Evento Neutro
Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 15ª Edição

Case: MERCEDES-BENZ NA FENATRAN
Candidato: Netza Promoções e Eventos
Cliente: Mercedes-Benz
Segmento: Serviços
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

A FENATRAN - Salão Internacional do Transporte - é o evento referência na área de produtos e serviços destinados aos transportadores de cargas e operadores logísticos. Com mais de 35 anos de tradição, promove a realização de negócios e a exposição dinâmica de lançamentos globais para milhares de profissionais do setor interessados em conhecer as tendências do segmento.
A 19ª edição da Fenatran que aconteceu entre os dias 28 de outubro e 01 de novembro/2013 no pavilhão de exposições do Anhembi, em São Paulo, recebeu recorde de público com 61.345 mil visitantes compradores durante os cinco dias de exposição, algo em torno de 10% de crescimento em relação à edição anterior. O número de expositores e ocupação também foram recordes, chegando a 370 empresas divididas numa área total de 130 mil metros quadrados. 
Para a Mercedes-Benz, a Fenatran era uma oportunidade real de negócios. A linha de produtos já fora apresentada ao mercado no ano anterior, por isso o diferencial da exposição seria baseado no atendimento e proximidade com o público.
Este era o momento de fomentar negócios. Os pilares do projeto nortearam não só o design e arquitetura, mas também as ações propostas, focando em produtos, serviços e atendimento. O desafio era não somente atender as expectativas dos públicos para o uso do espaço. A preocupação não podia ser apenas estética. Nosso foco foi criar um projeto que valorizasse a exposição dos produtos e seus features, explorando a qualidade dos serviços e demonstrando que a marca entende as necessidades de seus públicos.
A agência desenvolveu em parceria com a montadora UN Cenografia, o desenho do estande, seus conteúdos, áreas de negócios e agenda de interações, tudo para transformar a edição da Fenatran 2013, a mais importante e qualificada que a Mercedes-Benz já realizou.

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Projeto
Projeto
Projeto
Projeto
Projeto
Projeto
       

 

O estande Mercedes-Benz teve as seguintes medidas: Área térrea: 2.052 m² / Área VIP térreo: 192 m² / Área VIP mezanino: 216m² / Área total construída: 2.460 m² / Altura do estande: 7,0 m. Exposição de 10 modelos de caminhões e 07 células de serviços.
Conteúdos on demand fizeram parte do projeto arquitetônico. Sua função era tornar o estande inteligente, interligado, vivo. Os painéis de LED sobre os veículos foram as principais plataformas comerciais na Fenatran. Cada produto teve um comercial criado especialmente para Fenatran, demonstrando utilizações do dia a dia. Uma super produção com qualidade de filme publicitário, mostrando os veículos de vários ângulos e situações de uso, para que o público se surpreendesse com a versatilidade e qualidade de cada produto. Esse conteúdos exclusivos foram grandes ferramentas de vendas. A inteligência de vendas da Fenatran estava concentrada nos filmes transmitidos nas telas gigantes de LED de alta definição. Entre uma exibição e outra a estrela MB explodia na tela. Cada produto foi posicionado embaixo de um pórtico medindo 6,91m de altura por 4,63 de largura. Na testeira de cada um foi instalado um painel de LED medindo 1,44m de altura por 4,32m de largura, onde foram exibidos os respectivos filmes de produto em looping, durante todo o período da feira. Outros espaços para explorar conteúdos de produtos foram o painel do mezanino utilizado para grafismos, logomarca e palavras que representam a marca; ao lado de cada caminhão exposto, totens de detalhe técnico touch screen com conteúdos personalizados (ficha técnica e aplicações de cada modelo).
Ao lado de cada pórtico, um tótem interativo, com um monitor de 42’’ touchscreen, onde os visitantes puderam acessar de maneira ágil as informações e fichas técnicas dos produtos.


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O uso das salas de reuniões teve um planejamento organizado e ágil. Um serviço de concierge atendeu à demanda otimizando a agenda das salas para a geração de negócios.
No térreo um balcão de atendimento teve a função de filtrar a entrada na área interna, fazendo o agendamento e a dinâmica de uso das salas de reunião, mantendo contato com equipe de vendas através de linha telefônica e pagers.
Vendedores e staff MB receberam pagers com mensagem e vibração. A concierge controlou o uso das salas, acionando o usuário para informar a liberação (tempo de manutenção da sala).
Dentro de cada sala de reunião teve um botão transmissor para chamar a concierge do mezanino. O sinal era emitido para o balcão de apoio que identificava a sala direcionando o atendimento do serviço de buffet.
Durante o evento a organização das salas de reunião agendou 350 reuniões com o fechamento de negócios e relacionamento com clientes e parceiros.
Uma ação interativa agitou o estande durante a feira: balcão no centro do estande representando a neutralização de carbono de todo o projeto da Fenatran.
A peça apresentava o selo “carbon free” e a parceria com o SOS Mata Atlântica para o plantio de preservação. Fazendo o check in do estande no Facebook o visitante contribuiu com projetos de preservação do SOS Mata Atlântica.
Para cada check in, 01 árvore foi plantada e o participante ainda levou uma garrafinha de água mineral personalizada com a marca Mercedes-Benz.
Foram 1228 participações.
Outra ação de interação e envolvimento da marca com o público foi feita com um fotógrafo e um assistente circulando no estande clicando os visitantes. O assistente solicitava a autorização de uso de imagem e a cada uma hora as fotos tiradas eram editadas e exibidas nos 10 painéis de LED nos pórticos do estande.
O intuito da ação foi gerar um grande buzz na feira, criando interesse dos participantes em visitar o estande da MB.

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O investimento da Mercedes Benz na edição não pode ser divulgado, porém, a Fenatran 2013 foi considerada a mais rentável da marca no país. Foram negociados o equivalente a 5 meses de produção de caminhões, um único cliente adquiriu uma frota de 68 unidades da marca durante a feira. Foram realizadas nas salas de reunião do estande mais de 350 encontros entre a equipe de vendas e clientes.
Entre as novidades da feira estavam os supercaminhões, gigantes das rodovias que fazem parte de um nicho bastante específico do transporte de cargas de que não podem ser desmontadas, como turbinas de hidrelétricas e hélices de geradores eólicos. De acordo com a Mercedes-Benz, este segmento deve somar 50 unidades ao ano no Brasil, e a montadora espera ter pelo menos 15 destas vendas. Na Fenatran foi consolidada a venda de um desses modelos Mercedes-Benz, o Actros 4160 SLT.
A ação de sustentabilidade (neutralização de carbono) levou o evento para "além do pavilhão": as 1228 participações (check ins no Facebook que geraram o plantio das árvores pelo SOS Mata Atlântica) geraram aproximadamente 250 mil views no Facebook.

 
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