Evento Neutro
Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 15ª Edição

Case: XBOX ONE
Candidato: Agência Case
Cliente: Microsoft
Segmento: Eventos
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

Há 14 anos, os clientes da Case Imagine descobrem que o espetáculo que eles imaginam só se torna realidade quando o projeto é feito por profissionais de talento e experiência. Um sonho fica ainda mais fantástico quando é realizado com perfeição em todos os detalhes. É isso que guia a agência em cada projeto, em todas as áreas que trabalha: eventos, viagens e campanhas de incentivo, promoções, conteúdos e soluções digitais.

A Case Imagine construiu histórias de sucesso para clientes de todos os portes e ramos graças à multidisciplinaridade de sua equipe que reúne profissionais das mais diferentes vivências. Pessoas das áreas de publicidade, turismo, relações públicas, jornalismo, design e outros ramos do conhecimento combinam diariamente suas ideias para chegar a soluções inéditas e sob medida para qualquer demanda que o cliente apresentar – especialmente aquelas que nenhuma agência tradicional, com foco em uma área específica, consegue suprir com perfeição.

A combinação de diferentes perfis em um ambiente pensado para acolher talentos da melhor forma possível rendeu à agência o primeiro lugar na premiação Great Place to Work dentre as agências de serviços especializados com até 100 funcionários.

Nenhuma outra agência brasileira consegue entregar projetos de eventos em qualquer lugar do país – e internacionalmente – porque só a Case conta com uma rede de colaboradores que alcança todos os destinos indicados pelos clientes. É assim que a imaginação se transforma em ideias e depois em um espetáculo – do brainstorm na agência aos aplausos finais dos participantes.

O Xbox One é a nova grande aposta da Microsoft para revolucionar a vida de milhões de usuários em todo o mundo. Uma máquina que coloca as mais diversas formas de entretenimento ao alcance de um botão, gesto ou comando de voz. Por ser um produto chave para a divisão de games da empresa e contar com concorrentes de grande representatividade no mercado como a Sony e a Nintendo, o lançamento do console no país precisava ser verdadeiramente marcante, pois o mercado brasileiro de games conquistou em 2013 o posto de quarto mais lucrativo do mundo, mobilizando valores próximos a 6 bilhões de reais. O console anterior da Microsoft, o Xbox 360, conseguiu com sucesso conquistar mais da metade do mercado brasileiro de consoles. Por isso, a responsabilidade no Xbox One era ainda maior. Para isso, o lançamento do Xbox One deveria impactar, envolver e despertar o interesse dos mais diversos públicos.

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Foi desenvolvida uma campanha cuja principal estratégia era construir o engajamento progressivo dos públicos almejados pela Microsoft, sob o direcionamento criativo de “Faça Parte da Invasão”. Essa frase representava um chamado para experimentar o Xbox One e suas tecnologias, vivenciar uma imersão nos jogos de lançamento e por fim ser um dos primeiros proprietários desse centro de entretenimento. A campanha foi dividida em três momentos: exposição na Brasil Game Show 2013, ação de endomarketing e evento de lançamento.

Brasil Game Show 2013 - A maior feira voltada ao mercado de jogos eletrônicos da América Latina, realizada no Expo Center Norte em São Paulo, era a oportunidade ideal para apresentar o Xbox One ao público consumidor e também à imprensa.

Era preciso que o estande se tornasse uma referencia em imersão e entretenimento durante os quatro dias de feira. O espaço de 600m2 reservado para a Microsoft recebeu paredes verdes de 5,40m que se destacaram perante os estandes concorrentes.

Ampliando a atratividade e o interesse pelos jogos do Xbox One, elementos reais associados ao universo de dois dos principais títulos anunciados fizeram parte da cenografia do estande: um carro de corrida foi inserido para divulgar “Forza 5” e uma biga romana remetia ao “Ryse”.

Intensificando o clima de expectativa e surpresa criado em torno do estande e reforçando a ideia de “Invasão”, ao longo de todos os dias de feira o estande contou com performances inovadoras, realizadas por grupos de artistas que tomaram conta do local para apresentar pocket shows associados aos jogos do console.

E para transformar o público da Brasil Game Show 2013 de expectadores em parte da “Invasão”, milhares de capacetes romanos foram distribuídos, fazendo com que os soldados de “Ryse” se espalhassem e tomassem conta de outros estandes e ambientes da feira.

Endomarketing - Nas semana do lançamento, as portas dos elevadores e salas de reunião de todos os andares da Microsoft receberam comunicações especiais com a divulgação de títulos de lançamento do Xbox One. Performáticos vestidos de zumbis e soldados romanos percorreram no dia do lançamento os corredores da empresa, surpreendendo o público, distribuindo brindes Xbox e incentivando a participação no concurso desenvolvido para esse dia especial, que tornava os funcionários parte da “Invasão” Xbox One por meio de maquiagens temáticas, premiando a melhor performance com o novo console.

Evento de Lançamento (Green Night) - Mais de 300 convidados entre membros da imprensa e influenciadores compareceram na noite de 21 de novembro ao Espaço Infinitto para conhecer o console, experimentar seus jogos, aproveitar a contagem regressiva para o dia 22 e celebrar esse importante momento para a Microsoft. Após a realização de um coquetel ao lado de uma edição especial Xbox do C3, todos foram conduzidos por um túnel de lasers verdes para o próximo ambiente cenografado com as cores e formas do Xbox. Três minutos antes da meia noite, as luzes se apagaram e um performático surgiu sobre o palco, manipulando feixes de lasers e utilizando-os como bastões, espadas, raquetes e outros instrumentos. Uma alusão direta aos mais diversos estilos de jogos.do Xbox. Após a apresentação do representante Microsoft, as estações para experimentação dos jogos foram liberadas, acompanhadas da invasão se zumbis e romanos ao local, contribuindo assim para o clima lúdico do evento que permeou por toda a noite, ao som do DJ e envolto em muita tecnologia.

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Para que o lançamento do Xbox One no Brasil fosse um sucesso, a agência elaborou a estratégia de instigar todos os públicos envolvidos na campanha (consumidores, imprensa e funcionários) a fazerem parte da "Invasão".

Esse conceito forte inspirou as ações elaboradas para todas as etapas. Ao aproveitar a oportunidade da BGS 2013 para construir um estande de grandes proporções e que reforçava a temática dos jogos, a divisão Xbox da Microsoft experimentou um sucesso inédito e o público participou de uma imersão inigualável na feira, sendo incorporados inclusive à "Invasão" através da utilização dos capacetes romanos distribuídos.

O conceito de estande-show implementado pela agência também ajudou a quebrar o paradigma de que apenas a experimentação dos produtos é necessária em uma feira de games, se tornando um fator de envolvimento e encantamento do público.

Surpreender e incorporar à "Invasão" foram estratégias também utilizadas na ação de endomarketing e no evento de lançamento.

Em ambas as etapas, personagens vindos diretamente dos jogos realizaram intervenções e aproximaram o universo lúdico proporcionado pelo Xbox One para mais perto desses públicos.

Os felizardos que puderam acompanhar de perto o lançamento do console na noite do dia 21 puderam desfrutar ainda de uma festa inesquecível, com direito a instalações tecnológicas, um envolvente show de abertura, que representava com a manipulação de lasers toda a abrangência de jogos do Xbox One, além da experimentação dos jogos ao som contagiante de um DJ.

Uma campanha de lançamento conectada, envolvente e que ajudou a impulsionar o Xbox One à liderança do mercado brasileiro de consoles da nova geração.

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A campanha obteve números expressivos.

Mais de 150.650 visitantes da BGS 2013 passaram pelo estande de Xbox, com aproximadamente 60% participando ativamente das interações presentes no local.

Para ampliar o exército de "Ryse", foram distribuídos 16000 capacetes que esgotavam rapidamente assim que as promotoras entravam no estande.

A campanha de endomarketing atingiu mais de 700 funcionários que interagiram com os performáticos, coletaram seus brindes e participaram do concurso de maquiagem e performance.

O evento de lançamento do Xbox One reuniu mais de 300 convidados, que destacaram o show de apresentação do console e a festa como os pontos de destaque da noite.

A campanha gerou centenas de menções na mídia e milhares de posts nas redes sociais acerca do Xbox One, principalmente após a apresentação do console durante a BGS 2013, demonstrando o enorme interesse do público e da imprensa pela novidade da Microsoft.

Mesmo após o término da campanha de lançamento, o sell-in de Xbox One aumentou consideravelmente no país, o tornando, até o momento, o console mais vendido da nova geração, obtendo números 4 vezes maior que o concorrente PS4.

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