Evento Neutro
Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 15ª Edição

Case: NOVEMBRO AZUL – CAMPANHA NACIONAL DE COMBATE AO CÂNCER DE PRÓSTATA
Candidato: Instituto Lado a Lado pela Vida
Cliente: Instituto Lado a Lado pela Vida
Segmento: Eventos
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
O Congresso Nacional se iluminou de azul no dia 17/11 em homenagem à campanha Novembro Azul 2013

1.INSTITUTO LADO A LADO PELA VIDA

O Instituto Lado a Lado pela Vida é uma instituição brasileira sem fins lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, idealizada em 2008, com sede na cidade de São Paulo. Sua atuação é baseada em princípios de qualidade de vida, sustentabilidade e humanização, recomendados pela Organização Mundial da Saúde e voltados aos indivíduos.

A missão do Instituto é levar conhecimento sobre saúde ao cidadão leigo em diversas esferas: informação, apoio, conscientização, prevenção, inclusão social, quebra de paradigmas e preconceitos, tendo como foco a humanização da saúde, a fim de promover informação de qualidade, reflexão e debate.

As ações são desenvolvidas em contextos urbanos e rurais, em áreas de grande circulação pública, empresas, hospitais, entre outros, e possuem abrangência nacional. São utilizados diferentes meios de sensibilização do público, como materiais informativos próprios, recursos lúdicos e artísticos, oficinas, portais, mídias sociais, sites e blogs.

Nossos projetos:

Os projetos são: Ser Homem, Ser Mulher, Ser Jovem, Ser Idoso, Ser Sustentável e Ser Cultural. Todos eles são permeados pelo compromisso com a integralidade, a informação responsável, o acolhimento, a cultura, a sustentabilidade e a qualidade de vida.

1.2. NOVEMBRO AZUL

No dia 17 de novembro é comemorado o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata. E o mês se tornou um período especial para falar sobre a saúde do homem. O Instituto Lado a Lado pela Vida foi pioneiro no Brasil em abordar questões relacionadas ao câncer de próstata – o segundo tipo mais frequente em brasileiros – por meio de ações e campanhas e, desde 2010, é referência na missão de orientar a população masculina a cuidar melhor da saúde.

A Campanha “Um Toque, Um Drible”, criada pelo Instituo Lado a Lado pela Vida, promove ações presenciais de interatividade durante todo ano sobre prevenção do câncer de próstata, como fóruns de discussão, participação em eventos culturais e esportivos e atuação em empresas, sempre com material de apoio exclusivo, distribuído à população gratuitamente, participação de um renomado board médico que ministra palestras e atuação de profissionais da saúde (enfermeiros e nutricionistas) que realizam mutirões de saúde.

No fim do ano, o ápice da campanha se dá com o Novembro Azul e a intensificação de atividades e conteúdo divulgado sobre o assunto, gerado principalmente por mídia espontânea.

Galeria de imagens
Iluminação do Cristo Redentor durante o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata
Iluminação do Elevador Lacerda, em Salvador, durante todo mês de novembro
Palestra realizada na Fiesp pelo Dr. Fernando Maluf para 1000 colaboradores
Ação realizada no estádio Itaipava Arena Fonte Nova, no jogo Bahia X Atlético Mineiro
Ação realizada em parceria com os Libertadores do Riso, na Santa Casa de Limeira (SP)
Ação e mutirão de saúde realizados com caminhoneiros na CCR Nova Dutra
       

 

FICHA TÉCNICA

Título: Campanha Novembro Azul

Tema: Campanha de conscientização e prevenção
do câncer de próstata

Data: 1 a 30 de novembro de 2013

Periodicidade: Anual

Abrangência: Nacional

Eventos e atividades paralelas: Lançamento da Frente Parlamentar de Atenção Integral à Saúde do Homem, Homenagem prestada no Senado Federal, ação em estádios de futebol durante o Campeonato Brasileiro, iluminação de importantes pontos turísticos do Brasil, ações em hospitais, clínicas e empresas, ativação na Stock Car, ações no Porto de Suape e mutirões de saúde nas estradas.

Entidades promotoras, co-promotoras e apoiadoras: Sociedade Brasileira de Urologia, Fundação José Silveira, Museu do Futebol e Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica.

Expositores e patrocinadores: CCR Nova Dutra, Arena Fonte Nova, Scania, Mendes Junior, Concessionária Rota do Atlântico (Porto de Suape), Odebrecht, FIESP, Leão Alimentos e Bebidas, Embracon, Stock Car, Petrobrás, Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Grupo Camargo Corrêa, AstraZeneca, Universidade São Judas, Universidade Anhembi Morumbi, Unisul e Universidade Estadual de Londrina.

CONTEÚDO

O câncer de próstata atinge grande parte da população masculina e, mesmo assim, ainda é um tema que enfrenta muitas barreiras. Em 2014, a projeção é de que 12 mil vão morrer da doença em função da descoberta em estágio avançado.

Preocupado com a saúde do homem, o Instituto Lado a Lado pela Vida criou em 2008 a campanha Um Toque, Um Drible, que tem o objetivo de promover uma mudança de paradigmas em relação à ida do homem ao médico para a realização de exames preventivos. A campanha permanece ativa durante o ano todo e, em novembro de 2012, o Instituto foi pioneiro ao criar e lançar no Brasil o Novembro Azul, campanha que se tornou referência na missão de orientar a população masculina a cuidar melhor da saúde.

Em 2013, o Novembro Azul superou todas as expectativas, sendo um marco norteador para atividades futuras do Instituto Lado a Lado pela Vida. Foram mais de 260 ações realizadas em 23 estados, como a distribuição de 1,5 milhão de folders e o impacto de mais de 30 milhões de pessoas. Houve a adesão dos Governos Federal, Estadual e Municipal, além de uma intensa cobertura dos principais veículos de comunicação nacionais.

O objetivo da campanha Novembro Azul é quebrar paradigmas sobre o câncer de próstata no Brasil por meio de ações interativas realizadas em todo País. Em 2013, somente os estados de Acre, Roraima e Rondônia não aderiram ao movimento.

As ações contemplam iluminação de pontos turísticos e monumentos com a cor azul, palestras médicas informativas para leigos, fóruns para pacientes, intervenções em eventos populares (como jogos de futebol, corridas de rua e Stock Car), panfletagem e mutirões de saúde em pedágios e rodovias.

O fato de esta campanha ser tão importante para a sociedade brasileira pode ser explicado através dos números alarmantes. Cerca de 50% dos homens nunca foram ao urologista e a causa principal para isto é o preconceito e o tabu criados em torno do exame de toque retal, única maneira segura de diagnosticar a alteração na próstata (glândula localizada abaixo da bexiga que produz 70% do esperma) com eficiência.

Além do preconceito, também falta informação em relação aos aspectos da doença. Por exemplo, não há nenhum sintoma aparente no estágio inicial do câncer. Ou seja, mesmo com alteração do tamanho e endurecimento da glândula, é preciso que o tumor esteja em uma fase avançada para que o homem sinta necessidade de ir ao médico.

Os principais sintomas na fase avançada são dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência, dor durante a ejaculação e presença de sangue na urina ou no sêmen. Para que os indivíduos não cheguem a este estado preocupante, precisando se submeter a tipos agressivos de tratamento, a o diagnóstico precoce é a chave. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, existem 90% de chance de cura se a doença for diagnosticada precocemente.

O Instituto Lado a Lado pela Vida reforça a importância de visitar um médico urologista, mas também conscientiza a população masculina a incluir uma dieta balanceada e a prática de atividades físicas na rotina para que o homem não seja acometido pelos principais fatores de risco da doença: a obesidade, o tabagismo e o sedentarismo. Além deles, ter pessoas na família que já passaram pelo câncer e ter a pele negra também se encaixa na descrição de grupo de risco deste tipo de câncer, precisando realizar exames anuais a partir dos 45 anos

Galeria de imagens
Panfletagem e palestra sobre saúde do homem com iluminação do Estádio do Pacaembú
Iluminação de azul do estádio Itapiava Arena Fonte Nova
Iluminação da Igreja da Penha (RJ), em 17/11, Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata
Iluminação do painel digital da Fiesp (SP) em homenagem ao Novembro Azul
Panfletagem de 50 mil folders no Porto de Suape (PE) durante o mês de novembro
Panfletagem no paddock durante a ação de Brasília da Stock Car
Carro da Hot Car Competições da Stock Car, adesivado com o logo da campanha
Palestra sobre saúde do homem e câncer de próstata na Construtura Mendes Junior
Mutirão de saúde realizada na Scania de Campo Grande (MT)
Palestra de saúde masculina realizada na Scania de Londrina (PR)
Corrida Novembro Azul realizada pela Prefeitura Municial de Campinas
Palestra sobre saúde masculina e câncer de próstata ministrada na Guarda Municipal de Vitória (ES)
Adesivagem do carro de Rubens Barrichello durante a etapa de Brasília da Stock Car
   

 

Em 2013, o movimento Novembro Azul superou todas as expectativas dos anos anteriores. Mais de 30 milhões de pessoas foram impactadas pelo conteúdo gerado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, mais de 1,5 milhão de panfletos foram distribuídos e 260 ações foram realizadas em 23 estados participantes.

Os principais pontos turísticos iluminados de azul foram: Cristo Redentor (RJ), Congresso Nacional (DF), Elevador Lacerda (BA), Estádio do Pacaembu (SP), Itaipava Arena Fonte Nova (BA), Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – Fiesp (SP), Igreja Nossa Senhora da Penna (RJ), Ponte Pedro Ivo Campos (SC), WTC Events Center (SP), FIESC, Hotel Holiday Inn (SP), Ministério Público Federal da Paraíba (PB), entre outros.

O movimento também contou com a adesão de diversas personalidades, como a apresentadora de TV Sabrina Sato, o ex-piloto de Fórmula 1 Rubens Barrichello, o ex-jogador de futebol Zico (que gravou um vídeo em homenagem à campanha), e o cantor sertanejo Daniel. Por todo Brasil, diversas empresas, hospitais, clínicas e outras instituições aderiram ao Bigoday, ação sugerida pela campanha na qual as pessoas deixavam o bigode crescer ou tiravam fotos com bigodes feitos de E.V.A. para reafirmar que cuidar da saúde também é coisa de homem.

No total, 84 hospitais de todo Brasil realizaram ações em conjunto com o Instituto Lado a Lado pela Vida. Outros eventos de grande sucesso merecem destaque, como o realizado durante uma prova da Stock Car, com a distribuição de panfletos e os carros da Hot Car e de Rubens Barrichello estampados com o logotipo do Novembro Azul.

O Museu do Futebol, em São Paulo, foi iluminado de azul e recebeu uma palestra especial sobre prevenções e tratamentos do câncer de próstata. Na Bahia, o jogo Bahia x Atlético Mineiro, pela série A do Campeonato Brasileiro, também recebeu intervenção da ação. Foram panfletados 40 mil folhetos, os jogadores do Bahia entraram com a camiseta da campanha em campo e jogaram-na para a torcida e o vídeo institucional do Novembro Azul foi transmitido no telão do estádio ates do e no intervalo do jogo. Estes locais são extremamente importantes para a disseminação de informação, por serem redutos masculinos e por ligarem o esporte à saúde de maneira informativa.

Produção de vídeos para a campanha

Para o Novembro Azul 2013, foi produzida uma série de vídeos de divulgação da campanha e de alerta à população sobre a saúde masculina e sobre o câncer de próstata. O vídeo institucional foi transmitido durante palestras em empresas, divulgado nas mídias sociais da campanha e do Instituto Lado a Lado pela Vida e, também, veiculado antes e durante o jogo realizado no estádio Itaipava Arena Fonte Nova.

Além disso, o ex-craque de futebol Zico gravou um vídeo de adesão ao Novembro Azul, que se tornou um grande sucesso nas redes sociais. Nele, o jogador fala sobre sua relação com a doença, já que o pai faleceu acometido pelo câncer de próstata, e sobre seus cuidados com a saúde.

O Instituto Lado a Lado pela Vida também produziu um vídeo com o urologista Dr. Carlos Bezerra, informando, em linguagem simples e clara, sobre o que é o câncer de próstata, quais exames que detectam a doença, a hereditariedade da neoplasia e os tratamentos disponíveis.

Link do vídeo institucional da campanha:

http://www.youtube.com/watch?v=mYq4Vm95it4&list=UUw9rGZOlPtYL3JCrNHFbXCg

Link do vídeo gravado pelo ex-craque de futebol Zico:

http://www.youtube.com/watch?v=s7oC8pv0hDU&list=UUw9rGZOlPtYL3JCrNHFbXCg

Link do vídeo gravado pelo urologista Dr. Carlos Bezerra:

http://www.youtube.com/watch?v=30Oeu1mIw1U&list=UUw9rGZOlPtYL3JCrNHFbXCg

Site Novembro Azul

O site da Campanha Novembro Azul (www.novembroazul.com.br) apresenta divulgação constante de conteúdos exclusivos sobre o câncer de próstata, que envolvem as novidades com relação a tratamentos, prevenção, fatores de risco, dados estatísticos, entrevistas com médicos e descobertas recentes da medicina. No mês de novembro, toda a comunicação do site foi desenvolvida exclusivamente para o “Novembro Azul”, e a página divulgou todas as ações do movimento e seus desdobramentos, assim como as matérias publicadas pela imprensa nacional.

Página do Novembro Azul no Facebook

A fanpage do Novembro Azul (www.facebook.com/novembroazulbrasil) foi criada em 5 de novembro de 2012 e quadruplicou suas curtidas durante a campanha em 2013. Atualmente, conta com 38.087 seguidores (data de 26 de setembro de 2014).

A atualização da página é diária, sempre com conteúdo informativo sobre a importância da prevenção do câncer de próstata e a saúde do homem. Dicas de alimentação saudável, importância da prática de atividade física e deixar hábitos como tabagismo e o consumo de bebida alcoólica também fazem parte dos conteúdos compartilhados na página, em forma de posts feitos e ilustrados pela equipe do Instituto Lado a Lado pela Vida, ou compartilhados de outras páginas.

Isso gera engajamento com o assunto e promove interação com os seguidores, o que é fundamental para fomentar o movimento do Novembro Azul e o alerta sobre os cuidados com a saúde do homem.

Jornal Novembro Azul News

Para realizar um balanço do evento e divulgar os bons resultados da campanha, o Instituto Lado a Lado pela Vida produziu o jornal Novembro Azul News.

O material reuniu fotos e textos sobre tudo que aconteceu durante o mês de alerta e prevenção ao câncer de próstata. Na publicação estavam todas as instituições e órgãos que apoiaram o movimento. Com triagem de dois mil exemplares, o jornal foi um excelente balanço para registrar tudo que feito em prol desta causa durante novembro de 2013.

Depoimento dos participantes e apoiadores da campanha

“Realizar ações de prevenção à saúde masculina, como o Novembro Azul, é uma forma de promover a ampliação da consciência, sendo esta uma das campanhas com mais relevância no diagnóstico precoce do câncer de próstata.”
Tina Pamponet, coordenadora do NDSH da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (SEFAZ)
“Abrimos nossas portas para contribuir com a ampliação do Movimento, já que nosso público é composto, em sua maioria, por homens de todas as idades que certamente serão multiplicadores de informação.”

Luiz Laurent Bloch, diretor executivo do Museu do Futebol

“Normalmente, o homem não coloca a saúde como prioridade. Esperamos minimizar o preconceito ainda existente e deixar a mensagem de que cuidar da saúde é mais importante do que cuidar do preconceito.”

Elsa Ferreira, presidente CIPA da HBSIS, parceira da Microsoft no Brasil

“Como o automobilismo é um esporte que atrai mais os homens, esperamos que o nosso exemplo reduza o preconceito ainda existente. Esse tipo de câncer, quando descoberto no começo, tem boas chances de cura e, por isso, a prevenção é fundamental!”

Rafa Matos, piloto da Hot Car Competições, atuante na Stock Car.

Novembro Azul em números

30 milhões de pessoas impactadas
260 realizadas no Brasil todo
23 estados participantes
1,5 milhão de folders distribuídos

Retorno de mídia

Além de ações em empresas parceiras, outro ponto de destaque para o movimento Novembro Azul foi a ampla divulgação na mídia, feita de maneira espontânea, já que o assunto é de interesse público. Confira alguns veículos de imprensa que o Novembro Azul foi matéria de destaque:

- Jornal Nacional (Rede Globo)
- Mais Você (Rede Globo)
- Canal Livre (Band)
- Rede TV News (Rede TV!)
- Globo.com
- Portal R7
- Jornal Metrô News
- Portal Uol
- Jornal do Senado
- Agência Brasil
- Rádio CBN
- Tribuna do Ceará

Links da entrevista no jornal Rede TV News, com a presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida, Marlene Oliveira:

http://www.redetv.com.br/Video.aspx?52,15,370262,jornalismo,redetvi-noticias,novembro-sera-de-conscientizacao-sobre-o-cancer-de-prostata

Link da matéria no Jornal Nacional:

http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2013/11/iluminacao-azul-no-congresso-alerta-para-prevencao-do-cancer-de-prostata.html

Links da entrevista no programa Mais Você, com o conselheiro do Instituto Lado a Lado pela Vida, Fernando Cotait Maluf

http://gshow.globo.com/programas/mais-voce/O-programa/noticia/2013/11/cancer-de-prostata-e-mais-frequente-que-cancer-de-mama-alerta-urologista.html

http://gshow.globo.com/programas/mais-voce/O-programa/noticia/2013/11/voluntariamente-apenas-metade-dos-homens-previnem-cancer-de-prostata.html

Links da entrevista no programa Canal Livre, com o conselheiro do Instituto Lado a Lado pela Vida, Fernando Cotait Maluf
ttp://noticias.band.uol.com.br/canallivre/entrevista.asp?id=14748914&t=oncologista-fala-sobre-o-cancer-de-prostata---parte-1

Galeria de imagens
A apresentadora Sabrina Sato faz um post no Instagram em homenagem ao Novembro Azul
Bigoday realizado na UBS de Santa Bárbara
Iluminação da ponte Pedro Ivo Campos, em Santa Catarina
Iluminação do complexo Sheraton WTC durante o mês de novembro
Mutirão de saúde promovido pela CCR Dutra, com panfletagem, teste de diabetes medição de pressão
Ativação com caminhoneiros durante o Novembro Azul
Ação com colaboradores e público no INSS
Materiais da campanha Novembro Azul
Site da campanha Novembro Azul
Jornal Novembro Azul News
Ação no SESC Ceilândia
Materiais da campanha Novembro Azul
Bigoday na Universidade Federal de Londrina
Bigoday realizado na Astrazeneca Farmacêutica
Post produzido e compartilhado na página Novembro Azul no Facebook
Post produzido e compartilhado na página Novembro Azul no Facebook
Post produzido e compartilhado na página Novembro Azul no Facebook
     

 

O movimento Novembro Azul conscientizou cerca de 30 milhões de homens e mulheres em todo o Brasil sobre saúde masculina e o câncer de próstata. A campanha promoveu uma mudança de paradigmas em relação à ida do homem ao médico para a realização de exames preventivos, para que o cuidado com a saúde seja uma construção cotidiana.

Cerca de 260 ações foram realizadas durante o mês, com forte divulgação na mídia, promovendo uma quebra de tabus em relação ao exame de toque retal, única forma segura de checar alteração na próstata, e que gera muitos preconceitos por parte de homens que acreditam na diminuição da masculinidade ao se submeter ao exame – o que é um mito.

Um dos indicadores de sucesso deste movimento é a adesão dos Governos Federal, Estadual e Municipal, além da ampla divulgação da mídia sobre a prevenção necessária para o diagnóstico precoce e também sobre a mudança de estilo de vida, com a adoção de uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos.

A campanha conseguiu alcançar o público feminino e jovem, como forma de ampliar a discussão sobre a doença e sobre os cuidados que o homem deve ter com a saúde.

Galeria de imagens
Matéria veiculada no Jornal Nacional e no site do Jornal Nacional
Matéria publicada no Portal R7
Palestra sobre câncer de próstata e saúde masculina realizada na Prefeitura de Macaíba (RN)
Divulgação da campanha nas mídias sociais
Lançamento da Frente Parlamentar de Atenção Integral à Saúde do Homem, em Brasília
Novembro Azul recebe homenagem no Senado Federal
Apoio do cantor Daniel por meio de post no Facebook
     

 

 
  • contato: (11) 2538-4156 - (11) 7377-8878