Evento Neutro
Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 15ª Edição

Case: SELECTA FÓRUM PARA EXCELÊNCIA
Candidato: Fuego Incentivos
Cliente: Mantecorp Skincare - Hypermarcas S/A
Segmento: Eventos
Estado: SP
TROFÉU PROJESOM
Categoria: Seminário e Fórum
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
SELECTA - FÓRUM DE EXCELÊNCIA

A Fuego Incentivos,

Criada em 2010, a Fuego é uma empresa que oferece soluções completas em marketing de
incentivo. Desenvolve campanhas promocionais e de incentivo, viagens de incentivo, feiras,
eventos corporativos e capacitação para profissionais em Marketing de Varejo e
Vendas.
Como sugere o nome, a "Fuego" está diretamente ligada ao conceito de fogo, motivação, aquecimento, provocando a mudança de comportamento, para inspirar colaboradores, equipe e clientes.Com sede em São Paulo e filial em Minas Gerais - no Triângulo Mineiro, a empresa realiza eventos, convenções nacionais e internacionais, bem como programas de incentivo.(www.fuegoincentivos.com.br)
A Hypermarcas é uma das maiores companhias de bens de consumo com capital de origem brasileira e possui o maior e mais diversificado portfólio de marcas, incluindo predominantemente marcas líderes e vice-líderes em seus respectivos segmentos.

A Mantecorp Skincare é uma das marcas do portifólio da Hypermarcas. Ela se destaca pela descoberta e aplicação de processos inovadores no desenvolvimento de seus produtos. Sua linha de dermocosméticos possui comprovação científica por meio de estudos clínicos, que garantem sua eficácia e segurança, atuando de forma efetiva nos cuidados com a pele.
O evento Selecta – Fórum para a Excelência, consiste em um primeiro projeto da Hypermarcas – Mantecorp Skincare para realizar uma Pesquisa STC (Suporte Técnico ao Cliente), afim de entender as necessidades dos seus melhores players (clientes). Para esta evento foram convidados gestores formadores de opinião de redes de farmácias e drogarias, que foram submetidos a uma pesquisa qualitativa por meio do método Focus Group. O intuito principal foi gerar uma discussão de temas que dessem subsídio a Mantecorp Skincare para ver sua relação com a concorrência, bem como saber que elementos e formatos deveria estabelecer para um novo modelo de treinamento de equipes das redes de farmácias e drogarias de seus clientes.
A Fuego Incentivos foi responsável por todo conceito, planejamento, comunicação visual, organização, gerenciamento de logística e execução do projeto.
TÍTULO: SELECTA – Fórum para a excelência
TEMA: Os melhores ingredientes resultam nas melhores receitas, no sucesso.
PARTICIPANTES: 22 convidados
LOCAL: SÃO PAULO / SP
DATA: 06 de Junho de 2014.
PERIODICIDADE: Primeira edição
ABRANGÊNCIA: Nacional
CONCEITO DO EVENTO: Aprimorar o estilo e conceito de treinamentos de Dermocosméticos junto aos principais players.

Galeria de imagens
Restaurante Figueira Rubayat
Restaurante Figueira Rubayat
Espetáculo Rei Leão
Espetáculo Rei Leão
Espetáculo Rei Leão
         

 

A Hypermarcas – Mantecorp Skincare pela primeira vez realizou um projeto de Pesquisa STC (Suporte Técnico ao Cliente), que consiste em entender as necessidades dos clientes. Para isso foi aplicada uma pesquisa com os melhores players (clientes), considerados formadores de opinião, afim de compreender claramente quais pontos e elementos deverão ser tratados em treinamentos técnicos e de vendas para as equipes destes clientes.
O propósito maior era fazer com que estes formadores de opinião se sentissem necessários e parte fundamental neste projeto da Hypermarcas – Mantecorp Skincare.
Por ser uma área nova na empresa e estar ligada ao Trade Categoria, o STC (Suporte Técnico ao Cliente) é formado por coordenadores que realizam treinamentos de produtos junto aos clientes (redes de farmácias e drogarias), atuando em especial junto aos formadores de opinião como: Gestores de Categoria Dermocosméticos, Gerentes de Loja, Farmacêuticos, Balconistas, etc. Um dos grandes desafios, também devido a área estar em recém estruturação, foi buscar um formato de entender quais eram as expectativas do responsável por treinamentos em cada rede de farmácia de seus clientes em relação aos treinamentos oferecidos pela Hypermarcas – Mantecorp Skincare. Entender o que significa um bom treinamento para eles, as limitações encontradas e que temas se poderia abordar nesta busca pela excelência.
Diante deste cenário, buscou-se o Instituto Provokers para realizar uma pesquisa junto a estes clientes. O método utilizado foi o Focus Group (grupo focal), um método de pesquisa mercado qualitativa, onde se emprega a discussão moderada de entre 8 e 12 participantes além da presença de um moderador. Neste caso, os moderadores desta equipe já possuíam experiência e conhecimento da categoria de Dermocosméticos e isso muito ajudou na condução e sucesso do processo.
Isso foi fundamental para ajudar a Hypermarcas – Mantecorp Skincare a encontrar um formato de treinamento ideal e bastante assertivo, tendo em vista que um bom treinamento gera conhecimento sobre seus produtos e consequentemente gera demanda dos mesmos junto aos consumidores.
Diante deste cenário a Fuego Incentivos foi responsável por criar um conceito que transmitisse aos convidados a importância que eles tem para a Hypermarcas – Mantecorp Skincare. Como o intuito principal da ação era demonstrar a preocupação da Mantecorp Skincare com a excelência, todos os convidados precisavam entender a importância que tinham para a empresa.
Por se tratar de um público seleto, parceiros de grande relevância e que muito iriam contribuir no aprimoramento das atividades da empresa, chegamos ao nome Selecta. Pessoas selecionadas, de grande importância e conhecimento. Imprescindíveis para o negócio da Mantecorp Skincare.
O slogan – Fórum para Excelência – traduz o objetivo, que é realizar uma pesquisa para atingir a excelência no atendimento e conhecimento dos produtos Mantecorp Skincare. Foram utilizadas fontes simples e cores sóbrias para retratar elegância.
Com base neste conceito, criamos toda a estrutura de ações do evento que puderam sustentar esta temática e deixar o convidado sempre percebido como centro de evidência. Desde o save the date até o brinde de agradecimento, tudo foi pensado e trabalhado para que o convidado se sentisse como peça fundamental deste momento tão importante para a Hypermarcas – Mantecorp Skincare e também deixar claro que sua participação, muito contribuiu para garantir este processo de excelência.
PROGRAMAÇÃO
05 DE JUNHO
- chegada dos convidados não residentes em São Paulo;
- traslado para o hotel;
- pernoite

06 DE JUNHO
- traslado do Hotel ao Instituto Provokers
- traslado ao Restaurante Rubaiyat Figueira;
- traslado ao Teatro Renault para assistir o espetáculo: O Rei Leão;
- traslado para o hotel;
07 de JUNHO
Os convidados retornaram a sua cidade de origem;

OBS: Os residentes em São Paulo se locomoveram em seus próprios veículos e compareceram nos locais indicados e nos horários estabelecidos pela Organização.

O maior desafio do evento foi exatamente buscar um conceito que deixasse claro ao convidado que ele realmente era importante para a Hypermarcas – Mantecorp Skincare e que sua opinião na pesquisa STC muito ajudaria a ele e sua equipe, bem como a Hypermarcas.
Este case deve vencer como evento Seminário & Fórum, pois conseguiu transmitir e tangibilizar claramente o conceito idealizado pela Hypermarcas – Mantecorp Skincare: fazer com que o convidado se sentisse personagem chave do projeto Pesquisa STC, e assim, dar as melhores contribuições. Com o novo treinamento já formatado a empresa poderá mensurar o real aumento de vendas da categoria e garantir atingir ou estar próximo ao crescimento esperado pela empresa. Somente pelo fato de ouvir os formadores de opinião o evento atingiu como grande objetivo estreitar os laços de relacionamento junto a estes players, pois poucas vezes empresas colocam seus clientes em uma posição tão privilegiada como esta.

A Hypermarcas – Mantecorp Skincare teve como objetivo: envolver gestores de seus melhores clientes e que fossem formadores de opinião da Categoria Dermocosméticos em seus negócios, para participarem de um Fórum de discussão para entender como estava seu desempenho perante a concorrência e também buscar elementos para formatar um treinamento mais eficiente para a equipe de seus melhores clientes nas redes de farmácias e drogarias. Ao mesmo tempo era necessário fazer com que estes convidados se sentissem importantes e notáveis para a empresa.

Com isso, os convidados participaram da pesquisa qualitativa proposta pelo Selecta – Fórum para a Excelência, aplicada pelo Instituto Provokers.
O grupo permaneceu no Instituto Provokers por cerca de 3 horas e estavam presentes representantes Hypermarcas e Mantecorp Skincare. Por meio da metodologia de Focus Group o trabalho foi realizado com êxito e todos puderam dar suas contribuições e garantir que o projeto fosse um sucesso. Os imputs para a pesquisa foram direcionados pela equipe de STC e Trade Marketing Categoria Dermocosméticos da Mantecorp Skincare e buscavam ir de encontro aos objetivos propostos.
Tudo foi escolhido com a intenção de garantir que todos os participantes se sentissem importantes e merecedores de tanta preocupação com os detalhes. A escolha do restaurante Rubaiyat Figueira se deu afim de transmitir o conceito de excelência e qualidade em produtos e na prestação de serviço. Um renomado restaurante da capital paulista tangibilizou o link de chefe de cozinha utilizando os melhores temperos para servir um time de elite (clientes formadores de opinião) que possui os melhores ingredientes (conhecimento) para contribuir com o projeto de pesquisa STC. Tornando este o maior diferencial competitivo do evento.
Durante o jantar, representantes da Hypermarcas - Mantecorp Skincare transmitiram os agradecimentos aos convidados e falaram brevemente da importância dos mesmos estarem ali com eles. Este contato foi utilizado para garantir momentos em que a equipe da empresa pode estreitar laços de amizade e relacionamento com os clientes. Garantindo assim, uma maior aproximação com os representantes desta categoria e por meio de um treinamento de excelência garantir a convergência em aumento de vendas em curto e médio prazo.
A escolha do espetáculo O Rei Leão veio de encontro a proporcionar aos convidados um momento de lazer e também contato com mais um case de excelência e alto impacto. O show visto por milhares de pessoas no mundo e com um elenco gigantesco transmite aos expectadores conceitos de impacto como: trabalho em equipe, preocupação com os detalhes, harmonia, dentre outros. Além de garantir o acesso a cultura e vivência de novas experiências.
Antes da chegada dos convidados ao Instituto havia um coordenador da Fuego Incentivos, que juntamente com um colaborador da área de eventos da Hypermarcas checaram o briefing com o Instituto e repassaram os últimos detalhes para o início do Fórum. No local foram colocados banners da Mantecorp e de Boas Vindas.
Antes de terminar os trabalhos no Instituto o coordenador da Fuego Incentivos se dirigiu até o local do jantar: O restaurante Rubaiyat Figueira. Foram checados todos os detalhes como: local reservado ao grupo, composição da mesa, check list do cardápio personalizado para o grupo e também a utilização de itens como o uso de marcas concorrentes do portifólio da Hypermarcas (adoçante por exemplo). Todo o script e apresentação a ser feita pela representante da Hypermarcas – Mantecorp Skincare, bem como todo o áudio visual para este momento (telão, projeto, microfone e sonorização).
Foram desenvolvidos materiais de comunicação, que encantaram a todos os convidados e reforçou em todos os momentos o fato de que todos que ali estavam eram importantes para a empresa. Evidenciando que este processo ajudaria a todos os envolvidos a estruturar melhor os conhecimentos e ensinamentos do produto para gerar valor ao consumidor e um maior volume de vendas aos clientes e a Hypermarcas – Mantecorp Skincare.
Os materiais de comunicação criados foram: logomarca, slogan, save the date, kit convite físico, cardápio para restaurante, banners, sacola para brindes, etc.
O feedback ao final de todas as ações do evento foi bastante positivo por parte dos convidados, pois todos agradeceram muito a oportunidade de participar do projeto, se sentiram realmente importantes e como verdadeiros selecionados. Com isso ficou evidente que o projeto atingiu seu objetivo primário que era causar este sentimento nos participantes.

Galeria de imagens
Adesivo Caixa Personalizada
Banner de Boas Vindas
Banner Mantecorp
Banner Mantecorp II
Banners
Caixa Personalizada para Kit Convite
Cardápio Restaurante
Cartão de Agradencimento Frente
Cartão de Agradecimento Verso
Convite interno
Convite interno
Kit Convite
Kit Convite
Kit Convite
Kit Convite
Sacola para Brinde
SAVE THE DATE
SAVE THE DATE PERSONALIZADO
Tag convite frente
Tag convite verso
template ppt capa
template ppt
template ppt mestre
   

 

O Evento contou com um investimento R$60.000,00 para 22 convidados e teve seu objetivo primário alcançado, pois os convidados se sentiram importantes em participar do Fórum e foram motivados por toda a temática e conceito criado para o evento. O que deixou claro que a comunicação visual do evento foi um fator determinante para se atingir este primeiro objetivo, pois todos os participantes eram responsáveis pelos treinamentos e agendamentos dos treinamentos em suas respectivas redes de farmácias ou drogarias,. Além disso, são pessoas que entendem muito da categoria e do mercado. E como a ideia era discutir o universo geral de Dermocosméticos e a forma como a Mantecorp Skincare estava atuando comparado aos concorrentes, mas também como principal objetivo buscou-se entender qual o formato ideal de treinamento na opinião destes responsáveis, que seria extremamente importante para se elevar o nível de serviço, bem como garantir aumento de receita a curto e médio prazo.
Como objetivo secundário a Hypermarcas – Mantecorp Skincare conseguiu por meio das contribuições de cada convidado formatar os treinamentos de acordo com os novos moldes, afim de serem implantados em início de 2015, o que certamente fará com que a empresa atinja os índices percentuais de acréscimo de vendas x satisfação dos consumidores. Gerando assim resultados positivos para cada parceiro (player) e a própria empresa.
Como ação de pós-evento está sendo preparado um novo evento e em alguns casos encontros individuais para apresentar os resultados da pesquisa, bem como apresentar o novo formato de treinamento aos responsáveis por cada rede e já definir uma agenda de treinamentos para o ano de 2015.
O convidado em momento algum teve dúvida de sua real importância em participar deste projeto e o quanto ele é especial para a empresa. Isso foi evidenciado por meio de uma comunicação eficiente e impactante. A equipe da Fuego não mediu esforços na criatividade e ideias inovadoras para garantir as melhores soluções para o briefing do cliente.
Uma das gestoras da Hypermarcas relatou por e-mail um feedback extremamente positivo destacando a comunicação visual: “O evento foi excelente! Comunicação impecável! Parabéns! Muito bom contar com vocês.” Também outra integrante da equipe nos deu o seguinte feedback: “Gostaríamos de agradecer o suporte no evento STC Dermo. O evento foi um sucesso, só tivemos elogios. Parabéns pelo trabalho!”

 
  • contato: (11) 2538-4156 - (11) 7377-8878