Evento Neutro
Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 15ª Edição

Case: DISCOVERY ABTA
Candidato: D.Mattos Live Marketing
Cliente: Discovery Networks Brasil
Segmento: Serviços
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Discovery ABTA 2013

Sobre a agência:
Compacta e com alto poder de inovação e execução, oferece soluções integradas às ferramentas do marketing, sempre assistida por fornecedores de alta qualidade. Tendo o estreito e personalizado atendimento como grande diferencial, atua com propriedade. Afinal, sabe que para atender bem é necessário entender bem. Em sua atuação, domina todas as ferramentas do live marketing, como eventos, ações de endomarketing, campanhas de incentivo, ativação de patrocínio e geração de conteúdo, entre outros. Com 7 anos de atuação, soma cases para clientes como Biolab Farmacêutica, União Química, Editora Saraiva, Clarhdtv, Embratel, Turner, Viacom, Telecine, HBO, Schincariol, Brasil Kirin, Discovery Networks, Instituto C&A e Mars Brasil Pet & Food. Dentre os prêmios conquistados, destaque para o Globes Awards e o Prêmio Caio. A d.mattos live marketing é filiada à Ampro, ABEOC, Embratur e AMCHAM Brasil.


Discovery Networks: o conteúdo dos canais Discovery nos EUA é caracterizado por valores de produção sem precedentes, cinematografia espetacular e histórias interessantes, e se estende por gêneros de não-ficção, incluindo ciência, exploração, sobrevivência, história natural, sustentabilidade do meio ambiente, tecnologia, antropologia, saúde e bem-estar, engenharia, aventura, estilos de vida e eventos atuais.
Lançada na América Latina (incluindo o Braisl) em 1994, a Discovery tem hoje 12 marcas de mídia e chega a 310 milhões de assinantes cumulativos em 49 países e territórios. Agora, para ampliar sua penetração no mercado brasileiro, é hora de fortalecer a Discovery Networks dentre seus principais parceiros nacionais de negócios. Ou seja, os distribuidores: programadoras de TV a cabo. Para isso, ter presença de destaque em feiras como a ABTA, principal encontro do segmento no país, é essencial.
Feira ABTA: maior feira de TV por assinatura do brasil, reúne os principais players e profissionais deste mercado. É referência nos debates sobre os rumos do mercado de TV por assinatura, com foco na inovação em serviços de vídeo. Destaque para novas tecnologias e soluções de distribuição de conteúdo como vídeo sob-demanda, IPTV, plataformas over-the-top (OTT), publicidade, satélites, TI, além das crescentes inovações na distribuição de conteúdos lineares e em alta definição.

Galeria de imagens
Agência
Cliente
     

 

Ficha Técnica do Evento:
ESPAÇO DISCOVERY NETWORKS - FEIRA ABTA 2013
10.000 CONVIDADOS
Transamérica Expocenter, São Paulo/SP
06 a 08 de agosto de 2013
Abrangência Nacional

CONTEÚDO
Criar a área Discovery na feira ABTA (dentro do espaço pré-determinado negociado), desenvolvendo desde os pórticos de entrada e saída, assim como toda a área restritiva do acesso às plenárias onde acontecem os Fóruns.
Realizada no Transamérica Expocenter, em São Paulo, a ABTA, maior feira de TV por assinatura do Brasil, contou com uma diferenciada e impactante instalação para promover a marca Discovery e seus canais.
O que poderia ser uma simples mureta restritiva, se tornou uma inusitada instalação de marca, que separou o hall de entrada das plenárias da área de acesso comum, exibindo imagens dos principais destaques da programação Discovery. Sempre com um atributo diferenciado, seja um pop-up, iluminação dirigida ou até mesmo um item cenográfico, a inusitada construção chamou a atenção dos quase 10.000 convidados que passaram pelo evento.
Destaque para os dois pórticos, que retrataram os canais Discovery Turbo e Discovery. O primeiro, com uma programação voltada aos amantes de motores, simulou a entrada de uma oficina mecânica. O segundo, para promover o “Mês do Tubarão” no Discovery Channel, contextualizou o ataque do mais famoso e temido predador dos oceanos. As duas entradas contaram com promotores profissionais devidamente uniformizados, trajando cada um dos motes selecionados, o que enriqueceu a experiência.
Para reforçar os canais em destaque (contemplando não apenas o impacto presencial, mas prevendo também comunicação residual), todos os participantes receberam um brinde (bag para carro) personalizado TURBO e um chaveiro/abridor de garrafa em forma de Tubarão (para Discovery Channel – Mês do Tubarão).
Completando a programação, para os demais canais foram desenvolvidos estruturas visuais e tecnológicas totalmente direcionadas, com uma criativa solução para cada canal: Discovery Theater HD, Discovery Science, Animal Planet, Discovery kids,Discovery Turbo, TLC cenográficos, TLC HD eDiscovery ID.

Galeria de imagens
Pórtico Tubarão
Discovery
Pórtico Turbo
Promotores Turbo
Discovery Turbo
Discovery Turbo
Discovery H&H
Discovery H&H
Discovery H&H
Animal Planet
Animal Planet
Discovery Civilization
Discovery TLC
Discovery TLC
Discovery Kids
Discovery ID
Discovery HD Theater
Discovery Science
Discovery TLC
Geral
Brinde Turbo
Brinde Discovery
     

 

Dentro da mais importante feira de TV por assinatura do hemisfério Sul, a ideia era mostrar a diversidade e qualidade dos canais e produções Discovery. Para isso, imagens de ótima qualidade somadas à apliques, efeitos de iluminação e objetos cenográficos, deram vida ao ambiente e impactaram o público.
Para tanto, foi necessário muito trabalho. Foram dois meses totalmente dedicados ao planejamento e à execução do projeto, totalizando quatro diferentes variações completas apresentadas. Para a produção das lonas e apliques, somou-se mais um mês de trabalho e acompanhamento, entre Direção de Arte e finalização, até chegar aos resultados esperados. Na hora da montagem, foram quatro intensos dias, resultando num grande painel de 60 metros (envelopado com 140m² de lonas impressas).
Os dois canais em destaque naquele momento, Discovery Channel e Turbo, foram estrategicamente escolhidos para dar cara aos pórticos de entrada e saída da área de congresso (áreas de maior visibilidade), sendo o Turbo uma grande porta de garagem, acompanhada por uma moto e seus acessórios, e para Discovery, uma enorme réplica de um tubarão, sendo a passagem dos participantes por dentro de sua boca.
Os demais canais também contaram com estruturas diferenciadas, cada qual com um atrativo visual/técnico exclusivo:
- Discovery Theater HD: urso polar pop-up mais geleira retroiluminada.
- Discovery Science: Saturno com anéis extrapolando os limites da mureta.
- Animal Planet: Aplicação de gorila pop-up, saindo da imagem e ganhando vida.
- Discovery kids: aplicação de hidroavião do Doki e cenografia de deque náutico com itens reais.
- Discovery Turbo: além do pórtico, aplicação de capacete cenográfico.
- TLC: aplicação de pop-up de estrelas dos programas e carrinho de confeiteiro real com bolo cenográfico.
- TLC HD: aplicação de bangalô pop-up com cenário paradisíaco retroiluminado.
- Discovery ID: cenário de crime complementado com fitas reais de não ultrapasse.
Além de tudo isso, durante todos os dias do evento, os convidados foram presenteados com brindes exclusivos dos dois canais que ilustraram os pórticos: uma bag para carro (Discovery Turbo) e um abridor de garrafas no formato de tubarão (Discovery Channel).
Os canais de comunicação utilizados para a divulgação da feira ABTA foram:
- E-mail marketing: português (6 envios - maio/agosto 2013) e inglês (4 envios maio/agosto 2013).
- Web banners (sites da casa e parceiros - maio/agosto 2013).
- Site ABTA: marca Discovery em destaque na home e páginas internas.
- Anúncios ABTA: marca Discovery em destaque.
- Impressos ABTA: marca Discovery em destaque.
- Mala Direta ABTA: marca Discovery em destaque.

Galeria de imagens
Montagem
Montagem
Montagem
   

 

A inusitada construção chamou a atenção das mais de 10 mil pessoas que passaram pela 21ª edição da Feira e Congresso ABTA, um dos maiores eventos de tv por assinatura do hemisfério Sul, entre os dias 6, 7 e 8 de agosto, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.
O impacto de marca (qualitativo) foi extremamente eficaz, impactando e cativando um público pertinente, que tem participação direta e efetiva no expansão da grade Discovery pelas emissoras da grade nacional.
Num primeiro momento, o espaço determinado em briefing parecia não ter o peso necessário para concorrer com os estandes construídos em áreas mais nobres do evento. A execução, porém, transformou essa fragilidade num grande trunfo. Com muita criatividade, a construção impactou e marcou a Discovery na mente de todos os presentes.
Somando impactos indiretos, até o momento, foram publicadas 545 matérias* sobre a ABTA 2013, sendo 53 em veículos impressos e 492 em veículos online e redes sociais. Na grande maioria desses impactos, a marca Discovery teve destaque.
Além disso, o projeto teve origem e destino social e ecologicamente corretos, analisando e garantindo a procedência da matéria prima empregada, além da sua estratégia de descarte.
Outro resultado indireto, pegando carona no sucesso da própria feira, é o índice de satisfação geral dos participantes, somando mais de 71% de intenção de retorno em 2014 (segundo www.abta2014.com.br/pdf/posevento_ABTA2013.pdf).

 
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