Evento Neutro
Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 15ª Edição

Case: ARNOLD CLASSIC BRASIL
Candidato: Savaget
Cliente: Savaget Promoçoes e Eventos
Segmento: Eventos
Estado: RJ
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Arnold Classic Brasil

Criado em 1989, da parceria entre Arnold Schwarzenegger e Jim Lorimer, como um evento de culturismo profissional, tornou-se ao longo destes 26 anos, um evento de sucesso absoluto nos EUA e, desde 2011 vem expandindo fronteiras. Realizou com grande êxito a primeira edição na Espanha e elegeu a empresa Savaget Promoções, Congressos e eventos, empresa que atua nos mercados de Esportes, Fitness, Nutrição Esportiva, Lutas, Jóias, Relógios e Ótica, há mais de 25 anos, como sócia parceira, no Brasil para realizar a edição da América Latina, em 2013, ampliando ainda mais a oportunidade de negócios.
Uma das principais metas da Savaget ao aceitar o desafio de se associar e promover um dos maiores eventos multi esportivos já realizados na América Latina, é se tornar o maior ponto de referência, no Brasil em eventos esportivos, com o foco na nutrição esportiva, fitness e qualidade de vida, sendo reconhecida pela excelência dos eventos realizados e contribuição para o país por divulgar e incentivar a prática de atividade esportiva como um benefício não apenas para a saúde, mas para a vida.
Seguindo o modelo vencedor nos EUA e Europa, o Arnold Classic Brasil, evento multi esportivo, contendo 31 competições (olímpicas e não olímpicas, além da maior feira de nutrição esportiva, do país, foi realizado em uma área de 25.500m2, no Rio Centro, nos dias 25, 26 e 27 de abril de 2014. A conferência Internacional, que atraiu 2100 congressistas, aconteceu nos dias 26 e 27 de abril de 2014, no Hotel Windsor Barra e um dos principais eventos paralelos – competição internacional de bodybuilding profissional, aconteceu no dia 25 de abril de 2014, no Citibank Hall.

O Arnold Classic Brasil, 2014, em toda sua esfera, promoveu o esporte, a inclusão, o respeito e a solidariedade; por sua natureza multiesportiva, atingindo diretamente mais de 70 mil pessoas entre atletas e amantes do esporte, que visitaram o evento durante os 03 dias, contribuindo efetivamente para melhoria da qualidade de vida, bem estar e saúde.

O evento foi um grande sucesso de expositores, competições, congressistas e público visitante, gerando mais de 4,5 mil empregos diretos e indiretos, levando o melhor da nutrição esportiva e seus benefícios aos profissionais da área e praticantes de atividade física e permitiu que projetos até então desconhecidos e/ou pouco divulgados se tornassem de domínio público, possibilitando que a grande massa visse o esporte como instrumento de transformação.

Galeria de imagens
Arnold e os sócios da Savaget no Brasil, na chegada ao Windor
Arnold Schwarzenegger chegando ao Rio Centro
Arnold visitando os estandes dos patrocinadores
cordao de isolamento dos voluntarios para o Arnold visitar a Expo
Arnold chegando para coletiva no Hotel Windsor
Arnold visitando a Expo
Arnold e os parceiros brasileiros e internacionais na coletiva de imprensa
Coletiva de imprensa
carta do parceiro internacional - Bob Lorimer
Entrada do Bodybuilding profissional no Citibank Hall
Mapa da expo
Expo
Entrada Bbpro
Palco do bodybuilding profissional no Citibank Hall
 

 

Neste momento de oportunidade e renovação, com a Copa do Mundo de 2014 e os jogos de 2016 traçando contornos concretos de infra estrutura ampliada, sistema de transportes modernizados, uma zona portuária revitalizada e economia aquecida, precisamos consolidar de vez o destino do Rio Janeiro; neste cenário, aonde a Cidade vem despontando como destino de grandes eventos esportivos, o Arnold Classic Brasil desponta como evento esportivo de grande expressão nacional, sendo desta forma uma plataforma para manter a economia aquecida, ocupando hotéis, gerando renda e empregos diretos e indiretos.
Um dos maiores objetivos do evento foi difundir o esporte nacionalmente, incentivando a participação de crianças e adolescentes, no evento.
O Evento teve patrocínio de grandes marcas do segmento esportivo: Probiótica, Integralmédica, NeoNutri, New Millen, Everlast,Bodybuilding.com, Lupo, Léo Madeiras (por meio da Leo de Incentivo ao Esporte do Governo do Estado do Rio) e apoio institucional da Abrese, Apex Brasil, Brazilian Sports, IFBB RJ, IFBB Brasil e CBER e o apoio de mídia da Revista Tatame.
Foram 31 modalidades esportivas, entre elas: Bodybuilding Profissional categorias masculino e Fitness, Bodybuilding Amador (categorias Classic Bodybuilding, Fitness, Bodyfitness e Bikini), Strongman Pro, Crossfit (Braves Challenge Fit) Remo Indoor, Pebolim, Extreme (BMX e Skate), Pump & Run, Cabo de Guerra, Frescobol, Ginástica Artística, Bike Indoor, Jump Rope, Wellness, Pole Dance, Luta de Braço, Luta Olímpica, Capoeira, Jiu Jitsu, Karate, Octógono, Wushu/Sanda (boxe chinês), Muay Thai, Powerlifting, Forma e Xadrez, trazendo campeões internacionais renomados, para competirem, dentro os quais podemos destacar: No Strongman, o lituano Zydrunas Savickas, de 38 anos, maior campeão da modalidade, os americanos Mike Burke e Brian Shawn; entre os competidores de bodybuilding profissional os norte americanos Toney Freeman e Edward Nunn; no Jumpe Rope marcaram presença os embaixadores do World Jumpe Rope além da brasileira campeã e recordista mundial - Vivien Vadja; na luta de braço feminino, o desafio Internacional entre Gabriela Vasconcelos e Zanna Cingule; o III Pole world cup, teve representatividade de 36 países entre os 138 atletas inscritos.
Vale ressaltar que dentro do octógono, foram realizados 4 projetos sociais, para que o público presente e a sociedade, através dos meios de comunicação de massa, percebessem e ao mesmo tempo se sensibilizassem sobre a importância da prática esportiva como meio de inclusão social.
Dos projetos realizados podemos destacar: MMA para atletas deficientes auditivos, o Desafio Social de K-1 INFANTIL, Capoeira e Projeto UPP Rio.
Já a conferência, que reuniu 2100 congressistas, divididos entre 9 módulos, foi o primeiro congresso científico sobre Nutrição e Treinamento para Bodybuilders no mundo, para os profissionais de Educação Física, Nutrição, MMA, Bodybuilders e demais amantes do esporte. Além de temas pertinentes ao treinamento de atletas de Bodybuilding, o Arnold Conference abordou diversos assuntos como: Nutrição Esportiva; Nutrição Clínica e Preventiva; Treinamento de Força e Hipertrofia; Corrida de Rua; Gestão de lojas de nutrição e suplementos; Bodybuilding; Palestra Cozinha Fit e Palestra Diga-me sobre o sucesso.
O evento contou com mais de 128 veículos e 260 jornalistas dos principais veículos do Rio e outros Estados: Jornal O Globo, O Dia, TV Globo, Band, Record, Rede TV, TV Brasil, SBT, MTV, Globoesporte.com, Terra, Uol e Rádio Bradesco FM. Além de revistas especializadas no setor de fitness, como Endorfina e Suplementação.
Revistas internacionais: Muscle in Form, Muscular Development e In Muscle. O evento também teve espaço para cobertura da mídia de celebridade, com veículos como Ego, TV Fama e agência AG News, que divulga fotos para espaços como Revista Caras e Quem, traduzidos em 84 milhões de valoração de mídia.
Contamos ainda com o apoio de 10 revistas especializadas para publicação de 37 anúncios de divulgação do evento; 270 inserções na rádio mix – rádio oficial do evento – que além dos spots institucionais deram todo suporte nas ações promocionais como ligue e ganhe, blitz e “De cara com o Arnold”.
Investimos também R$ 300 mil em mídia eletrônica – uma parceria com a TV Globo, que inclusive cobriu o evento, além de 200 mil flyers,150 mil convites para lojistas, 600 cartazes distribuídos para expositores, lojistas, Federações e Confederações das respectivas modalidades esportivas e academias de ginástica, além da contratação de uma empresa especializada em mídias sociais, fazendo com que chegássemos a 180 mil visitas.

Galeria de imagens
Powerlifting
Crossfit e strongman
Remo in door
Bike in door
Ginástica Olímpica e Jump Rope
Pump & Run e Pebolim
Cabo de Guerra
Extreme (BMX e skate)
Extreme (BMX e skate continuação da programação e resultados)
Frescobol e Xadrez
Xadrez (torneio e classificação)
Bodybuilding amador
Bodybuilding amador (continuação das categorias)
Wellness
Wellness (continuação do resultado) e Luta de Braço
Pole dance e Jiu Jitsu
Luta Olímpica e Karatê
Muay Thai
Muay Thai (continuação dos resultados) e Capoeira
Sanda/Wushu e Octógono (MMA para deficientes auditivos)
Octógono (Desafio K1-infantil /Cardio MMA/Competição de Kickboxing/Competição de samba/capoeira)
Octógono (Treino Aberto de MMA da Equipe X-GYM /Projeto UPP Rio)
Bodybuilding Profissional (Arnold Classic Pro Brasil e Fitness Pro Brasil)
Bodybuilding profissional (continuação resultados) e EXPO
Congresso
Congresso (fotos) e dados sobre o mercado de nutrição esportiva
descritivo das de cada etapa do evento
Programação do Evento
   

 

Os principais desafios do Arnold Classic Brasil 2014 foi aumentar em 50% o número de modalidades esportivas e o número de atletas inscritos; aumentar a participação de crianças, criando categorias infanto juvenis; aumentar o número de visitantes, no evento em 20%, levando-se em consideração a mudança de local do evento; realizar o primeiro congresso internacional do setor; desmistificar a imagem do Arnold Schwarzenegger somente relacionada ao Fisioculturismo e fortalecer a imagem dele como um incentivador do esporte e da prática de atividades esportivas; aumentar o número de lojistas e público profissional do evento.

Para cumprir todos os desafios, otimizamos diversas áreas dentro do pavilhão, para que as arenas pudessem sem modificadas diariamente para atender a competições diferentes; buscamos a harmonia do contemplativo, participativo e a efetiva concretização do negócio, dividindo os espaços e sinalizando-os, a fim de facilitar o entendimento do evento como um todo e a visitação. Com isso, elevamos de 19 para 31 o número de competições em 2014, um aumento de mais de 60%, e com o aumento do número de competições, aumentamos também em mais de 50% o número de atletas inscritos – 3.687 atletas nacionais e internacionais.
Seguindo uma das próprias recomendações do Gov. Arnold Schwarzenegger de termos a maior participação possível de crianças no evento, como uma forma de estimular à prática da atividade física desde a infância, Todos os nossos parceiros (Federações e Confederações) foram orientados para que incluíssem a categoria infantil e infanto juvenil, nas respectivas modalidades, o resultado foi a participação de 828 crianças e adolescentes, dividas entre 12 competições e apresentações, dentre elas: Jiu Jitsu, Karatê, Sanda, Xadrez, Octógono (apresentações: K1-infantil, UPP Social, capoeira, boxe, Muay Thai, Jiu Jitsu), Jump rope e ginástica artística.
O único local com infra-estrutura necessária para comportar a quantidade de eventos paralelos, a demanda de espaços para exposição, com data disponível, foi o Rio Centro, contudo, por estar estrategicamente mais distantes do Centro e dos aeroportos, a estratégia de divulgação para otimizar os resultados de visitação foram de grande abrangência, tanto no investimento em mídia impressa, quanto eletrônica. Contratamos uma empresa especializada em Mídias Sociais, para desenvolver um trabalho direcionado à este público, com uma nova identidade, layout e abordagem, fazendo com que saíssemos de uma visitação e “likes”de 50.000 pessoas para 180.000. Reforçamos ainda a nossa parceria junto as revistas do setor, elevando o número de páginas de divulgação. Criamos competições diferenciadas, como o Strongman Profissional, com uma linguagem para TV, desta forma, integrando a grade dos principais programas esportivos da Rede Globo, com chamadas veiculadas na semana que antecedia o evento. Todo esse esforço refletiu no aumento de 20% na visitação, passando de 70 mil vistantes.

Já o congresso internacional, o 1o. do setor, foi um sucesso desde o lançamento, teve 4.000 visitas no site oficial do Arnold Conference, no dia da abertura de inscrições e 18 mil fãs na FanPage oficial do Arnold Conference, em 1 mês de ações promocionais e divulgação do evento, resultando em 2100 congressistas inscritos, em 2 dias de evento, surpreendendo os sócios internacionais, onde o mesmo evento que acontece há 26 anos em Ohio, nunca passou da marca de 300 inscritos. Fomos inclusive convidados para organizar o congresso internacional do Arnold Sports Festival, nos EUA.
Arnold Schwarzenegger sempre teve uma imagem muito relacionada ao fisioculturismo, por ter sido o esporte que o colocou em evidência, porém, como sócio de um evento multi esportivo - o Arnold Classic Brasil procuramos associar sua imagem não só aos esportes tradicionais, mas também a esportes com menos expressão e outros tipicamente brasileiros como: frescobol e capoeira; em todas as modalidades, contamos com a presença do Arnold como espectador e como participante, como exemplo: Pebolim e Xadrez.
A Expo vem crescendo tanto na participação de expositores e marcas, quanto no aumento significativo de visitação de lojistas e profissionais do setor; Criamos um horário específico, na Feira, das 10:00 às 14:00 somente para lojistas e profissionais do setor, sob credenciamento prévio em nosso site (sujeito à avaliação do cadastro pela nossa equipe), com acesso gratuito. Este ano foram 3.867 lojistas, um aumento de 30 % comparativo a edição anterior.

Galeria de imagens
Projeto UPP - Rio
Capoeira
Xadrez
Frescobol
Pebolim
         

 

O Arnold Classic 2014 superou todas as expectativas.
Foram mais de 70 mil visitantes, 3687 atletas inscritos, nacionais e internacionais, divididos em 31 modalidades esportivas; mais de 2.300 leitos ocupados, 7300 roomnights, além dos apartamentos e albergues alugados; 2100 Congressistas; e a Feira voltada tanto para lojistas quanto para o consumidor final, reuniu, no mesmo local os maiores e mais importantes fabricantes e importadores do mercado de suplementação esportiva, atletas, nutricionistas, lojistas de suplementos, proprietários de academias, médicos do esporte, e praticantes de atividades esportivas, proporcionando, dessa forma, uma interação bastante positiva para as oportunidades de negócios. Foram 130 estandes, mais de 168 marcas expositoras, 3.867 lojistas, movimentando 80 milhões em negócios gerados, um crescimento de 30% em relação a edição anterior, e um impacto de 18 milhões no PIB local.
Todas as ações sugeridas para otimização dos espaços de exposição, das competições e eventos paralelos, bem como as soluções para melhor promoção do evento, na busca pela excelência de resultado de público, e negócios gerados, corresponderam em todos os aspectos às expectativas da Savaget e dos parceiros internacionais da Classic Productions.
Este ano, atingimos a margem de 15% de retorno do investimento.
A pretensão é que o evento, que tem sido um marco no segmento esportivo, desde a sua primeira edição, seja uma plataforma para alavancar o setor de esportes e nutrição e mostrar a força do Rio de janeiro como pólo fomentador de novas tendências para o país; promova ainda mais a saúde e o bem estar, com a realização de atividades esportivas simultâneas e estimule a importância da prática de alguma atividade física, no público impactado.
O evento que já tem data marcada para 2015, prevê um aumento de 20 a 30% no número de atletas participantes, estima agregar pelo menos mais 6 eventos paralelos, incluindo as competições judô, corrida, natação, survivor race, ciclismo, pólo aquático, remo outdoor, entre outros, e acredita atingir a meta de de 90 mil visitantes.
As áreas de exposição, já estão com 70% das reservas ocupadas, um reflexo do resultado positivo da edição de 2014 e grandes projeções de faturamento para 2015.

Galeria de imagens
Dados das mídias sociais
Dados midias sociais (2)
     

 

 
  • contato: (11) 2538-4156 - (11) 7377-8878