um evento com formato totalmente inovador; ele não terminava após cada show. De uma cidade para outra ele ia se replicando como formato mas trazendo novos nomes. Dessa forma, percorreu mais de 5 mil quilômetros em 2013, chegou a praças de norte a sul do país, e de leste a oeste, passando por Maceió, Barretos, Recife, Bauru, Curitiba, Belo Horizonte e Brasília, atingindo gente das mais diferentes culturas mas que tem a música como aglutinadora.
O TIM na Estrada fez seu primeiro show em março e fez o seu último no início de dezembro, cobrindo, assim, todo o ano de 2013 e conseguindo levar o melhor da música pop nacional a diversas áreas. Totalizamos 12 eventos, impactando diretamente mais de 130 mil pessoas nos shows e alcançamos mais de 1.1 milhões de impactos diretos. Um numero exorbitante que superou as expectativas do cliente e de qualquer outro show popular.0
No total, foram mais de 28 horas de música ao vivo com apresentação de mais de 18 grandes nomes nacionais da musica.
Alcançamos mais de 1 milhão de pageviews com mais de 26 mençnoes em veículos de mídia off line e internet.
Além disso, TIM na Estrada gerou várias matérias em veículos de comunicação e muita mídia espontânea virando assunto em vários blogs.

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  • contato: (11) 2538-4156 - (11) 7377-8878