Evento Neutro
Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 15ª Edição

Case: PREMIÈRE TRANSFORMERS - ERA DA EXTINÇÃO
Candidato: Agência Cake
Cliente: Paramount Pictures
Segmento: Eventos
Estado: RJ
TROFÉU EXPO CENTER NORTE
Categoria: Lançamento de Produtos
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Première Transformers – A Era da Extinção

Apresentação da Cake:

A empresa iniciou sua história em 2001 quando criou conteúdo cultural para eventos artísticos, promoveu premières cinematográficas temáticas e forneceu consultoria em marketing para diversas ações promocionais, lançamentos corporativos e eventos.

Em 2011, após cerca de 10 anos de maturidade, a Cake se fortaleceu, montou uma estrutura de funcionamento dinâmica com a criação de um quadro de parceiros confiável e diversificado. Acompanhando este novo momento de experiências cada vez mais plurais, a empresa mudou de nome, ganhou cara nova, site novo e fortaleceu sua equipe de produtores.

Hoje atuamos na criação, planejamento e execução de eventos de pequeno, médio e grande porte. Somos especialistas em cenografia, temos forte experiência em ações promocionais, nos mantemos ativos na criação de projetos culturais e artísticos e sempre buscamos inovação na utilização de novas mídias para nossos clientes.

Em nossa atual sede, localizada na região da Cinelândia, Centro do Rio de Janeiro, a Cake abre as portas para novos clientes e parceiros, integrando ainda mais excelência aos seus serviços de Marketing e Entretenimento, tais como: Lançamento de Filmes (Premières) Nacionais e Internacionais, Eventos Corporativos, Produções Cenográficas, Ações Promocionais, Convenções e todas as estratégias necessárias para que os objetivos de cada cliente sejam não só alcançados, mas que sempre superem todas as expectativas.

Clientes Atuais:

Adidas, FOX Filmes, Médicos Sem Fronteiras, Warner Bros., Global Equity Properties-GEP, DreamWorks, Petrobras, Universal Pictures, Banco do Brasil, Paramount Pictures, Sony, Nickelodeon, Metrô Rio, Downtown Filmes, Honda, Biruta Idéias Mirabolantes, Playtwo Comunicação, Facility, Universidade Estácio de Sá, entre outros.

Ficha Técnica do Evento:

Título: PREMIÈRE TRANSFORMERS: A ERA DA EXTINÇÃO

Tema: Lançamento do filme Transformers: A Era da Extinção no Brasil

Cliente: Paramount Pictures

Números de participantes: 1000 convidados VIP’s, 800 fãs e mais de 100 profissionais envolvidos na produção do evento.

Local: Cinépolis Lagoon – Lagoa – RJ

Data: 16 de julho de 2014

Abrangência: A Première de TRANSFORMERS A ERA DA EXTINÇÃO foi o evento oficial de lançamento do filme no Brasil, um evento de abrangência internacional uma vez que faz parte de uma turnê mundial de lançamento organizada pela distribuidora Paramount Pictures em diversas capitais do globo. O evento contou com a presença dos atores Jack Reynor e Ni

Galeria de imagens
3D - Portal de Entrada
3D - Vista aérea do Tapete Vermelho
3D - Vista do Tapete Vermelho
3D - Vista do Photocall e Tapete com pintura de arte
3D - Área interna do Cinema
3D - Entrada do Cinema
3D - Estacionamento cercado por barricadas
3D - Boneco Bumblebee
   

 


Conceitos e Desafios

Transformers é uma sequência de filmes que, desde 2007, vem conquistando fãs no mundo inteiro. Sua história é baseada numa série de desenho animado homônima. Dirigido por Michael Bay, já contou com Steven Spielberg como produtor executivo quando foi lançado. Os filmes estão entre as 60 maiores bilheterias do cinema. O seu enorme sucesso levou às continuações Transformers: A Vingança dos Derrotados de 2009, Transformers: O Lado Oculto da Lua de 2011, chegando a este Transformers: A Era da Extinção em 2014.

Sinopse: Alguns anos após o grande confronto entre Autobots e Decepticons em Chicago, os gigantescos robôs alienígenas desapareceram. Eles são atualmente caçados pelos humanos, que não desejam passar por apuros novamente. Quando Cade (Mark Wahlberg) encontra um caminhão abandonado, ele jamais poderia imaginar que o veículo é na verdade Optimus Prime, o líder dos Autobots. Muito menos que, ao ajudar a trazê-lo de volta à vida, Cade e sua filha Tessa (Nicola Peltz) entrariam na mira das autoridades americanas. O diretor, Michael Bay, é conhecido por dirigir filmes de ação de alto orçamento com um estilo visual caracterizados por suas edições super rápidas e o uso extremo de efeitos especiais.

Com o objetivo de impressionar todo o público e ainda mais os convidados especiais da noite, a Cake tinha à frente mais um grande desafio: criar um evento de alta qualidade com muito glamour e, ainda assim, realizar um red carpet extremamente eficiente e que mantivessem em alta os ânimos de todos os participantes. É como reger uma orquestra completa, cheia de detalhes que precisam estar coordenados, acontecendo simultaneamente, ou em tempos distintos, mas onde a harmonia deve sempre reinar.

A programação do evento seguiu a agenda de Michael Bay. Ele esteve no Red Carpet por cerca de 1 hora atendendo a fãs e dando entrevistas a diversos veículos. Em seguida ele recebeu um grupo de convidados especiais para fotos em uma das salas de cinema, onde foi montada uma área VIP, com serviço exclusivo. O momento é chamado de Meet & Greet, onde os talentos recebem parceiros locais, no caso exibidores brasileiros como Cinemark, Kinoplex entre outros.


O Cenário

Para a Première de Transformers: A Era da Extinção, a Cake propôs mais uma vez um Tapete Vermelho especial no Cinépolis Lagoon. Assim como o diretor, a grande estrela da noite da Première, resolvemos inovar em efeitos especiais. Levamos a profundidade do 3D para o tapete, realizando uma pintura de arte diferente de tudo o que já foi feito. Se o visual 3D do longa-metragem impressiona, então, o evento de lançamento não pode ser diferente! Criamos peças exclusivas como o pórtico recortado com aplicação de escultura no formato do Transformer Optimus Prime. Transformamos mais uma vez a Lagoa Rodrigo de Freitas em um cenário de Hollywood, com iluminação, cenografia e novidades comparadas às grandes produções.

Estamos falando de mais de 500 metros quadrados de área construída, cerca de 400 metros de gradis e barricadas de proteção, 200 metros de cobertura e piso estruturado.


Logística de Acessos e Tráfego de Veículos

Acessos e tráfego de veículos no entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas é trabalho sério, que exige planejamento, equipe treinada e bem informada para tratar com o público. A logística de veículos envolve um processo de planejamento prévio, desde a autorização junto à Prefeitura da cidade além da autorização e do apoio da CET-Rio.

No dia do evento, a equipe chega cedo para reservar faixas e posicionar sinalização e controladores de tráfego ao redor da Lagoa.

Mas o momento de maior tensão fica por conta da chegada da comitiva de talentos internacionais, neste momento, todos os esforços se voltam para manter o acesso livre, garantindo a chegada dos artistas ao evento, mesmo que lá fora, o trânsito do Rio de Janeiro, faça de tudo para impedir.


Os Acessos

Existem diversos públicos dentro de um evento cinematográfico como a Première de TRANSFORMERS e, numa situação como esta é necessário fazer um planejamento minucioso da logística de acessos do evento.

Devemos nos preocupar com a circulação de diversos públicos distintos, neste caso eles eram:

- O elenco internacional composto por 2 atores, 1 produtor e 1 diretor, além de toda a equipe que acompanha os talentos, como maquiadores, acompanhantes, família e amigos e managers. A equipe de Transformers era de cerca de 30 pessoas;

- Os VIPs e Globais, convidados especiais que fazem a alegria dos fotógrafos e colunas sociais;

- Os convidados da distribuidora, normalmente, a grande parte do público do evento. São parceiros, amigos e outros players do mercado de cinema, propaganda e etc;

- Os fãs, que na Première de Transforemers se divivdiram em 2 partes: os ganhadores de promoção que. Além de acompanhar o Tapete Vermelho, tirar fotos com os artistas, foram convidados também a assistir a sessão exclusiva. Por conta de limite de lotação, parte dos fãs apenas acompanham a movimentação do tapete, participam, tiram fotos, mas não assistem ao filme;

- A imprensa nacional e internacional, público de suma importância numa Première, a imprensa precisa de um credenciamento à parte e deve ter uma posição privilegiada no Tapete Vermelho;

- Além de todos estes públicos, devemos lembrar que, por se tratar de um evento de grande projeção e com celebridades nacionais e internacionais, devemos nos precupar e reservar espaço para curiosos que sempre aparecem à procura de uma foto especial e tornam o evento ainda mais grandioso.

Selecionamos uma área exclusiva do Lagoon, no Rio de Janeiro, para que a circulação de convidados, fãs, imprensa e elenco tivesse a fluidez necessária, ou seja, para que todos tivessem suas necessidades atendidas. Neste tipo de evento, há uma série de exigências a serem atendidas para manter a segurança dos fãs e dos artistas. Muitas vezes, o acesso do artista depende de um esquema de segurança que impede a livre circulação dos fãs e convidados, o que pode causar muita tensão. Nós, da Cake, trabalhamos desde o início do planejamento do evento para evitar ao máximo este tipo de situação, onde uma das partes não esteja satisfeita. É por isso que propusemos o uso do estacionamento do Lagoon, onde sabemos que teríamos máximo controle na circulação de pessoas.

Esta decisão torna o evento ainda mais complexo, pois precisamos criar uma estrutura de piso e cobertura onde não existe praticamente nada e, além disso, agregar glamour e elegância a todo o evento, pois tais premières são eventos de gala, realizados ao redor do mundo com toda a pompa.

Foram então disponibilizadas equipes de produção para cada uma das quatro áreas FÃS, IMPRENSA, CONVIDADOS e TALENTOS. Para cada área um coordenador e diversos assistentes eram responsáveis pela entrada, pelo controle de acessos, acompanhamento e pela saída de seu grupo, tudo isso para manter o controle absoluto dos tempos e movimentos do evento.

Durante todo o período em que os Talentos estiveram no tapete vermelho, nossos objetivos foram alcançados. Além disso, conseguimos trazer o glamour de Hollywood para terras brasileiras através da organização de um evento sofisticado, com show de luzes, sons e cores, reiterando a importância do cinema para a economia brasileira e mostrando ao mundo nossa capacidade de realização.

Galeria de imagens
Tapete Vermelho – áreas reservadas para cada público
Portal de Entrada do Tapete Vermelho
Portal de Entrada e Boneco Bumblebee
Pintura de Arte no Tapete Vermelho
Tapete Vermelho e Photocall
Tapete Vermelho e Photocall
Jack Reynor, Michael Bay, Nicola Peltz e Lorenzo di Bonaventura no Red Carpet
Jack Reynor cumprimenta fãs no Red Carpet
Michael Bay dá entrevista à imprensa no Red Carpet
Jack Reynor dá entrevista
Backdrop na Entrada do Cinema
DJ no Foyer do Cinema
     

 

Montagem e Elementos Cenográficos

Durante três noites uma equipe de cinquenta profissionais montou a estrutura nos cerca de quinhentos metros quadrados de evento, incluindo acessos, foyer do cinema, e o estacionamento do Cinépolis Lagoon onde estava o Red Carpet.

A estrutura começou a ser montada pela cobertura em paleteira com revestimento em preto para criar um ambiente mais escuro e sóbrio, passando ao piso estruturado que otimizou a utilização do espaço, alinhando o que seriam altos e baixos em um só nível e dando suporte a uma ambientação que transformou completamente o visual de um simples estacionamento em um Red Carpet de alto nível, às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas.

É apenas no dia do evento que as principais peças cenográficas são montadas no local. Para TRANSFORMERS, construímos um portal recortado em MDF, uma enorme peça desenhada em perspectiva com a forma do grande herói do filme Optimus Prime. O detalhe especial ficou por conta da espada: uma escultura feita por artistas plásticos e toda pintada à mão e que trouxe ainda mais realismo à cenografia.

Ao lado do Optimus Prime, na entrada do Red Carpet, posicionamos o Bumblebee, um enorme boneco de mais de três metros de altura, importado pela Paramount Pictures para receber os convidados da noite.

Já dentro do Red Carpet, o item mais especial da noite, no entanto, foi o tapete feito em pintura de arte. A novidade deste tapete é que era uma peça de duzentos metros quadrados pintada por artistas plásticos e que trouxe um ar completamente diferente ao ambiente. A pintura agregava profundidade, cor e realismo ao cenário.

Mais uma vez, foram vários os elementos cenográficos que fizeram da Première de TRANSFORMERS uma experiência cheia de detalhes, cores, luzes e formas para os participantes do evento.

A Cake fez também a criação completa da comunicação visual da première, sinalização, credenciais e passando pelas diversas peças e painéis que fizeram parte de toda a cenografia do evento.


A Iluminação

A Cake sempre se preocupa em criar projetos de iluminação alinhados à estética dos filmes. Neste tipo de evento, também há a necessidade de iluminação para fotos e gravação de vídeos e entrevistas, ou seja, é necessária uma enorme quantidade de materiais de diversos tipos para dar conta de cada detalhe. Ainda mais importante é a utilização de equipamentos de última geração que permitam economia e bom uso da energia.

Para a Première de Transformers, foram utilizados cerca de 130 refletores Par Etc para iluminação interna, para o portal de entrada, no ambiente interno do tapete vermelho, no photocall e no foyer do cinema. Mais de 50 refletores Par Led foram necessários para iluminar as colunas e paredes do foyer do cinema e dar efeitos de luz na fachada. Cerca de 20 ribaltas de Led foram utilizadas para Iluminação do Photocall, um painel de 12m de extensão onde o talent desfila para as fotos da imprensa. Usamos ainda 4 Moving lights para criar efeitos de luz e cor dentro do cinema, ao redor da cabine do DJ, ou seja, definitivamente transformamos a noite em dia para o lançamento internacional.


Outros produtos

Além da Première a Cake desenvolveu peças de comunicação visual e cenográficas, além de auxiliar na logística das entrevistas de divulgação do filme, realizadas no Copacabana Palace.

O Press Day, como é conhecido, consiste num dia inteiro de entrevistas com o objetivo de divulgar o lançamento do filme. São entrevistas individuais, gravadas por programas de TV de todo o mundo, mesas redondas que acontecem principalmente com os blogs e sites de cinema, além da coletiva de imprensa.

Para cada sala de entrevista existe uma montagem distinta, com comunicação visual do filme como displays, prismas de mesa e backdrops.

A agenda deste dia super agitado fica por conta da Assessoria de Imprensa da distribuidora, mas a Cake está lá o tempo todo para auxiliar em cada detalhe, disponibilizando uma equipe de produtores que cuida dos mínimos detalhes, como a qualidade de som para as gravações, o ângulo de gravação e como a marca do filme deve estar posicionada no quadro, a tradução simultânea para a coletiva de imprensa, o buffet que costuma durar todo o dia e diversos outros detalhes. O Press Day é um evento dentro do evento. É o momento de um relacionamento mais próximo com a imprensa, e é mais um dia onde tudo deve ser perfeito.

Consideramos este tipo de evento um trabalho de detalhismo. Não são só as grandes estruturas que fazem a diferença, mas sim os detalhes e o cuidado e respeito que devemos ter com a complexidade de um TOUR DE LANÇAMENTO.

Galeria de imagens
Portal Optimus Prime
Detalhe da espada que foi esculpida
Planta Baixa – Acessos Complexo Lagoon
Planta de Sinalização e Acessos do Evento
Posicionamento - Parte interna do Cinema
3D Press Day - Coletiva de Imprensa
3D Press Day - Coletiva de Imprensa
Portal para fotos no Hotel Copacabana Palace
Portal para fotos no Hotel Copacabana Palace
Coletiva de Imprensa
Salas de Entrevistas
Salas de Entrevistas
Totens de Sinalização
   

 

Números de bilheteria

Transformers foi bem nas bilheterias, com receita de mais de 300 000 000 de dólares estadunidenses nos Estados Unidos e de mais de 700 000 000 de dólares estadunidenses mundialmente.4 No Brasil, atraiu mais de 1 900 000 espectadores.5 As críticas, no geral, foram mistas. Com ressalvas para o roteiro em geral, principalmente as tramas humanas. Com o tomatometer de 57% em base de 219 críticas, o Rotten Tomatoes publicou um consenso: "Enquanto personagens verossímeis são difíceis de encontrar em Transformers, os efeitos são surpreendentes e a ação é emocionante".6

Lançado no dia 12 de abril de 2013 no Brasil, o filme estrelado por Tom Cruise conquistou o primeiro lugar nas bilheterias norte-americanas em apenas um final de semana, acumulando US$ 38,1 milhões e se consagrando o melhor desempenho de um filme protagonizado pelo ator nos últimos sete anos. Além da arrecadação nos Estados Unidos, o filme também apresentou alto rendimento nos outros países onde foi lançado, entre eles o Brasil, somando mais de US$ 33,7 milhões aos US$ 61,1 milhões acumulados na estreia em todo o mundo.

O trabalho da Cake é dar apoio, estrutura e impulsionar o trabalho de divulgação da distribuidora, neste caso, a Universal Pictures. Sabemos da importância deste tipo de evento para o nosso cliente e damos total prioridade a cada detalhe. O burburinho, os resultados de bilheteria, o boca a boca começam sempre na Première, por isso é tão importante criar um momento especial para os convidados e para a imprensa, pois é a partir daí que o filme começa sua carreira nas bilheterias.

Impacto cultural

A Première de Oblivion superou todas as expectativas tanto da Cake quanto da Universal Pictures. O evento foi um sucesso em organização e visualmente impecável. A grande cobertura da imprensa determinou não só a importância que o evento teve na agenda cultural da cidade, como sua relevância internacional. As notícias sobre o lançamento de Oblivion no Rio levaram a cidade aos diversos veículos de imprensa de todo o mundo, através de mídia espontânea.

EMAIL DE AGRADECIMENTO DO CLIENTE

De: Falcao, Luciana - Paramount [mailto:Luciana_Falcao@Paramount.com]
Enviada em: quarta-feira, 6 de agosto de 2014 17:10
Cc: Costa, Fernanda - Paramount; Beltrao, Joao - Paramount; Monteiro, Rafael - Paramount; Boaventura, Amanda - Paramount; Costa, Fernanda - Paramount
Assunto: Muito Obrigada

Pessoal,

Demorei tanto a passar este email que já chegamos a 1 bilhão de bilheteria mundial!

Vocês fazem muito parte deste sucesso!

Parabens e obrigada pela dedicaçao de sempre.

Beijos,

Equipe de Marketing Paramount Brasil

Galeria de imagens
Imagem enviado pelo cliente comemorando os bons resultados
       

 

 
  • contato: (11) 2538-4156 - (11) 7377-8878